3 minute read

Conheça Fausto Panicacci, renomado escritor sanjoanense

Promotor de justiça, é autor de quatro livros - um deles, líder de vendas na Espanha.

POR NICKOLAS SANTOS

Advertisement

O promotor de justiça e escritor Fausto Panicacci é natural de São João da Boa Vista (SP). Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciências Jurídicas na Universidade do Ninho, em Portugal, resolveu também dar mais espaço a uma paixão de infância: a escrita. Foram anos estudando literatura e aumentando o apreço pela área. Até que, por incentivo de sua esposa, Fausto decidiu escrever de forma profissional.

"O amor pela Literatura vem desde a infância e sempre gostei do universo ficcional. Escrevi alguns textos quando bastante jovem, passei anos lendo e estudando Literatura, e chegou um momento em que escrever tornou-se uma necessidade, algo que eu sabia que tinha que fazer. Mas vinha postergando isso, e foi por incentivo da minha esposa, Gabrielle, que parei de adiar meus projetos literários e comecei a escrever com seriedade", relatou.

Primeiras Obras

Apesar da paixão pelas obras de ficção, Fausto Panicacci iniciou sua carreira literária escrevendo sobre Direito. O primeiro livro publicado foi Compromisso de ajustamento de conduta, em janeiro de 2017. Fruto dos estudos de Doutorado de Panicacci, a obra trata de aspectos jurídicos, negociações envolvendo empresas e impactos no meio ambiente. A ficção entrou em cena pouco mais de um ano depois, em fevereiro de 2018, com o livro Naufrágios: contos e poemas. A obra apresenta quatro perso- nagens. Isolado numa ilha, um rico empresário naufraga em suas memórias sobre a esposa e o filho. Um barbeiro aprecia seu ofício incomum. Um matuto que vê sua vida naufragar com seu país. No leito do hospital, um idoso rememora suas amantes pelas letras do alfabeto, criando poemas.

Sucesso Internacional

Em outubro de 2019, foi publicada a obra de Fausto que atingiu grande sucesso internacional. O silêncio dos livros tem versões em espanhol e inglês e foi líder de vendas na Amazon da Espanha e do Brasil. "Foi uma grande alegria (...) ver o livro se destacar na Espanha foi uma grata surpresa e um enorme estímulo para continuar escrevendo", relatou. A obra retrata aventuras carregadas de suspense vividas pelo misterioso Santiago Pena, que acaba de se mudar para Portugal e conhece Alice, uma menina desprezada pelos pais. A história se passa em um mundo em que os livros são proibidos.

A Ilha E O Espelho

O último lançamento de Fausto Panicacci foi A ilha e o espelho, publicado em maio de 2022. É uma reflexão profunda sobre ações e comportamentos humanos diante de situações sofridas por aqueles que são invisíveis aos olhos da sociedade, mas que, sem eles, a vida moderna não teria conforto. Entre encontros e desencontros do protagonista Theo B. com seu eclético grupo de amigos, a trama se passa por vários lugares do mundo e perpassa as mais diversas áreas do saber humano, abordando temas como xenofobia, agressões físicas e morais, amores e amantes, indecisões, crises de identidade e de profissão. "Os temas surgem naturalmente junto com a criação dos personagens e do enredo. Eu não começo a escrever um livro com uma lista de temas sociais que pretenda abordar. Esses temas vão aparecendo dentro da dinâmica da história, mas têm, claro, ligação com a realidade em que estamos imersos", explicou Fausto, que em A ilha e o espelho, usou da sua experiência como promotor para construir a história.

“(...) alguns dos temas sociais estão presentes no meu trabalho na Promotoria, como, por exemplo, violência contra as mulheres e danos ao meio ambiente. Outros são episódios que presenciei ou sobre os quais pesquisei, e também muito atuais, como xenofobia e refugiados. Quando esses temas brotam na história, organicamente, passo a aprofundá-los, como um chamado ao leitor para que olhe com atenção o mundo à sua volta e se sensibilize com esses dramas humanos", completou. O livro chegou às mãos de Oscar Schmidt, maior jogador brasileiro de basquete da história.

Novos Livros

Fausto Panicacci pretende publicar novas obras de ficção. Atualmente, ele está escrevendo um livro no qual o enredo se passa totalmente no Brasil. "Um escritor está sempre observando a realidade e coletando material para novos livros.

Tenho alguns projetos já delineados, e no momento estou escrevendo outra ficção literária, cujo enredo se passa totalmente no Brasil e entrelaça temas da História do nosso país", revelou.

Escrita Fruto De Esfor O

Panicacci acredita que escrever livros é um processo que exige muito esforço e atribui a isso o sucesso que vem tendo na carreira. Ele acredita que há uma romantização da atividade do escritor, como se ela dependesse apenas de inspiração. "Costuma haver uma romantização da atividade do escritor, como alguém que tem uma grande inspiração e de repente escreve uma obra inteira. Não sei se isso acontece com outros escritores, mas o meu processo de escrita envolve muita dedicação e reflexão sobre a obra, lapidando o texto frase a frase, palavra a palavra, e muitas vezes reescrevendo trechos ou capítulos inteiros dezenas de vezes, até ficar como tem que ficar. Até encontrar a palavra exata", analisou. Os quatro livros publicados por Fausto Panicacci estão disponíveis no site da Amazon e em livrarias de todo o Brasil. A