Edição 767

Page 1

A SEMANA

Pinhais 31 anos: comunidade pode participar do programa Justiça no Bairro e Feira de Serviços

Curitiba é uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo
MATÉRIA DA SEMANA Boletim semanal da dengue contabiliza 472 novos casos no Paraná Copel conecta Pirâmide da Caximba à rede no domingo; obra afeta abastecimento de água em FRG Página 04
Pelo 5º ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo Intelligent Community Forum (ICF) - Fórum de Comunidades Inteligentes. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (23/2) e reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.
Em março, Liceu de Ofícios de Curitiba oferece 1.330 vagas em 17 cursos gratuitos Página 05
Edição 767 - Região Metropolitana de Curitiba - 24 de fevereiro de 2023
Páginas 03 Página 04 Página 06
de celular e
fazer
isto acontecer Página 08 Com grande efetivo, PM apreende armas, recupera veículos e garante Carnaval tranquilo Página 06
Dez dicas para evitar o roubo
o que
se

COLUNA BÍBLICA

Arqueólogos encontram moedas de ouro da era bizantina em Israel

Você é o que come – crê!

Vou te provar que ninguém é ateu de verdade no sentido mais literal da palavra. A verdade, é que somos governados pelas nossas crenças. Como assim? Deixa eu te contar, quando você crítica algo, é porque, na verdade, crê no oposto daquilo.

Sendo mais clara, por exemplo: você criticou a forma de outra pessoa se vestir ou se portar, por quê? Porque, no fundo, você crê (dentro do seu conhecimento de mundo) que existe um padrão de vestimenta ou de comportamento mais agradável do que aquele que a pessoa está utilizando – não use isso como um pretexto para criticar tudo e ser chato, por favor – os gurus do marketing falam isso.

Podemos ir um pouco mais fundo nessa questão, já parou para pensar no porquê algumas mulheres que apanham dos seus maridos até tentam se desvencilhar, mas sempre acabam reatando? Termina e volta, termina e volta? Como assim, meu Deus! Por que voltar? Porque em algum momento da infância ou da vida delas, alguém as fez acreditar que aquelas agressões eram o que elas mereciam.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou a descoberta de 44 moedas de ouro puro da Era Bizantina durante uma escavação no local histórico de Banias, que agora é um parque nacional, no norte de Israel.

Nesse sentido, as moedas foram cunhadas no século VII pelos imperadores bizantinos Phocas e Heraclius, e provavelmente foram escondidas antes da conquista muçulmana da Palestina em 635 DC.

“Um momento específico no tempo, quando podemos imaginar o proprietário escondendo sua fortuna na ameaça de guerra, esperando retornar um dia para recuperar sua propriedade”, descreveu o Dr. Yoav Lerer que dirigiu a escavação.

Além disso, Raya Shurky, diretora da Autoridade Nacional de Parques, acredita que o ouro acumulado se compara em importância à recente descoberta em Banias de uma igreja da era bizantina, possivelmente a Igreja de São Pedro.

Segundo a CBN News, acredita-se que Banias seja o local onde o apóstolo Pedro declarou Jesus como o Messias. Antes da época de Jesus, ele foi primeiramente estabelecido pelos cananeus como uma dedicação ao deus Baal, e mais tarde usado como um local culto pelos gregos para adorar o deus, Pan.

“A Reserva Natural Banias, dotada de sua natureza e paisagem únicas, não deixa de nos surpreender do ponto de vista histórico-cultural”, disse Shurky.Fonte: https://www.gospelprime.com.br/

VERSÍCULO DO DIA

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".

(Filipenses 4:8)

(41) 99162-6192

Ou seja, um trauma, mudou sua crença sobre si, e as fez aceitar e permanecer nesse tipo de relação, porque elas mesmas crêem que não merecem nada, além do que vivem. Assim, alguém que sempre tem o “dedo podre”, na verdade, crê que o seu valor é tão inferior que precisa, então, aceitar o que vier sem nenhum ou pouco critério.

Já ouviu aquela “cada um merece a vida que tem”, ou “o emprego que tem”, ou “o cônjuge que tem”, é isso. Quais são os seus resultados? Resumindo, se está ruim, seja a área financeira, amorosa, profissional, a culpa é sua. Você pode pensar “está ruim, mas é isso que a vida tem para mim”.

Tudo só vai até onde suas crenças permitem que você vá. Caso mude e comece a crer, “eu mereço um relacionamento melhor, um emprego melhor” então você alcançará esse algo melhor e, se quando chegar lá, crer que já está bom, então é onde irá permanecer.

Seja um insatisfeito insaciável. Mude suas crenças. Cuide dos seus pensamentos, porque se pensar demais em algo vai crer naquilo como uma verdade para sua vida. Então escolha o que pensar.

Pode parecer difícil no começo, mas não é impossível. Ouse sonhar! Qual é o inalcançável para você? Nada, se você crer que nada será! A palavra de Deus nos diz lá no livro de Filipenses 4:13 (ARA): “tudo posso naquele que me fortalece.” Se somos fortalecidos por Deus, não haverá limitações para o que podemos realizar.

Não deixa o mundo colocar em você, em preço, um rótulo, dizendo que você não vale tanto assim, dizendo que você é o seu erro. Os seus erros não definem quem você é. Se conecte com o criador. Assim como por uma questão de lógica: quem o criou define quem você é. E quanto mais próximo dEle, mais Ele revelará sobre você.

“Pois os meus pensamentos são muito diferentes dos seus; a minha maneira de agir é muito diferente da sua”, declara o Senhor. “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos.”

(Isaías 55:8-9 NBV-P)

PREVISÃO DO TEMPO

Na sexta-feira, a instabilidade atmosférica segue elevada nas regiões paranaenses. O ingresso de umidade vinda do Norte do País, favorece a formação de áreas de instabilidade que atuam já durante a madrugada entre as regiões oeste, sudoeste e noroeste. No decorrer do dia, a instabilidade avança para as demais regiões, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

Chuva

Máx.25ºC

Mín. 18ºC

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Chuva Céu claro

Máx. 26ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Mín. 18ºC

Mín. 18ºC Máx. 26ºC

WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Máx. 25ºC

Mín. 18ºC

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 24 de fevereiro de 2023
E X P E D I E N T E

Curitiba é uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo

Pelo 5º ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo Intelligent Community Forum (ICF) - Fórum de Comunidades Inteligentes. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (23/2) e reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

Nesse mesmo ranking, o Smart21 Intelligent Communities de 2023, Curitiba já avançou, nos últimos dois anos (2021 e 2022) para as etapas seguintes, figurando entre as sete comunidades mais inteligentes do planeta.

"Em 2017, quando iniciamos o processo de integração do ecossistema do Vale do Pinhão para recuperar o DNA inovador de Curitiba e transformá-la em cidade inteligente, iniciávamos um projeto ousado e que hoje, seis anos depois, é realidade. Curitiba é referência mundial em smart city [cidade inteligente] e seguiremos neste caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, melhorando a vida dos curitibanos e sendo exemplo para o país e para o mundo", celebrou o prefeito Rafael Greca.

Cada uma das cidades, cidades ou regiões que aparecem no Smart21 Intelligent Communities de 2023 aplicaram os seis princípios avaliados pelo ICF nas ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

O anuncio foi feito durante a conferência virtual do ICF, que teve como tema “Transformando a conectividade em crescimento”, coorganizada pelo Economic Development Australia (EDA) e pelo Economic Developers Association of Canada (EDAC).

O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

PIONEIRA NAS AMÉRICAS

Desde 2019, quando estreou no seleto grupo das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba figurou como a única cidade da América do Sul entre as selecionadas, marcando o pioneirismo da capital paranaense.

Este ano, a escolha das comunidades mais inteligentes do mundo pelo ICF incluiu cidades e municípios de oito países (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Vietnã, Irlanda do Norte, Nova Zelândia, Caza-

quistão e Austrália), nos cinco continentes do mundo. Pela primeira vez, outras duas cidades da América do Sul integram o ranking, ambas do Paraná: Assaí e Ponta Grossa.

“Parabenizamos a todos deste que deve ser o grupo mais jovem e diversificado de cidades já selecionado, inspirando o desenvolvimento de cidades inteligentes. O Brasil parece ter se inspirado no aparecimento de Curitiba no Top7 no ano passado e aumentou sua presença”, destacou o co-fundador da ICF, Lou Zacharilla.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, lembrou que Curitiba vem desbravando, nos últimos anos, ações para fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para que a cidade se desenvolva não só economicamente, mas também em qualidade de vida.

“Desde a primeira vez que Curitiba figurou no ranking do ICF, em 2019, temos, ao mesmo tempo, os sentimentos de celebração

do reconhecimento do trabalho realizado e o de manter a motivação para dar novos passos como cidade inteligente, apoiando o desenvolvimento econômico e a implantação de soluções que promovam a transformação social”, destaca Cris.

PRÓXIMAS ETAPAS

Com o anúncio das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba e as demais indicadas participam, a partir de agora, de uma nova etapa de avaliação para a escolha dos Top 7 do ICF, que serão anunciadas em 20 de junho, durante uma conferência da instituição em Ontário (Canadá).

O Top7 será o foco do ICF Global Summit 2023, na cidade de Nova Iorque (EUA), nos dias 25 e 26 de outubro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do ano.

O VALE DO PINHÃO

O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do

empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.

O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.

Confira a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo em 2023, segundo o ICF: Assaí (PR), Brasil Astana, Cazaquistão Belfast, Irlanda do Norte Binh Duong, Vietnã Coquitlam, Canadá Coral Gables, EUA Curitiba (PR), Brasil Defiance, EUA Doral, EUA Região de Durham, Canadá

Estevan, Canadá Fairfield/Jefferson County, EUA Fredericton, Canadá Greater Geelong, Austrália

Condado de Gray, Canadá

Hilliard, EUA Pickering, Canadá Ponta Grossa (PR), Brasil)

Sunshine Coast, Austrália

Townsville, Austrália Whanganui, Nova Zelândia

A SEMANA 03 24 de fevereiro de 2023 DESTAQUE
Foto: Danile Castellano/SMCS O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (23/2) e reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

Copel conecta Pirâmide da Caximba à rede no domingo; obra afeta abastecimento de água em FRG

A Copel informa que a energia elétrica precisará ser desligada em parte de Fazenda Rio Grande no domingo (26) para a construção de uma nova rede de distribuição que vai viabilizar a energização da "Pirâmide Solar da Caximba", projeto da Prefeitura Municipal de Curitiba que está sendo construída sobre o antigo aterro sanitário que operava no local. A nova usina vai injetar a energia gerada na rede da Copel e deve entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A parada de energia será das 10h às 18h.

Serão 8,6 mil painéis posicionados nas bases e estruturas metálicas, segundo a prefeitura. Quando pronta, a usina terá capacidade instalada de 4,55 MWp de geração.

Essa obra irá afetar momentaneamente o abastecimento de água nos bairros Nações, Santarém, dos Estados, Jardim Tropical II, Gralha Azul, Iguaçu, Santa Terezinha, São Sebastião, Jardim Veneza Colonial, Palmeiras, Sollevante, Eucaliptos, Jardim Itália, Parque Industrial, Jardim Brasil e Hortência. A normalização do abastecimento deve ocorrer as 6 horas de segunda-feira (27).

Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Curso de Aperfeiçoamento em Mecânica Básica está com vagas abertas em Pinhais

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com as inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Mecânica Básica. As vagas disponíveis são para o turno da tarde (das 13h30 às 17h30) com aulas três vezes na semana, tendo como local o Senai. O curso inicia no dia 1° de março e a pré-inscrição deve ser feita online pelo link.

Os requisitos para se inscrever são: ter no mínimo 16 anos completos, residir em Pinhais, ter no mínimo o ensino fundamental completo e e-mail para o envio do certificado Aqueles que preencherem os requisitos terão suas inscrições aprovadas na lista de candidatos disponibilizada no site da prefeitura. Após a aprovação, a Agência do Trabalhador de Pinhais entrará em contato para que compareçam até o local com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal.

Pré-Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ pre-inscricao-curso-aperfeicoamento-em-mecanica-basica-turma-tarde/1874383

Mais informações sobre as inscrições pelo telefone (41) 99137-4539.

Pinhais 31 anos: comunidade pode participar do programa Justiça no Bairro e Feira de Serviços

Uma das principais e mais tradicionais ações em comemoração ao aniversário de Pinhais está de volta e atenderá, gratuitamente, a comunidade local, o Programa Justiça no Bairro e a Feira de Serviço. Neste ano, a iniciativa que leva atendimento jurídico e diversos serviços para o cidadão acontece no dia 4 de março, sábado, no Caic do bairro Maria Antonieta. Nesta edição, a ação realizada em Pinhais, marca os 20 anos de existência do programa Justiça no Bairro, idealizado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Os munícipes que necessitam de algum dos serviços de justiça gratuita devem fazer o agendamento previamente. Será oferecido atendimento jurídico para as seguintes áreas/casos: Consensual, Cível, Família, Registros Públicos, Litigioso, Sucessões, Infância e Juventude Cível. A organização do evento adota este procedimento para evitar filas,

Interessados no atendimento jurídico devem fazer previamente o agendamento; ação acontece no dia 4 de março, no Caic do Maria Antonieta

aglomerações e facilitar o acesso aos serviços. Para se inscrever é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (41 992454630) ou e-mail (pinhaisjb2023@pinhais.pr.gov. br). Já os interessados em emitir a carteira de identidade, devem entrar em contato com setor de Identificação: (41) 99187-4839.

Já a Feira de Serviços conta com as equipes das secretarias municipais que darão informações e orientações sobre IPTU, Serviços de Fiscalização Am-

biental e Licenciamento Ambiental, consulta de vagas de emprego, informações da Carteira de Trabalho Digital, informações sobre os cursos do programa Capacita Pinhais, Agricultura, Armazém da Família, CONSEA, Sala do Empreendedor, Banco do Empreendedor, atualização do CadÚnico e serviços especializados (Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Centro de Referência Maria da Penha, Sire), Polícia Civil e Alistamento Militar, confec-

ção de identidade, e em parceria com o Senai, a realização de corte de cabelo, esmaltação e penteado. No local, haverá prestação de serviços da área da saúde: teste rápido HIV e Sífilis, vacinação em adultos, agendamento de coleta de preventivo ginecológico , ações de prevenção em saúde bucal, aferição de glicemia capilar e pressão arterial. Também serão promovidas atividades do projeto Rua da Cultura, exposição de artefatos, brincadeiras e cães policiais (Polícia Civil), além de ações de conscientização de trânsito, com jogos e brincadeiras sobre o tema.

SERVIÇO

O Programa Justiça no Bairro e Feira de Serviço acontece no dia 4 de março, no horário das 9h às 17h, no Caic do bairro Maria Antonieta, localizado na Rua João Mendes Batista, nº430, Maria Antonieta, Pinhais. Acompanhe a programação de aniversário de Pinhais pelo endereço eletrônico www.pinhais.pr. gov.br/31anos.

Seguindo Programa de Renovação da Frota, Prefeitura de Quatro Barras adquire nova restroescavadeira

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito, e também secretário municipal de Infraestrutura, Logística e Frotas, Jarbas Mocelin, receberam nesta quinta-feira (23) uma nova retroescavadeira JCB adquirida pelo município para dinamizar os programas de conservação e manutenção de vias.

O equipamento foi adquirido com recursos do Programa de Ações Municipais, o PAM, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), com recursos repassados pela Assembleia Legislativa do Paraná, na ordem de R$ 240 mil, e contrapartida municipal, no valor de R$

159 mil.

O novo equipamento, segundo Tolardo, é mais um dentre vários outros que ainda virão já na sequência. “Este é mais um investimento que realizamos para renovação da frota municipal, sempre pensando em melhorar o atendimento das demandas do serviço público, seja na conservação ou manutenção das vias. Assim, caminhamos continuamente para o progresso”, destacou o prefeito.

O vice Jarbas Mocelin, que é titular na área de infraestrutura, disse que a aquisição de equipamentos novos impacta diretamente na qualidade dos

serviços realizados pela Prefeitura. “Estamos continuamente renovando o maquinário e ampliando os serviços nos bairros. É um trabalho diário e de grande relevância para a conservação da nossa cidade”, enfatizou o vice-prefeito.

A entrega foi acompanhada pelos secretários municipais de Governo e Captação de Recursos, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho); e de Planejamento Urbano e Obras, Frederico Bernardi.

NOVO MAQUINÁRIO

Nos últimos dois anos, novos equipamentos e maquinário foram incorporados à frota municipal para dar novo suporte e agilida-

de aos programas de conservação ambiental, manutenção e limpeza pública. Entre eles, estão um caminhão-baú, um poliguindaste, um caminhão pipa, um caminhão compactador e um modelo limpa-fossa que, juntos, somaram investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões; adquiridos através da parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), com contrapartida municipal; além de um caminhão zero quilômetro para coleta de resíduos sólidos, viabilizado por meio de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU).

A SEMANA 24 de fevereiro de 2023
04 RMC

Consultas e exames especializados agora podem ser confirmados pelo app Saúde Já Curitiba

Os curitibanos que aguardam consultas ou exames especializados devem ficar atentos às mensagens enviadas pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde avisa pelo app a data e o horário marcados e o usuário precisa aceitar para que a agenda seja confirmada. Depois disso, basta se dirigir ao local de atendimento no dia e hora marcados, sem necessidade de ir até sua Unidade de Saúde de referência, nem de imprimir o comprovante da agenda.

“O Saúde Já Curitiba é uma linha direta dos equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde com o usuário. É importante que o cidadão se aproprie das soluções tecnológicas disponíveis, que são pensadas para facilitar o acesso à saúde, com rapidez e eficiência”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O usuário que não tiver acesso à internet ou não souber consultar o app

A

horário marcados e o usuário precisa aceitar para que a agenda seja confirmada.

deve seguir o processo tradicional: ir até a unidade de saúde para saber quando será a consulta.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

O Saúde Já Curitiba está em constante aperfeiçoamento e faz parte do modelo Saúde 4.1, desenvolvido pela SMS durante a pandemia e que utiliza recursos como conectividade e inteligência artificial para ampliar o acesso do cidadão aos serviços do SUS curitibano. A população já utiliza o modelo Saúde 4.1 no aplicativo Saúde Já e em outras ações de teles-

saúde, como os teleatendimentos da Central Saúde Já e a telerregulação.

O aplicativo possibilita o envio de lembretes de atendimentos, consultas e exames agendados, convocação para campanhas de vacinação, entre outros importantes alertas da saúde.

No caso das especialidades, além de confirmar a agenda, é possível emitir no aplicativo sua guia de encaminhamento ou cancelar o compromisso, tudo seguindo as regras elaboradas pela SMS.

Depois de realizada a

Em março, Liceu de Ofícios oferece

consulta ou exame, também é possível avaliar o atendimento por meio da pesquisa de satisfação do app, uma ferramenta importante para que as equipes da SMS possam monitorar o serviço prestado.

CANCELAMENTO

Quando o usuário não pode comparecer à data agendada, deve cancelar o compromisso no app até três dias antes da agenda. Dessa forma, seu nome permanece na lista de agendamentos para aquela especialidade e, assim que possível, uma nova data é marcada e a mensagem enviada pelo aplicativo.

No entanto, quando a agenda é aceita e o usuário não comparece à consulta ou ao exame, ele sai da lista de espera e precisará começar o processo novamente para ter acesso à especialidade, ou seja, deverá comparecer à Unidade de Saúde a que está vinculado, passar por consulta e então ser novamente direcionado à especialidade necessária.

Contribuinte de Curitiba pode parcelar impostos e taxas em atraso

O cidadão e empresas que tenham dívida em atraso com a Prefeitura de Curitiba podem buscar o parcelamento para quitá-la e garantir seu nome limpo junto ao Município. Esta opção é válida para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ISS (Imposto sobre Serviços), o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos), taxas, contribuições de melhoria e multas.

O parcelamento pode ser feito pela internet, acessando o site da Prefeitura de Curitiba a qualquer momento. O contribuinte não precisa esperar o programa de refinanciamento de débitos Refic para fazer o parcelamento.

Depois de parcelar, basta garantir o pagamento em dia, mês a mês, conforme o número de parcelas escolhidas. É possível dividir em até 90 vezes. Com o parcelamento, o contribuinte já garante a certidão positiva com efei-

1.330 vagas em 17 cursos gratuitos

tos de negativa junto à Prefeitura de Curitiba.

SEGURANÇA PARA O CIDADÃO

Cada um dos impostos tem regras específicas e a manutenção do pagamento em dia traz segurança ao cidadão ou à empresa.

“No caso do IPTU, existe o risco de a pessoa perder o imóvel, ainda que seja um bem de família. O IPTU é um tributo delicado, pois o imóvel responde pela dívida e pode chegar a ser leiloado, se o imposto não for pago”, explica o procurador fiscal Paulo Fortes.

Esta medida está prevista no Código Tributário Nacional. Também pode ocorrer a penhora de valores existentes na conta corrente do proprietário.

Se a dívida for de ISS, o risco está nos recursos disponíveis na conta corrente do prestador de serviço. Também pode haver penhora de bens móveis e imóveis. A regra está amparada por

norma do Banco Central.

Como colocar em dia Além da opção pela internet, que é a mais rápida, a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) mantêm atendimento em 11 locais.

Quem preferir o atendimento presencial, tem a opção de marcar pela Agenda Online. Uma vez cadastrado, basta escolher a Procuradoria, clicar em Procuradoria Fiscal – Dívida ativa e selecionar o serviço para o qual o contribuinte quer o atendimento. Neste caso, o contribuinte será atendido na sede da PGM (Avenida João Gualberto, 241, Centro). O serviço funciona das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, no térreo.

Aqueles que preferem comparecer pessoalmente também têm atendimento garantido, mas por ordem de chegada, na PGM.

O mesmo pode ser feito nas unidades da Secre-

taria de Finanças nas dez administrações regionais. Além do parcelamento, é possível fazer a impressão dos documentos para pagamento.

O auditor fiscal Evandro Galvão Rocha, da SMF, orienta os que comparecem à Regional Pinheirinho.

“Aqui nós informamos o contribuinte para que ele resolva da melhor forma, respeitando a legislação, incluindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Existem situações que só podem ser resolvidas por quem tem vínculo com o imóvel”, comenta Rocha.

Segundo levantamento da Secretaria de Finanças e da Procuradoria-Geral do Município, em 2022, as equipes da PGM e das dez regionais fizeram mais de 141 mil atendimentos.

Foram emitidos 109 mil documentos de arrecadação municipal (DAM) e houve mais de 12,3 mil parcelamentos da dívida ativa.

O programa Liceu de Ofícios está com inscrições abertas para 17 cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e profissional que serão promovidos em março pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEEPR) e com a Electrolux.

São 1.330 vagas disponíveis para a população, preferencialmente jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser participar deve se inscrever até a véspera do início de cada curso no Portal Aprendere. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3250-7423 ou 3250-7475.

Os cursos

Quinze cursos são rápidos, com duração de quatro horas, e vão acontecer em vários espaços das dez regionais da cidade, como unidades do Liceu de Ofícios, auditórios de Ruas da Cidadania, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e escola.

Para a população de rua, as aulas serão realizadas em espaços onde já recebem atendimento, entre eles unidades de acolhimento institucional (UAI), Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e comunidade terapêutica.

Apenas os cursos de Informática Básica e de Manutenção de Eletrodomésticos - Linha Branca serão mais longos. O primeiro deles terá carga horária de 20 horas e o segundo, de 180 horas.

Promovido em parceria com a Electrolux, o curso de Manutenção de Eletrodomésticos terá apenas uma turma e será realizado no Liceu de Ofícios Bairro Alto, de 20 de março a 24 de maio, das 8h às 12h.

Confira a programação completa dos cursos no site:https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/em-marco-liceu-de-oficios-oferece-1330-vagas-em-17-cursos-gratuitos/67416

24 de fevereiro de 2023 05 A SEMANA CURITIBA
Foto: Pedro Ribas/SMCS Secretaria Municipal da Saúde avisa pelo app a data e o

Com grande efetivo, PM apreende armas, recupera veículos e garante

Carnaval tranquilo

Mais de 1,6 mil policiais militares e 616 viaturas atuaram, por dia, nos eventos públicos de Carnaval realizados em todo o Paraná entre a última sexta-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (22). Com isso, foi possível garantir segurança aos foliões e demais pessoas envolvidas diretamente com as festividades.

Nesses dias, houve abordagem de 14.955 pessoas, resultando na prisão ou apreensão de 189. Além disso, 5.879 veículos foram abordados, sendo que 147 foram encaminhados ou recolhidos e 16 foram recuperados por estarem com alerta de furto ou roubo.

Nas operações realizadas no trânsito, em vias urbanas e nas rodovias estaduais, foram registradas

1.463 infrações, sendo as principais por excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e embriaguez ao volante. Também foi feita a apreensão de 17 armas de fogo e de cerca de 28 quilos de drogas.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, co-

ronel Sérgio Almir Teixeira, disse que a operação teve bastante êxito e possibilitou um Carnaval tranquilo. “Depois de dois anos sem esses eventos, era natural a participação massiva das pessoas. Por este motivo, fizemos o reforço policial com as equipes locais, equipes do Verão Maior Paraná e das unidades especializadas, garantindo eventos sem ocorrências graves e dando os encaminhamentos necessários para os atendimentos que foram solicitados”, afirmou.

“Atuamos do início ao

fim dos eventos, inclusive com efetivo do serviço de inteligência, identificando focos de possíveis atitudes ilícitas, possibilitando a rápida ação policial e repressão aos crimes”, completou.

LITORAL

A PMPR atendeu 737 ocorrências durante o Carnaval no Litoral entre a última sexta-feira e a manhã desta quarta-feira. O município com o maior número de acionamentos foi Guaratuba, com 189, seguido de Matinhos (179), Pontal do Paraná (148) e Paranaguá (147). As cidades de Antonina, Guaraque-

Deputado Alisson Wandscheer (PROS) é o líder

do Bloco

çaba e Morretes registraram, juntas, 74 ocorrências no período.

O chamado mais recorrente ao longo do recesso foi perturbação do sossego, com 184 acionamentos. Em todos os eventos litorâneos foram abordadas 3.549 pessoas e 980 veículos. A atuação resultou ainda no cumprimento de quatro mandados de prisão, 87 pessoas levadas para lavratura de termo circunstanciado e 30 encaminhamentos por flagrante delito. Também foram distribuídas 675 pulseirinhas de identificação para crianças.

"Os foliões quiseram aproveitar ao máximo o Litoral e contaram com a atuação da Polícia Militar do início ao fim de cada evento. As ocorrências que registramos foram de menor gravidade e quem esteve presente percebeu que as equipes estavam em cada esquina promovendo segurança para todos", destacou o coordenador de operações da PMPR no Verão Maior Paraná, major Ronaldo Goulart.

Boletim semanal da dengue contabiliza 472 novos casos no Paraná

De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (22), o Paraná atingiu 4.110 casos de dengue, distribuídos por 238 municípios. Somente neste ano foram 1.400 casos da doença. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.

O informe divulgado nesta quarta registra 472 novos casos – desde 1º de agosto o Paraná contabiliza

Parlamentar da Neurodiversidade

7.598 casos em investigação e 47.776 notificações. O boletim semanal não traz novos óbitos, mantendo cinco mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais quatro casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal são sete casos importados, três autóctones e quatro ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doen-

ça é contraída no município de residência) ocorreram nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 39 notificações, sendo que dez estão em investigação.

INFESTAÇÃO PREDIAL

A Sesa publicou ainda o Informe Entomológico nº 01/2023, que traz dados de infestação do vetor, levantados no período entre 2 de janeiro a 13 de fevereiro de

2023.

Segundo as informações apresentadas por 368 municípios do Paraná, 45,4% (181 municípios) estão em situação de alerta e 12,8% (51 municípios) apresentam risco para a ocorrência de epidemias, considerando a proliferação vetorial.

O informe mostra ainda quais são os principais tipos de criadouros encontrados.

Do total, 77,6% são considerados depósitos móveis, passíveis de remoção e/ou proteção.

O deputado Alisson Wandscheer (PROS) é o proponente e líder do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é promover o conhecimento, a informação e a inclusão sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia. Apoiam a criação e serão integrantes do Bloco os deputados: Thiago Bührer (PSD), Matheus Vermelho (PP), Marcio Pacheco (REP), Samuel Dantas (PROS) e Flávia Francischini (União).

“Precisamos promover ao máximo as informações sobre a neurodiversidade, pois quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre as particularidades do autismo, TDAH e dislexia, maiores são as chances de inclusão e entendimento. O conceito de neurodiversidade aponta que a mente pode funcionar de diversas maneiras e que essas diferenças são apenas variações naturais do cérebro humano”, explicou Wandscheer.

Segundo o parlamentar, uma série de atividades estão sendo programadas para receber representantes de entidades e segmentos envolvidos no diagnóstico, tratamento, educação, assistência e rede de apoio as pessoas. “Com muito diálogo e participação será possível elaborar e apresentar políticas públicas mais eficazes, esse é nosso objetivo, meu e dos colegas deputados que integram o bloco temático e também têm afinidade com essas pautas”, enfatizou o parlamentar. ATIVIDADES

Através do Bloco Parlamentar serão realizadas reuniões, audiências públicas, palestras, videoconferências, eventos e a elaboração de material informativo para debater, promover informações e levar conhecimento sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e a dislexia para a sociedade.

NEURODIVERSIDADE

Pessoas consideradas neurodivergentes podem ter variações cognitivas como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, autismo (espectro de transtornos que geralmente se manifestam em dificuldades no convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e TDAH), dislexia (transtorno de aprendizagem que dificulta leitura e escrita).

A SEMANA 06 24 de fevereiro de 2023
Foto: PMPR
Mais de 1,6 mil policiais militares e 616 viaturas atuaram, por dia, nos eventos públicos de Carnaval realizados em todo o Paraná entre a última sexta-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (22).
PARANÁ
Foto: Orlando Kissner/Alep “Com muito diálogo e participação será possível elaborar e apresentar políticas públicas mais eficazes, esse é nosso objetivo", explica Wandscheer.

Hidratação para quem realiza atividade física!

Hoje, abordaremos a hidratação para quem realiza atividades físicas moderadas e intensas.

Estar bem hidratado ou beber bastante água, já estamos cientes da importância disso para nosso dia a dia, mais ainda para quem desenvolve alguma atividade física, especialmente as mais intensas. Essas, principalmente em dias com temperaturas elevadas, provocam uma sudorese muito mais intensa no corpo. Ou seja, acabamos por desidratar muito mais rapidamente. Pois além da elevação da temperatura corporal ser influenciada pelo meio externo (ambiente), neste caso, o movimento corporal mais forte, intensifica ainda mais a produção de calor (gerado pela transformação de energia) no interior do organismo. E este tem que ser imediatamente jogado para fora. E o principal mecanismo responsável para esta operação é a sudorese. Através deste importante e vital processo de regulação térmica o corpo perde água, sais minerais e calor. Para isso se faz necessário estar muito bem hidrato. E quando não se está, o corpo reage em diferentes formas, das mais leves até mais intensas: cãibras, tonturas e fadiga muscular entre as mais comuns e ainda mais graves como espasmos musculares, desmaios e hipertermia. Inclusive se não tratada, esta última, pode levar à óbito.

Para se ter a ideia da gravidade de perder água corporal e não repô-la:

Perder de 1 a 2% do peso corporal > alterações no processo de regulação térmica do corpo e redução de algumas capacidades físicas, especialmente as relacionadas as habilidades

motoras. A sede já está instalada.

Perder de 3% do peso corporal > redução importante da capacidade de continuar com eficiência o movimento/gesto motor/ exercício físico. A ‘endurance’ ou resistência muscular fica debilitada. É reduzida a capacidade de permanecer no movimento por um tempo maior com uma mesma intensidade. É diminuída, portanto, o potencial de realizar trabalho.

Perder de 4 a 5% do peso corporal > ocorre uma redução expressiva na força muscular, na potência aeróbia e as câimbras aparecem.

Perda de 6% do peso corporal > a desidratação já está em nível elevado. As câimbras são mais frequentes e intensas. Movimentos corporais ficam desorganizados e desconexos. Redução da eficiência motora. O corpo está na iminência de uma hipertermia.

Perder de 7 a 10% do peso corporal > Espasmos musculares ou contrações involuntárias, delírios, tonturas, perda de memória. Pode-se chegar a ter desmaios, entrar em coma e ir a óbito.

Mas… Como se hidratar adequadamente para a prática das atividades físicas moderadas a intensas?

Recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM):

Antes da Atividade

Física > É importante iniciar a atividade já muito bem hidratado. Ingerir até duas horas antes em torno de 500 a 800ml de água.

Importante > antes de iniciar sua atividade, suba numa balança e verifique o seu peso!

Durante a Atividade Física > Ingestão a cada 15 ou 20 minutos de 200 a 250ml de água. O ideal é tomar a água em pequenas quantidades durante a prática das atividades.

Após a Atividade Fí-

sica > Retorne para a balança e verifique novamente o seu peso. A quantidade de água que devemos repor pós-atividade para nos manter em hidratação ideal tem relação direta com o déficit de peso. Ou seja, a quantidade de peso que falta para completar a marcação inicial (antes da atividade) é justamente o que falta repor. Exemplo: se no início o peso era de 70kg e ao final o peso verificado é de 69,700kg, a quantidade de água para se ingerir para manter a hidratação ideal é de 300ml. Simples assim! Experimente e perceba a diferença no seu rendimento e na sua recuperação! Água é vida! Movimento é vida!

AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

FAÇA A COISA CERTA! Contatos

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

A SEMANA 07 24 de fevereiro de 2023
SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Dez dicas para evitar o roubo de celular e o que fazer se isto acontecer

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam que houve aumento no número de roubos no estado, que chegaram a 245.900 ocorrências registradas em 2022. Desse total, de acordo com a secretaria, 67,29% são roubos de celulares.

“Antes, o roubo de aparelhos era motivado pelo equipamento em si. Hoje, o motivo principal é o que há dentro deles, em especial apps dos bancos, a partir dos quais é possível fazer transações indevidas e causar muita dor de cabeça aos proprietários”, diz o Diretor Executivo de Parcerias da Seguradora Zurich, Luís Reis. “Entendemos que as pessoas ficam ainda mais expostas a este perfil de crime durante períodos como o carnaval”, aponta o executivo.

Luís se refere especialmente ao PIX, que caiu no gosto do brasileiro. Em dezembro, o Banco Central chegou a registrar recorde de transações diárias: foram 104,1 milhões de operações em 24 horas no dia 20 de dezembro. O país tem 143,3 milhões de usuários, dos quais 131,6 milhões são pessoas físicas e 11,7 milhões, pessoas jurídicas.

Desde o dia 2 de janeiro, o PIX conta com novas regras. Entre elas, o usuário pode transferir todo o limite de um período (diurno ou noturno) em apenas uma transação PIX ou fazê-lo em diversas vezes, ficando a critério do correntista. O BC também elevou o limite para as retiradas de dinheiro por meio das modalidades Pix Saque e Pix Troco. O valor máximo passou de R$ 500 para R$ 3 mil durante o dia e de R$ 100 para R$ 1 mil no período noturno.

Diante desses números e das novas regras, confira uma lista de 10 dicas para evitar problemas com roubo e furto de celulares, objetos e recursos indispensáveis no nosso dia a dia. As orientações incluem, também, o que fazer se o pior acontecer.

PARA PREVENÇÃO

- Redobre a atenção ao utilizar o celular na rua e nos transportes: Se isto for realmente necessário, fique numa posição em que consiga ver todo o ambiente em seu entorno. Evite deixar o aparelho à vista de janelas. No automóvel, mantenha-o longe do painel do veículo ou suportes de para-brisa.

- Cuidado ao guardar o aparelho: Evite deixá-lo sobre mesas ou no bolso traseiro. E quando guardá-lo em mochilas e bolsas, feche-as bem e as mantenha à frente do corpo.

- Utilize senha ou código de bloqueio para destravar o celular e aplicativos bancários: A Federação Nacional de Bancos (Febraban) recomenda evitar os métodos de reconhecimento facial ou digitais para desbloquear aplicativos bancários, pois alguns aparelhos têm brechas que possibili-

tam a alteração com facilidade em caso de furto. Use senhas ou códigos de bloqueio, mas evite desenhos simples e óbvios demais e tome cuidado ao desbloqueá-lo em público.

Assim, caso o aparelho for perdido ou, pior, furtado ou roubado, o criminoso terá dificuldade em acessar os dados que, por sua vez, poderão ser apagados remotamente.

- Evite deixar o e-mail logado no celular - e cuidado com as senhas! O e-mail é um dos meios mais eficazes para alterar senhas rapidamente em um celular desbloqueado. Evite mantê-lo logado automaticamente no aparelho.

Evite também repetir senhas, deixá-las anotadas em blocos de notas, ou mesmo criar senhas muito fáceiselas podem ser rapidamente decodificadas. Especialistas recomendam senhas longas, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Se você é do tipo esquecido, versos de músicas ou frases com conexão emocional (por exemplo, “esse ano farei uma viagem incrível”), com pequenas alterações, podem ser bons pontos

no mercado, tanto para aparelhos celulares quanto transações eletrônicas indevidas. As opções para o aparelho celular podem cobrir reparos causados por danos acidentais, como quebras, e permite a indenização se o objeto não tiver conserto, ou em caso de roubo ou furto qualificado.

E SE O APARELHO FOR ROUBADO, O QUE FAZER?

letim de ocorrência e o código IMEI do seu aparelho em mãos, entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio. Em algumas horas, o celular já deve estar bloqueado. Veja abaixo os números das principais operadoras do país para bloquear um celular roubado/furtado ou perdido: Vivo -1058; Oi -- 1057; Claro -- 1052; Tim -- 1056.

de partida. Você também pode usar gerenciadores de senha - mas lembre-se: use uma senha diferente da do desbloqueio do aparelho, e não a anote em nenhum app.

- Guarde os detalhes do aparelho: Faça um registro de todas as informações importantes do aparelho e mantenha-as em um local seguro. São elas: o número do telefone, nome do fabricante, cor e modelo, PIN ou código de desbloqueio e IMEI (número interno de identificação do dispositivo), além de características peculiares como marcas, arranhões ou rachaduras. O IMEI, especificamente, é fundamental para registro no Boletim de Ocorrência em caso de roubo ou furto. Para acessar o seu IMEI, procure na etiqueta da caixa do celular, no adesivo que fica atrás da bateria, ou digite *#06# no celular e aperte a tecla “ligar”.

- Atente-se às opções de seguro disponíveis no mercado: No final do dia, todos estão sujeitos ao risco de roubo ou furto de seus aparelhos. Por isso, contratar um seguro também é uma boa medida de prevenção. Hoje, há diversas opções de seguro

- Registre um Boletim de Ocorrência: Para quem tem seguro, o que é sempre recomendável, o B.O. é imprescindível na análise da cobertura e posterior indenização. Este boletim de ocorrência pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou de forma on-line, no site da Polícia Militar do seu estado. Assim, você terá uma prova, caso seu celular seja usado em qualquer atividade ilícita, de que não foi você quem utilizou o aparelho. Somente com o boletim em mãos, será possível fazer o bloqueio do seu telefone através do código IMEI dele.

- Bloqueie o IMEI: Bloqueie o IMEI junto à operadora para que suas funções sejam automática e completamente desativadas de forma remota.

O código IMEI (International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação próprio de cada aparelho celular. Ele pode estar localizado na caixa original do produto ou na nota fiscal de compra do aparelho. Com o bo-

- Troque as senhas e desconecte contas: Troque as senhas de acesso ao ID do Google ou Apple e desconecte as contas de aplicativos instalados (por exemplo, e-mail e redes sociais).

- Apague os dados remotamente: Encontre, o mais rápido possível, outro aparelho de celular, computador ou tablet para apagar os dados também remotamente. De acordo com o site da Serasa, para fazer isso, acesse o site com nome e senha associado à conta do aparelho celular. Se for no sistema Android, quando aparecer o mapa de localização, basta clicar em “Limpar Dispositivo” no menu à esquerda; se for IOS, após login, é preciso clicar em “buscar iPhone”; assim que aparecer o mapa de localização, clicar em “Apagar iPhone”.

Se você conseguir recuperar o celular, pode desbloqueá-lo ligando novamente para a sua operadora. Você vai precisar informar o número da linha, números do RG e CPF do titular da linha e nota fiscal do aparelho.

(41) 99162-6192

A SEMANA 08 GERAL 24 de fevereiro de 2023 MATÉRIA DA SEMANA
Foto: Freepik Além da perda do aparelho, transações indevidas via PIX preocupam usuários.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.