BME 6 - Setembro de 2016

Page 1

BOLETIM MENSAL DO ECLIPSE CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO GENIVAL LEITE LIMA ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA Site: http://aceclube.wixsite.com/aceclipse Setembro, 2016, ano 1, nº 6. Publicação mensal do Clube de Astronomia Eclipse – ACE (Astronomy Club Eclipse) O Clube de Astronomia Eclipse é um grupo de estudo formado por alunos e professores dispostos à pesquisa e à difusão do conhecimento da Astronomia. Fundado em 29/10/2014, tem o objetivo de incentivar os alunos ao estudo das ciências e do Universo Sideral. Reunindo-se quinzenalmente, este grupo tem se destacado dentro da escola, atraindo a atenção e o desejo de conhecer os mistérios do Cosmos, como pesquisas, estudos, eventos astronômicos atuais nas redes sociais e oficinas modelando a base sólida das experiências científicas em aulas de campo, visitas externas e encontros noturnos para observação do céu a olho nu ou com auxílio do telescópio.

JAMES WEBB, O NOVO TELESCÓPIO ESPACIAL QUE PROMETE REVELAR OS CONFINS DO ESPAÇO. A espaçonave deve ser lançada em outubro de 2018 e terá a tarefa de investigar o nascimento e evolução das galáxias, além da formação de estrelas e planetas. O projeto quase foi cancelado em 2011, após sofrer com atrasos e estouros no orçamento. O JWST será equipado com um espelho primário de 6,5 metros de diâmetro - com um refletor de berílio folheado a ouro - e quatro instrumentos especializados que irão garantir ao telescópio resolução e sensibilidade inédita na história da exploração espacial. Ao contrário do espelho primário do Hubble, que era uma peça única, o espelho primário do JWST é feito de 18 segmentos individuais e ajustáveis que serão alinhados no espaço.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um projeto da Secretaria do Estado de Alagoas que tem como objetivo desenvolver ações de divulgação e ensino da Astronomia para a Educação Básica, bem como para toda a população. Desde sua inauguração em 2009 o OAGLL desenvolve diversas ações para o ensino e divulgação da Astronomia e ciências afins, são observações públicas, cursos e oficinas para toda a comunidade interessada, exposições e semanas temáticas. Está localizado em meio ao complexo de escolas do CEPA na cidade de Maceió/AL; em que auxilia as pesquisas e o acompanhamento de muitos trabalhos realizados pelas escolas e pelos Clubes de Astronomia de Alagoas. ACE Editorial

ACE Editorial Por: Prof. José Edson (ACE)

FÍSICOS CONFIRMAM POSSÍVEL DESCOBERTA DE UMA QUINTA FORÇA DA NATUREZA Descobertas recentes indicam a possível descoberta de uma partícula subatômica previamente desconhecida que pode ser evidência de uma quinta força fundamental da natureza, de acordo com um artigo publicado na revista Physical Review Letters pelos físicos teóricos da Universidade da Califórnia, Irvine. Os pesquisadores da UCI se basearam em um estudo de meados de 2015, feito por físicos nucleares experimentais na Academia de Ciências da Hungria, que estavam à procura de "fótons escuros," partículas que poderiam formar a matéria escura invisível, que os físicos dizem que compõe cerca de 85 por cento da massa do universo. O trabalho dos húngaros 'descobriu uma anomalia de decaimento radioativo que aponta para a existência de uma partícula de luz apenas 30 vezes mais pesada do que um elétron. Por: Prof. José Edson (ACE)

ESTÁ NO AR O NOSSO SITE

Acesse: http://clubeace.wixsite.com/aceclipse

CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE –EESRP – OAGLL – Setembro de 2016. Arapiraca – AL

1/2


ENCONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA

VÍDEO TRAZ A SENSAÇÃO DE COMO É VIAJAR NA VELOCIDADE DA LUZ ATRAVÉS DO SISTEMA SOLAR

Os Encontros Nacionais de Astronomia, ENASTs, são encontros que reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil. São realizados anualmente desde 1998. São realizados sempre no mês de novembro de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados. Nos eventos são apresentadas palestras de pesquisadores renomados, trabalhos acadêmicos, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, e entre outros.

Geralmente, quando pensamos em velocidade da luz, logo nos vem à mente uma viagem ultrarrápida, onde podemos ir de um ponto a outro instantaneamente, como vemos nos filmes, uma vez que a luz toma o posto de maior velocidade do Universo e nada pode ultrapassá-la, porém, não é bem assim. A luz do Sol demora, por exemplo, 8 minutos para chegar até nós. Mais precisamente, “Riding Light” é a viagem de um fóton de luz, que parte do Sol e dele vai se afastando, em tempo real, por 45 minutos. Ao tour visual são adicionadas constantemente informações sobre a distância em relação ao Sol, o tempo de viagem e o quanto falta até o próximo corpo celeste. Os planetas, por sua vez, desempenham a função de “estações” nessa viagem, e o espectador pode avançar as sequências até chegar à parada seguinte. A música do filme foi composta por Steve Reich e interpretada por Eighth Blackbird. É importante destacar que o material visual foi baseado em medidas de distância e velocidades. Por isso, quem o observar poderá sentir exatamente o tamanho incalculável do Universo. Por: José Marcos Araújo (ACE)

ACE Editorial

Assista em: https://youtu.be/Bfy74OXRcMk

INTERESTELAR ESTAVA CERTO: CAIR EM UM BURACO NEGRO NÃO É O FIM, DIZ HAWKING Embora os físicos tenham assumido que toda a matéria deve ser destruída pelas enormes forças gravitacionais de um buraco negro, Hawking disse em um pronunciamento na Suécia que há uma possibilidade de escapar e até viajar para outra dimensão. A teoria resolve o "paradoxo da informação" que tem intrigado cientistas há décadas. Embora a mecânica quântica diz que nada pode ser destruído, a relatividade geral diz que deve ser. No entanto, sob a nova teoria de Hawking, tudo o que é sugado para um buraco negro é efetivamente preso no horizonte de eventos - a esfera em torno do buraco de onde se pensava que nada pudesse escapar. E ele afirma que qualquer coisa que cair em um BN poderia reemergir em nosso universo, ou um paralelo, por meio de radiação Hawking - prótons que conseguem escapar do buraco negro por causa de flutuações quânticas. Os buracos negros são estrelas que entraram em colapso sob sua própria gravidade, produzindo forças extremas que nem a luz pode escapar. Por: José Marcos Araújo (ACE)

O RETORNO DO PERIÓDICO APOLO Concebido ao início da fase regulamentar do CEAAL, o Apolo começou a ser veiculado no princípio dos anos de 1990, por iniciativa de alguns de seus sócios-fundadores. Desde então, tem encontrado empecilhos de diversas sortes que, por várias vezes, fizeram-no cessar de ser publicado. Contudo, jamais houve período de interrupção tão extenso como o último, que compreendeu mais de uma década. Neste retorno, o CEAAL contou com a ajuda da Direção de Design do ACE, sob a orientação do Prof. José Edson. ACE Editorial, via Apolo CEAAL

http://www.ceaal.al.org.br/noticias/peri odico-astronomico-apolo-setembro-de2016-1 O buraco negro Gargantua do filme Interstellar

REALIZAÇÃO:

APOIO:

CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE – EESRP – OAGLL – Setembro de 2016. Arapiraca - AL

2/2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.