João Afonso- pressura e afanosa pluma

Page 28

``Despacho SREC/77. «Jornal Oficial. II Série», 28 (77-12-30) 264 (85).

``Despacho SREC/78. «Jornal Oficial. II Série», 19 (78-06-15) 252.

«Desde Setembro (primeiro em férias lá fora: Cascais, Funchal, Água de Pena, depois (em Angra e no Pico) o mesmo ritmo: a Bibliografia, o Museu e, em qualquer sítio (lugar de musas também) a versão, bem árdua, do James Merrill. Este escreve-me de Atenas, aonde não voltará porque a poluição e a decadência – disse – são enormes. Deseja-me êxito na versão do seu extenso poema: a Balada “The Summer People” que me pus a traduzir há um ano e acabei agora».

João Afonso: pressurosa e afanosa pluma

``Col. particular João Afonso. Caderno de notas, p. 3.

26

«No Pico: nova sessão em outubro, com oito dias de preparativos; mais 13 dias em novembro para que José Leite inaugure “Dados de Informação Baleeira”. Na sua fala de abertura, ele soleniza: trata-se – disse – do registo de baptismo do Museu dos Baleeiros. Gosto da imagem. Mas preveni os lajenses de uma realidade dura a de que há muito a fazer e de que a “fábrica da ferrugem” (aludia aos problemas museológicos de restauro, reparação e preservação) envolve um trabalho aplicado e contínuo. […] Sinto compensações. Não leio jornais e só de soslaio olho a TV. Respondo a cartas (Warrin – que telefonou também, trazendo-me da California o gosto de uma colaboração a dar à tarefa “Alfred Lewis” que o Álvaro (Monj.) me endossou, por intermédio dele, Warrin). Escrevo cartas (À Maria, por intermédio de quem vão chegar os “Annals” da Família Dabney, assunto em que me meti, junto do Kugler, implicando a larga visão do José Leite, dando-me autorização no sentido de comprar para troca com o Wh. Museum, os Portugalliae Monumenta).» ``Col. particular João Afonso. Caderno de notas, p. 5-9.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.