Edição 769

Page 1

Pesquisa analisa identificação de aditivos em rótulo de alimentos

A SEMANA

Edição 769 - Região Metropolitana de Curitiba - 10 de março de 2023

Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Curitiba define 126 ações para os próximos quatro anos

Página 05

Paraná

Para reforçar os avanços e o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a causa das mulheres, nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, lançou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres e assinou a autorização para a construção de 108 casas da Vila Divino, no Atuba, cujo financiamento será assinado pelas mulheres das famílias.

Festival da Cerveja e Fecapi unem gastronomia e música ao vivo no centro de Pinhais neste sábado

Está chegando mais uma edição do tão esperado Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais, em sua 5ª edição, no próximo dia 11 de março. Em simultâneo, será realizado o 12º Fecapi – Festival da Canção de Pinhais, com apresentações de 12 bandas nas categorias rock e mista. As duas atrações fazem parte da programação dos 31 anos do município. A entrada é gratuita, com doação voluntária de qualquer quantidade em ração para o Banco de Ração Municipal.

No Dia da Mulher, Assembleia aprova primeiro projeto proposto pela Bancada

MATÉRIA DA SEMANA
do fim de semana
espaços culturais e
Curitiba
Confira as atrações
nos
praças de
viabilizar
de empresas
completa um ano com média de menos de um dia para
abertura
Página 06
03 Página 04
Páginas
Página 06 Página 08 Prefeitura de Quatro Barras lança Projeto Ecoóleo em instituições de ensino Página 04
Feminina

COLUNA BÍBLICA

Israel se desculpa e diz que fragmento do rei Dario

“não é autêntico”

Depois da suposta descoberta, o material foi analisado e descobriu-se que era uma espécie de réplica feita por um especialista.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) disse na sexta-feira (03) que o fragmento antigo com o nome do rei persa Dario, o Grande, “não é autêntico”.

A suposta descoberta foi divulgada com grande alarde, mas tudo não passou de um equívoco. O fragmento encontrado por um alpinista na região das planícies da Judéia, em Israel, pertencia a um especialista que participou de uma expedição no local.

Ele admitiu que havia criado o material para demonstrar aos seus alunos como eram os inscritos da antiguidade, mas acabou deixando o “fragmento” no local. O especialista foi questionado se fez isso sem querer ou se tinha outras intenções.

EM BUSCA DE VERDADE CIENTÍFICA

Após a divulgação, o próprio especialista entrou em contato com a Autoridade de Antiguidades de Israel para explicar o ocorrido. Ele é um dos poucos profissionais da Arqueologia especializado em antigas inscrições aramaicas.

“Assumimos total responsabilidade pelo infeliz evento”, disse o professor Gideon Avni, que é cientista-chefe da IAA.

O tal fragmento foi examinado pelo Dr. Haggai Misgav, um dos principais pesquisadores sobre o antigo alfabeto aramaico e Sa’ar Ganor, um arqueólogo que estuda o local de Tell Lachish e sua região.

A Instituição disse que luta pela verdade científica e que todos estão empenhados em corrigir o erro que foi cometido, tornando-o conhecido pelo público.

“Em termos de práticas éticas e científicas, vemos isto como uma ocorrência muito grave. Deixar um material recém-inscrito no local foi um descuido, e levou ao erro cometido pelos pesquisadores, distorcendo a verdade científica. Mas, estes casos em pesquisas arqueológicas são muito poucos em número”, justificou.

COMO O MATERIAL FOI ENCONTRADO?

O achado aconteceu por acaso, quando o caminhante Eylon Levy, assessor de mídia internacional do presidente de Israel, Isaac Herzog, estava passeando em Tel Lachish, no centro de Israel, em dezembro passado.

Ele conta que pegou uma pedra que parecia ter marcas estranhas. Quando olhou mais de perto, viu que era um pedaço de cerâmica com arranhões que poderiam ser inscritos antigos.

“Quando peguei o ostracon [pequena lasca ou pedaço de cerâmica, madeira ou pedra que era usada no mundo antigo para escrever mensagens curtas ou notas] e vi a inscrição, minhas mãos tremeram. Olhei para a esquerda e para a direita em busca das câmeras porque tinha certeza de que alguém estava pregando uma peça em mim”, disse Levy.

“Pensei que aquilo era bom demais para ser verdade”, ele ainda comentou. Ao ser analisada, porém, os profissionais da Autoridade de Antiguidades de Israel se mostraram céticos de que fosse verdadeiro.

Levy diz que algumas semanas depois recebeu um telefonema de Saar Ganor, da IAA, que disse estar vindo dos laboratórios dos Manuscritos do Mar Morto.

“Passamos por três scanners. Isso é autêntico”, disse ao afirmar que o material era de dois mil e quinhentos anos atrás, antes da história de Purim. Mas, como já foi esclarecido, tudo não passou de um grande equívoco.

Como resultado da “infeliz ocorrência”, a IAA disse que vai atualizar os procedimentos e políticas adequados com todas as expedições estrangeiras que trabalham no país.

Fonte: Guiame.com.br

VERSÍCULO DO DIA

Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele.

Já perguntou o que Ele quer?

Eu tenho certeza de que você imagina grandes coisas para o seu futuro. Talvez já idealizou o seu casamento ou o seu trabalho, talvez a sua casa, o carro que irá comprar e até os filhos que terá. Isso tudo é importante, no entanto, é um fato que nem sempre os nossos planos seguem exatamente como planejamos.

Às vezes pelas dificuldades da vida, ou por ocasiões inesperadas, as coisas acabam saindo do nosso controle, e ficamos um pouco frustrados. Infelizmente, expectativa e realidade trabalham juntas, mas em direções opostas.

Nesses momentos, quando as coisas saem do nosso controle, nos questionamos do porquê tudo (que nem sempre é tudo, mas não conseguimos enxergar isso agora), saiu do esperado. Acontece que tudo pode sair do seu esperado, mas nunca sai do esperado de Deus. Às vezes, as portas se fecharam, porque você não aceitaria uma grande oportunidade por estar confortável no seu trabalho atual.

Quem sabe, aquele relacionamento só lhe traria decepções no futuro, ou quem sabe, aquela cura ainda não chegou porque quando vier, no momento oportuno, muitas pessoas serão salvas através desta cura.

Tudo pode sair do seu controle, mas nada sai do controle de Deus. Porém, agora eu preciso fazer a pergunta que certamente você não quer ouvir, “Você já perguntou o que Deus quer?”

Ok, nós já sabemos o que você quer, mas você está disposto a saber o que Ele quer? Você sabe a sua preferência para tudo. Mas você sabe qual é a preferência de Deus para a sua vida?

A verdade dolorosa é que, no fundo, talvez você não queira a vontade de Deus, talvez você só queira a sua vontade. Acontece que a sua vontade pode parecer agradável, mas talvez não seja boa, talvez não seja perfeita.

Diferente de você, Deus sabe o que é melhor para a sua vida. Eu sei que isso pode parecer confuso, mas é sério que ainda quer discutir o que é melhor para você com o dono do universo?! A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Mesmo que não enxerguemos isso, mesmo que pareça difícil.

Mas, Ele sabe o que é melhor para você e o primeiro desejo dele é que você o reconheça como Senhor e Salvador da sua vida e se torne seu filho, e a partir daí, permitir que ele faça a mudança dentro de você.

Para isso, basta repetir a seguinte oração: Senhor Jesus, eu te reconheço, como meu Senhor, único e suficiente salvador, escreve o meu nome no livro da vida e me ajuda a viver, a sua boa, perfeita e agradável vontade, em nome de Jesus. Amém!

CURIOSIDADE

No zoológico, um canguru vivia fugindo do cercado. Os tratadores sabiam que ele pulava alto e construíram uma cerca de 3 metros. Não adiantou, porque o canguru sempre fugia. Então, ergueram uma cerca de 6 metros. E ele saiu de novo.Quando a cerca já estava com 12 metros, o camelo do cercado vizinho perguntou ao canguru:

- Até que altura você acha que eles vão?

O canguru respondeu:

- Mais de 300, a menos que alguém tranque o portão à noite.

PREVISÃO DO TEMPO

Sexta-feira de tempo instável no Paraná. Ambiente atmosférico segue favorável a intensificação de áreas de chuva em todos os setores, novamente com condições para tempestades. Entre o leste (RMC e Litoral) e o Norte Pioneiro as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx.24ºC

Mín. 18ºC

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Nublado

Máx. 22ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75

WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Mín. 18ºC

Mín. 18ºC Máx. 22ºC

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Máx. 23ºC

Mín. 18ºC

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

Parcialmente nublado com pancadas de chuva www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 10 de março de 2023
E X P E D I E N T E

Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Curitiba define 126 ações para os próximos quatro anos

Para reforçar os avanços e o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a causa das mulheres, nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, lançou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres e assinou a autorização para a construção de 108 casas da Vila Divino, no Atuba, cujo financiamento será assinado pelas mulheres das famílias.

Greca reiterou que as mulheres são maioria na Prefeitura e aproveitou para parabenizar todas as mulheres, em especial as moradoras da Vila Divino que participaram do evento.

“Desde 1993 nós titulamos as casas da Cohab preferencialmente às mulheres, elas jamais perdem a casa. Agradeço também a elaboração desse Plano que engloba diversas secretarias e significa mais um avanço na política para as mulheres em nossa cidade. Viva as mulheres e Viva Curitiba!”, disse Greca.

A assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Elenice Malzoni, fez a entrega oficial do documento com o plano municipal e agradeceu o apoio da gestão no desenvolvimento dos trabalhos voltados às mulheres e a todas as colaboradoras. “Nesse dia tão emblemático é preciso lembrarmos nossas ancestrais que abriram esse caminho e agora cabe a nós darmos continuidade e avançarmos nessa trajetória. O

Plano Municipal de Políticas para Mulheres é mais um passo importante que damos”, explica Elenice.

A primeira-dama, Margarita Sansone também foi homenageada pelo trabalho realizado na Fundação de Ação Social e recebeu um vaso de orquídeas. “O que mais me comove nas mulheres é a coragem, os homens que fazem mal às mulheres são covardes. Nunca tenham medo, nós enfrentamos tudo. Viva as mulheres”, enalteceu Margarita Sansone.

O PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

Dedicada em garantir

avanços, a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres coordenou a elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, com vigência de 2023 a 2026.

O trabalho foi coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e realizado em conjunto com outras secretarias, com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e com a participação da sociedade civil organizada, cujas demandas e necessidades foram averiguadas via consulta pública.

Como instrumento de gestão, ele viabilizará a oferta e acompanhamento das ações para mulheres, com intuito de propor novas diretrizes de elaboração na perspectiva da igualdade de gênero, na defesa dos direitos humanos e pelos compromissos do município, a partir das normativas nacionais, internacionais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das organizações das Nações Unidas (ONU).

As ações, objetivos e metas nele elencadas foram organizadas pelos eixos das políticas públicas, em que 22 políticas públicas e de direitos se comprometem com a execução de 126 ações, para o período de 2023 a 2026: Administração e Gestão de Pessoal; Assistência Social, Autonomia, Trabalho e Geração de Renda; Comunicação Social; Cultura; Educação; Empreendedoris-

mo; Esporte e Lazer; Habitação; Meio Ambiente; Política antidrogas; Políticas para Pessoas com deficiências; Políticas para Mulheres; Procuradoria; Saúde; Segurança; Segurança Alimentar e Nutricional; Trânsito; Transporte; Turismo e Urbanismo, com vistas a oferecer estruturas adequadas de participação e de garantia de direitos às mulheres, e a efetivação de serviços, programas e projetos, direcionados às mulheres curitibanas.

O Plano Municipal compromete-se com todos os órgãos públicos e entidades governamentais, a fim de congregar esforços para realizar cada uma das ações propostas, reafirmando Curitiba como uma cidade propícia à vivência da cidadania segura, acolhedora, humana, inclusiva, uma cidade que integra mulheres na perspectiva e na busca da igualdade de gênero, sem violência, sexismo, promovendo oportunidade e consolidação dos direitos humanos das mulheres em todas as suas faces e dimensões.

ORGULHO DE SER - MULHER

A peça publicitária Orgulho de Ser – Mulher, foi lançado durante o evento e nos próximos dias poderá ser visto por toda a população em diversos espaços públicos, ônibus, Coreto Digital e nas mídias sociais da Prefeitura.

A campanha tem o intuito de reconhecer e valorizar as mulheres curitibanas, incentivando sua au-

lher Brasileira de Curitiba.

Segundo Marla Berger, o projeto foi inspirado nos relatos dos profissionais da CMBC e em processo de observação. O mural foi concebido em três módulos e as cores e formas geométricas contam uma história.

Módulo 1 - Lado esquerdo: Neste módulo as cores são mais escuras e as formas geométricas mais confusas e desencontradas. Aos poucos é possível identificar casas de cabeça para baixo (situação das mulheres que chegam na CMB). Nessas casas a porta é vermelha, sinalizando a saída e que ainda existe vida a ser vivida.

tonomia e protagonismo, além de destacar o papel da Prefeitura na oferta de serviços para as munícipes, assim como o cuidado com elas.

Casa da Mulher Brasileira ganha mural e novo paisagismo

Ainda dentro das ações dedicadas ao Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC) recebeu um mural cerâmico da artista Marla Berger. Junto ao mural o jardim interno ganhou um novo paisagismo, assinado pela arquiteta Luciana Brandão.

“É um espaço de convivência, reflexão e aconchego não somente para as mulheres que chegam fragilizadas à CMBC, mas também para todas nós que trabalhamos aqui”, declara Sandra Praddo, coordenadora-geral da Casa da Mu-

Módulo 2 - Centro: Entre o primeiro módulo e o início do centro, há uma faixa vertical, lilás e verde. O lilás representa a cor da casa da mulher acolhendo a mulher e o verde, a esperança de mudança de vida ao entrar na casa. É recriada a planta baixa da arquitetura da casa, onde existe no centro, o jardim. As janelas de cor azul representam as pessoas que atendem e dão atendimento e suporte para as mulheres que chegam de forma muito fragilizada à CMB.

Módulo 3 - Lado direito: Neste módulo é traçada novamente uma faixa vertical na cor branca e lilás, onde o branco significa a passagem para a paz e o lilás, aqui, representa a sabedoria e esperança, das mudanças que a casa proporcionou a estas mulhe-

res. Aqui as casas estão de cabeça para cima, com seus tetos no lugar e as portas são brancas. Finalmente a paz desejada por todas! Uma área em verde claro simboliza a esperança e a nova oportunidade para reinventar a vida.

PRESENÇAS

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; a secretária estadual das Mulheres e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; a diretora da Cohab, Melissa de Athaíde; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; Maria Tereza Rosa, representante da Assessoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura; a assessora de Igualdade Étnico Racial, Marli Teixeira Leite; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a vereadora Sargento Tânia Guerreiro; a secretária de Educação, Maria Silvia Bacila; a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini; as administradoras regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista), Rafaela Lupion (Matriz) e Simone da Graça das Chagas Lima (Santa Felicidade).

A SEMANA 03 10 de março de 2023 DESTAQUE
Foto: Pedro Ribas/SMCS Prefeito Rafael Greca, acompanhado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pela secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, lança o Plano Municipal de Políticas para Mulheres, e assina autorização para construção de 108 casas da Vila Divino.

Prefeitura de Quatro Barras lança Projeto Ecoóleo em instituições de ensino

Quando a busca pela preservação ambiental e a cidadania caminham juntas, o resultado é surpreendente. E quando esta união chega às crianças, receptivas e abertas a transformar o mundo, os projetos então vão mais além, eles viram ações. Foi com este olhar que a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA), lançou na última semana o Projeto EcoÓleo, buscando conscientizar os alunos sobre o efeito prejudicial do descarte do óleo de cozinha na natureza e também ensinar qual a destinação correta deste produto usado diariamente pelas famílias.

O lançamento oficial do programa ocorreu na Escola Municipal Ernesto Milani, na Colônia Maria José, em dois turnos, de forma que envolvesse integralmente a escola, do Infantil 4 ao 5º ano.

Durante os encontros com as crianças, a equipe da SMMAABEA passou, de forma lúdica, orientações para conscientizar a importância do descarte correto do óleo de cozinha e sua alta taxa de contaminação quando descartado de forma irregular, seja no solo ou em pias e tanques. Um teatro especialmente produzido pela equipe também reforçou o tema junto às crianças, com as personagens Fiscal Flora e a dona de casa Verônica.

Outro personagem que atraiu o público infantil foi o Zé Tampinha, assim denominado pelos alunos, que é o mascote do projeto. Ele simboliza o funil utilizado para depositar o óleo nas garrafas pet. Cada criança da escola recebeu seu próprio kit de descarte do óleo, composto por uma garrafa pet, um funil com tampa e um rótulo personalizado do projeto, que contém inclusive um QR Code, para informações adicionais sobre a destinação do óleo de cozinha.

Os funis foram adquiridos através do Fundo de Meio Ambiente, com aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMUMA).

Conforme informações da diretora da SMMAABEA, Thayoná Souza de Oliveira, a proposta é estender o projeto para as demais escolas e CMEIS do município. Na Escola Ernesto Milani, 168 alunos integraram a iniciativa. Além de se tornarem multiplicadoras, as escolas também serão pontos de coleta do óleo usado, tanto para alunos, quanto para a comunidade do entorno.

CUNHO AMBIENTAL, CUNHO SOCIAL

Com o avançar do projeto, cada escola ou CMEI será um ponto de coleta. Segundo informações da secretaria, todo o óleo coletado será destinado para a empresa especializada Biotech, que converterá o material em biodiesel. A cada um litro de óleo, as APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários) receberão um valor de R$ 2, que poderá ser aplicado em ações ou benfeitorias na própria escola.

PRÓXIMA ESCOLA

Neste mês, no dia 17, a iniciativa chegará à Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, no Centro.

Festival da Cerveja e Fecapi unem gastronomia e música ao vivo no centro de Pinhais neste sábado

Está chegando mais uma edição do tão esperado Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais, em sua 5ª edição, no próximo dia 11 de março. Em simultâneo, será realizado o 12º Fecapi – Festival da Canção de Pinhais, com apresentações de 12 bandas nas categorias rock e mista. As duas atrações fazem parte da programação dos 31 anos do município. A entrada é gratuita, com doação voluntária de qualquer quantidade em ração para o Banco de Ração Municipal.

Para os amantes da famosa combinação de malte, cevada e lúpulo, estarão reunidas seis cervejarias da Rota da Cerveja do município - Coice de Mula, Oner, Ovelha, Sant Pauli, Way Beer e Yellow Bird. Pinhais foi o primeiro do Paraná a criar a Rota, com o objetivo de promover o turismo, reunir e valorizar as cervejarias artesanais da cidade. Neste sentido, para difundir ainda mais essa cultura foi criado

Diversas atrações farão parte do 12º Festival da Canção e do 5º Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais, eventos do aniversário de 31 anos do município.

o Festival.

Além das cervejas artesanais, o evento traz diversas opções gastronômicas ao público. A banda Candyman Club se apresenta às 19 horas no palco deste que é um dos maiores eventos do gênero na região.

Já as bandas que concorrem no 12º Fecapi apresentarão uma canção au-

toral e duas canções cover, cada, nas categorias Rock e Mista. Foram selecionadas para concorrer 12 bandas e artistas de um total de 50 inscrições de diferentes Estados. O Fecapi já se consolidou como um importante evento cultural de valorização das bandas e artistas independentes.

As bandas selecionadas na categoria Rock são:

Hatefall; Folkin Dads; Missicks; Monoduo; Sangue Trovão e Heavy Symphony.

Na categoria Mista: Murillo Castex; Christian Guibor; Felipe Benato; Gerson Marques; Luiz Guilherme Keher de Souza e Edy Rocha.

O Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais e o Fecapi são promovidos pela Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias Municipais de Governo; de Cultura, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico.

SERVIÇO

5º Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais e 12º Fecapi – Festival da Canção de Pinhais 11 de março, a partir das 11h.

Terreno ao lado da Tributação - Av. Camilo di Lellis, esquina com a R. Trinidad e Tobago Entrada gratuita, com doação voluntária de qualquer quantidade em ração para o Banco de Ração Municipal. Se beber não dirija.

Inscrição para o casamento coletivo é prorrogada novamente

Realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná com apoio da Prefeitura de Pinhais, a inscrição para o Casamento Coletivo de 2023 foi prorrogado novamente. A celebração, que acontecerá na Arena da Baixada no dia 25 de março, recebe inscrições até o dia 17 de março. Os casais interessados em oficializar a união sem custo do cartório, devem procurar o Cras ou o Cartório de Registro Civil de sua região para realizar a inscrição.

Confira os requisitos necessários para a inscrição: Ser morador de Pi-

nhais (pelo menos um dos noivos); Ser maior de 18 anos; Renda do casal de até dois salários mínimos (critério socioeconômico).

Os documentos necessários são: Identidade e CPF dos noivos; Para solteiros: certidão de nascimento atualizada (até 3 meses) dos noivos; Para divorciados: certidão de casamento atualizada averbada; Para viúvos: certidão de casamento averbada e atualizada e certidão de óbito atualizada e autenticada; Comprovante de residência original (de preferência conta de

luz) em nome de um dos noivos (quando residência alugada, comprovante pode ser contrato de aluguel com assinaturas reconhecidas em cartório e com duas testemunhas ou o proprietário deve estar presente no cartório quando der entrada nos papéis para o casamento); Comprovante de renda dos noivos (em caso de microempresa apresentar pró-labore); Holerite, declaração do empregador com rendimento (autônomos: declaração autônomo e/ou pró-labore) ; Original da declaração de gratuidade; Se estrangei-

ro: comprovação da documentação de entrada do país e autorização de permanência

O Casamento Coletivo é realizado pela desembargadora Dr.ª Joeci Machado Camargo, realizadora e coordenadora do programa que já promoveu a união de mais mil casais na cidade Mais informações pelos CRAS: Cras Norte: (41) 98781-0570. Cras Sul: (41) 98792-5001. Cras Leste: (41) 98709-9474. Cras Oeste: (41) 98786-8760

Cartório de Registro Civil (41) 3033-3200.

A SEMANA 10 de março de 2023
04 RMC

Asfalto, novo terminal e alças em viadutos melhoram mobilidade no Tatuquara

Além de ser endereço dos principais projetos socioambientais da cidade, com a construção do Bairro Novo do Caximba e da Pirâmide Solar, a Regional Tatuquara também conquistou avanços importantes em mobilidade urbana nos últimos anos.

Se antes a região era caracterizada como um local típico de periferia, com ruas de saibro que causavam grandes transtornos aos moradores por causa da lama e da poeira, agora a percepção de quem circula pelos bairros Tatuquara e Campo de Santana é de uma mudança radical na paisagem urbana.

“Nós mudamos esta realidade com o programa Asfalto no Saibro. Nos últimos anos, entregamos 33 km de asfalto em ruas de pavimento primário. Isso sem contar os 34 km de ações de recape e reciclagem do pavimento já existente”, disse o prefeito Rafael Greca.

CURITIBA É UMA SÓ

Antes de serem asfaltadas, as vias ganham sistema de drenagem completo, com construção de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

O prefeito citou que algumas vilas da região tiveram a malha viária completamente requalificada, como é o caso do Jardim Janaína, e as melhorias prosseguem na região.

“A Cohab está reurbanizando também toda a malha viária do Jardim Ludovica. O objetivo é zerar as ruas de saibro da cidade. Curitiba é uma só e é por isso que temos planejado, buscado recursos e executado intervenções que fortalecem a cidade para seguir adiante”, disse Greca.

BENEFÍCIO PARA 745 FAMÍLIAS

As intervenções na Vila Ludovica e no Moradias Monteiro Lobato II, no Tatuquara, estão sendo realizadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e vão beneficiar diretamente 745 famílias que vivem nas duas vilas.

Estão sendo implantados 3 km de pavimentação de vias, sinalização viária, 2,7 km de meio-fio e 1 km de tubos para as redes de

drenagem pluvial. As melhorias beneficiam trechos de 14 ruas nas duas vilas.

64 KM DE VIAS ASFALTADAS

A malha viária da Regional Tatuquara recebeu 64 km de asfalto em ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, entre obras executadas e em andamento, somando 194 ações.

TERMINAL TATUQUARA

Outro ganho importante para a população da região foi a implantação do Terminal Tatuquara, ao lado da Rua da Cidadania.

Inaugurado há um ano pela Prefeitura, o terminal melhorou o dia a dia da população e se consolidou como um novo referencial de modernidade e mobilidade para a região Sul da cidade.

São cerca de 32 mil passageiros que utilizam diariamente (dias úteis) as sete linhas de ônibus que param no local: 617 JD Ludovica; 619 Sta Rita/CIC; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito; 685 Rio Bonito/CIC; e 773 Vizinhança/Sta Rita. Nas próximas semanas, a linha 680 Rurbana também passará a ter parada no terminal. Confira os horários no portal da Urbs.

INTEGRAÇÃO TEMPORAL

Um dos principais benefícios do terminal é integração entre linhas da região, minimizando o tempo de espera, uma vez que o passageiro pode utilizar mais de uma linha para se dirigir aos terminais Pinheirinho ou CIC.

Os passageiros contam ainda com o benefício da integração temporal, via cartão-transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com a Rua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefei-

das na região, fazendo da tarde do dia 25 de outubro de 2019 - data em que a obra foi entregue à população - um marco positivo para os moradores do bairro. Três anos depois, os avanços são festejados por quem teve a rotina alterada para melhor.

Veja as atrações do fim de semana nos espaços culturais e

praças de Curitiba

O mês do aniversário de Curitiba continua com grandes atrações nos espaços culturais da cidade. Este fim de semana contará com oficinas, sessões de cinema, além de mais duas apresentações do Auto da fundação de Curitiba, encenadas na sexta-feira (10/3), às 19h30, no Passeio Público, e no domingo (12/3), às 12h, no Memorial de Curitiba.

tura sem pagar nova tarifa.

Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para validar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.

ESTUDO DA LINHA CENTRO

Com a consolidação do terminal, a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, começou a fazer estudos sobre a implantação de uma nova linha de ônibus, conectando diretamente o Tatuquara ao Centro. A linha de ônibus direta percorreria 40 quilômetros entre o Tatuquara e o Centro, uma viagem de uma hora em meia.

FACILIDADE

Mesmo sem a linha direta, para a população dos bairros Caximba, Campo do Santana e Tatuquara o terminal reduz o tempo de espera e oferece conexão com os terminais Pinheirinho e CIC, que fazem a interligação com o Centro.

VIADUTO POMPEIA

Para que a mobilidade no Tatuquara evoluísse até este estágio, a Prefeitura precisou retomar obras que foram abandonadas pelas administrações passadas e dificultavam o ir e vir da população.

Uma dessas intervenções tratou de tornar operacional o Viaduto Pompéia, no km 117 da rodovia BR116. Devido à falta das alças de acesso ao viaduto, a estrutura viária não funcionava, afetando sensivelmente o entorno, tanto pela falta de segurança quanto na deficiência de mobilidade.

Famílias em vulnerabilidade viviam em seu entorno. A situação mudou com a construção dos acessos, além das melhorias executa-

A operacionalização do viaduto eliminou um semáforo que causava congestionamento na rodovia e melhorou o tráfego e o acesso à região. Além das alças, o projeto contemplou serviços de pavimentação, drenagem, paisagismo, contenção, sinalização e iluminação em alguns trechos das vias de acesso.

A Rua Francisco Xavier de Oliveira passou a ser a saída do Tatuquara para a BR116 e a entrada acontece pela Rua João Batista Bettega Junior. Entre as duas ruas, outros binários acessórios passaram a funcionar como complemento às alças do viaduto.

Também foram feitas obras em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na ligação da Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul.

NOVAS MORADIAS

Para que as obras pudessem acontecer, 15 famílias vulneráveis foram removidas, pois suas casas ocupavam o leito das alças de acesso à BR-116.

O grupo foi reassentado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no Moradias Creta, empreendimento integrante do programa de habitação do município construído com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

TRINCHEIRA DA CEASA

A Trincheira da Ceasa é outro exemplo de obra negligenciada pelas administrações passadas. Construir as alças de acesso da trincheira se tornou uma das prioridades para a gestão Greca.

As alças permitem o uso pleno da trincheira, que melhora o acesso e a mobilidade na região sul da cidade, interligando os bairros CIC e Tatuquara por baixo da BR116, além de facilitar o deslocamento para os bairros Ganchinho e Umbará.

O Auto integra as comemorações dos 330 anos da cidade e traz para o palco um pouco de sua rica história, com 16 atores interpretando cenas e personagens importantes para a fundação de Curitiba.

Além de assistirem ao espetáculo, os curitibanos também poderão aproveitar uma programação para todos os gostos todos os dias deste final de semana.

ÚLTIMA SESSÃO DO CINEMA NA PRAÇA

Nesta sexta-feira (10/3), a partir das 19h, acontece a última sessão do Cinema na Praça, projeto que realiza exibições de filmes ao ar livre, em vários bairros da cidade. Esta última sessão será na Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, e terá dois filmes: O Poderoso Chefinho 2 - Negócios de Família, às 19h, e Os Croods 2 - Uma Nova Era, às 21h.

Também na sexta, será realizado o espetáculo Club Agridoce: Rewind, no auditório das Ruínas do São Francisco, às 19h50. O Club Agridoce é um grupo formado por artistas LBTQIA+ independentes e fará uma apresentação de músicas originais e covers, além de performances teatrais.

SÁBADO

Já o destaque para o sábado (11/3) será uma oficina especial no Memorial Paranista. A partir das 10h30, os inscritos irão visitar o atelier de esculturas do memorial e aprender técnicas básicas, além de poderem criar suas esculturas com argila.

DOMINGO

As atividades do Pavilhão Étnico de Curitiba são os destaques deste domingo (12/3), todas no Memorial de Curitiba. Às 10h30, será realizada a abertura das atividades de 2023, com apresentação de diversos grupos folclóricos, além de viola caipira e capoeira. Mais tarde, às 19h, o tenor Vitorio Scarpi trará para o espaço do Teatro Londrina cantos líricos de compositores eslavos.

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa ADQUIM INDUSTRIA E COMERCIO IMP E EXP DE PRODUTOS QUIMICOS LTDA., CNPJ: 19.281.178/0001-86, Torna público que recebeu do IAT, Licença de Operação n 240540, com validade até: 29/06/2023. Para Fabricação de Adubos e Fertilizantes e Fabricação de Tintas, Vernizes, Esmaltes e Lacas, Mistura de Cores nas Tintas, situado na Rodovia José Taverna, 853, Campina Grande do Sul-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO LICENÇA OPERAÇÃO

A empresa ADQUIM INDUSTRIA E COMERCIO IMP E EXP DE PRODUTOS QUIMICOS LTDA., CNPJ: 19.281.178/0001-86, Torna público que requereu ao IAT, Renovação da Licença de Operação n 240540. Para Fabricação de Adubos e Fertilizantes e Fabricação de Tintas, Vernizes, Esmaltes e Lacas, Mistura de Cores nas Tintas, situado na Rodovia José Taverna, 853, Campina Grande do Sul-PR.

10 de março de 2023 05 A SEMANA CURITIBA
Foto: Daniel Castellano / SMCS Conclusão do Viaduto Pompéia e obras de infraestrutura melhoram vida de moradores do Tatuquara.

Paraná completa um ano com média de menos de um dia para viabilizar abertura de empresas

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Paraná foi de 17 horas em fevereiro deste ano, praticamente a metade da média nacional para completar esse processo, que é de 1 dia e 9 horas. Com esse resultado, o Estado alcançou doze meses consecutivos com índice de menos de um dia, em média, para viabilizar um novo negócio privado.

Até fevereiro do ano passado, o tempo médio desde o início do processo até o empreendedor ter o seu CNPJ em mãos era de 1 dia e 2 horas. Março de 2022 foi o primeiro mês em que o tempo para abertura reduziu para menos de um dia, chegando a 21 horas. Desde então, esse período continuou abaixo das 24 horas.

O avanço é muito maior se comparado a janeiro de 2019, quando a Redesim, do governo federal, passou a divulgar as estatísticas dos estados. Naquele mês, abrir uma empresa no Paraná levava, em média, 8 dias e 18 horas, enquanto a média nacional era de 5 dias e 13 horas. O Estado tinha, então, o segundo pior tempo de abertura no País.

Em 2019, o Governo do Paraná lançou o programa Empresa Fácil Paraná e o projeto Junta 100% Digital, que reverteram esse resultado. Os processos de abertura, alterações e baixas de empresas na Junta Comercial do Paraná eram, até então,

Inclusão é tema principal do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade

em fevereiro. Foram 5.026 processos abertos no mês passado, uma média de 179 por dia. É mais do que todas as solicitações do mês no estado de Roraima, que teve o menor tempo do País: foram 6 horas e apenas 176 processos.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Paraná foi de 17 horas em fevereiro deste ano, praticamente a metade da média nacional para completar esse processo, que é de 1 dia e 9 horas.

feito de forma física, e passaram a ser todos digitais.

O Empresa Fácil reduziu a burocracia para a abertura de um novo negócio, tornando todo o processo mais rápido e unificado em um só sistema. Em empreendimentos mais simples, que não precisam de licenças para o funcionamento, o processo é feito totalmente de forma online, através da plataforma Empresa Fácil.

“Quando assumimos a Junta Comercial, em 2019, o Estado ocupava um dos piores lugares no ranking nacional de tempo de abertura de empresas. A partir daquele ano, os processos, que eram analisados de forma física, passaram a ser todos digitalizados”, explica o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni. “Isso proporcionou ao empresariado paranaense a possibilidade de abrir uma empresa em menos de 24 horas e, nos últimos anos, temos figurado sempre entre os primeiros lugares no ranking”.

Há pouco mais de um ano, também entrou em funcionamento o Balcão Único da Junta Comercial do Paraná, que permite que o usuário abra uma empresa em minutos. O sistema pode ser usado nas naturezas jurídicas de Empresário Individual e Limitada e o processo é realizado por meio da plataforma Empresa Fácil.

A ferramenta é uma iniciativa do governo federal e faz parte das ações do Governo do Paraná para a automatização e desburocratização no registro de empresas, reduzindo o tempo e facilitando o processo para o empreendedor. O sistema centraliza em uma única plataforma todas as etapas da constituição de um empreendimento, desde o registro até o licenciamento de novas empresas, tudo de forma digital.

FEVEREIRO

Entre os estados com o menor tempo de abertura, o Paraná é o que teve o maior número de solicitações de novos empreendimentos

Também estiveram bem posicionados no ranking de fevereiro os estados do Sergipe (9 horas / 375 solicitações); Distrito Federal (10 horas / 1.840 solicitações); Espírito Santo (11 horas / 1.035 solicitações); Bahia (12 horas / 883 solicitações); Maranhão (12 horas / 750 solicitações); Pernambuco (13 horas / 1.092 solicitações); Mato Grosso (14 horas / 1.962 solicitações); Rio Grande do Sul (16 horas / 4.010 solicitações) e Mato Grosso do Sul, também com 17 horas, mas com 1.962 solicitações.

HISTÓRICO

Em outubro do ano passado, o tempo de abertura chegou à menor marca no Estado, com uma média de 14 horas para regularizar um empreendimento. Na variação mensal, a média foi de 21 horas em março, 18 horas em abril, 19 horas em maio, 15 horas em junho, 19 horas em julho, 16 horas em agosto, 15 horas em setembro, 14 horas em outubro, 15 horas em novembro, 16 horas em dezembro, 15 horas em janeiro e 17 horas de fevereiro.

Ao longo dos anos, a classificação do autismo teve alteração. Hoje, o Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, engloba uma série de níveis, leves, moderados ou severos. A estimativa é que 70 milhões de pessoas no mundo vivam com essa condição, sendo 2 milhões delas no Brasil. Amparado nesses dados o deputado Alisson Wandscheer (PROS) propôs e foi indicado líder do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná.

O Bloco busca promover o conhecimento, a informação e a inclusão sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia. Pessoas consideradas neurodivergentes podem ter alterações cognitivas como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, autismo (espectro de transtornos que geralmente se manifestam em dificuldades no convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e TDAH), dislexia (transtorno de aprendizagem que dificulta leitura e escrita).

“É necessário promover ao máximo as informações sobre a neurodiversidade, pois quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre as características do autismo, TDAH e dislexia, maiores são as chances de inclusão e entendimento”, explicou Wandscheer.

Através do Bloco Parlamentar serão realizadas reuniões, audiências públicas, palestras, videoconferências, eventos e a elaboração de material informativo para debater, promover informações e levar conhecimento sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e a dislexia para a sociedade.

Ainda de acordo com o deputado, várias atividades estão sendo programadas para receber representantes de entidades e segmentos envolvidos no diagnóstico, tratamento, educação, assistência e rede de apoio as pessoas. “Promovendo o diálogo e maior participação da sociedade, será possível formar e apresentar políticas públicas mais eficazes. Esse é nosso objetivo, meu e dos colegas deputados, que integram o bloco temático e também têm afinidade com essas pautas”, enfatizou o parlamentar.

Integram o Bloco os deputados: Thiago Bührer (PSD), Matheus Vermelho (PP), Marcio Pacheco (REP), Samuel Dantas (PROS) e Flávia Francischini (União).

A SEMANA 06 10 de março de 2023
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
PARANÁ
Foto:Valdir Amaral/Alep O deputado Alisson Wandscheer (PROS) é o líder do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade.

O Contato com a Natureza e seus Benefícios

ajuda a estimular a criatividade. A exposição a novos estímulos e ambientes auxiliam a desbloquear ideias e pensamentos criativos.

"Ao explorar corajosamente, ao enfrentar o desconhecido voluntariamente, você reúne informações e constrói o seu eu renovado a partir dessas informações. Pesquisadores descobriram recentemente que novos genes no sistema nervoso central começam a funcionar quando um organismo é exposto (ou se expõe) a uma nova situação. Esses genes codificam novas proteínas. Essas proteínas são os tijolos para novas estruturas do cérebro. Isso quer dizer que muito de você é ainda nascente, no sentido mais físico possível, e não será colocado em prática pela inércia. Você precisa dizer algo, ir a algum lugar e fazer coisas para apertar seu botão de ligar. E se não fizer isso... você permanece incompleto, e a vida é difícil demais para alguém incompleto." (Jordan

No artigo anterior (https://asemananews.com. br/2023/03/03/o-contato-com-a-natureza-e-mais-saude/) fizemos um pano de fundo sobre nossa relação originária com a natureza e o distanciamento dela provocado pela vida moderna. Agora abordaremos alguns dos inúmeros benefícios em se desenvolver alguma atividade corporal em ambientes naturais.

Se você não usa seu corpo, você o perde progressivamente. Se você usa seu corpo, você o ganha e o dirige.

Na natureza tudo é dinâmico, tudo é movimento, nada fica inerte. Novas situações acontecem a todo o momento. O corpo físico e mental tem que estar desperto para toda uma enxurrada de informações sensoriais. Todos os sentidos ficam ligados! Inclusive os dois mais importantes: propriocepção e a interocepção. E não somente um ou dois daqueles cinco que aprendemos na escola! Só isso isoladamente já contribui muito para a saúde. Trocar a vida agitada e estressada – mesmo que momentaneamente - por sons, cheiros, contatos em diferentes superfícies, imagens cênicas espetaculares e ações inesperadas que acontecem na natureza não tem preço. Só respirar ar puro, exercitar-

-se e tomar sol podem curar ou controlar muitas doenças.

Dos muitos benefícios podemos destacar:

1 – Sol = Produção da vitamina D: Ainda que ela esteja presente em alguns grupos de alimentos (ovos, peixes e leite, por exemplo), o sol é o ativador dessa substância. Para você ter ideia, em cidades mais nubladas é comum que a população tenha deficiência dessa vitamina, então só por aí já dá para entender que a exposição ao sol, nos horários de menor risco e por períodos de até 20 minutos (e sem os bloqueadores), é fundamental. No nosso corpo, a vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio (ossos mais fortes), além de estar relacionada à melhora de humor e à redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Por ser capaz de provocar relaxamento dos vasos sanguíneos, ela também melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial. Além disso a luz solar é a influenciadora na produção do hormônio melatonina, que é responsável por regular o nosso relógio biológico. Se você tem problemas para dormir cedo e acordar cedo, adivinha o que pode ser uma boa ajuda? Isso mesmo: tomar sol.

2 – Melhora do sono = maior produção de melatonina: Estudos têm mostrado que passar o tempo ao ar livre e em ambientes naturais ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo (relógio biológico), pela maior exposição ao sol, que leva a um sono mais profundo e reparador.

3 - Uma questão de saúde mental = Redução dos estresses: Muitas vezes nem percebemos, mas vivemos tão cheios de tarefas, preocupações e obrigações que vamos, aos pou-

cos, dando combustível ao estresse, à depressão, à ansiedade e a tantos outros males provocados pela sobrecarga de atividades. Quando a coisa fica mais grave, é fundamental procurar orientação médica e psicológica, e uma das maneiras de evitar que a situação se agrave demais é buscar uma forma de estar em maior contato com a natureza. Se a ideia é esvaziar a cabeça, procure um cenário natural e aproveite. Estudos têm mostrado que a exposição à natureza pode ajudar a reduzir os níveis de estresse. O movimento praticado em ambientes naturais teve a capacidade de reduzir o cortisol (um hormônio envolvido na resposta ao estresse) e também os batimentos cardíacos. No dia a dia, isso significa mais qualidade de vida, mais energia e um coração cada vez mais fortalecido e saudável. Passar tempo ao ar livre em ambientes naturais, como parques, florestas ou praias, pode ajudar a relaxar a mente e o corpo. Um estudo holandês revelou que passar tempo na natureza e realizar tarefas relacionadas a ela, como cuidar de um jardim ou de uma horta, é um excelente combatente do estresse.

4 – Melhor Foco = Concentração e memória aumentada: Outro efeito colateral do excesso de tecnologia e de informação é a dificuldade de concentração –são raras as pessoas que conseguem se sentar diante de um computador e realizar apenas uma tarefa. Passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de deixar os problemas e o estresse de todo dia em segundo plano. Dessa forma, ficamos mais focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

7 - Melhoria do humor: A luz do sol, o ar fresco, aromas e as cores vibrantes da natureza ajudam a aumentar a sensação de felicidade e bem-estar.

5 – Seu cérebro agradece = Um tempo para a mente “vazia”: Por mais que nosso órgão pensante seja capaz de executar tarefas que nem mesmo a Ciência conseguiu desvendar ainda, isso não significa que damos conta de tudo. Na verdade, o cérebro também precisa de descanso. Só para ter ideia, ele necessita de 20% de toda a energia que o corpo humano produz – esse valor aumenta em até 10% quando precisamos nos focar em algum tipo de desafio mental. O fato é que mesmo quando estamos descansados, o cérebro continua trabalhando –ainda bem! Quando estamos com nossas mentes “vagando” - que acontece muito mais facilmente em contato com a natureza - o cérebro entra em um estado conhecido como “Rede Neural em Modo Padrão” (DMN, do inglês Default Mode Network, ou RMP) que é um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dele. É o nosso piloto automático! Muitos “insights” e processos criativos acontecem nesse momento. Essa ação é fundamental durante o processo de desenvolvimento ou compreensão do comportamento humano, o que nos ajuda a entender melhor quem realmente somos. Além da concentração e da memória serem aprimoradas, as atividades ao ar livre melhoram as funções cognitivas como um todo, e também podem aliviar os sintomas de demência e Alzheimer. Nas crianças, os ganhos também são enormes: a imaginação e a criatividade ganham força, da mesma forma que os sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) diminuem — influenciando, inclusive, na dosagem dos remédios para combatê-los.

6 - Aumento da criatividade: A natureza também

8 - Aumento da atividade física: Passar tempo na natureza muitas vezes envolve atividades físicas, como caminhadas, corridas, ciclismo ou natação. Essas atividades podem ajudar a melhorar a condição física, aumentar a força muscular e melhorar a saúde cardiovascular.

9 - Fortalecimento do Sistema Imunológico e Redução de Inflamações: Muitos estudos já sugerem que a exposição à natureza ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Acredita-se que isso é permitido porque a exposição a uma variedade de micróbios e bactérias encontradas na natureza pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. A famosa vitamina S (sendo o S, de sujeira) é fundamental para o nosso sistema imunológico desenvolver as suas defesas, deixando o corpo menos suscetível a diversas doenças. O simples contato com a natureza é capaz, portanto, de fortalecer o nosso organismo contra inflamações e bactérias. Outro fator importante é o cheiro da Natureza, seus óleos essenciais (fitonetos) exalados pelas plantas. Estudos mostraram que os fitonetos aumentam a atividade das células NK (natural killers) do sistema imunológico, deixando cada vez mais forte a capacidade de combater células invasoras, assim como de impedir a multiplicação de células cancerosas. Legal, né?

10 - Redução na sensibilidade à dor: As dores podem ser resultado das inflamações que acabamos de citar, mas o contato com a natureza promove benefícios que vão muito além: os exercícios sobre a terra causam menos danos musculares e menos dores no pós-atividade, além de influenciar na capacidade do próprio corpo de se curar. Estar perto da natureza melhora a oxigenação em todo o organismo, fazendo com que o nosso cérebro responda melhor às dores.

11 - Redução da Pressão Arterial: Quando os

cheiros da floresta entram em contato com o nosso organismo, o nível de estresse e irritação diminuem de forma eficaz. Assim, quando sentido por mais tempo, o aroma da Natureza é capaz de reduzir a pressão arterial. Já em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenação. Trabalhar mais significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que não é um bom negócio.

12 - O poder da respiração: Respirar é um exercício básico e involuntário que, graças aos inúmeros novos estudos a respeito, parece ser também um jeito fácil de resolver algumas questões de saúde física e mental. Exercícios de respiração também diminuem a produção de hormônios relacionados com o estresse e, de quebra, ajudam a lidar melhor com situações estressantes no futuro. Nesse sentido, vale saber que uma respiração acelerada é um prato-cheio para que o corpo fique em estado de alerta e, consequentemente, estressado. Por outro lado, respirações lentas e profundas são capazes de acalmar. E se realizada na Natureza, muito melhor!

“As mais exaltadas verdades espirituais podem ser levadas ao coração pelas coisas da Natureza. Os pássaros do ar, as flores do campo, com suas belas cores vivas, o cereal germinando, a videira com seus ramos cheios de frutos, as árvores soltando os seus tenros renovos, o glorioso pôr-do-sol, as nuvens carmesim a anunciarem uma bela manhã, a sucessão das estações — tudo isto pode ensinar-nos preciosas lições de confiança e fé. A imaginação tem aqui um campo fértil no qual estender-se. A mente inteligente pode contemplar com a maior satisfação estas lições da verdade divina, as quais o Redentor do mundo associou às coisas da Natureza” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde) Para mais informações acesse:https://www.facebook. com/groups/flexadventure AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

FAÇA A COISA CERTA! Contatos https://www.instagram. com/sergioqualifis https://www.facebook. com/QualiFisPersonal/

A SEMANA 07 10 de março de 2023
SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Pesquisa analisa identificação de aditivos em rótulo de alimentos

(EBC) Estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) examinou o uso e a rotulagem de aditivos alimentares em diversos produtos disponíveis nos supermercados brasileiros. A pesquisa identificou falhas e inconformidades nas informações presentes nas listas de ingredientes.

No trabalho, foram analisados rótulos de 9.856 alimentos e bebidas, constatando que um quinto dos itens não continha qualquer aditivo alimentar, enquanto um quarto apresentava seis ou mais em sua formulação. Além disso, verificou-se a existência de agrupamentos de aditivos que se repetiam em diferentes grupos de alimentos, especialmente nos ultraprocessados. Mesmo em situação de regularidade, foi possível comprovar a insuficiência de informações sobre os ingredientes na embalagem.

Segundo a pesquisa, os aromatizantes, por exemplo, representam uma das categorias de aditivos nas quais se identificaram mais pontos falhos, tanto na sua descrição quanto na sua conformidade com a legislação.

De acordo com a norma brasileira, não é necessário declarar o nome de cada substância que compõe o aroma, sendo suficiente identificar sua classificação como “natural”, “idêntico ao natural” ou “artificial”. Porém, em diversos casos, encontrou-se apenas a menção a “aromatizantes” ou “aromas” na descrição do item, o que sugere que há nesses produtos uma mistura de aditivos não identificados nem tipificados.

A professora associada do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Uerj, Daniela Canella, conta que alguns alimentos não contêm aditivos alimentares na lista de ingredientes, mas são compostos por alimentos que tipica-

mente os contêm.

“Ao ingerir esse produto, o indivíduo está exposto a uma combinação de aditivos sem saber. Isso acontece com frequência em refeições ou lanches prontos: pizza, lasanhas, massas recheadas, sanduíches e salgados, entre outros”, afirmou Daniela, orientadora do estudo.

“Do ponto de vista da informação ao consumidor, a embalagem não informa suficientemente para que as pessoas possam tomar decisões. O ideal seria que na

lista de ingredientes da pizza congelada, quando aparece, por exemplo, o item presunto, abrir um parênteses para incluir todos os componentes do presunto”, acrescentou a professora.

Os aditivos são geralmente utilizados em alimentos e bebidas ultraprocessados e são adicionados intencionalmente durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, armazenagem, transporte ou manipulação, sem o propósito de

nutrir, mas visando a modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do produto.

“Os ultraprocessados são formulações industriais feitas com pouco ou nenhum alimento in natura ou minimamente processado. Eles precisam dos aditivos para que fiquem palatáveis e para durar nas prateleiras”, explicou a pesquisadora.

REGULAÇÃO

No Brasil, o uso desses aditivos é regulado pela Agência Nacional de Vi-

gilância Sanitária (Anvisa), que se fundamenta também em critérios apoiados por regulamentações regionais, como as do Mercosul, e em sugestões emitidas em âmbito mundial por comitês de especialistas da Organização Mundial de Saúde e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Porém, segundo o estudo, apesar de diversos aditivos alimentares serem autorizados, seus efeitos sobre a saúde do consumidor vêm sendo questionados por especialistas.

“Questionar esses efeitos torna-se ainda mais importante quando se nota uma variação na condição de consumo dessas substâncias, pois, na prática, elas não são consumidas isoladamente, mas combinadas a outros aditivos, seja em um mesmo alimento ou em alimentos consumidos ao longo de um dia. Sendo assim, esse problema deve ser considerado crítico em um cenário de crescimento da ingestão de alimentos e bebidas ultraprocessados”, ex-

plicou a professora.

De acordo com a pesquisadora, os ultraprocessados estão relacionados a uma série de doenças crônicas, como obesidade, doença cardiovascular, diabetes, câncer, doença inflamatória intestinal.

“A minha recomendação é a mesma do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde: evite o consumo de ultraprocessados, prefira os alimentos in natura e minimamente processados e analise a lista de ingredientes”.

O artigo sobre a pesquisa foi publicado em fevereiro na Revista de Saúde Pública, periódico científico editado pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho foi iniciado no âmbito do doutorado da aluna de Nutrição da Uerj Vanessa Montera e, na sequência, surgiu a parceria com o Idec que estava conduzindo pesquisa sobre rotulagem de alimentos e construindo um banco de dados extenso com mais de 10 mil produtos encontrados em supermercados.

A SEMANA 08 GERAL 10 de março de 2023 MATÉRIA DA SEMANA
Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
Um quarto dos produtos pesquisados continha seis ou mais aditivos.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.