1 minute read

NOVO TRAJETO PARA ALIVIAR TRÂNSITO

A Prefeitura de Niterói vai inaugurar, no próximo sábado (27), às 10h, as obras na Rua Mem de Sá, em Icaraí. Ontem (25), uma equipe da Prefeitura foi vistoriar o local, que passa pelos últimos detalhes da obra, que faz parte do Plano Niterói 450 Anos. O projeto vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas por dia.

O local ganhará uma praça que liga a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias. O objetivo é melhorar a mobilidade na região, já que o acesso a Icaraí vai ser facilitado com uma nova ligação da Rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível.

Advertisement

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a relevância das intervenções feitas no local, que é também mais uma área verde da cidade.

“Abrimos esse espaço com mais uma área verde aqui em Niterói. Mas, além disso, essa obra permitirá uma grande melhoria ao acesso a Icaraí e tem como objetivo equacionar os problemas de trânsito do local. Além da intervenção da nova rua e da praça, fizemos outras intervenções no entorno, como melhorias nas calçadas e nas travessias, e a remoção dos fios aparentes, o que fez toda a diferença no visual do local”, afirmou o prefeito.

A obra teve a ordem de início assinada em setembro do ano passado e passou por diversas fases. Com 640m², a praça ganhou bancos em concreto e madeira, lixeiras, canteiros, rampas de acessibilidade, postes de iluminação com toda fiação subterrânea e um paisagismo que privilegiou espécies nativas da Mata Atlântica: mudas de ipês amarelos, roxos e três mudas de jacarandá. Nesta sexta-feira (26), a prefeitura vai trabalhar na finalização dos últimos detalhes de paisagismo e na pintura no asfalto.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, enfatizou a importância da obra para a mobilidade de Niterói.

“Essa praça é uma obra prevista

Projeto pretende melhorar a mobilidade no acesso a Icaraí

Fotos: Divulgação no Plano de Mobilidade e tem como objetivo resolver grande parte dos problemas que os moradores daqui vivenciam todos os dias na Avenida Roberto Silveira, que é a virada para a Rua Miguel de Frias. Hoje, essa curva opera acima da capacidade e gera um conflito com quem vem da Marquês do Paraná e da ponte, em direção a Icaraí. A partir dessa obra, quem vem da própria Roberto Silveira, pela manhã, como quem vem do Jardim Icaraí ou de Santa Rosa não precisará ir até o Centro para acessar a Miguel de Frias na hora da reversível”, explicou o secretário.

O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Gilson Souza, lembrou que a praça também beneficiará ciclistas e pedestres.

“A obra também beneficiará os