Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Edição 60
Jornalista responsável: Fabiana Calçada - MTE 18693
Carvão é tema de audiência com secretário-executivo de Minas e Energia O líder da bancada do PSB, deputado Catarina Paladini, integrou a comitiva de autoridades do RS que reuniu-se, na terça-feira (2), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, para debater a exploração de carvão no estado, maior produtor da matéria no país. Na ocasião, representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE/Eletrobras) trataram da readequação do preço firmado em contrato entre as companhias. Entre os impasses, foram apontados problemas ambientais, operacionais e econômicos para a resolução do problema. Segundo o diretor-presidente da CRM, Edivilson Brum, “caso não seja firmado o acordo, a empresa fechará nos próximos 30 dias, por falta de recurso para manter a folha de pagamento”. O que causaria perdas de emprego e renda para o país. “Para que o acordo seja homologado é necessário a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o que amenizará os riscos de prejuízos para a Eletrobras”, afirmou o diretor-executivo de Geração da Eletrobras, Carlos Baldi. Diante do impasse, Pedrosa sugeriu uma reunião técnica para agilizar o processo.
Especialistas alertam para dificuldades no tratamento de pacientes renais Os entraves no tratamento de pacientes renais foram debatidos nesta quarta-feira (3) em audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente proposta pela deputada Liziane Bayer. A complexidade da doença e a escassez de recursos públicos repercute nas clínicas de hemodiálise, que não estão suportando os altos custos e, na área médica, os nefrologistas começam a sumir das escolhas nas residências hospitalares. Mesmo com avanço na prevenção da doença – o Brasil é campeão na América Latina em atenção ao problema renal –, as dificuldades no tratamento da doença preocupam especialistas, autoridades e pacientes. Nos encaminhamentos, a deputada Liziane Bayer sugeriu contato com o secretário Márcio Biolchi, para tratar da situação do Elaine Martins Lafergs, assim como na secretaria estadual de Saúde, para apurar o atraso na distribuição de medicamentos para os doentes renais. Com a secretaria de Saúde de Porto Alegre, tentará averiguar os entraves ao trabalho dos nefrologistas provocados pela legislação diferenciada. Junto ao Ministério da Saúde, buscará avançar as questões federais em sintonia com a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Gaúcha de Nefrologia. Ela pretende solicitar audiência com o governador José Ivo Sartori para tratar do tema.
Weber defende aperfeiçoamento do sistema de inspeção animal no Estado Ao participar da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que tratou da modernização do serviço de inspeção e de fiscalização dos produtos de origem animal no Estado, nesta quinta-feira (4), o deputado Elton Weber defendeu o aperfeiçoamento do sistema onde a atribuição é dos fiscais agropecuários. O parlamentar ressaltou que faltam profissionais para acompanhar o crescimento da demanda. E salientou que há modelos interessantes que podem embasar a discussão, como o de Santa Catarina, onde profissionais privados atuam na inspeção e o sistema público audita o trabalho. Também citou os consórcios municipais como uma alternativa na agroindústrias familiares. “Respeitamos o trabalho dos fiscais, mais todo sistema pode evoluir, a intenção é que façamos isso, sempre resguardando qualidade e sanidade”, frisou Weber. A audiência pública contou com a participação da coordenadora de mulheres da Fetag-RS, Lérida Pavanelo e autoridades da Secretária da Agricultura, do Ministério da Agricultura, Conselhos Regional de Medicina Veterinária, universidades e entidades representantes de agricultores.