ASUG - Edição 96 - Abril 2025
Umfuturo forteepromissor paraa comunidade SAP

Cláudio Fontes, presidente da ASUG, aborda em entrevista as ambições da entidade para o fortalecimento dos seus vínculos com os associados
DO BRASIL PARA O MUNDO!
ASUG retoma participação no Sugen e amplia presença internacional

INFLUÊNCIA
Ernani Martinez, influenciador digital, fala sobre migração de carreira e engajamento em plataformas sociais
AS ESTRATÉGIAS E AMBIÇÕES
DA ASUG PARA UM FUTURO
AINDA MAIS PROMISSOR

Cláudio Fontes, presidente da entidade, fala sobre os desafios e oportunidades para a associação em um cenário de transformação digital, crescimento e presença internacional
A ASUG, maior associação de usuários SAP da América Latina, tem passado por uma fase de intensas transformações e crescimento. Com um olhar voltado para o futuro, mas sempre semeando inovações e grandes oportunidades no presente, a entidade tem se empenhado em revisar suas estratégias e objetivos para continuar oferecendo valor aos seus associados.
Para 2025, a atual diretoria definiu ambições para acelerar o desenvolvimento da associação em todas suas áreas de atuação, visando ampliar sua rede de associados e sua influência na comunidade SAP. Em entrevista à ASUG News, o presidente Cláudio Fontes compartilha sua visão sobre os rumos da associação, os principais desafios da transformação digital e as grandes iniciativas para o futuro.

DIRETORIA ASUG BRASIL
PRESIDENTE
Cláudio Fontes
VICE-PRESIDENTE
Kelly Teixeira
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Humberto Shida
DIRETOR ASSOCIATIVO
Fabrício Simas Mielke
DIRETOR DE MARKETING E RELACIONAMENTO
Domingos Bruno
DIRETOR DE RELAÇÕES
INTERNACIONAIS
Celso Bueno
DIRETOR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Nailson Rego
DIRETOR DE EDUCAÇÃO
Ana Paula Corazzini
DIRETOR DE OPERAÇÕES
Orlando Fogaça
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Fernando Birman
Italo Flammia
Marcelo Hirata
PRODUÇÃO
RS Right Support www.rscorp.com.br
JORNALISTA RESPONSÁVEL
Yasmim Taha - MTB Nº 62.264/SP
PROJETO GRÁFICO
JMB Design
DISTRIBUIÇÃO, COMERCIAL E MARKETING
RS Right Support www.rscorp.com.br
EXECUTIVOS DE CONTA
Orlando Fogaça orlando@rscorp.com.br
Rosilene Alvernaz rosi@rscorp.com.br
Caros leitores,
AASUG, ao longo de mais de duas décadas de existência, tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da comunidade de usuários SAP. Contudo, entendemos que a evolução contínua é fundamental para mantermos nossa relevância e impacto. Por isso, a diretoria da ASUG se dedicou recentemente a revisitar o futuro da entidade, definindo novas ambições e estratégias para consolidar ainda mais nosso papel como referência para nossos associados.
Um dos marcos dessa nova fase foi a retomada da ASUG ao SUGEN (SAP User Group Executive Network) em 2024, por meio da representação da nossa vice-presidente, Kelly Teixeira. Esse retorno coloca a ASUG novamente no cenário internacional, ampliando significativamente as oportunidades de troca de experiências, networking e acesso a insights valiosos para nossos associados.
Outro avanço estratégico foi a aproximação da ASUG com influenciadores do setor de tecnologia. Nesta edição, destacamos a entrevista com Ernani Martinez, que administra uma das maiores plataformas digitais voltadas a profissionais de TI. A parceria com Ernani e outros influenciadores fortalece a democratização da informação, permitindo que conteúdos relevantes cheguem a um público ainda maior, contribuindo para a capacitação e atualização constante dos profissionais do ecossistema SAP.
No âmbito dos eventos, o diretor de Marketing e Relacionamento da ASUG, Domingos Bruno, compartilha nesta edição os planos para um calendário dinâmico em 2025. Com a realização dos ASUG Days em diversas regiões do Brasil e a nossa tradicional Conferência Anual que, como em todas as edições, promete superar expectativas, estamos garantindo que os usuários SAP tenham cada vez mais acesso a conhecimento e oportunidades de networking.
Nosso compromisso é claro: proporcionar suporte, inovação e um ambiente colaborativo para toda a comunidade de usuários SAP. Convidamos todos que ainda não fazem parte da ASUG a se associarem e fortalecerem essa rede que cresce a cada dia, promovendo conhecimento e conexões valiosas para todos os seus membros.
Juntos, seguimos evoluindo!
CLÁUDIO FONTES
Presidente ASUG Brasil
2. CAPA
Um futuro forte e promissor para a comunidade SAP
5. SIGs
Grupos de estudos da ASUG promoverão mais de 60 atividades em 2025
7. EVENTOS
ASUG tem calendário repleto de eventos em 2025
9. ASSOCIAÇÃO
Empresas associadas à ASUG têm acesso a plataforma e muito mais
10. TRADIÇÃO
A ASUG sempre foi muito mais do que uma associação de usuários
13. PROJETOS
Tecnologia garante mais eficiência na gestão de projetos
15. INTERNACIONAL
ASUG retoma participação no SUGEN e coloca o Brasil no cenário global
16. COMUNICAÇÃO
Marketing de influência movimenta comunidade SAP
ASUG News: A atual diretoria da ASUG está revisitando o futuro da entidade para definir as principais ambições no contexto do planejamento estratégico. O que motivou essa proposta?
Cláudio Fontes: A atual diretoria está fazendo história desde 2021, com ações assertivas que garantiram o crescimento da entidade. Fechamos o ano de 2024 com grandes avanços e eu acredito que devemos seguir inovando. Então, consideramos que era o momento de revisitar o futuro da maior associação de usuários SAP da América Latina. Sempre temos muito cuidado com o nosso propósito, que é promover a utilização eficaz dos produtos da SAP, facilitando o intercâmbio de informações e o aprendizado mútuo entre os associados e a ASUG, buscando influenciar no desenvolvimento de produtos, políticas e serviços, alinhados à necessidade dos usuários Sendo assim, para seguir representando os interesses da comunidade da melhor forma, definimos as principais ambições da entidade em suas áreas de atuação.
AN: Quais são as principais ambições da ASUG para 2025?
CF: Nós estruturamos nossas ambições dentro de cada uma das diretorias. No campo da educação, temos como meta expandir a influência dos SIGs (Special Interest Groups), para atrair um maior número de participantes e criar novos canais de contato entre a ASUG e seus associados. Ainda nessa área, pretendemos criar novos grupos de estudo, para acompanhar as tendências do mercado, a exemplo de temáticas como ESG, que estão em alta. Outra prioridade desta gestão que tem rendido importantes resultados na expansão da entidade é a comunicação. Um grande diferencial que estamos estruturando é a tradução simultânea dos conteúdos produzidos pela ASUG para o inglês e espanhol, democratizando o conteúdo para outros países e atraindo os profissionais de empresas brasileiras que têm operação no exterior. Também planejamos aumentar a nossa rede de influenciadores
para fortalecer a presença digital e engajar ainda mais a comunidade em todas as redes.
AN: A presença internacional também está na pauta. Quais são os planos nesse sentido?
CF: Queremos candidatar a ASUG para integrar a diretoria do SUGEN (SAP User Group Executive Network), que reúne as associações de usuários SAP do mundo todo Em 2024, já avançamos com a presença no cenário internacional, retornando nossa participação no SUGEN, por meio da vice-presidente Kelly Teixeira. A
O maior patrimônio da ASUG são seus associados, pois sãs eles que dinamizam o engajamento e a troca de informações

recepção foi extremamente positiva. Seguimos firmes no nosso objetivo de fortalecer a posição da ASUG no cenário global, ampliando a influência da nossa comunidade.
AN: Atrair novos associados é uma das grandes prioridades da entidade. Quais estratégias vêm sendo adotadas?
CF: Estamos investindo em pesquisas com potencial de promover a inovação e garantir um crescimento sustentável Através da identificação de tendências de mercado, pretendemos compreender as necessidades e preferências dos nossos associados e avaliar a eficácia das ações e projetos implementados, mitigando riscos. Além disso, o incentivo à cultura da inovação, criando um ambiente no qual ela é valorizada e as empresas e seus profissionais sintam a necessidade de estarem inseridos. O maior patrimônio da ASUG são seus associados, pois são eles que dinamizam o engajamento e a troca de informações.
AN: Nos últimos anos, a ASUG tem abordado, no âmbito de suas estratégias de educação, a capacitação da mão de obra na área de TI, prevendo possível “apagão" da força de trabalho diante do aumento crescente da demanda por profissionais especializados. Quais são os planos nesse campo?
CF: Estamos buscando formas de apoiar o desenvolvimento de profissionais funcionais nas empresas, para a utilização da tecnologia. Isso é diferente de ter um olhar voltado apenas para o técnico de TI, que é aquele no qual já focamos. Existe uma carência na preparação dos profissionais que chegam nas companhias e que terão que lidar com a tecnologia, porém não têm o domínio. Queremos apoiar a capacitação desse público. Mesmo diante de fenômenos como IA, robotização, hiperautomação dos processos, não acredito que haverá redução de postos de trabalho, mas a utilização do conhecimento em novos processos e oportunidades que surgirão nas empresas e nosso papel é preparar esses profissionais.



Grupos de estudos da ASUG promoverão mais de 60 atividades em 2025
Entidade tem 18 Special Interest Groups (SIGs) que promovem acesso a novas soluções e aproximação com time da SAP
Os Special Interest Groups (SIGs) da ASUG seguirão impulsionando a troca de experiências e o acesso às mais recentes inovações tecnológicas no ecossistema SAP ao longo de 2025. Com uma programação robusta, a entidade prevê a realização de mais de 60 atividades.
Atualmente, a ASUG conta com 18 SIGs ativos, cada um voltado para um tema estratégico dentro do universo SAP. Esses grupos desempenham um papel essencial na disseminação de conhecimento, facilitando a troca de experiências entre profissionais, usuários e especialistas da SAP "Os SIGs são
fundamentais para a construção de uma comunidade sólida e engajada. Eles oferecem um espaço de aprendizado contínuo, permitindo que as empresas se mantenham atualizadas e mais próximas das inovações da SAP", afirma Ana Paula Corazzini, diretora de Educação da ASUG.
Além de apresentar novidades e roadmaps, os encontros promovem a discussão de cases de sucesso, permitindo que as empresas compartilhem suas jornadas de transformação digital e boas práticas na adoção de novas soluções. Outro diferencial dos SIGs é a aproximação com representantes da SAP.
SIGs 2025 | DATAS DAS REUNIÕES
Os participantes têm a oportunidade de interagir diretamente com especialistas da empresa, esclarecer dúvidas e antecipar tendências do mercado. "Essa conexão direta com a SAP proporciona um alinhamento estratégico e gera insights valiosos para que as organizações possam extrair o máximo das soluções", destaca Ana Paula.
Com um cronograma já estruturado, a ASUG reforça seu compromisso em oferecer conteúdos de relevância e oportunidades de networking para seus associados Confira abaixo a agenda completa e seja um associado da ASUG para participar das atividades.
Administração Pública
Banks, Brokers and Insurances
Agronegócio
27/3, 10/6, 18/9, 4/10
23/4, 3/6, 19/11
20/3, 24/6, 11/9
Ariba 13/5, 6/8, 11/11
Auditoria e GRC
Analytics Cloud - SAC
Business One
Enterprise Support
Gestão de Projetos
Go-Lives Soluções SAP
13/3, 28/5, 17/7, 4/11
20/5, 13/8, 9/12
15/4, 17/6, 24/9, 11/12
15/5, 21/8, 6/11
16/4, 12/6, 14/8, 5/11
2/7, 12/11
Inovação e novas soluções 8/4, 7/8, 13/11
Localização
Mills & Mining
Recursos Humanos
Retail
S/4 HANA
Success Factors
26/3, 24/4, 29/5, 18/6, 24/7, 26/8, 16/9, 18/11, 10/12
14/5, 28/8, 25/11
18/3, 21/5, 15/7, 23/9, 3/12
29/4, 16/7, 26/11
30/4, 1/7, 9/9, 5/12
17/4, 25/6, 27/8, 27/11
TDF 9/4, 11/6, 12/8, 12/12



Conferência Anual: um dos eventos mais relevantes para a comunidade SAP no Brasil
ASUG tem calendário repleto de eventos em 2025
Domingos Bruno, Diretor de Marketing e Relacionamento, destaca oportunidades para networking, capacitação e inovação para comunidade SAP
A ASUG preparou um 2025 repleto de eventos estratégicos voltados à comunidade de usuários SAP, reafirmando seu compromisso com a troca de experiências, networking qualificado e discussão das principais tendências do mercado. "Nosso objetivo é garantir que os membros da ASUG tenham acesso a insights estratégicos, inovações tecnológicas e melhores práticas para potencializar seus investimentos em SAP", destaca o Diretor de Marketing e Relacionamento da associação.
Com uma programação robusta e diversificada, a entidade abordará temas cruciais para o universo SAP, tendo como base os processos de
inovação e transformação digital para o desenvolvimento das empresas, com forte enfoque em tecnologias emergentes, como inteligência artificial generativa, automação inteligente e S/4HANA Cloud "Queremos proporcionar discussões estratégicas sobre a convergência dessas inovações no ecossistema SAP", ressalta o diretor.
A experiência prática dos associados será valorizada em painéis dedicados a estudos de caso e desafios enfrentados por empresas brasileiras. "A troca de boas práticas entre nossos membros acelera a curva de aprendizado e evita erros comuns na adoção de soluções SAP", explica.
Segundo Domingos, o ASUG Day continuará como um espaço essencial para networking e compartilhamento de conhecimento, fortalecendo sua presença nas cidades onde já acontece. "Estamos comprometidos em levar conteúdo de qualidade e oportunidades de conexão para mais usuários em diferentes regiões do país”.
O Sustainability Day ganhará ainda mais relevância em 2025, abordando temas como ESG, Net Zero e regulamentações globais. Já o principal evento da ASUG, a Conferência Anual, promete ser ainda mais impactante, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro do ERP e o papel da tecnologia na competitividade dos negócios.
“Os eventos da ASUG vão além da capacitação – eles criam um ambiente estratégico para conexões valiosas e atualização sobre as principais inovações do ecossistema SAP, oportunizando o contato direto com especialistas e profissionais da SAP”, avalia Domingos.
A participação ativa nos eventos da ASUG permitirá que profissionais e empresas se mantenham atualizados com as inovações do mercado e, também, fortaleçam suas redes de contato e impulsionem seu impacto no ecossistema SAP.

"A troca de boas práticas entre nossos membros acelera a curva de aprendizado e evita erros comuns na adoção de soluções SAP”

Domingos Bruno, Diretor de Marketing e Relacionamento da ASUG


PROGRAME-SE
• ASUG Day Belo Horizonte: 6 de maio
• ASUG Day Fortaleza: 3 de junho
• ASUG Day Rio de Janeiro: 5 de agosto
• ASUG Day Curitiba: 4 de novembro
• ASUG Day São Paulo: 2 de dezembro
• 27ª Conferência Anual: 14 de outubro










ASSOCIAÇÃO
Empresas associadas à ASUG têm acesso
exclusivo
a
plataforma
e reuniões com os times SAP


PLANOS E METAS PARA 2025: ATRAINDO NOVOS ASSOCIADOS

Fabricio Mielke, Diretor Associativo da ASUG, apresenta benefícios de se associar à entidade
A ASUG tem se consolidado como um ponto de referência para empresas que utilizam soluções SAP. Fabricio Mileke, Diretor Associativo da entidade, destaca os planos para a prospecção de novos associados em 2025, os benefícios de integração e os diferenciais da atual gestão.
A ASUG está estruturada em três pilares estratégicos para ampliar sua base de associados:
1. Fortalecimento do Marketing: A associação busca ampliar o reconhecimento de seus produtos e serviços, investindo em estratégias de comunicação e promoção Uma das iniciativas adotadas foi a implementação de um período de
degustação para novos associados, o que já tem mostrado um aumento significativo nas adesões no primeirotrimestrede2025.
2. Expansão internacional: A ASUG tem uma forte presença no cenário internacional, principalmente na América Latina. Para aproveitar essa visibilidade, a associação está investindo na tradução de seus produtos para o espanhol, alcançando empresas que atuam em múltiplos
BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS E EQUIPES DE TI
As empresas associadas à ASUG têm acesso a uma série de vantagens que podem transformar sua jornada com as soluções SAP:
• Expansão do networking: Oportunidade de conexões valiosas para apoio em projetos e novos negócios, especialmente nos eventos como as ConferênciaseosASUGDays.
DIÁLOGO MAIS PRÓXIMO
COM A SAP
Um dos grandes diferenciais de ser associado à ASUG é o acesso a um canal direto com a SAP Brasil A diretoria da associação mantém uma comunicação contínua com a SAP, promovendo debates produtivos sobre desafios e melhorias nosprodutos.
Segundo Mielke, a atual gestão tem como prioridade fortalecer a comunidade, promovendo umaescutaativaparaentenderasnecessidadesdos DIFERENCIAIS DA ATUAL GESTÃO DA ASUG
• Troca de conhecimento e melhores práticas: Participação ativa nos SIGs (Grupos de Estudos), promovendo a troca de experiências e o aprendizadocolaborativo.
• Diálogo direto com a SAP: A associação atua como um canal de comunicação influente, intermediando conversas e soluções para desafios comunsenfrentadospelosusuários.
"Recebemos feedbacks constantes dos associados através de diversos pontos de contato, como SIGs, eventos como ASUG Day, Conferência Anual e pesquisas regulares. Com uma comunidade fortalecida e alinhada em seus pedidos, conseguimos influenciar melhorias estruturadas nos produtos SAP para o mercado brasileiro", explicaMielke.
países e promovendo maior compartilhamento de conteúdoentreusuáriosdediversaslocalidades.
3. Parceria estratégica com empresas: A ASUG reforça seu compromisso em aproximar parceiros e empresas usuárias. Uma das estratégias adotadas é a reestruturação das categorias de associação, promovendo um relacionamento mais próximo entre parceiros e a comunidadeSAP.
associados. Para isso, pesquisas frequentes e um relacionamento mais próximo com clientes e parceirostêmsidofundamentais.
"Identificamos que um dos principais desafios era aprimorar o relacionamento com a SAP e
• Atualização contínua: Acesso a conteúdos exclusivos sobre inovações e tendências do universo SAP, fortalecendo a competitividade dasempresas.
• Oportunidade para consultorias: Os parceiros têm espaço para apresentar seus portfólios diretamente à comunidade ASUG, ampliandosuasoportunidadesdenegócios.
Cominiciativasinovadoraseumcompromisso renovado com seus associados, a ASUG segue ampliando sua influência e promovendo um ambiente de colaboração e crescimento no ecossistema SAP Se sua empresa ainda não é associada, este é o momento ideal para aproveitar todos os benefícios que essa rede de conhecimento podeoferecer.
aumentar a geração de conteúdo relevante para os associados. A transparência também é um pilar essencial para uma gestão sólida, e isso é uma marca forte da liderança de Cláudio Fontes", destacaMielke.

“A ASUG sempre foi muito mais do que uma associação de usuários”

Fernando Birman*, um dos fundadores da entidade e integrante do Conselho Administrativo, reflete sobre trajetória da ASUG e perspectivas para o futuro
Há 27 anos, nascia a ASUG no Brasil, uma associação de usuários SAP com a missão de oferecer suporte à comunidade no aprimoramento das plataformas. Após quase três décadas, pode-se dizer que ela se tornou, nas palavras de Fernando Birman, um de seus fundadores, “muito mais do que uma associação de usuários”, pois representa uma comunidade ativa que compartilha conhecimento e boas práticas, ajudando empresas e
ASUG News: A ASUG já tem mais de duas décadas de existência. Como o senhor avalia a evolução da entidade?
Fernando Birman: Como fundador, tenho muito orgulho de tudo o que a ASUG representou desde 1997, participando de momentos fundamentais na evolução da oferta da SAP no país, desde sua introdução até os dias de hoje. A ASUG consolidou-se como um apoio essencial para a comunidade de usuários, proporcionando um fórum excepcional para troca de conhecimento, discussões técnicas, networking e representatividade junto à própria SAP.
AN: Como o senhor avalia o momento atual?
Quais são os principais desafios e conquistas? FB: A evolução tecnológica sempre impactou a trajetória da SAP, que adapta continuamente seus produtos para atender às novas exigências dos negócios e da própria tecnologia Atualmente, vivemos um período de grandes transformações, com migrações técnicas relevantes, como o S/4HANA e o Rise, além do impacto da reforma tributária no Brasil. Paralelamente, a inteligência artificial promete trazer avanços significativos para as soluções da SAP. Tudo isso é extremamente estimulante, mas, também, desafia muitas empresas que enfrentam dificuldades para absorver tantas mudanças ao mesmo tempo. Nessas circunstâncias, o papel das associações de usuários SAP ao redor do mundo torna-se ainda mais essencial.
AN: Qual o papel do Conselho Administrativo da ASUG?
FB: O Conselho Administrativo exerce funções estratégicas essenciais, como definição de diretrizes, supervisão da gestão, mitigação de riscos,

profissionais a se adaptarem às constantes transformações do mercado. Em entrevista, Birman, integrante do Conselho Administrativo, fala sobre o papel fundamental da entidade no fomento à inovação e na disseminação de tendências tecnológicas que impactam o ecossistema SAP. “Nosso desafio é manter essa relevância e continuar sendo um suporte estratégico para todos os associados”, afirma.
proteção dos interesses dos associados e garantia da transparência. Na prática, o presidente da ASUG e sua diretoria submetem suas principais decisões ao Conselho, que também monitora regularmente o desempenho da associação na prestação de serviços à comunidade As reuniões do conselho ocorrem semestralmente, garantindo essa supervisão contínua. Felizmente, a ASUG tem um histórico de diretorias muito competentes e engajadas, o que torna nossa atuação como conselheiros ainda mais produtiva.
AN: Na sua opinião, quais devem ser as metas e estratégias que a associação deve adotar para seu desenvolvimento nos próximos anos?
FB: Nos próximos anos, a ASUG deve continuar fortalecendo e aprimorando tudo o que foi construído ao longo de sua trajetória, consolidando ainda mais sua importância e ampliando
“Nosso desafio é manter essa relevância e continuar sendo um suporte estratégico para todos
os associados”
a participação de empresas usuárias de soluções SAP que ainda não são associadas É fundamental manter e expandir as iniciativas atuais, como publicações, eventos locais, reuniões de trabalho, ações em redes sociais e, claro, a grande Conferência Anual. Além disso, devemos estar atentos a novas oportunidades de interação com a comunidade e de inovação nos serviços oferecidos.
AN: Qual a importância da atuação da ASUG para a comunidade SAP ao longo de sua história?
FB: A evolução de um software corporativo não é linear. Embora a SAP invista continuamente nos seus produtos, a evolução manifesta-se por mudanças de produtos e versões, que representam esforços significativos da parte dos clientes da SAP. Nessas transições, muitos executivos enfrentam desafios internos e recorrem à ASUG para encontrar soluções, trocar experiências e dialogar com a SAP. No início da ASUG, vivemos um momento crítico quando a SAP reescreveu completamente seu produto para alinhá-lo à era do e-business. A comunidade SAP passou por um intenso debate naquela época, semelhante ao que enfrentamos hoje com as mudanças trazidas pelo S/4HANA, Rise e inteligência artificial.
(*) Fernando Birman é engenheiro com especialização em administração e economia. Depois de uma longa carreira como executivo de TI (Rhodia, Solvay, Acelen), exerce hoje os papéis de consultor, conselheiro e professor. Também atua no ecossistema brasileiro de inovação como mentor, investidor e avaliador de startups.

Tecnologia garante mais eficiência na gestão de projetos

A gestão de projetos nas empresas enfrenta desafios cada vez mais complexos, especialmente no atual cenário de transformação digital e adoção acelerada de novas tecnologias. A necessidade de maior eficiência, automação e qualificação da equipe são fatores que impactam diretamente o sucesso dos projetos, exigindo uma abordagem estratégica e inovadora. No contexto do ecossistema SAP, essa realidade se torna ainda mais evidente, com empresas buscando otimizar suas operações, integrar processos e garantir entregas ágeis e assertivas.
Luciano Lance, coordenador do Special Interest Group (SIG) de Gestão de Projetos da ASUG, está à frente de discussões e
ASUG News: Os Special Interest Groups da ASUG têm, entre seus objetivos, manter um canal direto de diálogo com a SAP. Como como esse trabalho já impactou a evolução das ferramentas de gestão de projetos dentro do ecossistema SAP?
Luciano Lance: O SIG de Gestão de Projetos da ASUG tem desempenhado um papel fundamental na evolução das ferramentas dentro do ecossistema SAP. Temos contato com a utilização de ferramentas e abordagens que não são as comumente aplicadas, mas que trazem ótimos resultados. Exemplos de abordagens já compartilhadas neste SIG para projetos complexos (mais de 2 anos de implementação): utilização de ferramentas de BI para gestão de testes integrados; utilização de time interno ao invés de consultoria Estas abordagens não tradicionais e alternativas enriquecem o leque de Best Practices e geram insights para melhorias das ferramentas e metodologias disponíveis para os projetos SAP. Também demonstram como o trabalho colaborativo entre o SIG e as empresas associadas têm sido essencial para aprimorar as ferramentas de gestão de projetos, tornando-as mais eficientes e alinhadas às demandas reais das empresas.
AN: Com a evolução das soluções SAP, especialmente o SAP S/4HANA, e o uso crescente de inteligência artificial e automação, quais tendências você enxerga como mais promissoras para a gestão de projetos nos próximos anos?
LL: Uma das tendências mais promissoras para a gestão de projetos nos próximos anos
iniciativas voltadas para aprimorar o uso das soluções SAP nesse contexto. Com uma trajetória consolidada na área de TI e gestão de projetos, ele traz uma visão aprofundada sobre as tendências e desafios do setor.
Atualmente Gerente de TI para Brasil e América Latina na ADAMA, Luciano possui mestrado pela USP e MBAs pela FGV, além de certificações renomadas como PMP (PMI) e Solution Consultant – Project Management (SAP). Nesta entrevista, ele compartilha insights valiosos sobre o impacto das ações do SIG, as melhores práticas adotadas pelas empresas, o papel da automação e inteligência artificial na gestão de projetos, além das perspectivas para o futuro. Confira!
“Nosso objetivo para este ano é focar na inovação e abordar temas relevantes que impactam diretamente a gestão de projetos”
está ligada à automação de testes, pois permite uma validação mais eficiente, abrangente e precisa das funcionalidades dos sistemas, reduzindo o tempo e os recursos necessários para garantir a qualidade dos projetos Ferramentas avançadas de automação de testes facilitarão a detecção precoce de erros e inconsistências, garantindo que os projetos sejam entregues com mais qualidade e dentro dos prazos. Além disso, a automação de testes permite realizar testes repetitivos e complexos de forma consistente, o que é essencial para acompanhar o ritmo acelerado das entregas exigidas Essa tendência não só melhora a eficiência dos processos de teste, mas também libera os gestores e key users
para se concentrarem em atividades mais estratégicas.
AN: Quais são os desafios mais recorrentes enfrentados pelas empresas na gestão de projetos? Como o SIG tem ajudado a mitigar esses desafios?
LL: Um dos desafios mais recorrentes enfrentados pelas empresas na gestão de projetos é a retenção de bons profissionais. Isso se deve à alta demanda do mercado, especialmente com o fim do período de suporte da versão ECC do SAP, que tem levado a uma busca intensa por especialistas qualificados. O SIG de Gestão de Projetos tem ajudado a mitigar esse desafio de várias maneiras. Primeiramente, ele promove a troca de conhecimento e melhores práticas entre os membros, o que contribui para o desenvolvimento contínuo dos profissionais. Além disso, tem mostrado que o acesso a treinamentos e certificações específicas ajuda a capacitar os profissionais e aumentar sua satisfação e retenção.
AN: Quais são os planos futuros do SIG de Gestão de Projetos?
LL: Nosso objetivo para este ano é focar na inovação e abordar temas relevantes que impactam diretamente a gestão de projetos. As reuniões são essenciais para manter um diálogo aberto e produtivo, permitindo que os membros compartilhem experiências, melhores práticas e sugestões Queremos garantir que todos tenham acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios atuais e futuros na gestão de projetos.

ASUG retoma participação no SUGEN e coloca o Brasil no cenário global

Vice-presidente Kelly Teixeira representa entidade em encontro internacional e promove troca de experiências com outras entidades
A ASUG está cada vez mais conectada ao cenário global de inovação e transformação digital Em 2024, a associação retomou sua participação no SUGEN (SAP User Group Executive Network), reforçando seu compromisso com a troca de conhecimento e melhores práticas entre grupos de usuários SAP ao redor do mundo. Kelly Teixeira, vice-presidente da ASUG, representou a entidade e teve contato com os desafios e oportunidades que emergem desse ecossistema global. Com vasta experiência na indústria de tecnologia e liderança na ArcelorMittal Sistemas, Kelly compartilha insights sobre o evento realizado em novembro, os desafios enfrentados pelos usuários SAP e as perspectivas para o futuro da inovação no Brasil.
A retomada da participação da ASUG no SUGEN representa um retorno significativo ao cenário global de usuários SAP
ASUG NEWS: A ASUG retomou, em 2024, a sua participação no SUGEN O que isso representa?
KELLY TEIXEIRA: A retomada da participação da ASUG no SUGEN em 2024 representa um retorno significativo ao cenário global de usuários SAP. Isso demonstra o compromisso da ASUG em se envolver ativamente nas discussões e decisões que impactam os usuários SAP ao redor do mundo.
AN: Quais foram as principais pautas do encontro realizado em novembro?
KT: As principais pautas do evento incluíram a dinâmica das ASUGs, a participação ativa da SAP e a interação entre os membros. Houve discussões sobre diversidade de gênero, parcerias com universidades e iniciativas de inclusão. Além disso, foram abordados temas como transformação empresarial, arquitetura empresarial, inteligência artificial, experiência do cliente, segurança e conformidade.
AN: Quais os principais insights e conhecimentos que você captou no evento e que serão valiosos para o Brasil?
KT: Destacam-se a importância de atrair empresas que ainda não são associadas à ASUG, o aumento do engajamento dos membros e o uso de mídias sociais para promoção da associação Também foram enfatizados a realização de workshops sobre ferramentas SAP e a necessidade de feedback contínuo entre clientes e SAP para aprimorar produtos e serviços.
AN: Quais têm sido os principais desafios dos usuários SAP no âmbito global? Eles são comuns em relação ao Brasil?
KT: Os principais desafios incluem suporte da SAP, contratação de Enterprise Architects para definir roadmaps e identificação de propostas de valor. No Brasil, essas questões
também são críticas, somadas à segurança e conformidade, que são preocupações globais.
AN: Quais inovações e perspectivas de futuro foram abordadas e que você considera que merecem destaque?
KT: Entre os principais destaques estão a contratação de Enterprise Architects pela SAP, o uso do SAP AppHaus para brainstorming e design thinking e a criação de um SIG para desenvolvimento em BTP A estratégia de IA da SAP também se sobressai, enfatizando uma base de dados integrada e robusta.
AN: Quais os principais pontos que você avalia que o Brasil deve avançar quando comparado a outros países?
KT: O Brasil está em um patamar satisfatório de inovação, especialmente em IA, migração para o S/4 HANA e Cloud. No entanto, há espaço para melhorias, especialmente na implementação de melhores práticas globais e na capacitação das empresas.


Agora somos HR Path: inovação global e transformação na gestão de pessoas!
A Intelligenza agora faz parte do grupo HR Path, uma empresa global presente em 26 países e com mais de 2.200 colaboradores, reforçando ainda mais nosso compromisso com a transformação digital no RH.
Com essa nova fase, ampliamos nossa atuação para oferecer soluções estratégicas e inovadoras que otimizam a gestão de talentos, melhoram a experiência dos colaboradores e garantem mais eficiência para as empresas.
No Brasil, seguimos oferecendo as melhores soluções do mercado, como SAP SuccessFactors, WorkForce Software, Qualtrics e eSocial by Intelligenza, permitindo que nossos clientes elevem a gestão de pessoas a um novo patamar.
E para manter você sempre atualizado sobre as últimas novidades do setor, realizaremos webinars exclusivos sobre as novas releases da SAP SuccessFactors em quatro idiomas.
FIQUE DE OLHO EM NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ACOMPANHAR AS DATAS E GARANTIR SUA PARTICIPAÇÃO!
SIGA A HR PATH NO LINKEDIN E NO INSTAGRAM PARA NÃO PERDER NENHUMA ATUALIZAÇÃO

COMUNICAÇÃO



Marketing de influência movimenta comunidade SAP
Ernani Martinez, influenciador digital e gerente de projetos de TI, promove o engajamento dos usuários SAP nas redes sociais em parceria com a ASUG
O marketing de influência está se tornando cada vez mais imprescindível para o fortalecimento das marcas, impactando fortemente no comportamento e preferências do público. No Brasil, há cerca de 500 mil influenciadores, colocando o país na segunda posição do ranking mundial. Estudo realizado pela consultoria YOUPIX, em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen, revela que 94% dos profissionais de comunicação consideram que “trabalhar com influencers traz um resultado que nenhum outro meio de comunicação digital pode trazer”.
Apostando nessa tendência, a ASUG formou parcerias com influencers da área de TI com expertise SAP, para explorar esse nicho no universo das redes sociais e engajar a comunidade. Ernani Martinez é um desses parceiros, que ingressou neste mundo a partir de uma migração de carreira após mais de 20 anos de background na área de engenharia, atuando atualmente na como Gerente de Projetos TI na Telefônica VIVO. Com certificação Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, Academia SAP MM e Localização Brasil MM/SD, idealizou a maior plataforma voltada para os Consultores SAP Júnior & Pleno do Brasil: a HUBCLUB GO. “Era 2017, tinha saído da área de engenharia, após atuar por mais de 23 anos projetando automóveis do começo ao fim. Neste ano, a empresa em que eu atuava estava migrando a operação para os EUA e decidi não ir”, relembra Martinez.
Com essa mudança e o contato com familiares e amigos inseridos no universo SAP, vislumbrou uma oportunidade. “Depois de uma boa conversa, decidi investir o pouco recurso que restava da indenização e comecei a academia SAP, em 2019. Encantei-me com as várias possibilidades do produto SAP e sua aplicação nas empresas e, para minha grata surpresa, na última semana da academia, consegui uma oportunidade em uma grande empresa de produção de etanol e açúcar no Brasil”, conta.
Já no mercado SAP, Martinez conheceu vários profissionais de Júnior a Sênior, que compartilhavam dos mesmos sentimentos: como procurar uma oportunidade se a maioria dos contratos são no modelo Pessoa Jurídica (PJ) e ele só tinha trabalhado no modelo tradicional, CLT? Como determinar a minha taxa/hora neste mercado? Essas e outras dúvidas permeavam a sua mente e dos colegas de trabalho e ele sentiu a necessidade de construção de uma rede de networking, promovendo uma ajuda mútua entre os profissionais e o dia a dia dos projetos.
Com isso, passou a integrar grupos no Telegram, Whatsapp, Skype, LInkedin, onde oportunidades de trabalho são divulgadas. “Mas aí começa o problema: para minha surpresa e desespero, só havia oportunidades para Consultor Sênior e muito poucas para Pleno e Júnior. Neste momento pensei: não vou conseguir sobreviver neste mercado SAP”, relata.
Foi assim que ele transformou desespero em oportunidade, idealizando, em 2019, o primeiro grupo no Telegram. O HUBCLUB, Grupo Exclusivo para Divulgação de Vagas para profissionais Júnior e Pleno. “Comecei sozinho a postar oportunidades para me ajudar, mas, também, ajudar os demais profissionais SAP Júnior e Pleno que passavam pelo mesmo problema”, explica.
O grupo começou a ganhar corpo, atraindo recrutadores e os próprios membros adotaram a mesma postura de postar oportunidades exclusivas. Com o sucesso deste primeiro grupo, criou o segundo, o HUBCLUB Networking, dedicado para compartilhamento de dicas, indicação de treinamentos, workshops, entre outras oportunidades.
Nessa trajetória, Martinez conheceu na rede dois profissionais que hoje apoiam na administração e moderação do grupo do Telegram: Jhonata Ferreira e Rinaldo Dias da Cunha. “Estes amigos, foram essenciais para manter os grupos ativos durante a minha ausência em 2021, quando eu
contraí a Covid-19, fiquei entubado por 22 dias e, no total, 101 dias de UTI”.
Após superar a Covid, Martinez voltou ainda mais forte em seu propósito de apoiar quem deseja entrar ou migrar para o mercado SAP e criou, em 2022, o grupo HUBCLUB Divulgação Exclusiva de Oportunidades SAP Júnior e Pleno no Linkedin, além de produzir conteúdos com a criação da HUBCLUB Newsletter, Banco de Talentos e um canal no Youtube, onde promove lives com dicas especiais para quem deseja entrar para este Mercado. “Já conseguimos ajudar com todos estes canais centenas de profissionais com o compartilhamento de dicas e oportunidades”, comemora.
Outra grande contribuição de Martinez nesse campo foi o Primeiro Programa de Formação Básica de SAP para Jovens da ONG Aldeia do Futuro na região sul da cidade de São Paulo, com o apoio de diversos profissionais SAP para condução dos treinamentos.
Quando teve contato com essa história inspiradora e com o potencial influenciador de Martinez na comunidade SAP, a ASUG vislumbrou uma oportunidade de aproximar seu diálogo com os usuários, desenvolvendo ações conjuntas. “A ASUG tem um papel de grande relevância para nós, profissionais SAP, trazendo discussões e congressos com novidades do mercado SAP. Para as empresas é a oportunidade de compartilhar dores e a possibilidade de, através da ASUG, chegar com mais força na SAP”, afirma.
Levanto sempre a bandeira da renovação dos profissionais para que não tenhamos um apagão de consultores SAP nestes próximos anos.

O influenciador ainda destaca a importância da atuação da ASUG junto com formadores de opinião, no campo da capacitação e aprimoramento. “Nós, como influenciadores ASUG, temos um papel fundamental, pois através destes conhecimentos adquiridos podemos levar para os nossos seguidores informações de qualidade e contribuir para um mercado SAP com profissionais mais atualizados. Levanto sempre a bandeira da renovação dos profissionais para que não tenhamos um apagão de consultores SAP nestes próximos anos, quando teremos uma necessidade enorme devido ao S/4HANA.
“A ASUG tem um papel de grande relevância para nós, profissionais SAP, trazendo discussões e congressos com novidades do mercado SAP”.
1. Ser curioso.
2. Ser comunicativo.
3. Conhecer processos.
4. Estar sempre alinhado e capacitado com as inovações tanto do ERP SAP, quanto do negócio em si.
5. Falar Inglês.
6. Networking.
7. Saber utilizar o LinkedIn como seu meio de empregabilidade e portfólio.
8. Gostar do que faz: você estará, muitas vezes, trabalhando por mais de 8 horas, mas, claro, sem esquecer o equilíbrio para manter a saúde física e mental.
9. Seguir a ASUG e a Plataforma HUBCLUB GO! https://linktr.ee/hubclubgo
JUNTE-SE À ASUG
HOJE MESMO!

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ E SUA EQUIPE AO SE ASSOCIAR:
SIGs REUNIÕES DE GRUPOS TEMÁTICOS
EVENTOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS
CADASTRO ILIMITADO PARA COLABORADORES DE EMPRESAS ASSOCIADAS
PLATAFORMA DIGITAL E ACESSO A TODO O CONTEÚDO (PDFs E VÍDEOS)
TENHA ACESSO AO MELHOR EM CONHECIMENTO E CONEXÃO DO ECOSSISTEMA SAP ATRAVÉS DA ASUG!
Desenvolva sua carreira com uma rede exclusiva de conteúdos especializados, eventos e grupos de estudo para acompanhar as inovações e os temas mais relevantes do setor, impulsionando seu sucesso e contribuindo para o crescimento da sua empresa.
QUER SER TORNAR UM ASSOCIADO?
Para mais informações, entre em contato conosco através de nossos canais ou diretamente pelo WhatsApp (11) 98219 6222
A MAIOR ASSOCIAÇÃO SAP DA AMÉRICA LATINA