BME 3 - Junho de 2016

Page 1

BOLETIM MENSAL DO ECLIPSE CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE - ACE OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO GENIVAL LEITE LIMA - OAGLL ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA – EESRP Blog: http://clubedeastronomiaeclipse.blogspot.com

Junho, 2016, ano 01, nº 03. Publicação mensal do Clube de Astronomia Eclipse - ACE (Astronomy Club Eclipse)

O Clube de Astronomia Eclipse é um grupo de estudo formado por alunos e professores dispostos à pesquisa e à difusão do conhecimento da Astronomia. Fundado em 29/10/2014, tem o objetivo de incentivar os alunos ao estudo das ciências e do Universo Sideral. Reunindo-se quinzenalmente, este grupo tem se destacado dentro da escola, atraindo a atenção e o desejo de conhecer os mistérios do Cosmos, como suas pesquisas, estudos, eventos astronômicos atuais nas redes sociais e oficinas modelando a base sólida das experiências científica em aulas de campo, visitas externas e encontros noturnos para observação do céu a olho nu ou com o auxílio do telescópio. ACE Editorial

DIVERSIDADE DE EXOATMOSFERA REVELADA

Esta imagem mostra uma representação artística dos dez exoplanetas Júpiters quentes estudados por David Sing e seus colegas. As imagens encontram-se à escala entre elas. O HAT-P-12b, o mais pequeno deles, é aproximadamente do tamanho de Júpiter, enquanto o WASP-17b, o maior planeta da amostra, é quase o dobro. Os planetas estão também representados com uma variedade de nuvens com propriedades diferentes. Não há quase nenhuma informação disponível acerca da cor dos planetas, com a exceção do HD 189733b, que ficou conhecido como o planeta azul. Os planetas mais quentes da amostra encontram-se retratados com um lado noturno brilhante. Este efeito é mais forte no WASP-12b, o exoplaneta mais quente da amostra, mas também é visível no WASP-19b e no WASP-17b. Sabe-se também que vários dos planetas exibem forte dispersão de Rayleigh. Este efeito causa na Terra o tom azul do céu diurno e o avermelhamento do Sol no pôr-do-Sol. Também é visível como uma borda azul nos planetas WASP-6b, HD 189733b, HAT-P-12b e HD 209458b. Os padrões de vento mostrados nestes dez planetas, que se assemelham às estruturas visíveis em Júpiter, são baseados nos modelos teóricos. [ESA/Hubble & NASA] – Revista NDE/ 01-02/16. título

Prof. José Edson Cavalcante (Física e Matemática)

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um projeto da Secretaria do Estado de Alagoas que tem como objetivo desenvolver ações de divulgação e ensino da Astronomia para a Educação Básica, bem como para toda a população. Desde sua inauguração em 2009 o OAGLL desenvolve diversas ações para o ensino e divulgação da Astronomia e ciências afins, são observações públicas, cursos e oficinas para toda a comunidade interessada, exposições e semanas temáticas. Está localizado em meio ao complexo de escolas do CEPA na cidade de Maceió / AL; em que auxilia as pesquisas e o acompanhamento de muitos trabalhos realizados pelas escolas e pelos Clubes de Astronomia de Alagoas. ACE Editorial

ASTROPOESIA

Olhando Estrelas O que me contenta é pensar Que não estou sozinha. E que em alguma Galáxia vizinha Há alguém tentando me encontrar. E está à procura Assim como eu, Evidências de que o amor De Deus Não termina aqui.

APOIO GRÁFICO: ARCOMAR INFORMÁTICA E PAPELARIA ARCOMAR COPIADORA E INFORMÁTICA é uma empresa que foi criada para satisfazer a demanda com total sortimento de copiadoras, impressoras, suprimentos de informática e papelaria. Além de serviços, locação de máquinas copiadoras, serviço de encadernação, cópias, plastificações e serviços em geral. A empresa está instalada estrategicamente e deseja satisfazer a demanda crescente por seus produtos e serviços através de uma equipe totalmente capacitada para o melhor atendimento dos seus clientes. Telefones: (82) 3530 9112 / 3530 9190. Sites: http:// www.facebook.com/arcomarcopiadoras Nossos horários de atendimento são das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 de segunda a sexta e aos sábados, das 8:00 às 12:00.

Lívia Couto (Sócia do ACE)

Trânsito de Mercúrio (Lívia Couto)

Obrigado pela compreensão CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE – EESRP – OAGLL – junho de 2016. Arapiraca - AL

1/2


Kepler 22-b encontra-se cerca de 600 anos-luz de distância e tem cerca de 2,4 vezes o tamanho da Terra, com uma temperatura de cerca de 22 graus Celsius. Está 15% mais perto de seu sol do que a Terra está do nosso sol, e seu ano dura cerca de 290 dias. No entanto, a estrela do planeta anfitrião tem cerca de 25% menos luz, mantendo a temperatura do planeta amena o suficiente para apoiar a existência de água líquida. Até agora, esse é o planeta mais próximo parecido com o nosso. O que os astrônomos ainda não sabem é se Kepler 22-b é feito principalmente de gás, rocha ou líquidos.

ASTROFOTOGRAFIA

Na Astronomia da renascença, quando Galileu Galilei construiu o primeiro telescópio Astronômico (Que antes era para fins bélicos), logo se precisou de imagens que retratassem os astros do universo. Essas imagens seriam, para mostrar a população daquela época, como era o relevo lunar e também para publicações em livros, dentre outras finalidades. Para isso, a única solução, seria os próprios astrônomos desenharem. Isso mudou com a chegada das Câmeras fotográficas, que acopladas aos telescópios, nos trazem imagens cada vez melhor sobre os astros, que resultam em melhor estudo e aprofundamento de tais objetos. Nesta edição do boletim, resolvi trazer uma de minhas fotos da lua. Nessa foto, registrei um evento chamado “Lua Azul” que ocorre de dois em dois anos. A imagem não saiu bem nítida, pois o brilho da lua neste evento é muito intenso. (Imagem: José Marcos Araújo)

Kepler 22 – b (Zona habitável)

Por: José Marcos Araújo (Sócio do ACE)

(22/05/2016, Telescópio 4FT 60mm, às 22:30h)

COLISÃO DO GRUPO LOCAL: VIA LÁCTEA E A GALÁXIA DE ANDRÔMEDA

Daqui a aproximadamente 4 bilhões de anos, está prevista a colisão das duas maiores galáxias do grupo local: A Galáxia de Andrômeda, e a nossa Galáxia, a Via Láctea. A colisão formará uma nova galáxia, mas espalhará e ejetará para fora da nova galáxia, milhões de estrelas, inclusive o Sistema Solar. Mas mesmo que o sistema solar “fique de fora”, a previsão é que daqui a 1,4 bilhões de anos, a vida já tenha sido extinta da terra.

http://hypescience.com/kepler-22-b/

Por: Prof. José Edson (Física e Astronomia)

Por: José Marcos Araújo (Sócio do ACE)

SPACE X, THAICOM E FALCON 9 No dia 26 de maio de 2016, a empresa SpaceX, criada pelo magnata sul-africano Elon Musk conseguiu por meio de seu já conhecido foguete Falcon 9 colocou em órbita o satélite THAICOM 8, pertencente à empresa asiática Thaicom, líder na área de comunicações e operações de satélite na região da Ásia. O foguete de dois estágios, lançado de uma antiga instalação da NASA no Cabo Canaveral às 9:40 pm - UTC, atingiu o seu objetivo apenas 32 minutos após o lançamento. O destaque fica para o caráter reutilizável do Falcon 9, primeiro foguete a aterrissar perfeitamente num ASDS – Autonomous Spaceport Drone Ship – A plataforma controlada a distância e conhecida pelo nome “Of Course I Still Love You”. Espera-se que no futuro o Falcon 9 leve astronautas e particulares ao espaço. Embora ainda em fase de aprimoramentos, a nave já fez múltiplos voos à serviço da própria NASA, enviando e retornando com carga da Estação Fontes: Espacial Internacional.

EXPOSIÇÃO ECLIPSE O Clube de Astronomia Eclipse teve a honra de participara da abertura do 1° Curso de Iniciação à Astronomia apresentando uma exposição com instrumentos astronômicos, distribuição de boletins astronômicos, astronáutica e o projeto de construção e lançamento de foguetes, pôsteres de trabalhos apresentados com ações desenvolvidas pelo clube ACE. Na oportunidade, membros do Clube Eclipse explicavam o objetivo de implementar os conhecimentos da Astronomia.

http://www.spacex.com/falcon9 (https://i.imgur.com/RQanhkr.png)

Por: Demitry M. Santos (Sócio do ACE)

As constelações do Cruzeiro do Sul, Triângulo Austal e Escorpião, representam mais da metade dos estados do território brasileiro. O nosso estado, Alagoas, é representado pela estrela Sargas, da Constelação de Escorpião. Por: Prof. José Edson (Planetário)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – ESTADO DE ALAGOAS

REALIZAÇÃO:

De acordo com a incidência dos raios do Sol atingindo diretamente o Paralelo (23°27’) do planeta Terra, passamos por um momento onde os hemisférios são favorecidos com dias mais longos e noites mais curtas. Esse momento é chamado Solstício. Por: Prof. José Edson (Astrônomo)

ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA

APOIO:

CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE – EESRP – OAGLL – junho de 2016. Arapiraca - AL

2/2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.