BME 11 - Abril de 2017

Page 1

Abril, 2017, ano 2, nº 11. Publicação mensal do Clube de Astronomia Eclipse – ACE (Astronomy Club Eclipse) O Clube de Astronomia Eclipse é um grupo de estudo formado por alunos e professores dispostos à pesquisa e à difusão do conhecimento da Astronomia. Fundado em 29/10/2014, tem o objetivo de incentivar os alunos ao estudo das ciências e do Universo Sideral. Reunindo-se quinzenalmente, este grupo tem se destacado dentro da escola, atraindo a atenção e o desejo de conhecer os mistérios do Cosmos, como pesquisas, estudos, eventos astronômicos atuais nas redes sociais e oficinas modelando a base sólida das experiências científicas em aulas de campo, visitas externas e encontros noturnos para observação do céu a olho nu ou com auxílio do telescópio.

LUA CANDIDATA A ABRIGAR VIDA Por: Willian Souza (ACE)

Mais uma forte candidata a abrigar vida no sistema solar, dessa vez, Encélado (uma das luas de Saturno). Ela possui fontes hidrotermais sob a camada de gelo que recobre um oceano de água líquida, tais podem fornecer energia para possíveis organismos viverem no oceano. E mais, o telescópio Hubble adicionou mais evidências sobre a existência de plumas de água em Europa (lua de Júpiter), o que significa que há uma 'erupção' de água havendo por lá. Nosso sistema planetário pode estar mais vivo que imaginamos.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um projeto da Secretaria do Estado de Alagoas que tem como objetivo desenvolver ações de divulgação e ensino da Astronomia para a Educação Básica, bem como para toda a população. Desde sua inauguração em 2009 o OAGLL desenvolve diversas ações para o ensino e divulgação da Astronomia e ciências afins, são observações públicas, cursos e oficinas para toda a comunidade interessada, exposições e semanas temáticas. Está localizado em meio ao complexo de escolas do CEPA na cidade de Maceió/AL; em que auxilia as pesquisas e o acompanhamento de muitos trabalhos realizados pelas escolas e pelos Clubes de Astronomia de Alagoas. ACE Editorial

ACE Editorial

NOVAS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS NA ISS

O ADEUS DA SONDA CASSISI

Por: Thamyres Oliveira (ACE), via NASA

O Astronauta da NASA Jack Fischer e o Cosmonauta Fyodor Yurchikhin da Agência Espacial Russa Roscosmos foram lançados em órbita para iniciar a sua missão de quatro meses e meio até a Estação Espacial Internacional. Após seis horas de vôo eles chegaram na Estação Espacial Internacional. Onde os dois novos membros se juntaram ao comandante Peggy Whitson da Nasa e o engenheiro de vôo Oleg Novitskiy da Roscosmos e Thomas Pesquet da Agência Espacial Europeia. Os membros da tripulação vão conduzir aproximadamente 250 investigações científicas, tanto no campo da biologia, ciência terrestre, pesquisa humana, ciência física e desenvolvimento de tecnologia.

Por: Marcos Araujo (ACE), via Além da Astronomia

Depois de 559GB de dados coletados, a sonda Cassini irá se aposentar. No dia 26 de Abril a sonda irá realizar uma séria de 22 passagens entre Saturno e seus anéis. No dia 15 de Setembro deste ano a sonda irá se jogar contra Saturno e irá se queimas ao entrar em sua atmosfera.

APOIO GRÁFICO: ARCOMAR INFORMÁTICA E PAPELARIA ARCOMAR COPIADORA E INFORMÁTICA é uma empresa criada para satisfazer a demanda com total sortimento de copiadoras, impressoras, suprimentos de informática e papelaria. Além de serviços, locação de máquinas copiadoras, serviço de encadernação, cópias, plastificações e serviços em geral. A empresa está instalada estrategicamente e deseja satisfazer a demanda crescente por seus produtos e serviços através de uma equipe totalmente capacitada para melhor atendimento dos seus clientes. Telefones: (82)3530-9112/3530-9190. http://www.facebook.com/arcomarcopiadoras Nossos horários de atendimento são das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h de Segunda a Sexta e aos Sábados, das 8:00h às 12:00h Obrigado pela compreensão

CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE – OAGLL – Abril de 2017. Arapiraca – AL

1/2


A TERRA É AZUL Por: Marcos Araújo(ACE), via Astronomia em Mãos

No dia 12/Abril/1961, há 56 anos, o cosmonauta Yuri Gagarin entrou para a história ao se tornar o primeiro ser humano a viajar ao espaço

PESQUISADORES REVELAM DETALHES SOBRE O NOVO PLANETA DO SISTEMA SOLAR Por: Matheus Leite (ACE), via Sputnik News

A temperatura na superfície do planeta anão é 243 graus Celcius ou 30 graus Kelvin. O corpo celeste reflete apenas 13% da luz que recebe, porque esta demora 13 horas para alcançar o planeta. Atualmente, o DeeDee está a umas 92 unidades astronômicas do Sol. Por causa da sua enorme distância do centro do nosso sistema, o planeta demora cerca de 1.100 anos para completar sua órbita. DeeDee foi descoberto no outono de 2016 com o uso do telescópio do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, situado no Chile.

NASA DESCOBRE NOVO PLANETA QUE PODE ABRIGAR VIDA MAIS FÁCIL A SER ESTUDADO

NASCIMENTO DE UMA ESTRELA Por: Marcos Araújo (ACE), via Astronomia em Mãos

Nasce uma estrela. O telescópio ALMA, no Chile, registrou o nascimento de uma estrela na Nebulosa de Orion, a 1.350 anos-luz da Terra. O evento, que se parece com a explosão de fogos de artifício, liberou energia equivalente a liberada pelo Sol durante 10 milhões de anos.

ASTRÔNOMOS ENCONTRAM 'SANDUÍCHE' GIGANTESCO NA CONSTELAÇÃO DE ORION

Por: Matheus Leite (ACE), via Exame

Por: Matheus Leite (ACE), via Sputnik News

Estima-se que ele tenha um diâmetro 1,4 maior do que a Terra, mas a sua massa pode ser até sete vezes maior, o que o tornaria muito denso. Segundo os astrônomos, o planeta LHS1140b é um objetivo ainda mais importante para a busca da vida em relação a outros mundos rochosos, como os planetas da estrela Trappist 1 ou o “gêmeo” da Terra, o Proxima B, que orbita em torno da “estrela próxima de casa”, a Proxima Centauri. Entre os planetas potencialmente habitáveis, “esse é o mais fácil de estudar com os atuais instrumentos”. O planeta LHS1140b, continua, gira em torno de uma estrela mais brilhante que Trappist 1 e isso permite que se tenha melhores estudos enquanto passa em frente ao seu astro”. Essa é ainda uma vantagem sobre o Proxima B, que não permite observação da Terra quando passa por sua estrela.

Plenetólogos encontraram uma estrela recém-nascida, que se formou há somente 40 mil anos, e conseguiram fotografar um "sanduíche" de pó e gás que a rodeia, diz o artigo publicado na revista Science Advances. Como acreditam os cientistas hoje em dia, todas as estrelas e planetas nascem em névoas frias e gasosas, cheias de hidrogênio neutral, hélio e pó. Ali, o gás é acumulado, formando, assim, os "embriões" estrelares.

FATO HISTÓRICO Por: Thamyres Oliveira (ACE)

No dia 25 de Abril, em 1990 era colocado em operação o Telescópio Espacial Hubble.

CLUBE DE ASTRONOMIA ECLIPSE – ACE – OAGLL – Abril de 2017. Arapiraca - AL

2/2 2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.