Jornal A União

Page 15

Esportes

15

A UNIÃO

João Pessoa, Paraíba - TERÇA-FEIRA, 11 de março de 2014

Auto Esporte vai jogar de luto amanhã contra o Santa Cruz FotoS: Divulgação

Clube presta homenagem ao torcedor que faleceu no Almeidão, domingo

Geraldo

Ivo Marques

Varela

ivomarques@yahoo.com.br

O Auto Esporte entrará em campo de luto amanhã, no jogo contra o Santa Cruz, previsto para as 21h, no Estádio Almeidão. Será uma homenagem do clube ao torcedor Tibério Barreto, 41 anos, que faleceu ontem, no Hospital de Trauma, para onde foi socorrido após um acidente no último domingo, durante o jogo do Alvirrubro contra o Sousa. Ele caiu da arquibancada no fosso do Estádio Almeidão, durante a comemoração do gol de empate do Auto Esporte, aos 46 minutos do segundo tempo. “Nós estivemos todo tempo ao lado do torcedor, desde o acidente até a sua permanência no Hospital de Trauma. Fomos também ao velório e ao enterro. Recebemos a notícia com grande pesar, porque se tratava de um dos torcedores mais fervorosos do nosso clube. No sábado, eu tinha estado com ele, lá na sede do clube, quando ele se mostrou muito animado com a campanha da equipe no Campeonato Paraibano, e comprou até umas camisas do clube para os sobrinhos”, disse o presidente do Auto Esporte, Manoel Demócrito. Segundo alguns torcedores, que estavam próximos a Tibério, na hora do acidente, ele teria se empolgado demais com o gol de empate do Auto Esporte, e na hora

varellajp@yahoo.com.br

Acidente foi uma fatalidade

Torcedor Tibério Barreto se emocionou no gol do Auto e acabou caindo no fosso do Almeidão

em que os jogadores vieram comemorar com a torcida, subiu na grade, tendo escorregado e caído no fosso. Esta versão também foi confirmada pelo presidente do clube, que encarou como uma fatalidade. “Ele era um homem alto e no que se projetou contra a grade, na comemoração de um gol, que saiu depois de muito estresse, no finalzinho da partida, acabou perdendo o equilíbrio com a empolgação e infelizmente caiu de cabeça, de uma altura de aproximadamente 3 metros”. Apesar do estádio estar em obras, o acidente não foi provocado por falta de segu-

rança, e sim por um excesso cometido pelo torcedor, na opinião do secretário de Esporte e Lazer do Estado, Tibério Limeira. “Não há como evitar uma fatalidade dessa. O torcedor se excedeu na comemoração e subiu na grade de proteção. Nós lamentamos muito o que houve, e pedimos aos torcedores que não cometam mais este tipo de atitude, que põe em risco a vida. O socorro foi providenciado com urgência, o torcedor foi transportado imediatamente para o Hospital de Emergência e Trauma, mas infelizmente não resistiu aos graves ferimentos”, disse o secretário.

A Polícia Militar do Estado confirmou que não houve nenhuma briga ou fato que tenha provocado a queda do torcedor, e que todas as providências para o socorro dele foram tomadas com urgência. Tibério Barroso chegou com vida ao hospital. Ele foi atendido pelo Dr. Paulo Roberto Maia ainda no Almeidão. Ele faleceu às 2 horas da madrugada de ontem. Além de uma tarja preta no uniforme dos atletas, a Federação Paraibana de Futebol decretou luto por três dias e determinou um minuto de silêncio nos jogos desta semana pelo Estadual e também no Campeonato Paraibano.

CSP está a uma vitória de confirmar vaga nas finais do Certame Estadual As disputas pelo G2 e pra fugir do rebaixamento para a Segunda Divisão ficaram ainda mais acirradas, após os jogos do último fim de semana do primeiro turno do Campeonato Paraibano de 2014. A competição tem um novo líder, o CSP, que venceu o Atlético, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Amigão, em Campina Grande. Agora, além do Tigre, lutam por uma das duas vagas para se classificar às finais do campeonato, Auto, Sousa e Campinense. Na parte de baixo da tabela, Santa Cruz e Queimadense adiaram a decisão de quem será o segundo clube rebaixado, juntamente com o Sport Campina. Após a vitória sobre o Atlético, o CSP passou a liderar a competição com 26 pontos em 13 jogos, e um total de 7 vitórias e se vencer o Auto garante a vaga. E por falar no Alvirrubro, ele empatou em 1 a 1 com o Sousa e deixou escapar a chance de se classificar antecipadamente, mesmo com um jogo a menos do que os concorrentes direto à vaga no G2. Para o Sousa, o empate com o Auto Esporte teve um sabor de derrota, não apenas porque vencia até os 46 minutos do segundo tempo, mas também porque deixou

Quem imaginaria que um torcedor ao comemorar um gol, aos 46 minutos do segundo tempo, quando seu time perdia por 1 a 0, se excedesse na comemoração e caísse no fosso da arquibancada? Não há outra explicação a não ser fatalidade. A morte de Tibério Barreto chega num momento difícil do futebol paraibano que luta para entrar nos trilhos nessa temporada face as dificuldades com os estádios, mas nada tem a ver com segurança, uma preocupação constante da Polícia Militar que tem sido vigilante e não registrado nenhum problema. E é preciso deixar claro que o acidente nada tem relação com as reformas que estão acontecendo. Tibério viu o gol, o último de sua vida e não se conteve em emoção ao correr para a grade de proteção do fosso, mas escorregou e caiu. Silêncio no estádio. O torcedor estava sendo socorrido pelo médico Paulo Roberto Maia e em seguida encaminhado ao Hospital de Trauma, porém quis o destino que o jovem torcedor saísse de cena desta vida, deixando todos consternados, num momento em que o Auto Esporte vive um de seus melhores momentos podendo, amanhã, confirmar a sua classificação para as finais do Campeonato Paraibano. Quem esperava ver a força da Raposa acabou se acostumando com a força do “macaco autino” e seu futebol de resultados nas oito vitórias já conquistadas. É pena que Tibério Barreto não vai estar presente na comemoração da classificação - não vejo como perder a vaga, pois ainda tem um jogo a amenos - que pode ser sacramentada amanhã. Esse acidente, infelizmente, vai servir de alerta para os demais torcedores que gostam de ir ao encontro dos jogadores próximo à grade que separa o fosso para comemorar um gol. É preciso ter todo o cuidado no momento de euforia. Que a família do Tibério seja confortada nesse momento tão difícil.

Moroni é campeão A Associação Atlética Moroni-Menino Jesus conquistou na manha do último domingo o título da Copa Verão de Beach Soccer de 2014 na categoria masculino, ao vencer a Servicar pelo placar de 4 a 2. A partida foi bastante disputada na arena oficial da Federação na Praia do Cabo Branco, em frente ao Sesc Hotelaria e Corpo de Bombeiros, em João Pessoa. No feminino, o título ficou com a Servicar que goleou o Clube Maníaco por 7 a 2

Copa de Futsal João Pessoa vai ganhar mais uma importante competição de futsal entre os dias 1 e 4 de maio deste ano com a Copa Paraíba de Futsal Nordeste. As disputas serão nas categorias Sub-7, Sub-8, Sub-9, Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. o Congresso Técnico será dia 22 de abril.

O CSP, do volante Daniel, depende apenas de si para garantir uma vaga na fase decisiva do Estadual

o Campinense encurtar a distância e poder ultrapassá-lo na última rodada. O time sertanejo terá de vencer o Atlético, no próximo domingo, em Cajazeiras, e ainda torcer por uma combinação de resultados. O Campinense, que estava praticamente fora das disputas pelo G2, ganhou uma sobrevida, ao golear o Sport Campina por 6 a 1, em partida disputada no Amigão. A Raposa chegou aos 23 pontos, na quarta posição. Caso vença a Queimadense, no próximo domingo,

em Campina Grande, chegará a 26 pontos e torcerá por uma derrota do CSP e um empate, ou derrota, do Sousa para ficar com a uma das vagas. Com mais uma derrota, o Atlético se manteve na quinta colocação, com 15 pontos, já classificado para o segundo turno, e sem risco de rebaixamento para o próximo ano. Na sexta posição está o Santa Cruz, que perdeu a chance de escapar do rebaixamento, por antecipação, ao empatar com a Queimadense, em 1 a 1, em

partida disputada no último domingo no Almeidão. Com 12 pontos, o Tricolor ainda corre risco de ser ultrapassado pela própria Queimadense, que vem atrás, na zona de rebaixamento, com 10 pontos. O clube de Santa Rita tem um jogo a menos, que vai cumprir amanhã, contra o Auto Esporte, e precisa apenas de um empate, em dois jogos, para continuar na primeira divisão, sem a necessidade de secar a equipe de Queimadas.

Taça Guanabara

Botafogo

Ao vencer o Botafogo por 2 a 0 e ser beneficiado pelo empate do Fluminense diante do Duque de Caxias - 2 a 2 -, o Flamengo sagrou-se campeão da Taça Guanabara e está muito perto do título carioca.

O Botafogo voltou as atividades na tarde de ontem e na expectativa do anúncio da tabela do Paraibano em seu segundo turno. Esta semana termina o primeiro com os classificados às finais e os dois clubes rebaixados.

Raposa ainda respira O Campinense ainda não está fora da briga pela classificação para as finais do Campeonato Paraibano neste primeiro turno. O time precisa vencer a Queimadense, domingo próximo no Amigão, e torcer por uma combinação de resultados. No futebol tudo é possível, mas vai ser preciso muita coincidência.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.