Balanço Social 2020-2021

Page 1

Sumário

Palavra da Presidente

Gestão Estratégica das Atividades Sociais

EDUCAÇÃO

Proposta de Valor

Educação

Colégios e Escolas mantidas

2021/2024

de Assistência Educacional Notre Dame - PAE

de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópica

SAÚDE

Proposta de Valor

Saúde

Notre Dame São Sebastião - Espumoso/RS

Notre Dame Júlia Billiart - Não-Me-Toque/RS

Apresentação .......................................................................................................................................... 9/10
............................................................................................................................ 13/15
........................................................................................ 16/17
|
|
........................................................................................ 20
................................................................................................................ 21 Programa
ND ...................................................... 22 Processo
Notre Dame...................................... 24
|
| 2021/2024 .............................................................................................. 26 Hospital
..................................................................... 27 Atendimentos prestados ....................................................................................................................... 30 Hospital
.................................................................. 32 Atendimentos prestados ....................................................................................................................... 34

Proteção

7 ASSITÊNCIA SOCIAL Proposta de Valor | Assistência Social | 2021/2024 ......................................................................... 36 Proteção Social Básica .......................................................................................................................... 37 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos............................................................................................. 38 Departamento Social Santa Júlia Billiart - SP ................................................................................. 40/41 Ações sócio-educativas desenvolvidas .............................................................................................. 43/46
Social Especial de Alta Complexidade .............................................................................. 53 Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos........................................................................... 54 Obra Social Santa Júlia - Espumoso/RS ............................................................................................ 55 Projetos desenvolvidos .......................................................................................................................... 57 Residencial Casa Betania - Não-Me-Toque/RS ................................................................................. 59 Projetos desenvolvidos .......................................................................................................................... 61 Casa Lar Dona Celestina - Selbach/RS .............................................................................................. 63 Projetos desenvolvidos .......................................................................................................................... 65 Resultados obtidos no Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos ................................. 66 NBCT-15 Informações de natureza social e ambiental ..................................................................................... 67/72

EXPEDIENTE

Presidente: Rosa Hoelscher

Vice-Presidente: Dirce Slaviero

1º Secretária: Ivanes Filippin

2º Secretária: Ivete Terezinha Costella

1º Tesoureira: Maria Helena Rovani

2º Tesoureira: Cristina Inês Backes

Conselho Fiscal Silvania Ioner

Terezinha Danieli Dilse Maria Santin Contador: Silvio Medeiros

Elaboração de Dados Contábeis Fernando Reush

Supervisão geral: Maria Helena Rovani

Coordenação de Assistência Social: Liana Ferreira Freitas

Elaboração do Relatório Social: Liane Ferrazza

Jornalista Responsável: Erni da Rosa

Editoração e layout: Hélio Gasparotti Jr.

Colaboração: Daniele de Freitas Schuster Júlia Fedrigo de Albuquerque

Fotos: Arquivo e ComunicaND Produção:

Apresentação

Palavra da diretora da Assistência Social

Prezados leitores!

2022 é o ano que marca a abertura das come morações alusivas aos 100 anos da origem de nos sa instituição no Brasil. Este é, por si só, motivo de orgulho para compartilharmos as ações de pro moção da dignidade humana e social desenvolvidas pela Congregação de Nossa Senhora.

Chegamos até você para prestar contas da ges tão econômico-social dos bens e recursos aplica dos nas três áreas que atua a entidade filantrópica, Congregação de Nossa Senhora: Educação, Saúde e Assistência Social. Nosso trabalho é norteado por princípios pautados na ética, na dignidade humana, no direito e equidade social.

Para assegurar um serviço de excelência, uti lizamo-nos de ferramentas estratégicas, que nos auxiliam na definição e execução de nossa missão, visão e prioridades estratégicas, sintetizando de forma clara e objetiva nossa atuação socialmente responsável.

Na área da Educação promovemos a inclusão educacional por meio de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópicas. Nossa proposta de valor é marcada pela garantia do pleno cumprimento da legislação no processo seletivo do estudante bolsista, pelo apoio e acompanhamento no proces so de ensino e aprendizagem e em atividades de

inserção social, cultural e esportiva. Reafirmamos assim, nosso compromisso em assegurar o acesso à educação de qualidade para os mais vulneráveis.

Na área da Saúde oferecemos à população um serviço de saúde de qualidade e gratuito. Acolhida, segurança, profissionais qualificados, boa hotela ria, são algumas de nossas entregas aos pacien tes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, contribuímos para o acesso integral e universal, preceitos básicos para o fortalecimento do SUS.

A Rede de Assistência Social Notre Dame presta serviços de proteção social básica para crianças e adolescentes e de proteção de alta complexidade para idosos, através dos Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Nossa proposta de valor contempla o fortalecimento de vínculos fa miliares, a acolhida, a escuta e o acompanhamento socioemocial. Para que esta entrega aconteça com excelência, ofertamos: oficinas lúdicas, culturais, formativas, promoção da autonomia, conhecimen to e defesa dos direitos individuais e coletivos, cui dado da saúde física, mental e espiritual.

Somos gratos pela história que construímos e seguimos firmes em nosso propósito de contribuir para a formação de uma sociedade mais humana e equitativa.

Votos de uma boa leitura,

Irmã Liana Freitas SND

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

11
Diretora da Rede de Assistência Social Notre Dame

Palavra da Presidente

O ESFORÇO PARA MANTER NOSSO

COMPROMISSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Palavra da Presidente

Vivemos em um mundo diferente. A crise sa nitária que afetou o mundo, afetou diretamente o posicionamento da Congregação de Nossa Senhora no que se trata de sua Responsabilidade Social. Adequamos a gestão, redefinimos direções, reposi cionamos nossa estratégia, sem nunca, no entanto, perder de vista a nossa ação direcionada à nossa proposta de valor no que diz respeito ao papel e responsabilidade social da instituição.

Atuamos, além das exigências legais. Reconhe cemos a importância de exercer a nossa ativida de buscando um crescimento sustentável também da sociedade. Por este motivo, a Congregação de Nossa Senhora, mantém seu compromisso com as comunidades onde atua. Nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, geramos empregos, promovemos o respeito aos direitos humanos e o cuidado com o meio ambiente.

O objetivo desta publicação, do nosso Relatório de Responsabilidade Social, é oferecer aos nossos stakeholders, de forma transparente e detalhada, as informações importantes sobre os impactos signifi cativos a Congregação de Nossa Senhora tem nas áreas em que atua, mesmo que de forma filantró pica.

Somos gratos ao talento, o esforço e a prepa ração contínua de nossos funcionários e gestores. Equipes que geram confiança com a atuação bali

zada em princípios e valores Notre Dame, que nos torna facilmente reconhecidos.

Não posso deixar de salientar neste momento, que o surgimento da Congregação de Nossa Se nhora, ruma aos 100 anos em território brasileiro.

A chegada das 10 religiosas em 1923, em Passo Fundo, marca este momento histórico para a ins tituição. Essas pioneiras trouxeram em suas malas e baús, o espírito empreendedor e solidário. Essa cultura intrínseca em nossa origem nos dá a certeza de que trilhamos o caminho certo quando se trata de responsabilidade social. A instituição passou por tantas adaptações, crises mundiais e alterações legais, que enfrentar mais este momento de crise humanitária nos deixa ainda mais fortes.

Junto com este centenário e diante do novo ce nário social que no qual vivemos, nosso Planeja mento Estratégico apontou para uma nova denominação para a área: Rede de Assistência Social Notre Dame. Esta passa ser a denominação da área que abriga todas nossas ações legais de filantropia e de sustentabilidade.

Segue então, nosso Relatório da Responsabilida de Social, que mostra de forma concentrada nossas ações em prol de uma sociedade mais justa, iguali tária e sustentável. Aqui está o resultado do esforço de todos os envolvidos em nossas frentes de atua ção: educação, saúde e Assistência Social.

DE NOSSA

CONGREGAÇÃO
SENHORA 15
Irmã Rosa Hoelscher
Presidente da Congregação de Nossa Senhora

GESTÃO ESTRATÉGICA

DAS ATIVIDADES SOCIAIS

l

Como objetivo de estabelecer metas e ações estratégicas que nortearão os trabalhos desenvolvidos na Rede de Assistência Social ND durante os anos de 2021 a 2024, a Congregação de Nossa Senhora promoveu 12 encontros de Gestão Estratégica, de forma on-line, com equipes multiprofissionais, envolvendo cerca de 50 lideranças e funcionários que atuam nas entidades mantidas na áreas da educação, saúde e assistência social, entre os meses de abril a setembro de 2021; culminando com a construção do Plano e o Mapa Estratégico da Rede de Assistente

Social Notre Dame.

Esta forma inovadora de planejar as ações sociais, contribui para atuarmos com profissionais capacitado, comprometido, que compartilham a mesma visão, os mesmos valores e princípios; engajados e alinhados aos objetivos estratégicos da instituição e às demandas dos beneficiários, especialmente ao que se refere à igualdade de direitos e ao acesso às políticas sociais, assegurando um serviço de excelência nas atividades sociais desempenhadas nas e três áreas – Educação, Saúde e Assistência Social.

l competências

l aprendizagem ativa, multidisciplinar -

l pensamento científico, crítico e criativo; l empreendedorismo e sustentabilidade.

l projeto de vida, liderança e empreendedorismo; l ambientes inteligentes de aprendizagem e convivência; l iniciação à pesquisa científica; l currículo de alta performance.

l espaço exclusivo e personalizado; l ludicidade e socialização; l bons hábitos e boas atitudes; l atividades múltiplas e variadas.

l formação cultural e esportiva complementar ao currículo escolar; l multiplicidade de serviços e horários com praticidade e segurança; l parcerias com profissionais reconhecidos e marcas renomadas; l espaço de cuidado e socialização de estudantes.

16
PROCESSOS PEDAGÓGICos E ADMINISTRA TIVOS APRENDIZADO , CRESCIMENTO E INOV AÇÃO (CONHECIMENTO HABILIDADE TITUDE ALORES EMOÇÕES) Mapa Estratégico 2021|2024 GARANTIR A SUSTENTABILIDADE E A PERENIDADE DA INSTITUIÇÃO CONSOLIDAR A PROPOSTA DE VALOR OTIMIZAR OS PROCESSOS DE PROSPECÇÃO, CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE ALUNOS Ser reconhecido pela excelência pedagógica PERENIDADE E SUSTENT ABILIDADE FINANCEIRA estudantes e f amílias Educar para a cidadania global com excelência, bondade firmeza, desenvolvendo competências para promoção e defesa da vida. MISSÃO visão Ser centro integrado de aprendizagem de alta performance, de cultura e convivência que propicie experiências transformadoras capazes de conectar pessoas e saberes. PRIORIDADES ESTRATÉGICAS INSTITUCIONAIS Cultura transformação digital Relacionamento, fidelização e captação Excelência pedagógica Alta performance em rede Educação infantil ensino fundamental ensino fundamental ii ensino médio cursos livres integral l segurança, acolhimento e afetividade; l múltiplas formas de aprender; l protagonismo infantil l vidas em conexão.
saberes para a vida; l metodologias inovadoras; l educação para o pensar; l educação para sustentabilidade.
socioemocionais;
integradora;
AMPLIAR A CUL TURA DE ESCOLA EM P ASTORAL Implementar o ensino híbrido multimodal Inserir no trabalho pedagógico metodologias ativas e inventivas Melhorar os resultados dos colégios nas avaliações externas Potencializar as ações de responsabilidade socioambiental Intensificar a formação por competências Qualificar o Processo de endomarketing Desenvolver a cultura digital nos processos pedagógicos e administrativos Reinventar os Ambientes de aprendizagem Consolidar o sistema de governança e gestão em rede Aumentar diversificar geração de receitas a partir da adequação das anuidades e da maximização da ocupação dos espaços Otimizar custos despesasAmpliar a geração de caixa Integrar qualificar a utilização de plataformas digitais de comunicação e relacionamento Qualificar e personalizar o atendimento os serviços Fortalecer a identidade da Rede Notre Dame Qualificar e monitorar a gestão dos processos em rede

estrutura

l estrutura adequada; l atendimento humanizado;

comunicação transparente;

resolutividade;

agilidade no atendimento;

profissionais qualificados.

l acolhimento e atendimento humanizado; l estrutura adequada; l tecnologia atualizada; l comunicação transparente; l gilidade e qualidade; l resolutividade; l profissionais qualificados; l confiabilidade.

l acolhimento e atendimento humanizado; l estrutura adequada; l tecnologia atualizada; l comunicação transparente; l agilidade e qualidade; l equipe multidisplinar com profissionais qualificados; l confiabilidade.

confiabilidade.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 17 PROCESSOS assistenciais E ADMINISTRA TIVOS Mapa Estratégico 2021|2024 SER SUSTENTÁVEL E GERAR RESULTADO CONSOLIDAR A PROPOSTA DE VALOR PERENIDADE E SUSTENT ABILIDADE FINANCEIRA clientes Oferecer múltiplos serviços em saúde, com atendimento humanizado, seguro e qualificado para promover a vida e o bem estar da comunidade regional à luz da bondade de Deus. MISSÃO visão Ser um hospital regional sustentável com múltiplos serviços em saúde, processos eficientes e parcerias justas com o poder público e convênios. PRIORIDADES ESTRATÉGICAS INSTITUCIONAIS consul as diagnósticos e exames atendimento ambulatorial internação clínica e cirúrgica unidade de saúde mental integral Sustentabilidade Parceria com poder público convênios Múltiplos serviços em saúde Processos transparentes e eficientes l acolhimento e tendimento humanizado; l agilidade qualidade; l profissionais qualificados; l estrutura adequada; l tecnologia atualizada; l mix de especialidades. l
adequada; l tecnologia atualizada; l comunicação transparente; l certificação de qualidade PNCQ; l agilidade no atendimento; l resolutividade; l profissionais qualificados; l
l
l
l
l
APRENDIZADO CRESCIMENTO E INOV AÇÃO Qualificar as politicas e processos para a gestão de pessoas. Atualizar e modernizar equipamentos e sistemas de tecnologia da informação e comunicação Atualizar e modernizar estruturas físicas Revisar e adequar a estrutura organizacional e o modelo de gestão e governança institucional Aumentar as receitas com convênios e particulares Reduzir e otimizar custosAumentar as receitas com captação de Recursos e contratos com o poder público Desenvolver e implantar novos serviços especialidades de acordo com o potencial e necessidades regionais Qualificar e ampliar as estratégias de marketing e comunicação interna e externa Atualizar documentar qualificar e implementar os processos, protocolos e serviços internos Integrar e otimizar os processos internos do hospital com a CSC

Educação

Colégios e Escola mantidas

Colégio Notre Dame Passo Fundo Passo Fundo, RS.

Colégio Notre Dame Rainha Dos Apóstolos São Paulo, SP.

Escola Notre Dame Menino Jesus Passo Fundo, RS.

Colégio Notre Dame Ipanema Rio de Janeiro, RJ.

Colégio Notre Dame Ilha Ilha Do Governador, Rio de Janeiro, RJ.

Colégio Notre Dame Aparecida Carazinho, RS.

Colégio Notre Dame Recreio Rio de Janeiro, RJ.

Colégio Notre Dame Brasília Brasília, DF.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 21

Assistência Social Educacional

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL

NOTRE DAME – PAE ND

A Congregação de Nossa Senhora, mantenedora da Rede de Educação No tre Dame, visando atender as normativas do Programa de Assistência Educacional Notre Dame - PAE-ND, desenvolve o Projeto de Concessão de Bolsa de Estudo Filantrópica. Para atender a essa demanda, existem processos dentro das exigên cias da legislação.

O PAE-ND visa atender estudan tes de baixa renda que desejam cursar as etapas do Ensino regular básico em uma das unidades escolares da Rede de Educação Notre Dame. É um programa de inclusão à Educação formal, através

da concessão de bolsa de estudo, para aqueles que se enquadram no perfil so cioeconômico previstos na Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009 e suas alterações, conforme critérios estabelecidos em Edital. O PAE - ND viabiliza, ainda, o acompanhamento dos estudantes e familiares que após a inserção na Escola, por ventura apresentem dificuldades de permanência tendo em vista o contexto social, econômico e pedagógico que vivenciam. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico.

22

Processo de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópica Notre Dame

A Congregação de Nossa Senhora, instituição mantenedora, promove o Programa de Concessão de Bolsa de Estudos Filantrópica no intuito de viabilizar ao acesso de ensino de qualidade às famílias que atendam, o perfil socioeconômico previsto na legislação, sendo que na área da educação, através das Bolsas de Estudos Filantrópicas. As bolsas de estudos concedidas correspondem às anuidades es colares do turno regular de aula, sendo que a bolsa integral (100%) poderá ser concedida a aluno cuja renda familiar per capita, não seja maior que 1 ½

(um e meio) salário mínimo nacional. A bolsa parcial (50%) poderá ser concedida a aluno cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos nacionais.

As Bolsas de Estudo podem ser concedidas nos três segmentos da Educação Básica: Educação In fantil, Ensino Fundamental e Médio. As informações sobre todo o processo de bolsas são estabelecidos em Edital de forma pública, podendo ser acompanhados no Hotsite dos colégios, pelo link http://bolsasdeestudo.notredame.org.br.

Público atendido

Estudantes da Educação Básica Objetivo

Promover política de inclusão social na Rede de Educação Notre Dame, através da Conces são de Bolsa de Estudo Filantrópica a estu dantes que preencham os requisitos legais.

Resultados obtidos

Garantia a universalidade no atendimento; Inclusão Social; Promoção da cidadania; Educação de qualidade

Estudantes atendidos com Bolsa de Estudo Integral (100%): 752 estudantes no ano 2021. Estudantes atendidos com Bolsa de Estudo Parcial (50%): 619 estudantes no ano 2021.

24
26

HOSPITAL NOTRE DAME SÃO SEBASTIÃO

ESPUMOSO, RS.

O Hospital Notre Dame São Sebastião é uma En tidade Filantrópica, sem fins lucrativos, localizada no município de Espumoso- RS, região do Alto da Serra do Botucaraí, distante aproximadamente 270 km da capital do Estado, Porto Alegre. A cidade é essencialmente agrícola, e pela sazonalidade característica desta atividade econômica enfrenta sérias dificuldades para o atendimento das necessidades de saúde.

A Instituição foi fundado em 30 de dezembro de 1937, há 84 anos cumpre com suas atividades de acordo com as diversas disposições dos órgãos Governamentais da União e do Estado, apresenta o relatório de suas atividades durante o ano de 2021.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 27

DENOMINAÇÃO:

HOSPITAL NOTRE DAME SÃO SEBASTIÃO

RAZÃO SOCIAL:

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA  MANTENEDORA:

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

SEDE E FORO:

O Hospital Notre Dame São Sebastião se localiza à Rua Padre Réus, nº 80 – Centro - Espumoso/RS.

CLASSIFICAÇÃO:

Hospital Geral, Associação Civil de Direito Privado e Filantrópico.

28

O Hospital Notre Dame São Sebastião, é um dos Hospitais da Rede Notre Dame, é um Hospital Geral cadastrado no Ca dastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES sob o número 2246813 e tem como finalidade o atendimento médico hospitalar para a população de Espumoso, que é de apro ximadamente 15.594 habitantes e é referência para mais três municípios: Alto Alegre (1.590 habitantes), Campos Borges (3.272 habitantes) e Tunas (4.395 habitantes). Estes municí pios apresentam de certa forma, as mesmas características socioeconômicas de Espumoso. Em suas atividades a atenção especial é para comunidades mais necessitadas, atendendo pelo Sistema Único de Saúde- SUS e encaminhamentos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. O Hospital possui Habilitação Estadual para a realização de Cirurgias Ge rais Eletivas pelo Sistema Único de Saúde - SUS, atendendo 14 municípios da região (Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Itapu ca, Lagoão, Mormaço, Soledade, Tapera, Tio Hugo e Tunas).

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

29

INTERNAÇÕES

Atendimentos e procedimentos SUS e NÃO

Exercício 2021 | Acompanhamento mensal

30
SUS

HOSPITAL NOTRE DAME JULIA BILLIART

NÃO ME TOQUE. RS.

O Hospital Notre Dame Júlia Billiart é uma En tidade Filantrópica, sem fins lucrativos, localizado no município de Não-Me-Toque- RS, região do Alto Jacuí, distante aproximadamente 300 km da capital do Estado, Porto Alegre. A cidade tem sua economia baseada na Industria e agricultura.

O Hospital fundado em 04 de dezembro de 1949, há 72 anos cumpre com suas atividades de acordo com as diversas disposições dos órgãos Governamentais da União e do Estado.

32

Denominação:

HOSPITAL NOTRE DAME JÚLIA BILLIART Razão social:

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA  Mantenedora:

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA Sede e foro:

O Hospital Notre Dame Júlia Billiart se localiza a Rua Coronel Alberto Schmidt, 515 – Não-Me-Toque/RS.

O Hospital Notre Dame Júlia Billiart, antigo Hospital de Caridade, é um dos Hospitais da Rede Notre Dame, de Pequeno Porte, que tem como finalidade o atendimento médico Hospitalar para a população de Não-Me-Toque, que é de aproximadamente 17.886 habitantes. Também presta atendimento para a população de Victor Graeff (2.840) , Lagoa Três Cantos (1.604), totalizando em torno de 22.400 habitantes. Estes municípios apresentam, de certa forma, as mesmas características socioeconômicas de Não-Me-Toque. Em suas atividades a atenção especial é para comunidades mais necessitadas, atendendo pelo Sistema Único de Saúde - SUS, bem como convê nios com as empresas da cidade e outros.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

33

INTERNAÇÕES

Atendimentos e procedimentos SUS e NÃO SUS

Exercício 2021 | Acompanhamento mensal

34

Assistência Social

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA1

A Proteção Social Básica é o conjunto de servi ços e programas, projetos e benefícios da Assistência Social estruturados para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, buscando a inserção de famílias e indivíduos na rede socioassistencial e em outras políticas setoriais. Objetiva prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social de-

corrente da pobreza, privação de renda, e/ou fragi lização dos vínculos afetivos.

Conforme o art 4º do Estatuto da Criança e Ado lescente “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 37
1 Definição de acordo com a Política Nacional de Assistência Social.
1

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é de caráter preventivo e proativo, onde são realizadas atividades individuais e em grupos nas Entidades mantidas pela Congregação de Nossa Senhora. Também sendo estimulada a convivência entre crianças e adolescentes na formação para a participação da cidadania, desenvolvimento da au tonomia, levando em consideração os interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária.

38
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA
39

Departamento Social Santa Júlia Billiart

O Departamento Social Santa Júlia Billiart é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundado a 03 de outubro de 1993 pela Congregação de Nossa Senhora, com a finalidade de atender crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, risco e exclusão social da região do Ipiranga.

Busca contribuir com a transformação da realidade social de seus usuários através de ações que visam o de senvolvimento das potencialidades, a autonomia, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário, desenvol vendo um sério e dedicado trabalho junto às famílias dos usuários.

A Região do Ipiranga apresenta algumas características peculiares que ressalta a desigualdade social e expõe famílias em situação de vulnerabilidade, tais como: numerosos pon tos de drogadição, moradias precárias, famílias com renda per

capita inferior a um salário mínimo, indústrias com entrada e saída constantes de veículos, com risco de acidentes para crianças e adolescentes que brincam na rua, entre outros.

A área em questão dispõe de poucos serviços e entida des socioassistenciais para atender a demanda desta população. Na fase infanto-juvenil, a ausência de atividades no turno inverso ao horário escolar, muitas ve zes, configura-se em diferentes condições de vulnerabi lidade e risco social, pelas expressões da questão social presentes, como envolvimento com gangues, drogas, roubos, entre outras situações, que ameaçam a integri dade física, psíquica e moral das crianças e adolescentes. Investir em ações que contribuam para a proteção básica destas crianças e adolescentes é um caminho para prevenir e/ou reduzir a exposição a tais riscos sociais. Neste intuito, o Departamento Social Santa Júlia Billiart procu

40

ra suprir as necessidades desta população, disponibilizando um espaço alternativo, que visa contribuir para a formação integral da criança e do adolescente, despertando para uma nova perspectiva de vida em vista da transformação da sua realidade, (mantendo a centralida de na família), consequentemente, assistir às suas famílias, quando necessário, para a efetivação da assistência.

Verifica-se, portanto, a relevância de continuar e poten cializar ações socioassistenciais que visam a preservação da integridade biopsicossocial de seus beneficiários, com ativi dades lúdicas, de artesanatos, musicalização, informática, encontros reflexivos, festividades com a participação da família e da comunidade, bem como, encaminhamento para rede social, atendimentos com profissionais da psicologia e do serviço social, conforme as demandas apresentadas e identificadas.

Público:

Crianças, adolescentes e famílias. Objetivo:

Oferecer Proteção Social Básica disponibilizando ações socioassistenciais às crianças, adolescentes e famílias, em situação de vulnerabilidade e risco social, oportunizando espaço de convivência comunitária e familiar, para desenvolvimento de suas potencialidades, o exercício da cidadania, o fortalecimento de vínculos, sociabilidade e melhoria na qualidade de vida.

DE NOSSA SENHORA

CONGREGAÇÃO
41

AÇÕES SÓCIO-EDUCADIVAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Com o retorno às atividades presenciais, tornou-se possível realizar as seguintes oficinas e projetos no ano 2021:

BRINCAR LIVRE:

Com o retorno das atividades presenciais, utilizamos o brincar como uma oportunidade de estreitar e fortalecer os vínculos com nossos beneficiários, experimentar as adaptações aos protocolos de segurança na prática, exercitar e estimular o convívio e a interação social, além de criar um ambiente con fortável para o diálogo e escuta.

ARTE TEATRAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

As atividades de vivências teatrais e contação de histórias fo ram adaptadas a nova realidade da pandemia. Houve várias produções artísticas; no Mês da Mulher aconteceu o ´´Sarau D´elas, vídeos poesias coletivas, Jornal Peteca News, o assun to principal foi o jeito de brincar durante a Pandemia. Para o acolhimento dos novos beneficiários, realizamos uma Mostra de Repertório teatral ´´Recicla-se´´ com cenas antigas dos nos sos espetáculos de festas de famílias com novas roupagens e com um novo elenco. Nossas duas últimas atividades do ano foram a construção da peça teatral a Menina bonita do laço

de fita de Ana Maria Machado, falando sobre a valorização da cultura negra e o Auto de Natal - Mini Cantata, que contou e cantou através da cultura popular brasileira e o Reisado - o nascimento do menino Jesus.

RODA DE CONVERSA:

Nas rodas de conversa estabelecemos nossos combinados, colocamos nossas impressões e dialogamos sobre os mais diversos temas. Firmamos com os grupos, a importância de respeitar os protocolos de saúde, as orientações dos órgãos responsáveis, de criar ações de responsabilidades coletivas dentro e fora do nosso espaço, apostando sempre no processo de multiplicadores e protagonistas entre os integrantes dos grupos e, que nos auxiliaram desde a retomada das atividades presenciais.

ATIVIDADES DE ARTES:

Construímos e produzimos painéis, desenhos e esculturas artísticas. Além das atividades desenvolvidas presencialmen-

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

43

te, seguimos o atendimento de forma remota, sendo assim, houve a edição de todo o conteúdo compartilhado através de nossos grupos de WhatsApp, garantindo que os diálogos iniciados dentro de nosso espaço sejam levados para a comunidade.

ATIVIDADE INFORMÁTICA:

Vivemos em um mundo tecnológico, e um dos nossos princípios foi possibilitar às crianças e aos adolescentes o aces so na cultura digital. Conseguimos socializar o manuseio dos equipamentos, o acesso à internet e uso das redes sociais, dialogando sobre os cuidados e perigos, e suas consequên cias. Com os adolescentes houve mais detalhamento quanto ao manuseio, informações relacionadas ao mundo digital e tecnológico. Houve orientações em relações a elaboração de currículos para o mercado de trabalho.

dado feito a mão, uma rica representação cultural e humana, existente em praticamente todas as sociedades, o bordado é um reflexo do modo de ser e dos costumes de cada povo.

JOGOS COOPERATIVOS:

As atividades utilizando os jogos cooperativos, tiveram um pa pel fundamental em nosso processo de adaptação aos proto colos de segurança devido a COVID 19. Partindo das vivências dos jogos, socializamos as práticas de higienização, distanciamento social, além de estabelecer um ambiente de trocas de saberes e escuta. Trabalhamos a importância de reconhecer mos e valorizarmos a diversidade cultural e étnica, enriquecendo o diálogo e o processo socioeducativo, garantindo a convivência e o direito ao lazer. Muitas brincadeiras popula res, jogos e circuitos foram realizadas com grande aceitação da população atendida

ARTESANATO:

Foram confeccionados materiais com colagem de figuras reti radas das revistas, trabalhando o poder da expressão, de po der dialogar sobre o que estamos sentindo, a percepção de que a arte se dá de uma forma única para cada um de nós. Confeccionamos as lembrancinhas da festa da família com o tema: “Recicla-se”. No segundo semestre vivenciamos o bor

PERCUSSÃO - ENSAIOS DA BATERIA PETECA: A oficina de percussão propiciou momentos de experimentações e vivências, utilizando diversos instrumentos musicais. Foram socializadas várias maneiras de tocar e experimen tar diversos instrumentos e músicas, ampliando o nosso repertório. A interação entre os beneficiários no momento da oficina também é um avanço, a comunicação musical que é

44

feita por olhar e gestos, também se faz presente e se torna um ponto forte na oficina.

GRUPO MUSICAL:

Essa atividade foi fundamental para a produção de diversos conteúdos que foram compartilhados nos grupos de What sApp. Conseguimos criar um grupo diverso na sua compo sição, ritmos e estilos musicais. A nossa BANDA DSSJB, atua de maneira plural, considerando as particularidades de cada participante, dialoga com músicas que cujas letras apontam temas como garantia de direitos, afeto, cuidado, esperança, respeito, cultura e lazer. Os resultados de nossos aprendiza dos foram vistos nos vídeos compartilhados e durante o mês de dezembro na nossa celebração e espiritualidade de Natal.

DANÇA E RITMOS POPULARES:

As atividades foram desenvolvidas através de linguagens di versas e não somente da dança. Construímos coreografias, conversamos sobre conteúdo das letras e a importância de não reproduzir ações que inferioriza e menospreza o outro. Dialogamos sobre tudo que uma coreografia pode expressar. Foram momentos muito importantes, pois os beneficiários, diante de tantas reflexões auxiliaram na construção dos movi mentos, passos e ritmos com os cuidados necessários. Cons

truímos vídeos de coreografias que foram compartilhados em nossos grupos de WhatsApp.

IMAGENS E SOM:

Possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades relacionadas a cinema, música, tecnologia e lazer. Durante esse ano de atividade, a sala serviu como espaço de apoio para nossa rotina em diversos momentos, além de possibilitar a exibição de filmes, vídeos e documentários com temas diversos relacionados às discussões e reflexões feitas nas rodas de conver sa e nas mais diversas oficinas.

Beneficiários atendidos:

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA

45
189 beneficiários Atendimentos realizados de forma individual ou grupal pela equipe: 2.169 atendimentos

RESULTADOS OBTIDOS:

Em fevereiro de 2021 as atividades voltaram a ser ofertadas de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção do Corona vírus, favorecendo a obtenção dos seguintes resultados:

● Fortalecimento das noções de direitos, e cidadania dos benefi ciários e suas famílias.

● Valorização do acesso à cultura e a arte.

● Inclusão social e comunitária.

● Redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social;

● Acesso aos serviços de proteção social.

● Crescimento na autonomia e posicionamento crítico.

● Diminuição das reproduções de cultura de violência/conflitos e fortificação de atividades que promovem uma cultura de Paz.

● Fortalecimento da cultura do cuidado com o planeta desde a infância, conscientizando sobre os deveres que cada um tem neste cuidado.

● Crescimento no respeito às diferenças e possíveis deficiências, sejam elas físicas, auditivas, visuais ou intelectuais.

● Maior utilização de materiais recicláveis em diversas ativida des.

● Desenvolveu a sensibilidade e a criatividade dos beneficiários.

46

SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL ÀS FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS

As atividades realizadas pelo Serviço Social, durante o ano de 2021, foram executadas de forma presenciais buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitá rios com os beneficiários e suas famílias. Proporcionado espaço de escuta, encaminhamentos, orientações diversas, propiciando a inclusão das famílias no sistema

de proteção social e aos serviços públicos. As atividades aconteceram de forma planejada e continua, através do: Atendimento Individual; Atendimento Coletivo; Eventos, Reuniões e Palestras Reflexivas; Atendimento Domiciliar; acessos aos equipamentos necessários para encaminha mento de um trabalho em rede; Banco de dados sociais.

SERVIÇO PSICOSSOCIAL ÀS FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS

Setor de psicologia social disponibilizou atendimento psicossocial através de ações e serviços oferecidos indi vidualmente e em grupos (crianças, adolescentes e familiares), trabalhando preventivamente a promoção da saúde mental e do bem-estar com uma atuação próxi ma, acolhedora e compreensiva, promovendo a escuta e dando suporte para que famílias e beneficiários conhe cessem suas dificuldades em suas subjetividades e resi nificassem suas ações.

48

Foram desenvolvidas as seguintes oficinas:

GRUPO DE INTEGRAÇÃO:

Trabalhou o processo de integração, informando os combinados de convivência, respeito e cuidado dos espaços.

GRUPO DESCOBRINDO A PUBERDADE PARA PRÉADOLESCENTES:

Desenvolveu encontros específicos para pré-adolescente, promovendo reflexões sobre questões re lacionadas à fase das faixas etárias de 09 à 11 anos, incentivando a participação e oportunizando esclarecimentos e questionamentos sobre o tema específico, tais como: sexualidade, corporeidade, cuidados pes soais, higiene e curiosidades de cada fase, com a condução do profissional de Psicologia, assegurando um

espaço de referência para escuta, orientação e partici pação ativa do grupo

ENCONTRO COM ADOLESCENTES:

Com os grupos, foi promovido reflexões e abordagens de temas a respeito de prevenções de doenças sexual mente transmissíveis, da gravidez indesejável e a im portância de respeitar e conhecer seu próprio corpo e sua sexualidade.

ENCONTROS PAMT – PREPARANDO O ADOLESCENTE

PARA O MERCADO DE TRABALHO:

Auxiliou e orientou os adolescentes entre 14 e 16 anos, contribuindo na preparação e inserção no mercado de trabalho.

50

Resultados obtidos:

● Fortalecimento da função protetiva da fa mília

● Inclusão das famílias no sistema de prote ção social e aos serviços públicos

● Atendimento individual, favorecendo espaço de acolhida e escuta.

● Atendimentos Socioassistenciais de fortale cimento de vínculos familiares

● Mapeamento das famílias em situação de vulnerabilidade para orientação e encami nhamentos para as redes públicas, socioassistenciais

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE2

A organização do serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade deve garantir atendimento qualificado, favorecer o convívio familiar e comunitário, desen volvendo a autonomia dos usuários, bem como privaci dade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/ etnia, religião e gênero. Deve ainda ser ofertado em unidade inserida na comunidade com características residenciais, oferecendo condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade.

Os serviços ofertados pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) mantidas pela Congregação de Nossa Senhora são construídos no coletivo, prezando pelo atendimento humanizado e qualificado.

O Mapa Estratégico elaborado para o período de

2021 a 2024, com a Missão de “Promover proteção so cial, autonomia e acesso aos direitos sociais, com bondade e firmeza em defesa da vida”, norteia a elaboração e o planejamento dos trabalhos, junto a Instituições de Longa Permanência para Idosos nos Institutos de Longa Permanência. Proporcionar aos idosos (a) qualidade de vida, resgatando os valores essenciais, promovendo sua autonomia, integração e socialização, buscando melhorar sua saúde física, mental, emocional, espiritual e cul tural, de acordo com sua subjetividade, busca promover cidadania, conforme prevê a Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988, que institui os Direitos e Garantias Fundamentais e os Direitos e Deveres Individuais e coletivos, como forma de afiançar os direitos aos cidadãos. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741

2 Definição de acordo com a Política Nacional de Assistência Social.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 53
2

de 1º de outubro de 2003, evidenciou avanços na imple mentação dos direitos dos idosos no país, sendo que para muitos, a Instituição de Longa Permanência está configurada como a única estratégia de sobrevivência, devido às situações socioeconômica, física, cultural e de saúde, que incidem sobre o envelhecer e que por eles, muitas vezes, são reforçadas. “O Art. 8.º do Estatuto do Idoso prevê o envelhecimento como” direito personalíssimo e a sua proteção um direito social” (2003) assim sendo; pensar formas de garantir à proteção social do Idoso em situação de abrigamento, com a Visão de Ser Rede de assistência social consolidada, reconhecida pela defesa e garantia de direitos, como forma de contribuir na garantia dos di reitos sociais, mesmo encontrando-se Institucionalizado é viabilizar o exercício da cidadania. Para fortalecer esta proteção, foram criados espaços como os Conselhos da Assistência Social e do Idoso, o acesso ao Ministério Público e a própria Vigilância Sanitária com a participação da população nos mesmos, representados pelos órgãos governamentais e da sociedade civil.

O processo de envelhecimento é algo concebido como natural, que faz parte da vida do ser humano marcado

por mudanças físicas e sociais específicas e associadas à longevidade da pessoa, variando de indivíduo para indiví duo, de acordo com sua genética, seus hábitos de vida e as interferências do meio onde reside.

2.1 - SERVIÇO OFERECIDO

Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos

Acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diver sos graus de dependência. Deve incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária, o desenvolvimento de condições para a independência e o autocuidado, o acesso a renda, a convivência mista en tre os residentes de diversos graus de dependência.

54

Obra Social Santa Júlia

Espumoso - RS

A Obra Social Santa Júlia iniciou suas atividades no ano de 1973 após a identificação do grande número de pessoas idosas que se encontravam vulneráveis no mu nicípio de Espumoso e região. A necessidade aliou-se ao sonho de várias pessoas da comunidade espumosense, desejosas em modificar a realidade que se apresentava, acolhendo e proporcionando um “lar” e qualidade de vida para as pessoas viverem.

As Irmãs da Congregação de Nossa Senhora, conhecedoras das necessidades e da importância de continuidade que o trabalho deveria ter, aceitaram o desafio e assumiram a missão de acolher e cuidar a vida das pessoas desamparadas assumiram a administração da cons trução e efetivação da Obra Social Santa Julia, em 01 de março de 1973. Em 1974 foram acolhidas as primeiras residentes, entre elas, o próprio benfeitor Prof. Affonso.

Com o aumento da demanda a Obra Social Santa Júlia necessitou ser ampliada. A segunda parte da instituição foi erguida com doações das Irmãs de Nossa Senhora da Alemanha. Sua conclusão se deu em 1980 e uma terceira ampliação, concluída em 2017 com recursos da própria Congregação.

A Obra social busca cumprir sua missão de auxiliar na construção de um mundo melhor, devolvendo dignidade a tantas pessoas idosas e doentes, realizando o atendimento aos residentes por uma equipe técnica com diferentes profissional da área social, psicológica e de saúde. As Irmãs atualmente contam com a colaboração de uma coordenadora administrativa, de funcionários e da co munidade de Espumoso, tornando possível o sonho do passado e a efetivação do presente, promovendo a cidadania e a longevidade futura.

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 55

Projetos que desenvolveu em 2021 Todas as atividades foram realizadas tendo cuidado com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária nos cuidados do COVID 19.

ACOLHIMENTO, PROTEÇÃO E SAÚDE:

Foi assegurando o acesso à saúde através da nutrição, consultas médicas, medicações, exames, entre outros, por meio do atendimento e acompanhamento de diversos pro fissionais. Sendo que o cuidado diário e contínuo fez parte da rotina para que o bem-estar dos residentes fosse garantido. Tendo presente a prevenção, proteção e cuidado com a saúde dos mesmos foram realizados durante o ano os enca minhamentos clínicos, nutricionais, fonoaudiólogos, odontológicos e psicológicos buscando atender de maneira global e resolver as questões relacionadas ao bem-estar físico e mental dos residentes

aniversário é um momento de confraternização, socialização e reconhecimento por existir.

ENVOLVIMENTOS SÓCIO FAMILIAR:

Com o objetivo de fortalecer a presença familiar no âm bito institucional, primando pelo resgate e fortalecimento de vínculos familiares, as atividades desta oficina acorreram ape nas internamente, entre os residentes e funcionários, sem a presença dos familiares, devido a Pandemia da Covid-19, foi necessário restringir as visitas e o contato físico, mas foi utili zado outros meios para manter os vínculos familiares, através de fotos, contato telefônico e através de vídeo chamada.

COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DAS RESIDENTES:

Com essa oficina é incluída no cotidiano das residentes, um momento de celebrar a vida, a gratidão, o reconhecimen to pelo ser, a celebração de mais um ano de vida. A data do

GRUPO TERAPÊUTICO:

Ao longo do ano foi desenvolvido atividades com os resi dentes buscando o envolvimento e a participação de todos. Estes atendimentos foram grupais e individuais, assim pro-

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 57

movendo e resgatando a identidade individual de cada um, a fim de potencializar as habilidades cognitivas e motoras dos residentes.

EVENTUAIS E CONVIVÊNCIAS:

Embora de forma restrita, foi realizado um passeio no sítio das Irmãs e na praça em Espumoso/RS, pois devido a Pandemia do Covid-19 foi necessário manter os cuidados durante o ano, e não foi possível sair com frequência para realizar os passeios.

VIDA EM MOVIMENTO:

projeto foi desenvolvido no decorrer do ano buscando atender as necessidades de cada residente. Foram realizados atendimentos fisioterapêuticos individualizados e em grupo, utilizando recursos como bolas, circuitos, músicas, academia ao ar livre e técnicas fisioterapêuticas de acordo com o qua dro clínico de cada residente. O projeto alcançou seus objeti-

anuais, pois proporcionou para os residentes mais movi mento, funcionalidade e qualidade de vida.

58
PASSEIOS
O
vos
Beneficiários atendidos: 60 beneficiários Atendimentos realizados de forma individual ou grupal pela equipe: 6.101 atendimentos

Residencial Casa Betania

Não-Me-Toque - RS

A casa Betânia de Não Me Toque, RS é um instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com a finalidade de acolher Pessoas Idosas que necessitam de cuidados especiais idosos em situação de vulnerabilidade. No ano de 1970 iniciou-se a construção da casa.

Em março de 1973 foi acolhida a primeira habitante do local cha mado de Salus. Em 1982 o “SALUS” passa a chamar-se CASA BETÂNIA. Que significa Casa onde os amigos se encontram.

O Instituto de Longa Permanência para Idosos, Casa Betânia, tem como objetivo oferecer proteção social a Idosos em situação de ris co, abandono e/ou vulnerabilidade social que necessitam de abrigo e acolhimento, buscando contribuir na efetivação de seus direitos, amparados pelo Estatuto do Idoso, resgatando vínculos familiares e comunitários, preservando, assim, a integralidade do atendimento promovendo sua autonomia, sua integração e socialização.

Projetos que desenvolveu:

RESGATANDO VÍNCULOS E SENTIDO DE PERTENÇA:

O fortalecimento dos vínculos familiares é de grande importância para os residentes, por isso, mesmo no contexto do distanciamento social, esta oficina oportunizou aos residen tes, maior comunicação com os familiares através das mídias sociais. No final do ano em função da melhoria do quadro da pandemia, foi propiciado algumas saídas da casa para pas seios na cidade, alguns idosos visitaram seus familiares e alguns familiares foram até o residencial visitar os idosos, tudo isso seguindo os protocolos sanitários.

AUTONOMIA/ADMINISTRAÇÃO:

ARTETERAPIA:

Com objetivo de desperta nas pessoas a iniciativa de desenvolver talentos e habilidades, os idosos foram motivados a realizar trabalhos manuais e artesanais -como crochê e tricô e oficinas de culinária conferindo-lhes assim valor, utilidade e significado para suas vidas. Esta atividade proporcionou maior autonomia nos idosos, valorização e maior autoestima, maior concentração, funcionamento cognitivo e maior interação e integração entre os residentes.

Com a intenção de promover aos idosos Institucionalizados, o exercício da autonomia, proporcionar uma maior inde pendência através da possibilidade de realizarem as próprias compras e escolhas, o projeto precisou ser readaptado no contexto de pandemia, adotando-se uma metodologia diferente em que uma cesta com produtos diversificados é deixada a dis posição dos resistentes, para que os mesmos possam escolher os tipos e quantidades de produtos que têm necessidade e que mais lhe agradam. No final do ano com a diminuição de casos de Covid, foi possível atender as necessidades individuais dos idosos, levando o idoso até a loja para fazer a sua própria com pra, visto este ser o objetivo principal do Projeto.

CANTINHO DO CUIDADO:

O Projeto aconteceu dentro do Residencial, pela equipe de cuidadoras, proporcionado um momento de cuidado indi vidual, desenvolvimento de maior autoestima; Cuidados com a saúde; estimulando um senso de responsabilidade consigo mesmo.

CONGREGAÇÃO
61

CUIDAR:

Proporcionou uma melhor qualidade de vida aos idosos institucionalizados, atendimento humanizado, e qualificado, tratamentos individualizados, preocupação com o bem-estar de cada idoso.

QUALIDADE DE VIDA:

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL:

O projeto consistiu em avaliar o estado nutricional e as necessidades energéticas dos idosos. Incluindo palestras semanais onde o nutricionista esclareceu dúvidas e orientou os pacientes com o intuito de melhorar os hábitos alimentares, buscando a prevenção e tratamento das patologias existentes.

Fisioterapia: com objetivo de proporcionar ao idoso uma melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilí brio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções de memória do idoso, utili zou-se das técnicas da Fisioterapia Geriátrica com exercícios ativos, globais, que treinam o equilíbrio dos mesmos As ativi dades tiveram resultados positivos, respeitando a individua lidade de cada um e fazendo com que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida.

PSICOLOGIA:

Caminho das emoções: Este projeto ocorreu durante o ano de forma semanal, visando aproximar os residentes a um espaço de escuta e de acolhimento conforme suas necessi dades. Foram momentos de integração e socialização entre o grupo, buscando trabalhar as emoções e promovendo o bem-estar entre as idosas. Foram usadas histórias para tra balhar as emoções.

62
Beneficiários atendidos: 31 beneficiários Atendimentos realizados de forma individual ou grupal pela equipe: 3.669 atendimentos

Casa Lar Dona Celestina

A Casa Lar Dona Celestina foi fundada em 28 de março de 2007, como personalidade Jurídica, porém foi inaugurada an teriormente a esta data, após intenso trabalho e esforço de todos os envolvidos na construção. A Inauguração aconteceu em 22 de novembro de 2006.

Um empreendimento em parceria entre a prefeitura Mu nicipal e Congregação de Nossa Senhora, A área de 650m² no terreno localizado na Rua Felipe Muller, 390. O projeto iniciou graças à doação da área pela Dona Celestina Feldkircher, que por sua vez solicitou que o Espaço Ecumênico da casa fosse dedicado a São José. E em sua homenagem deu-se o nome da Instituição de Casa Lar Dona Celestina; onde residiu até seu falecimento.

Tem como objetivo proporcionar acolhida e proteção inte gral a idosos em situação de risco, abandono e/ou vulnerabilidade social que necessitem de abrigamento.

CONGREGAÇÃO
DE
NOSSA
SENHORA 63

Projetos que desenvolveu:

FORTALECIMENTO DOS LAÇOS FAMILIARES:

Tendo como aproximar e fortalecer a presença dos fami liares dos residentes no âmbito institucional, esta oficina foi desenvolvida com restrições, pois devido a Pandemia da Co vid-19, foi necessário restringir as visitas e o contato físico, mas foi utilizado outros meios para manter os vínculos familiares, com contato telefônico, fotos e através de vídeo chamada.

GRUPO TERAPÊUTICO:

Com objetivo de fortalecer os vínculos entre as residentes, oferecer momentos de reflexão sobre os sentimentos e vivências das mesmas, os grupos terapêuticos foram desenvolvidos em um espaço seguro, com conduta ética e escuta acolhedora. Os encontros aconteceram com frequência semanal e de forma grupal, sendo um momento de reflexão, partilha de vivências e fortalecimento de vínculos.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO:

Ocorreram os atendimentos personalizados individuais, possibilitando aproximar as residentes a um espaço de escuta e de acolhimento conforme suas necessidades individuais. Esta forma de atendimento proporcionou aos idosos suporte emo cional e cognitivo.

COMEMORANDO OS ANIVERSÁRIOS:

Esse projeto foi adaptado conforme o momento em que estávamos vivendo, sendo que foram comemorados os aniversários das residentes internamente entre as idosas e funcionários, em duas etapas: primeiro e segundo semestre, mas devido a Pan demia do Covid-19, não foi possível a presença dos familiares.

VIDA EM MOVIMENTO:

Com intuito de melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos residentes, foram realizados exercícios globais de fortaleci mento muscular, alongamentos, exercícios respiratórios, exercí cios funcionais, caminhadas, exercícios cognitivos, utilizando os recursos disponíveis em diferentes locais. Também foram realiza dos atendimentos individualizados de acordo com a necessidade de cada residente, utilizando recursos fisioterapêuticos adequados, sempre respeitando sua condição de senilidade.

CONGREGAÇÃO
65

Resultados obtidos no Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos:

● Proteção Social do Idoso e ampliação dos espaços para a convivência social e amparo;

● Valorização da autonomia do idoso com as mudanças em relação ao ciclo vivenciado e suas carências: emocional, so cial e econômica;

● Redução das violações dos direitos sociais e seus agravamentos;

● Contribuição para redução do ciclo de violência doméstica e familiar

● Conscientização acerca do sofrimento na problemática do abandono e negligências familiar diante das diferentes necessidades do idosos

Beneficiários atendidos:

beneficiários Atendimentos realizados de forma individual ou grupal pela equipe:

atendimentos

66
17
2.316

Informações de natureza social e ambiental

NBCT-15
68
CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 69
70
CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA 71
72
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.