2 minute read

Faça a diferença para vender, alugar ou comprar seu imóvel.

Tudo mais rápido, divulgação e todas etapas online

Qualidade máxima em fotos e vistoria, tudo salvo em nuvem

Advertisement

Segurança com assessoria jurídica e expertise de mercado ciclagem que já vinham sendo feitas, a Energy Source iniciou, em 2022, um projeto de reparo de baterias. A iniciativa surgiu após uma parceria com a Renault, montadora de automóveis francesa. As baterias de veículos elétricos da empre-

São João da Boa Vista

Acesse sa automotiva que apresentarem algum problema passarão por um processo de reparo na Energy Source. Depois disso, elas poderão voltar a ser utilizadas. "A gente [colaboradores da Energy Source] foi certificado, treinado, homologado pela Renault da França para fazer o reparo dessas baterias e devolver. A bateria que vier e não tiver reparo, a gente coloca no nosso processo, que é o reuso e a reciclagem", descreveu Bruna.

Outras Parcerias

Parte das baterias de carros elétricos reutilizadas pela Energy Source é destinada à criação de dispositivos de armazenamento de energia. Esses sistemas são vendidos pela Aldo Solar, empresa de distribuição de energia solar brasileira. Essas reservas energéticas podem ser usadas para abastecer regiões com quedas constantes de energia ou equipamentos que precisam de um backup energético.

A Energy Source também tem parceria com a montadora de veículos BMW. Nesta iniciativa, a empresa sanjoanense desenvolveu uma estação de recarga de carros elétricos off grid, ou seja, sem a necessidade de utilizar a rede de energia convencional. A estação funciona à base de energia solar e baterias que passaram pelo processo de reuso. Esse projeto ganhou um prêmio de intraempreendedorismo na BMW.

Não satisfeita, A Energy foi além e desenvolveu uma estação híbrida. "Ela também funciona desligada da rede elétrica convencional, mas também pode devolver energia das próprias baterias para o local. Então vamos supor que eu tenho uma estação de recarga funcionando e acabou a energia no meu prédio. Eu posso usar energia que está armazenada nas baterias", contou Bruna. A Renault também utiliza essas tecnologias.

A montadora Audi é outra parceira da Energy Source. Neste caso, foi desenvolvido um sistema de carregamento de celulares e notebooks. Vale ressaltar ainda que o sistema de reciclagem da Energy Source foi desenvolvido em conjunto com a Unesp - Campus São João da Boa Vista. UNIFAE, Instituto Federal - Campus São João da Boa Vista e Universidade Estadual de Maringá também têm parcerias com a empresa sanjoanense.

Reconhecimento Internacional

Em 2021, David Noronha palestrou na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia. Na oportunidade, Noronha falou sobre as atividades da Energy Source, destacando que a empresa é a única no mundo que apresenta a solução completa para o descarte de baterias, com reuso, reciclagem e reparo. O convite para palestrar na COP26 veio por meio da Greentech , nome dado ao conjunto de empresas que têm como foco o desenvolvimento sustentável pelo mundo.

"Eles [membros da Greentech] indicaram nosso nome ao Ministério do Meio Ambiente, o MMA, que validou e nos convidou para participar. Num primeiro momento foi até curioso, porque a gente não conhecia essa estrutura da discussão da crise climática desenvolvida pela ONU, e foi através desse convite que nós passamos a entender a importância disso no cenário mundial", contou Noronha.

"Foi uma satisfação poder representar São João da Boa Vista e o Brasil lá na COP26 e de lá a gente voltou com muitas coisas positivas em relação à repercussão da relevância da empresa no cenário global, no cenário econômico brasileiro, das oportunidades e desafios ambientais que o mundo enfrenta. E saber que nós temos uma tecnologia sustentável muito nos orgulha", concluiu. A