Edição 761

Page 1

Economia de Curitiba cresce com investimento recorde, empregos e desburocratização Curitiba é uma das cidades que mais vem investindo em desburocratizar e agilizar a abertura de empresas, como forma de induzir o crescimento da economia. Em três anos, o tempo de abertura de empresas na capital paranaense foi reduzido em 94%, segundo o Mapa das Empresas, levantamento divulgado pelo Ministério da Economia. Edição 761 - Região Metropolitana de Curitiba - 13 de janeiro de 2023 Páginas 03 Cursinho Prévestibular Mais Pinhais abre inscrições no próximo dia 25 Página 04 MATÉRIA DA SEMANA Em Brasília, Deputado Romanelli defende nova modelagem no pedágio do Paraná IPTU de Curitiba terá vencimento em abril, com desconto de 10% para pagamento à vista Página 05 Página 08 Dia Internacional do Riso: quantos minutos você ri por dia? Acesse e fique bem informado www.asemananews.com.br Com investimento de R$ 90 milhões, duplicação da Rodovia dos Minérios atinge 50% Página 06 Sete alimentos que podem aumentar a felicidade, segundo a ciência Página 07 A SEMANA Página 06

Professor diz ter encontrado inscrições sobre o rei Ezequias

De acordo com um professor israelense de história antiga, sua recente tradução das inscrições que descrevem as obras do rei judeu bíblico, Ezequias, na cidade de Davi em Jerusalém é “uma das mais importantes descobertas arqueológicas em Israel de todos os tempos”.

Segundo a CBN News, as inscrições em uma tábua de pedra, descoberta durante escavações no Parque Nacional da Cidade de David em 2007, levaram mais de 10 anos para dois cientistas decifrarem.

Nesse sentido, o Professor Gershon Galil do Instituto de Estudos Bíblicos e História Antiga da Universidade de Haifa, juntamente com Eli Shukron do Instituto de Investigação Bíblica e História Antiga que fizeram as descobertas.

Desta forma, eles descobriram que as inscrições do século VIII a.C., presentes em uma pedra quase do tamanho de uma mão, não só incluem o nome de Ezequias, mas também listam as realizações dos primeiros 17 anos do seu reinado.

Dentre elas, está sua comissão para esculpir a piscina em Siloé e o túnel de acesso às águas por baixo da Primavera de Gihon, a nascente também chamada “Fonte da Virgem”. Acredita-se que a ação ajudou a salvar a cidade quando o rei assírio Senaqueribe tentou tomar posse da cidade, como descrito na Bíblia em 2 Crônicas 32:2-4.

Logo, na corrida para antecipar Senaqueribe, os trabalhadores judeus escavaram o Túnel de Siloé de ambas as extremidades, se encontrando no meio. Também foram listadas nas novas inscrições decifradas referências à reforma dos rituais judaicos e à conquista da Filisteia.

“Estas são as inscrições reais mais completas que temos, e são mais uma prova de que os reis de Israel e Judá escreveram inscrições reais que indicavam o seu nome e escrituras”, explicou Galil.

Além disso, ele afirma que esses são os primeiros manuscritos da Bíblia, e são anteriores aos amuletos de prata Ketef Hinnom por cerca de 100 anos e aos Manuscritos do Mar Morto por centenas de anos.

“Também apoiam a afirmação de que as escrituras do Livro dos Reis se baseiam em textos provenientes de crônicas e inscrições reais e que a Bíblia reflete a realidade histórica e não a imaginação”, concluiu.

Fonte: https://www.gospelprime.com.br/

VERSÍCULO DO DIA

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

(Romanos 12:2)

Reflexão

O peixe maior

Certa vez um homem estava pescando. Um turista aproximou-se e ficou a observá-lo.

Cada vez que apanhava o peixe, o pescador media o peixe com uma régua. Os peixes pequenos ele colocava num balde e os que eram maiores que 25 cm atiravaos na água.

Estranho, não!

Em dado momento, o turista não se conteve mais e perguntou:

– Ei! Por que você não inverte e guarda os peixes maiores?

O pescador voltou-se e disse:

– Bem, é que a minha frigideira é pequena e não comportaria os maiores.

Quantas vezes Deus coloca grandiosas oportunidades diante de nós, e simplesmente nós as recusamos.

Ele sempre dá além do que merecemos. "Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, mediante seu poder que atua em nós!"

(Efésios 3:20)

PIADA

CURIOSIDADE

Por que sentimos sono após as refeições?

Aquela vontade de dormir após as refeições acontece porque nosso organismo sofre algumas alterações depois que comemos. Uma delas é o aumento das concentrações de glicose no sangue (glicemia), que leva a uma menor atividade de alerta. Temos um centro no sistema nervoso central responsável pela vontade de comer. Essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. Assim, depois de consumir alimentos, o aumento da glicemia estimula o sono. Também podemos sentir sono depois de comer muito. Isso porque a informação de saciedade que é levada ao cérebro nos faz perder o estado de alerta. Um terceiro motivo é que o organismo passa por ritmos biológicos que variam durante o dia. No meio do dia (ou hora do almoço) temos um declínio desses ritmos. A dica para não ter tanta vontade de dormir é diminuir o consumo de alimentos que promovam elevada concentração de glicose no sangue (como doces, geléias e mel) e dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico (pães integrais, arroz, feijão e lentilha).

PREVISÃO DO TEMPO

Na sexta-feira, Áreas de instabilidades avançam do Paraguai e Argentina em direção ao Paraná. Assim, no decorrer do dia, pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, avançam primeiramente pelas regiões sudoeste, oeste e noroeste, posteriormente avançando para as demais regiões do estado.

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx.26ºC Mín. 17ºC

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 13 de janeiro de 2023
SEXTA SÁBADO DOMINGO Máx. 28ºC Mín. 18ºC Máx. 27ºC Mín. 19ºC Máx. 27ºC Mín. 19ºC Chuva
E X P E D I E N T E
Parcialmente nublado com pancadas de chuva Parcialmente nublado com pancadas de chuva www.asemananews.com.br Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75 WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.
SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA Joãozinho levou o boleto de pagamento da sua escola para o pai: – Meu Deus, mas como é caro estudar nesse seu colégio! – disse o pai. Joãozinho respondeu: – E olha que eu sou o que menos estuda na minha turma.
COLUNA BÍBLICA

Economia de Curitiba cresce com investimento recorde, empregos e desburocratização

Menos burocracia e mais agilidade na abertura de empresas, recorde de investimentos e geração de empregos, boa situação fiscal e medidas de apoio para acelerar a economia marcaram o ano de 2022 para a capital paranaense.

Curitiba é uma das cidades que mais vem investindo em desburocratizar e agilizar a abertura de empresas, como forma de induzir o crescimento da economia. Em três anos, o tempo de abertura de empresas na capital paranaense foi reduzido em 94%, segundo o Mapa das Empresas, levantamento divulgado pelo Ministério da Economia.

Em 2019, uma empresa levava em média 81 horas (três dias e 9 horas) para ser aberta em Curitiba. Em novembro de 2022, o tempo de abertura estava em apenas 5 horas. Abrir uma empresa em Curitiba foi 83% mais rápido do que a média brasileira, de 29 horas (um dia e cinco horas) no período. A capital paranaense foi a terceira mais rápida, atrás apenas de Aracaju (SE), com 2 horas, e Vitória (ES), com 4 horas.

LIBERDADE ECONÔMICA

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba incluiu mais 61 atividades na chamada Lei da Liberdade Econômica, que dispensa licenciamento para atividades consideradas de baixo risco o que contribui para facilitar a abertura de empresas. Com isso, o número de atividades incluídas nesse parâmetro na cidade passou de 545 para 606.

Essas empresas ficam dispensadas de alvará de licença para localização, licença sanitária e licenciamento ambiental.

Entre os incluídos na lista estão atividades de organizações associativas e sindicais, serviços de malote, academia de artes marciais e algumas atividades esportivas,

organização de excursões, transporte de mudanças.

EMPREGO

Há mais de um ano Curitiba está no topo das cidades que mais criam empregos com carteira assinada no País. Curitiba gerou 40.197 empregos de janeiro a novembro de 2022, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. A cidade foi a quinta do país em número de empregos gerados, atrás de São Paulo (238.811), Rio de Janeiro (107.562), Brasília (54.936) e Belo Horizonte (49.062).

RANKING

Graças ao esforço para estimular a economia, Curitiba vem se destacando em vários rankings de competitividade do País.

É considerada a segunda capital com o melhor ambiente de negócios do País, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), realizado pelo Ministério da Economia, que avaliou 450 indicadores, ferramentas e ações administrativas para fomentar a atração de investimentos.

Curitiba tem atraído novos projetos de investimentos nas mais diversas áreas, da indústria ao varejo, dos serviços à tecnologia de ponta e inovação.

Em julho, foi eleita a

cidade com melhor qualidade de vida e situação fiscal no País, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista IstoÉ em parceria com a consultoria Austin Rating.

O levantamento considerou dados de 5.565 municípios e mapeou cerca de 280 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação e presença digital, além de inclusão social e governança fiscal.

Segundo a publicação, Curitiba soube aliar responsabilidade fiscal e planejamento de longo prazo com qualidade de vida para população.

INVESTIMENTO RECORDE

Curitiba também está batendo recorde de investimentos. O Plano Plurianual, que traça as diretrizes e ações de médio prazo para o desenvolvimento da cidade, de 2022 a 2025 prevê R$ 2,4 bilhões em investimentos, 70% superior ao aplicado entre 2018 e 2021.

A boa situação fiscal permitiu ao município contratar financiamentos internacionais de organismos multilaterais para fazer frente aos projetos de investimentos.

Do total de investimentos em obras e equipamentos até 2025, R$ 973 milhões virão de recursos do tesouro municipal e de R$ 1,45 bi-

lhão de outras fontes, como financiamentos, que incluem os firmados com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco Interamericamo de Desenvolvimento (BID) e com o New Development Bank (NDB). Também há financiamentos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para projetos, equipamentos e obras viárias.

ORÇAMENTO 2023

Para o ano que se inicia, a Prefeitura prevê orçamento de R$ 10,2 bilhões,12% superior aos R$ 9,046 bilhões destinados em 2022. Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, Curitiba tem garantido a maior parte do seu orçamento anual com recursos do próprio município. Das receitas correntes de R$ 9,67 bilhões, R$ 5,99 bilhões (59,3%) devem vir do caixa minicipal, R$ 1,5 bilhão (15,5%) de transferências da União e R$ 1,3 bilhão (12,8%) de transferências do Estado.

A previsão é investir R$ 666,3 milhões em 2023, 11% acima dos R$ 598 milhões de 2022. Os recursos serão usados em vários projetos para melhorar a vida da população, como pavimentação, construção de unidades habitacionais, implantação de calçadas, ciclovias, revitalização de parques e bosques, reforma de escolas, ampliação e mo-

dernização do parque de iluminação pública.

Nessa lista estão ainda projetos de grande porte: Inter II, Ligeirão Leste-Oeste, Linha Verde Norte-Sul, construção da Rua da Cidadania da CIC, o projeto de gestão de risco climático Bairro Novo do Caximba, implantação do Hospital Veterinário, construção do restaurante e da Fazenda Urbana do Tatuquara, dentre outros.

APOIO

Como parte do esforço para acelerar a retomada econômica, a Prefeitura adotou também medidas como o pagamento de R$ 184 milhões licenças-prêmio, R$ 144 milhões para antecipação de 50% do décimo terceiro salário, além do pagamento adiantado de precatórios, com R$ 76 milhões.

DESCONTO NO ITBI

Do ponto de vista tributário, destaque para projetos como a redução da alíquota de ISS para o setor de franquias, de 5% para 2%, e de incentivo para regularização de transações imobiliárias nos chamados “contratos de gaveta” – em que há um compromisso de compra e venda, mas sem o efetivo registro de escritura pública.

Curitiba concedeu desconto de 90% na alíquota de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e Direitos Sobre Estes (ITBI) (de 2,7% para 0,27%), em transações imobiliárias de imóveis até R$ 473 mil.

MAIS PRÊMIOS

Outra novidade veio do programa Nota Curitibana, que ampliou o valor distribuídos nos sorteios e o número de entidades premiadas.

A nova regulamentação aumentou de três para seis, nos sorteios regulares e de uma para duas nos especiais, como Natal e Aniversário de Curitiba. Com isso, passam a ser distri-

buídos um total de R$ 310 mil a cada sorteio, 15% mais do que os R$ 270 mil até então.

O objetivo é manter a vocação social do programa, que desde seu lançamento teve, como um dos seus focos, apoiar entidades sem fins lucrativos que prestam apoio à população. Hoje são 595 entidades que podem ser indicadas.

“A pandemia trouxe muitos desafios e um deles foi a queda nas doações”, lembra Maria Julia Xavier, coordenadora da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, que atende 50 crianças de 7 a 12 anos no Tatuquara.

“Esse recurso do Nota Curitibana nos ajuda muito. Uma vez, estávamos sem dinheiro para fazer a festa do Dia das Crianças e teríamos que cancelar. Foi quando soubemos que tínhamos sido indicados por um sorteado e receberíamos o prêmio. Foi um alívio, o recurso deu para comprar pipoca, doces, brinquedos e ainda uma máquina de fazer algodão doce”, lembra Maria Julia.

Desde seu início, em 2018, o programa distribuiu R$ 12,17 milhões em prêmios. Recursos que têm ajudado muitos contribuintes a realizar sonhos, como o comerciante Anderson José Michelini Malucelli, de 42 anos, que foi o ganhador do prêmio de R$ 150 mil do Nota Curitibana especial de Natal. Morador do bairro Bacacheri, ele teve o bilhete premiado no 50º sorteio do programa.

“Foi uma benção de Deus. Com esse recurso vou quitar o consórcio da minha casa. O valor é exato do que preciso para pagar o saldo", disse Anderson, que é sócio de uma farmácia no centro de Curitiba.

A SEMANA 03 13 de janeiro de 2023 DESTAQUE
Empresa leva, em média, seis horas para ser aberta em Curitiba.

Cursinho Prévestibular Mais

Pinhais abre inscrições no próximo dia 25

No próximo dia 25, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre inscrições para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais. São 120 vagas e o processo seletivo utiliza-se do formato online para a aplicação da prova online. O curso é totalmente gratuito e exclusivo para moradores de Pinhais, sendo preparatório para a UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior do Brasil.

De acordo com a Semed, o cursinho ocorre presencialmente na Casa Amarela da Semed, das 19h às 22h40 de segunda a sexta e aos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências conforme o calendário. Podem participar aqueles que estão no 3° ano do Ensino Médio, o 4° ano do Ensino Técnico profissionalizante ou alunos que já concluíram o Ensino Médio.

O cronograma completo pode ser acessado no site da Prefeitura Serviço

Cursinho Pré-Vestibular Mais Pinhais

Inscrições de 25/01 a 15/03 - site da Prefeitura Aplicação do teste seletivo online, em plataforma/ambiente virtual - 26/03

https://pinhais.atende.net/subportal/cursinho-prevestibular Mais informações pelo e-mail: marcia.correa@edu.pinhais.pr.gov.br

Primeiro evento de adoção de animais de 2023 será no dia 21

No dia 21 de janeiro, sábado, acontece o primeiro evento de adoção de cães e gatos de 2023. Realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), a ação ocorre periodicamente no município e será realizada no Bosque Municipal de Pinhais das 10h às 17h. Em 2022, a iniciativa resultou na adoção de mais de 100 animais, entre cães e gatos.

A médica veterinária responsável pela Divisão do Bem-Estar Animal da Semma, Solange Marconcin, destaca que neste ano haverá novidades. “A proposta é realizar os eventos de forma segmentada, com mais frequência, para incentivar a adoção de animais não apenas filhotes, mas também adultos, especialmente cães que são mais comumente vítimas de abandono. Importante também lembrar que a adoção faz parte de um amplo programa de guarda responsável que fazemos em Pinhais. Entre 2014 e 2022 foram quase 900 animais adotados”, declara.

O evento contará com a presença das equipes da Divisão do Bem-Estar Animal para repassar todas as informações necessárias sobre a guarda responsável e orientações aos novos tutores. A ação terá cães e gatos para adoção, todos devidamente vacinados e castrados.

Interessados em doar animais, devem se inscrever previamente com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones (41) 99278-5550 e (41) 99266-7674. Além disso, o site Adoção VirtuAU conta com animais para adoção, a página disponibiliza informações, fotos e contato dos atuais tutores.

Serviço

Evento de Adoção de cães e gatos Gratuito

Dia 21 de janeiro, das 10h às 17h, no Bosque Municipal de Pinhais - Rua 24 de Maio esquina com Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, Centro Mais informações com a Divisão de Bem-Estar Animal pelos telefones (41) 99278-5550 e (41) 99266-7674.

Governador autoriza início da construção do novo terminal de São José dos Pinhais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (9) a ordem de serviço para início da construção do Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento do Governo do Estado na obra, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), será de R$ 21,3 milhões.

Três vezes maior que o atual, que atende 25 mil pessoas por dia, o novo terminal atende o crescimento populacional de São José dos Pinhais. Dados preliminares do Censo Demográfico 2022 mostram que a cidade ganhou 64 mil novos habitantes em 12 anos, sendo a terceira na Região Metropolitana que mais cresceu em números absolutos.

“A nova estrutura vai trazer mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo não só em São José dos Pinhais, como em outros municípios da Região Metropolitana”, afirmou Ratinho Junior. “São José dos Pinhais cresceu muito, tem quase 330 mil habitantes, e o poder público precisa acompanhar esse aumento populacional. Por isso, o novo terminal será três vezes maior que o atual, além de contar com uma área de convivência e uma estrutura urbanística para facilitar

O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, além de 16 lojas e outros espaços de convivência.

a vida do cidadão”.

O novo terminal será construído na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná. Ele ficará a um quilômetro do atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da avenida. O projeto contempla área total de 18.389,57 metros quadrados e área construída de 5.979,12 metros quadrados. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, explicou que o terreno foi adquirido em 2006 pela prefeitura, mas só agora a obra sai do papel. “Será um grande avanço para a cidade, que vai ampliar de 12 para 26 plataformas de ônibus, proporcionando mais linhas, mais comodidade e serviços para a população, além de fazer uma melhor integração com a Região

Metropolitana”, disse.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que uma das demandas da pasta, principalmente com a criação da Amep, é modernizar a integração do transporte público da região. “Nosso plano é fortalecer a integração metropolitana, com novas obras viárias urbanas e melhorias no transporte coletivo. Aqui será construído um terminal moderno, com integração de modais e três vezes maior que o atual, por onde vão circular mais de 25 mil pessoas por dia”, salientou.

ESTRUTURA

O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, além de 16 lojas e outros espaços de convivência, como academia ao ar livre, parque infantil, estacionamento e bicicletário. Serão três pontos de acesso para veículos do trans-

porte coletivo, sendo dois na Rua Annelise Gellert Krigsner e um na Avenida Rui Barbosa.

A nova estrutura vai melhorar o arranjo das linhas, evitando sobreposições nos atendimentos para distribuir de forma eficiente as viagens. Do local, vão partir ônibus que fazem conexão com os terminais Boqueirão, em Curitiba, Pinhais e Piraquara, além da ligação com o Centro da Capital através do Terminal Guadalupe. Também haverá melhorias na oferta das ligações alimentadoras dos bairros de São José dos Pinhais.

O projeto foi licitado pela antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que deu lugar à Amep, a qual será responsável pelo acompanhamento da obra.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que o projeto faz parte de uma série de melhorias no transporte metropolitano, que inclui também a construção do Terminal de Piraquara. “O novo terminal de São José dos Pinhais é uma reivindicação de anos, porque o antigo equipamento não comporta mais a demanda de passageiros e as novas conexões de integração que estamos promovendo”, afirmou.

Sugestões para o Regimento Interno da Conferência Municipal de Saúde de Quatro Barras poderão ser enviadas até o dia 17

A Consulta Pública para obter sugestões, junto à sociedade, para o regimento interno da Conferência Municipal de Saúde de Quatro Barras segue aberta até o dia 17 de janeiro. Até esta data, os cidadãos poderão contribuir com ideias e propostas no que diz respeito às regras da conferência, prevista para ocorrer em março deste ano.

A consulta foi aberta pelo Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Quatro Bar-

ras, por meio da Secretaria de Saúde, e visa coletar contribuições e sugestões sobre as normas contidas no regimento interno, que engloba as formas de participação popular, o tema, como se darão as propostas para a política de saúde, a programação e também a eleição para a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde.

Por isso, as contribuições da população são tão importantes. A consulta é a forma democrática

de auxiliar a construir políticas públicas efetivas para a área da Saúde – um momento de opinar e sugerir, em prol da melhoria contínua das políticas municipais.

É o que destaca a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Camila Maria Alcântara. “A participação popular na construção do Regimento Interno é um exercício da democracia. Permite que o cidadão participe de forma direta na elaboração do instrumental que irá

conduzir a Conferência Municipal de Saúde”, enfatizou ela.

COMO PARTICIPAR

O formulário de sugestões está disponível no site oficial da Prefeitura, pelo link: shorturl.at/lvMW1. Participe!

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (41) 99649-0216; pelo telefone (41) 3671-8800, ramais 7843 ou 8894; ou ainda pelo e-mail conselho. saude@quatrobarras.pr. gov.br.

A SEMANA 13 de janeiro de 2023
Foto: Albari Rosa / AEN
04 RMC

Greca vistoria obras em cinco ruas e celebra a geração de empregos com pavimentação

A Prefeitura de Curitiba está requalificando mais cinco ruas no bairro Jardim das Américas, somando 2.038,1 metros de nova pavimentação nas vias do bairro. As melhorias fazem parte do programa Asfalto Novo, que na atual etapa contempla melhorias em 160 ruas de 41 bairros da cidade, e contribuem para, além de melhorar a infraestrutura, movimentar a economia da cidade com a criação de novos postos de trabalho.

Na manhã desta quinta-feira (12/1), durante vistoria da reciclagem do asfalto na Rua Sinke Ferreira, uma das cinco vias do bairro contempladas, o prefeito Rafael Greca celebrou com os trabalhadores da obra e a geração de empregos promovida pela Prefeitura ao realizar essas intervenções.

“Vejam quanto emprego é gerado em uma obra de 1.200 metros de extensão. É muito importante esse fomento da Prefeitura, promovendo uma economia circular e virtuosa na cidade”, disse o prefeito, ao lado dos trabalhadores.

As melhorias na pavimentação do programa Asfalto Novo estão entre as 145 obras públicas com licitações em andamento para 2023 e que devem gerar aproximadamente 8,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos para a execução das obras.

Na Rua Sinke Ferreira, os trabalhadores estão realizando a reciclagem de 1.225,5 metros de asfalto, entre as ruas Cônego Januário da Cunha Barbosa e Nossa Senhora de Lourdes e avançam por outras quatro ruas adjacentes ou pró-

ximas.

ASFALTO E DRENAGEM

As obras na Rua Sinke Ferreira começaram na última segunda-feira (9/1) e seguem até o final de janeiro. Além da recuperação do asfalto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) incluiu a ampliação das caixas de captação das águas pluviais em um trecho de 230 m (entre as ruas Cônego Januário da Cunha Barbosa e Padre Damião), melhorando a drenagem da água das chuvas.

“Por estar em um ponto mais rebaixado, em dias de chuvas torrenciais, a água das vias próximas escorria e acumulava na Rua Sinke Ferreira. Acionamos nosso Departamento de Pontes de Drenagens para ampliar a captação da drenagem antes de concluir o asfalto renovado”, explica o secretário da Smop, Rodrigo Rodrigues.

A turismóloga Marlene de Oliveira, 40 anos conta que em sua casa vinha sofrendo com a invasão das águas pluviais e acompanha animada a movimentação do maquinário pela rua.

“Estava na hora de melhorar o asfalto, mas o principal é saber que as

bocas de lobo vão ter maior capacidade de vazão das águas. Vai ficar ótimo”, diz Marlene que mora há cinco anos na rua.

Além das obras de drenagem, a Smop está realizando a limpeza do córrego que passa no início da rua, no limite com a Rua Cônego Januário da Cunha Barbosa.

A pavimentação no local está sendo feita com a técnica de reciclagem, transformando ruas de antipó em asfalto de boa qualidade. O antipó é removido, triturado e reaproveitado como base para o novo pavimento, que recebe adição de concreto e massa asfáltica. A via recebe reforço estrutural e, depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

A obra na região segue em duas etapas: a primeira vai da Rua Cônego Januário da Cunha Barbosa até a Rua Hugo de Barros. Na continuidade, a equipes recomeçam a requalificação a partir da Rua Nossa Senhora de Lourdes, ao encontro da Rua Hugo de Barros.

RUAS ADJACENTES

As obras coordenadas pela Smop avançam em outras três vias que cru-

zam a Sinke Ferreira. A Rua Doutor Hugo de Barros recebe reciclagem do asfalto entre as ruas Sinke Ferreira e Pedro Demeterco (100 m), complementando outras melhorias na via, concluídas no ano passado.

As ruas Desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho Doutor Brasílio Ferreira da Luz e também terão a requalificação do asfalto a partir da Rua Sinke Ferreira. A primeira terá as melhorias até o encontro com a segunda (161 m), fechando a quadra toda. Já as obras na Doutor Brasílio Ferreira da Luz seguem até a Rua João Doetzer, somando mais 470 m.

A 600 metros dali, um trecho de 81,6 m da Rua Tenente Ricardo Kirch também serão reciclados com novo asfalto, entre as ruas João Itiberê e Otávio Pereira dos Anjos.

ASFALTO NOVO

Desde 2017, a gestão do prefeito Rafael Greca, a partir do programa Asfalto Novo, já realizou 1.564 ações de pavimentação já executadas ou em andamento em 1.344 ruas da cidade (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

Ao todo, são 767,9 km de pavimento renovado por toda a cidade, sendo que 87% das obras são em ruas de bairros afastados do Centro. As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população, via Central 156 e pelo Programa Fala Curitiba.

IPTU 2023 terá vencimento em abril, com desconto de 10% para pagamento à vista

Este ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá vencimento a partir de abril. Por conta da aprovação e sanção, em dezembro passado, da lei que atualiza a Planta Genérica de Valores (PGV) - que serve de base de cálculo do imposto - é necessário cumprir, por força de legislação, um prazo legal antes da emissão dos boletos.

Assim, o vencimento do imposto, que geralmente era em fevereiro, será adiado, excepcionalmente, para abril. Portanto, os contribuintes não receberão os carnês neste mês de janeiro, como de costume, e devem aguardar os carnês para o mês de abril.

A Prefeitura de Curitiba mantém as opções para pagamento à vista (cota única) ou parcelado. Neste ano, o desconto para pagamento à vista foi aumentado de 4% para 10%. O imposto também poderá ser parcelado em dez vezes, de abril/23 a janeiro/24.

Na carta enviada pelos Correios, o contribuinte receberá o boleto para pagamento à vista e também da primeira parcela. As demais parcelas deverão ser geradas pelo próprio pagador pela internet ou pelo aplicativo “Curitiba App”. Para quem não tem acesso à internet, é possível imprimir os boletos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Na carta enviada aos contribuintes estão todas as informações detalhadas do imóvel além da inscrição imobiliária e indicação fiscal. Estes números são necessários para gerar as novas parcelas. Os contribuintes também receberão informações sobre a nova Planta Genérica de Valores (PGV).

Em Curitiba, cidadão pode solicitar coleta de entulhos e resíduos vegetais

As chuvas e o clima mais quente pedem manutenção frequente do jardim, mas o que fazer com os restos de poda das plantas e galhos? A Prefeitura de Curitiba tem algumas opções para a destinação correta destes resíduos, que não devem ser deixados em qualquer local, muito menos às margens de rios, com o perigo de causar alagamentos.

Entre elas, está a possibilidade de solicitar a coleta na porta de casa. Isso pode ser feito via Central 156, por telefone, aplicativo ou diretamente no site. O serviço, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, também pode ser acionado para restos de construção civil e entulhos. Para resíduos vegetais, o limite para o recolhimento é de 10 carrinhos de mão e, para os demais resíduos, cinco “O município conta com uma ampla rede de gestão de resíduos, justamente para evitar que este material seja depositado irregularmente”, explica Reis. “Fazemos o monitoramento constante de áreas usadas para esse despejo, os bota-foras, e a limpeza periódica dos rios e córregos da cidade”, completa. Cerca de 290 toneladas de lixo são retiradas, mensalmente, dos rios, pelas equipes.

ECOPONTOS

A cidade conta, ainda, com 11 ecopontos mistos, que podem receber, além de resíduos vegetais e entulhos, móveis inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura já usados; além de resíduos orgânicos não processados como como cascas e restos de frutas, folhas, legumes, cascas de ovos, borras de café em composteiras comunitárias do Programa Municipal de Compostagem.

13 de janeiro de 2023 05 A SEMANA CURITIBA
Prefeito Rafael Greca vistoria obras de reciclagem de asfalto na Rua Sinke Ferreira, esquina com Rua Basilio Ferreira da Luz no Jardim das Américas.
(41) 99162-6192

Com investimento de R$ 90 milhões, duplicação da Rodovia dos Minérios atinge 50%

A obra da duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), na ligação entre Curitiba e Almirante Tamandaré, chegou a cerca de 50% de conclusão, segundo a última medição do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O investimento é de R$ 90,6 milhões na maior obra da atual gestão do Governo do Paraná na Região Metropolitana de Curitiba. A rodovia terá quatro novas pistas de concreto, vias marginais, dez pontes, quatro viadutos, passarela, calçadas e ciclovias em um trecho 4,74 quilômetros de extensão. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023.

Já foram finalizados 2,45 quilômetros das pistas principais, restando apenas serviços complementares e implantação da sinalização. As obras também avançaram nas vias marginais, e nas etapas de instalação da estrutura de cinco pontes e três viadutos previstos no projeto.

“Estamos tirando do papel uma das obras mais

aguardadas da Região Metropolitana de Curitiba, esperada pela população há mais de 30 anos”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti. “Quando for entregue, a Rodovia dos Minérios trará segurança e agilidade aos usuários, além de atrair novos investimentos para a RMC”.

A Rodovia dos Minérios recebe diariamente um fluxo grande de veículos. Além de atender a ligação de Curitiba e Almirante Tamandaré, usuários de outros municípios a utilizam, como Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Adrianópolis e toda a re-

gião do Vale do Ribeira.

A PR-092 também concentra caminhões pesados, principalmente carregados de minérios essenciais, como calcário e cimento, como o próprio nome da rodovia indica.

“Garantimos a execução da obra de duplicação sem interromper o tráfego de veículos no trecho, para atender as necessidades de deslocamento da população, comércio e indústrias locais”, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

MAIS OBRAS

Outros dois projetos já estão em andamento na Rodovia dos Minérios.

No trecho urbano da PR-092, em Almirante Tamandaré, está em elaboração o projeto executivo para duplicação de 1,28 quilômetro, que irá complementar a primeira etapa da obra. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 50,7 milhões. Estão previstas marginais, além do trecho duplicado, uma passarela, ciclovia e uma nova interseção em desnível tipo diamante, com dois viadutos paralelos e duas rotatórias.

No km 27, em Rio Branco do Sul, o DER/ PR também contratou no fim do ano passado a licitação para correção de ponto crítico de alagamento no trecho da rodovia estadual. A obra, que recebe investimento de R$ 1,7 milhão, prevê implantação de novos dispositivos de drenagem para lidar com as águas da chuva e águas subterrâneas, terraplenagem, contenção do novo talude e nova pavimentação.

Facilidade: pague o IPVA 2023 com o novo aplicativo da Receita Estadual

Com o início do calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2023 na próxima semana, o contribuinte tem, entre as opções, utilizar o novo aplicativo "Serviços Rápidos", da Receita Estadual do Paraná, para quitar a primeira parcela ou o valor integral, com abatimento de 3%.

Com nova ferramenta, desenvolvida pela Celepar, o cidadão tem acesso aos serviços ofertados no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) na palma da mão – entre eles o pagamento do tributo com uso do app. O aplicativo está disponível para download nas lojas do Google e da Apple.

Tanto no aplicativo

quanto no site da Fazenda Estadual, será possível pagar em cinco parcelas, sem desconto, à vista com 3% de abatimento ou com cartão de crédito, que permite parcelar o imposto em até 12 vezes, com juros. Também haverá a opção de quitação da Guia de Recolhimento com QRCode via PIX, mais uma facilidade para os proprietários de veícu -

los.

Em Brasília, Deputado Romanelli defende nova modelagem no pedágio do Paraná

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) defenderam nesta sexta-feira (06), junto ao governo federal em Brasília, uma nova modelagem para os pedágios do Paraná, com tarifas mais baixas e garantias da realização das obras necessárias nas rodovias que cortam o Estado.

A pauta fez parte da reunião no Palácio do Planalto com o subsecretário de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Maurício Muniz, responsável pela questão das concessões no País. A presidente nacional do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, acompanhou o encontro dos deputados na Casa Civil.

"Tivemos uma ótima reunião, que vai nos garantir um modelo de pedágio mais barato, com a realização das obras previstas e, ao mesmo tempo, vai trazer segurança jurídica para os usuários de rodovias do Paraná”, afirmou Romanelli ao término do encontro. “Há uma boa interlocução com o governo federal”, complementou.

Segundo ele, é necessário retirar do processo as travas que impedem a redução das tarifas e eliminar mecanismos que protegem as concessionárias e prejudicam os usuários. Além disso, o deputado entende que a garantia da realização das obras deve ser feita por meio de um depósito de caução.

Chiorato, coordenador da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa, destacou a importância da reunião para que uma nova modelagem seja proposta à sociedade paranaense. “Discutimos as primeiras tratativas para um pedágio barato e com obras para o povo paranaense. Podem dizer que é um modelo caipira, mas, na verdade, é o contrário. Queremos um pedágio justo, com garantias legais para a realização de obras e queremos também que seja considerado no cômputo da tarifa o valor que é só trecho de manutenção e os que necessitam de obras”, observa.

CAMPANHA

Para manter o contribuinte atento às datas de vencimento, o Governo do Estado divulgou nesta semana a campanha “Pague o IPVA 2023 No Seu Ritmo”, que já em veiculação em TV’s, rádios, jornais e portais de todo o Estado, informando os formas de pagamento.

O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio observa que o trabalho por um pedágio justo vem desde abril de 2019, quando ocorreu a implantação da Frente Parlamentar. “Desde o início de 2019 trabalhos por um pedágio que venha para melhorar a vida dos paranaenses, e não sufocar a economia e isolar regiões inteiras. Já comprovamos, através de estudos, que o modelo defendido anteriormente não é o melhor, apenas mais caro, com mais 15 praças e obras em duplicidade. Vamos corrigir esse erro”, confia.

De acordo com o deputado Romanelli, a nova equipe federal conhece as demandas dos parlamentares, do setor produtivo e da sociedade paranaense. “Do ponto de vista da engenharia há poucas mudanças. O fundamental é estabelecer novos critérios para a concorrência e para os contratos, garantindo uma licitação pelo menor preço de tarifa e a realização das obras”, afirmou.

A SEMANA 06 13 de janeiro de 2023
A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023. Foto: DER
PARANÁ

Sete alimentos que podem aumentar a felicidade, segundo a ciência

Muitas pessoas não sabem, mas uma dieta rica em doces, gordura saturada, cereais refinados, ou seja, alimentos preparados com farinha branca margarina, possuem um grande potencial de serem pró-inflamatórios – ou seja aumentam a probabilidade de o organismo desenvolver doenças inflamatórias. Mas não é só isso. A ciência também explica que esses alimentos são associados à piora de sintomas depressivos e de ansiedade. Logo, para manter a saúde em dia, a dieta tem que ser justamente contrária a isso. “O ideal é investir numa alimentação com um perfil anti-inflamatório, bastante frutas, legumes, verduras, cereais integrais, azeite de oliva, carnes magras, e em especial peixes de águas frias, como salmão, atum e sardinha”, afirma a nutricionista Carolina de Quadros Camargo, mestre e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do curso de Nutrição na Universidade Positivo (UP).

Ela sugere uma dieta parecida com a mediterrânea, só que, neste caso, acrescentam-se também alimentos como cacau, chá verde, gengibre, cúrcuma e alecrim. “Todos eles têm um potencial de melhorar transtornos depressivos e de ansiedade e podem fazer parte do cardápio, seja na forma de temperos ou como o chá verde, que pode ser tomado ao longo do dia, entre as refeições, menos no período noturno, por conter cafeína”, explica.

A professora Caroli-

na também cita a importância dos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 na alimentação. “Eles teriam uma potencialidade de melhorar os aspectos cognitivos e transtornos de humor. São encontrados no salmão, na sardinha e no atum”, orienta. Segundo ela, a vitamina B12 também não pode ficar fora dessa lista de nutrientes, já que, como o ômega 3, podem trazer benefícios cognitivos. “Eles estão presentes nos alimentos de origem animal, mas deve-se dar preferência ao menor teor de gordura, como leite e derivados desnatados e carnes magras.”

O fato de boa parte dos alimentos que dão a sensação de felicidade vir das frutas tem uma base científica. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition entrevistou 428 adultos e analisou a relação entre o consumo de frutas, legumes, lanches doces e salgados e a saúde psi-

cológica. A pesquisa mostrou que quanto mais frequente o consumo de frutas, menor o risco de depressão.

As descobertas dos pesquisadores sugerem que a frequência com que se come frutas é mais importante para a saúde psicológica que a quantidade total que é consumida durante uma semana típica. O estudo também descobriu que as pessoas que comem lanches salgados, como batatas fritas, que são pobres em nutrientes e ricos em gorduras saturadas, são mais propensas a relatar maiores níveis de ansiedade. Depois de levar em consideração fatores demográficos e de estilo de vida, como idade, saúde geral e exercícios, a pesquisa descobriu que tanto frutas ricas em nutrientes quanto lanches salgados pobres em nutrientes pareciam estar ligados à saúde psicológica. Eles também descobriram que não havia associação direta entre comer vegetais e saúde psicológica. “A verdade é que os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis trabalham

para fazer com que o cérebro produza serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. O triptofano, aminoácido essencial para a síntese de serotonina, está presente em muitos alimentos, entre eles nas frutas como a banana, o abacate e o coco”, explica a professora.

PRECURSORES DA FELICIDADE

Mas não só essas frutas estão ligadas à felicidade. Outros produtos muito apreciados e conhecidos dos brasileiros como o cacau, o café e os alimentos fermentados atuam no nosso humor. Veja abaixo o porquê de cada um deles, de acordo com os estudos publicados pelo site americano CTNET e validados pela professora de nutrição da Universidade Positivo, Carolina de Quadros Camargo:

Abacate: fruta cremosa, de sabor suave, é rica em gordura monoinsaturada, que tem um potencial anti-inflamatório e repleta de nutrientes, incluindo a colina, que o organismo usa para regular o sistema nervoso e o humor.

Um estudo de 2020 descobriu que as gorduras saudáveis do abacate estão associadas à diminuição da ansiedade nas mulheres. Outro grande motivo é que ele é rico em vitamina B, que tem sido associada a níveis mais baixos de estresse.

Alimentos fermentados: kefir, kombucha, iogurte, ajudam a manter um intestino saudável e podem ajudar a melhorar o humor. O processo de fermentação cria probióticos, que, por sua vez, sustentam bactérias saudáveis no intestino. Até 90% da serotonina produzida pelo organismo é criada a partir de células intestinais. Logo, consumir alimentos fermentados promove uma melhor produção de serotonina.

Banana: ela sozinha não tem uma quantidade suficiente de triptofano capaz de produzir a quantidade de serotonina adequada no cérebro a ponto de atravessar a barreira hematoencefálica. Mas pode desempenhar um papel crucial na regulação do humor de maneira mais indireta, já que o organismo precisa de vitamina B6 para criar serotonina – e as bananas são especialmente ricas nesse nutriente. Uma banana média contém 0,4mg de vitamina B6, ou seja, 25% da ingestão diária recomendada.

Café: uma meta-análise de 2016 concluiu que o consumo de café, com moderação, está significativamente associado à diminuição do risco de depressão. Um estudo do National Institute of Health (EUA) avaliou que quem toma 4 xícaras de café diaria-

mente – tanto com cafeína quanto descafeinado – tem 10% menos chance de sofrer de depressão.

Chocolate amargo: de preferência acima de 70% de cacau, tem um perfil anti-inflamatório. Mas uma revisão sistemática descobriu que o chocolate também pode atuar positivamente no humor. E existem três componentes principais encontrados nele que estão associados à sensação de felicidade: triptofano, teobromina e feniletilamina. O primeiro, o triptofano é um aminoácido que o cérebro usa para produzir serotonina; a teobromina é um estimulante que pode melhorar o humor; e a feniletilamina é outro aminoácido usado pelo organismo para produzir dopamina, atuando como antidepressivo.

Coco: é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, chamadas de triglicerídeos de cadeia média, que podem ajudar a aumentar a energia ao mesmo tempo que auxiliam no controle do colesterol. Um estudo de 2017 em animais descobriu ainda que os triglicerídeos de cadeia média do leite de coco poderiam reduzir a ansiedade.

Frutas vermelhas: as famosas berries são ricas em antioxidantes, mais especificamente em flavonoides, que podem reduzir os sintomas de depressão. Um estudo em que os participantes receberam suco de mirtilo mostrou resultados promissores que também vincularam a ingestão da fruta ao declínio cognitivo mais lento associado ao envelhecimento.

A SEMANA 07 13 de janeiro de 2023
SAUDE
Envato
Foto:

MATÉRIA DA SEMANA

Dia Internacional do Riso: quantos minutos você ri por dia?

“Rir é o melhor remédio”. Essa máxima que surgiu na década de 1960 já é comprovada por diversas pesquisas: dar risada melhora os sistemas muscular, cardiovascular, respiratório, endócrino, imunológico e nervoso central. “A risada aumenta a tolerância à dor e pode ser uma grande aliada de pessoas com doenças crônicas. A literatura científica já apresenta dados de que, com a risada, conseguimos benefícios nos campos biológico, fisiológico e mental”, explica o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Fernando Luchina Alves.

“Geralmente, a risada e o bom humor andam juntos e isso favorece bons e duradouros relacionamentos sociais que estão associados a uma vida mais saudável e longeva”, complementa o médico.

risada de 10 a 15 minutos, mesmo que forçada, promove vida mais saudável e longa.

E não precisa muito para colher todos os benefícios que a risada traz. Rir de 10 a 15 minutos por dia já é o suficiente para diminuir o estresse, produzir os chamados hormônios da felicidade (endorfina, sero-

tonina e dopamina), responsáveis pelo bem-estar, e reduzir o cortisol, que provoca reação negativa no sistema imunológico e na pressão arterial. “A risada é indicada inclusive no pré-operatório, quando o

paciente está tenso, ansioso”, ressalta a médica clínica no Hospital Universitário Cajuru, Larissa Hermann.

YOGA DO RISO

“Finge, finge até que atinge”. Esse é o lema que o embaixador do riso no

Brasil, Paulo Barddal, usa quando pratica a Yoga do Riso em hospitais e empresas, e que é utilizada por mais de 16 mil clubes do riso espalhados por 115 países. “Rir é um exercício físico e podemos simular a gargalhada até ela ficar real. O cérebro não identifica se a risada é realmente genuína. Quando a gente ri, mesmo que seja um riso forçado, conseguimos resgatar um pouco da criança que existe em nós e que vamos deixando esquecida quando nos tornamos adultos”, conta Barddal.

Rir, dançar, cantar e brincar são os elementos que fazem parte da Yoga do Riso e que podem e devem ser realizados em frente ao espelho quando se está sozinho, porque a energia toma conta de todo o corpo e de pensamentos negativos, nos fazendo esquecer dos problemas,

mesmo que momentaneamente. “Rir é terapêutico, porque com o riso conseguimos diminuir o sofrimento e enxergarmos o outro lado da situação. Ver o que nos causa ansiedade por outra perspectiva, ajuda a desarmar um pouco a tristeza, o medo e a angústia”, frisa o embaixador do riso.

CONTRAINDICAÇÕES

Por mais estranho que pareça, a risada também tem suas contraindicações. Mulheres que estão no primeiro ou último trimestre de gravidez, pessoas com hérnia de disco ou que fizeram recentemente cirurgias como extração de dente, não devem utilizar a prática. “Quando levamos a yoga aos hospitais, sempre nos inteiramos da história do paciente, do motivo da internação. Às vezes, só conversamos”, diz Barddal.

A SEMANA 08 GERAL 13 de janeiro de 2023
Dar
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.