AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA PRODUÇÃO FAMILIAR NA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES NO ESTADO DO ACRE

Page 115

verificação das atividades produtivas mais eficientes em termos econômicos realizadas pelos seringueiros na área estudada, cujos resultados sugerem temas para futuros trabalhos. Como exemplo, pode-se citar o planejamento de uma UPF otimizada através da utilização de ferramentas tipo Programação Linear ou semelhante. Outra pesquisa interessante, que inclusive serviria de complemento deste trabalho, seria o cálculo da viabilidade financeira dessa UPF otimizada com auxilio de tópicos da Engenharia Econômica (valor presente líquido, taxa interna de retorno, etc).

Quanto ao objetivo de mensurar monetariamente o nível de vida dos seringueiros bem como o autoconsumo, destaca-se que os resultados alcançados também se mostraram satisfatórios. Isto porque

conseguiu-se descobrir com a

pesquisa realizada tanto a média de autoconsumo como também o padrão de vida das famílias que vivem atualmente na “Chico Mendes”, variáveis importantes que devem ser consideradas quando se pensar em qualquer tipo de política pública para áreas de extrativismo no Acre.

Uma das principais conclusões apontadas pela avaliação realizada foi que os rendimentos líquidos obtidos pelas famílias seringueiras com aquelas produções destinadas ao mercado são bastantes baixos, inclusive em algumas atividades, como a extração de borracha, nem os custos cobrem. Este fato representa uma clara indicação de que o sistema necessita de modernização. Entretanto, o padrão de autoconsumo verificado, como também o nível de vida das famílias habitantes da reserva, ambos medidos em termos monetários, são bastantes significativos, fato este que pode explicar, apesar de todos os problemas, a manutenção dessas pessoas no interior da “Chico Mendes”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.