Edição 757

Page 1

Confira cinco atrações do Natal de Curitiba que retornam em 2022 Após dois anos de restrições, Curitiba volta a sentir plenamente o clima natalino. Nesta temporada de 2022, além
novidades, retornam à programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais as atrações que fizeram sucesso de
edições
à pandemia
ficaram suspensas para evitar aglomerações de público. Com o tema
Vida,
Natal de Curitiba
Luz
Pinhais 2022 começa no dia 22 de novembro. Nestes 32 dias serão cerca
programação
fim
ano
país. Edição 757 - Região Metropolitana de Curitiba - 18 de novembro de 2022 Páginas 03 Curitiba brilha entre as seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022 Página 05 MATÉRIA DA SEMANA Assembleia apresenta práticas inovadoras na administração durante o evento Governo 5.0Desenvolve Paraná Paraná ultrapassa Rio Grande do Sul e vira quarta maior economia do Brasil Página 06 Página 08 Dengue: confira dicas para evitar a proliferação da doença em sua região Acesse e fique bem informado www.asemananews.com.br A SEMANA Sustentabilidade ambiental no transporte coletivo: qual deve ser a prioridade? Páginas 04 Página 06
das
público nas
anteriores
e que
Celebre a
o
-
dos
130 atrações, a maior
gratuita de
de
do

Israel descobre peças raras do período do primeiro Templo

Arqueólogos israelenses des cobriram peda ços raros de marfim do pe ríodo do Primei ro Templo que fornecem mais pistas sobre a vi da na antiga época da Bíblia.

Desta for ma, as peças de corativas aju dam os especialistas a continuar a montar o quebra-cabeça histórico de Je rusalém de mais de 2500 anos atrás.

“Encontramos o Corpus completo de pequenas placas de marfim que costumavam decorar grandes móveis de madeira, por exemplo, camas ou portas ou algo assim”, disse o arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel, Dr. Yiftah Shalev.

Além disso, Shalev, diretor central da escavação do “estacionamento” Givati que faz parte da cidade de Davi, revelou que foi a primeira vez que tais itens foram encontrados em Jerusalém ou na Judéia.

“Significa que Jerusalém era uma cidade importante, que a elite de Jeru salém era pessoas de alto escalão – importantes o suficiente para se comu nicar com seus pares… a elite da Síria e outros lugares do império”, diz Sha lev.

Portanto, segundo ele, essa é uma arte muito delicada, Shalev conta que o marfim é provavelmente um dos itens mais prestigiados e caros do mundo, e apenas poucas pessoas sabiam como trabalhar com ele.

De acordo com CBN News, Shalev revela que ainda não tem certeza de como as peças de marfim chegaram a Jerusalém. Ele diz que a estrutura on de os pequenos fragmentos foram descobertos é histórica por si só.

“Estamos cavando uma das maiores estruturas do primeiro período do Templo já encontradas em Jerusalém. Tinha duas histórias. Encontramos a casa destruída. Foi queimado em um incêndio enorme. Provavelmente du rante a destruição de Jerusalém em 586 a.C.”, diz ele.

Fonte: https://www.gospelprime.com.br/

VERSÍCULO DO DIA

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53:4-5)

Por Margo R. S.

Um barco à deriva nunca sabe para onde vai, não pen sa no quão distante está da terra firme.

Há momentos em que você é carregado, assim co mo um barco a vela. Muitos sentimentos são difíceis de lidar e algumas situações fo gem do controle, a bravura do mar parece não ter fim. Não conseguimos nem to mar uma atitude para que algo mude.

Somos levados por nos sos pensamentos, empurra dos pelo vento, e se libertar de alguns sentimentos pare ce impossível. Fugir desse círculo vicioso, mudar as ati tudes, tentar algo novo é irreal diante do vasto e incerto horizonte. O ama nhã é vago e difícil de se visualizar.

Mas há alguém que pode parar a bravura do mar, repreender os ventos e te fazer caminhar sobre as águas. Talvez o oceano se transforme em uma grande oportunidade de viver algo completamente novo. Mas é necessário tomar uma atitude.

E um grito de socorro nunca será em vão.

“E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”

— Marcos 4:41

PIADA

Na aula de pintura, o já tradicional doido pegou o pincel e pintou uma porta na parede. Depois, chegou pro médico e disse: Ei eh, olha só o que eu vou fazer... EI GALERA, VAMOS FUGIR, TEM UMA PORTA AQUI!!! Os doidos iam correndo, trombavam na parede e esborrachavam no chão. O médico pensou: Esse aí já deve estar bom, olha só o que ele fez. Aí o doido disse: - Doutor, olha como esses caras são burros, não sabem que a chave está comigo.

CURIOSIDADE

Quem inventou o relógio de pulso?

O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O "pai da aviação" pretendia cronometrar o tempo de vôo de seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont não podia tirar as mãos do manche para pegar o relógio, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.

PREVISÃO DO TEMPO

Para sexta-feira, o predomínio continua sendo de tempo estável e com poucas nuvens sobre as regiões paranaenses. No entanto, entre a RMC e o litoral, a nebulosidade deve variar um pouco mais, devido à circulação dos ventos oceânicos, porém sem expectativa de chuvas. Temperaturas seguem elevadas sobre o Estado, com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, principalmente no interior paranaense.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

DOMINGO

Céu claro

Máx.21ºC Mín. 9ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75 WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

Muitas nuvens Céu claro Céu claro www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 18 de novembro de 2022
SEXTA SÁBADO
Máx. 21ºC Mín. 12ºC Máx. 24ºC Mín. 12ºC Máx. 26ºC Mín. 15ºC
E X P E D I E N T E
COLUNA BÍBLICA
Sem destino…

Roda-gigante, carrossel e muito mais: confira cinco atrações do Natal de Curitiba que retornam em 2022

Após dois anos de restrições, Curitiba volta a sentir plenamente o clima natalino. Nesta temporada de 2022, além das novidades, re tornam à programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais as atrações que fizeram sucesso de público nas edições an teriores à pandemia e que ficaram suspensas para evitar aglomera ções de público.

Com o tema Cele bre a Vida, o Natal de Curitiba - Luz dos Pi nhais 2022 começa no dia 22 de novembro. Nestes 32 dias serão cerca 130 atrações, a maior programação gratuita de fim de ano do país.

ESPETÁCULOS E ATRAÇÕES DO NATAL QUE ESTARÃO DE VOLTA

Auto de Natal no Largo da Ordem Superprodução em clima de ópera, o Auto Espírito de Amor e Con fraternização é encena do nas janelas e saca das de palacetes, pré dios e igrejas do Centro Histórico, no Largo da Ordem do bairro São Francisco.

Produzido pela Fun dação Cultural de Curi tiba, o auto conta com um elenco de atores, bailarinos e cantores que celebram passa gens bíblicas sobre a história do nascimento de Jesus Cristo.

O espetáculo come ça nas janelas do Pala cete Wolf e termina ao lado da Árvore da Vida, em frente à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no coração do Largo da Ordem. Personagens do Balé Brincante Natalino vão guiando o público como na procissão artística que celebra passagens bíblicas do nascimento de Jesus.

Data: de 22 de no vembro a 1º de dezem bro (terças, quartas e quintas)

Horário: 19h Grátis, não precisa de agendamento

Roda-gigante da Vila Electrolux na Praça Santos Andrade Mais disputada atração do Natal de Luz em 2019 e que também ficou suspensa em ra zão da pandemia, a ro da-gigante da Praça Santos Andrade voltará com a Vila de Natal Elec

trolux. Nesta edição, a Vila de Natal abraçará toda a praça, oferecen do ao público atrações e decoração especial, co mo a Casa do Papai Noel e a Cozinha Electrolux, equipada para aulas -show com chefs de co zinha. Paradas com fan farra natalina e pontos

luminosos “instagramá veis” complementam a ambientação.

Data: de 1º de de zembro a 23 de dezem bro

Grátis, não precisa de agendamento Carrossel no Passeio Público - Natal Condor Outra atração que

retorna é o carrossel veneziano no Passeio Público. Com patrocínio do Condor, o carrossel tem acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomo ção. O brinquedo tem compartimentos que lembram as xícaras ma lucas dos parques de diversão e os tradicio nais cavalinhos. Foi uma das grandes sensa ções entre os curitibi nhas e famílias.

Data: de 26 de no vembro a 8 de janeiro De segunda a sexta, das 14h às 21h. Sába dos e domingos, das 10h às 21h

Grátis, não precisa de agendamento

Coral do Palácio Avenida

Outra grande e tra dicional atração natali na da cidade, o coral de crianças volta a se apre sentar presencialmente nas janelas do Palácio Avenida, no calçadão da Rua XV de Novem bro. A retomada do es petáculo terá como te ma “As Cartas do Papai

Noel – as inesquecíveis mensagens de Natal”.

Em 2020 e 2021, o Natal no Palácio Aveni da teve apenas trans missão on-line por cau sa das restrições causa das pela pandemia da covid-19.

Datas: dias 9, 10 e 11 de dezembro, a par tir das 20h

Grátis, não precisa de agendamento Paço Municipal

A fachada do cente nário Paço da Liberdade vai se destacar na paisa gem da Praça Generoso Marques. O belíssimo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) ganha rá durante a programa ção do Natal um show de projeção computa dorizada, valorizando ainda mais a arquitetura em estilo art nouveau do local, que foi a pri meira sede da Prefeitu ra de Curitiba.

Data: de 6 a 8 de de zembro

Horário: 19h Grátis, não precisa de agendamento

A SEMANA 03 18 de novembro de 2022 DESTAQUE
Mais disputada atração do Natal de Luz em 2019 e que também ficou suspensa em razão da pandemia, a roda-gigante da Praça Santos Andrade voltará com a Vila de Natal Electrolux.

Semana de Combate à Dengue em Pinhais inicia com ação no próximo sábado (19)

A Lei Municipal 1485/2013 instituiu a Semana de Combate à Dengue que é comemorada na penúltima se mana do mês de novembro em Pinhais. Outra data rela cionada a essa temática é o Dia Nacional de Combate à Dengue (lei 12.235/2010), que neste ano ocorrerá no sá bado (19). Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saú de (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoverá ações educativas entre os dias 19 e 25. No próximo dia 19, sábado, a equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental estará no Bosque Munici pal para orientação à população, com o intuito de reforçar os cuidados de prevenção contra a Dengue.

Durante a semana dos dias 21 a 25 serão realizadas ações educativas nas escolas, rodas de conversa com os munícipes, e um evento destinado aos representantes de imóveis cadastrados como pontos estratégicos no municí pio, identificados como de alto risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, também com o objetivo de desta car os cuidados e as ações preventivas.

Números da dengue em Pinhais

Até o dia 17 de novembro, Pinhais registrou 283 focos de Aedes aegypti, sendo as residências os principais lo cais.

Já os casos de dengue, segundo Gerência de Infecto logia e Vigilância Epidemiológica, de um total de 154 ca sos notificados, são:

- 14 confirmados importados;

- 3 confirmados autóctones; - 2 suspeitos;

- 135 descartados.

- Identificação dos agentes É importante ressaltar que os agentes de endemias trabalham uniformizados, com coletes pretos sob a inscri ção “VIGILÂNCIA AMBIENTAL” na área das costas e o brasão da Prefeitura de Pinhais. Eles ainda carregam uma mochila preta contendo os materiais necessários para uso em campo, que também possui o brasão da prefeitura.

Além disso, os agentes utilizam crachá, pelo qual o morador pode visualizar a foto, nome completo e número de matrícula e brasão da prefeitura. Esses dados podem ser confirmados pelo telefone e WhatsApp da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental: (41) 99102-9824.

Serviço

Semana de Combate à Dengue de Pinhais - 19 a 25 de novembro

Atividade aberta ao público: Dia 19 (sábado), das 13h às 18h - Bosque Municipal, Rua 24 de Maio esquina com Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, Centro.

Sustentabilidade ambiental no transporte coletivo: qual deve ser a prioridade?

Quase sete a cada dez brasileiros afirmam que tro cariam seus carros ou mo tos por alternativas de transporte mais sustentá veis. Ao menos, é o que indica uma pesquisa reali zada pelo Instituto Clima e Sociedade. O pensamento inicial quando se fala em uma alternativa menos po luente é o ônibus elétrico, mas isso não é, necessa riamente, uma verdade, na avaliação do CEO da Me trocard, Ayrton Amaral Fi lho.

“O transporte coletivo é bem superior ao indivi dual no quesito sustentabi lidade sustentabilidade ambiental e econômica”, diz. “A primeira coisa que devemos fazer é aumentar o impacto do transporte co letivo e torná-lo mais atrati vo para as pessoas que estão no transporte priva do”, ressalta. Para permitir às pessoas fazerem essa transição, é preciso garan tir três fatores nos ônibus: velocidade, oferta e segu rança.

“As pessoas querem estar em casa ao mesmo tempo que chegariam com um veículo privado. Para isso, é preciso investir na infraestrutura, priorizando o coletivo sobre o indivi dual. Ninguém gosta de andar no ônibus ou metrô lotado: ou seja, é preciso ter mais veículos. Deve-se também garantir a segu rança dos passageiros”, afirma Amaral Filho.

Em meio à pandemia, diversas cidades reduzi ram drasticamente o deslo camento de veículos indivi duais, mas mantiveram o transporte coletivo. Essa medida se reverteu em me nos poluição, menos ruí dos e mais qualidade de vida. Cidades sem trans porte coletivo se tornariam um verdadeiro caos, sendo inclusive um meio seguro de circular durante a pan demia, como indicara evi dências recentes.

O transporte coletivo é bem superior ao individual no quesito sustentabilidade ambiental e econômica.

Sustentabilidade ambiental e econômica

Na avaliação do CEO da Metrocard, a discussão sobre a sustentabilidade ambiental em um meio co mo o de transporte público precisa ser ponderada. Não se trata apenas de fa zer uma migração imediata para os veículos elétricos, mas de entender a estrutu ra do país e o impacto des sa transição para um siste ma, que, atualmente, é bancado em sua maioria apenas pelos passageiros.

“Enquanto a matriz energética global não atin ge 30% de fontes renová veis, o Brasil conta com mais de 80% desse total. Essa pressão sobre veícu los elétricos tem que ocor rer nos países com uma matriz diferente da nossa”, diz Amaral Filho, argumen tando que o impacto am biental do país é menor do que de outras nações pelo uso de fontes hidrelétricas, solares e eólicas para a geração de energia.

Dessa forma, é possí vel pensar em um planeja mento mais adequado pa ra a migração. “Não é pos sível que a sustentabilida de ambiental se sobrepo nha à econômica, mas so mos favoráveis para que essa mudança aconteça, de forma gradual”, ressal ta. Além disso, a própria tecnologia usada no trans porte coletivo se tornou menos agressiva ao meio ambiente.

A partir de 2023, o

Programa de Controle de Emissões Veiculares (Pro conve) exige a presença do Euro6, o que faz com que os motores emitam 60 ve zes menos particulados, diminuindo a poluição na atmosfera. Nesse sentido, o incentivo ao transporte coletivo e a redução do uso de veículos individuais tra ria resultados tão impac tantes quanto a troca de alguns veículos à combus tão por elétricos.

“É impossível compa rar um ônibus que rodava antigamente com um atual, pois há uma diferença gri tante nas emissões entre eles devido à tecnologia e às exigências atuais. Os novos motores contam com tecnologia para a recircula ção de gases e sistemas catalisadores e operam com um combustível com menor quantidade de enxo fre, como o S10”, explica Amaral Filho.

Planejamento complexo: análises de custo e necessidade de autonomia

Além das questões macro, é importante consi derar os aspectos específi cos de um contrato de transporte. Atualmente, um ônibus elétrico custa seis vezes mais do que um veí culo tradicional. “Obrigar os empresários a adquirir es ses veículos inviabilizaria a operação, pois o custo au mentaria demais, especial mente se o valor for repas sado ao usuário, o que vai impactar a tarifa e reduzir o

volume de passageiros”, argumenta.

Por esse motivo, a tro ca precisa ser muito bem estruturada do ponto de vista econômico e também da autonomia da operação. Um ônibus metropolitano roda entre 300 e 350 quilô metros por dia, e a capaci dade dos elétricos costuma ser de 250 quilômetros. Vale destacar que há itine rários na Região Metropoli tana com mais de 70 quilô metros. “É possível que ele fique parado para recarre gar? Isso precisa ser anali sado”, diz.

Nesse contexto, Ama ral Filho lembra que, no início do século passado, a frota de ônibus de Nova Iorque era totalmente elé trica e foi abandonada pelo uso do petróleo. Por quê? “Era mais barato e mais fá cil de distribuir. Agora o te ma volta à tona pelos as pectos ambientais”, diz. A presença de bicicletas De acordo com a pes quisa do ICS, 19% dos bra sileiros têm a bicicleta co mo principal meio de trans porte. Para o CEO da Me trocard, é preciso que as bikes sejam integradas aos sistemas de transporte co letivo de forma inteligente. “Qualquer modal de trans porte é positivo, desde que ele tenha determinados atributos. A bicicleta como conceito é muito interes sante pra última milha, pois dá a autonomia de sair a hora que quiser, exata mente como o veículo pri vado”, opina.

Mesmo nos sistemas de transporte mais vascula rizados, é difícil levar o pa ciente a todos os locais: ou seja, dos terminais até a sua casa ou trabalho. “É equivocado pensar a bici cleta como um transporte de massa, mas é importan te que ela seja integrada ao sistema”, diz, citando a pos sibilidade de espaços segu ros para estacionar esses veículos em terminais.

A SEMANA 18 de novembro de 2022
04 RMC
O intuito das atividades é reforçar a importância da pre venção da proliferação do Aedes aegypti; até o dia 9, Pinhais registrou 283 focos do mosquito e 150 casos suspeitos de dengue

Curitiba brilha entre as seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022

Os esforços da Prefei tura de Curitiba para asse gurar alimentação com qualidade e acessível a to dos, com iniciativas como Mesa Solidária, Banco de Alimentos, Jardins de Mel, 145 hortas e a Fazenda Ur bana, garantiram oficial mente à capital, nesta quarta-feira (16/11), o título de uma das seis Cidades Mais inteligentes do Mundo de 2022. A entrega do prê mio ocorreu em Barcelona (Espanha) e teve a presen ça do vice-prefeito Eduar do Pimentel, que represen tou o prefeito Rafael Greca no World Smart City Awards 2022.

Greca também foi um dos vencedores da premia ção: é uma das seis perso nalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades in teligentes nos últimos 10 anos.

As duas premiações ocorreram durante o se gundo dia do Smart City Expo World Congress 2022, que começou na últi ma terça-feira (15/11) e vai até quinta (17/11), na cida de espanhola.

“Os programas de se gurança alimentar e nutri cional de Curitiba promo vem o melhor acesso a ali mentos saudáveis aos curitibanos, abrangendo a implantação de hortas e fa zendas urbanas, engaja mento comunitário, tecno

logias, educação, susten tabilidade, assistência so cial, alimentação saudável e desenvolvimento socioe conômico”, destaca o pre feito Rafael Greca.

ALIMENTAÇÃO

PARA

TODOS

Segundo Eduardo Pi mentel, Curitiba tem feito grandes esforços para con tribuir com a melhoria no padrão nutricional dos curi tibanos e com a redução da insegurança alimentar de parte da população. “Ver nossos projetos sendo conhecidos e reconhecidos mundo afora é um sinal de que estamos no caminho certo”, reforçou o vice-pre feito, que está na Espanha acompanhado da presi dente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Ino vação, Cris Alessi.

Além de Curitiba, tam bém integram o seleto gru po das seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022: Kiev (Ucrânia), Bo gotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto (Ca

nadá). Seul foi considerada vencedora e Kiev recebeu um prêmio especial.

O World Smart City Awards busca reconhecer projetos pioneiros, ideias inovadoras e estratégias que promovam o desenvol vimento urbano sustentá vel em todo o mundo, cau sando impacto na vida dos cidadãos.

MAIS RECONHECIMENTOS

Este ano, iniciativas de segurança alimentar de Curitiba conquistaram ou tros reconhecimentos inter nacionais. Com o seu Pro grama de Agricultura Urba na, a capital também foi a vencedora do Smart City Latam Awards 2022, tor nando-se a Cidade Mais Inteligente da América Lati na. O prêmio foi entregue em junho no Latam Smart City Congress, no México.

Além disso, em outu bro, a Fazenda Urbana foi premiada com menção honrosa no prêmio do Pac to de Milão, durante o 8º Fórum Global do Pacto de

Milão para Política de Ali mentação Urbana, por se destacar na inovação e promoção da sustentabili dade na produção de ali mentos no Brasil.

FEIRA E CONGRESSO

Além de participar da premiação, o vice-prefeito Eduardo Pimentel tem en contros com autoridades de todo o mundo, está acompanhando palestras com especialistas interna cionais e visitando a área de exposições da 11ª edi ção do Smart City Expo World Congress, maior evento internacional sobre cidades e soluções urba nas inteligentes.

Também estão na Es panha participando do Smart City Expo World Congress o presidente da Câmara Municipal de Curi tiba, Tico Kuzma, e os só cio-diretores do hub curiti bano iCities, Roberto Mar celino, Eduardo Marques e Caio Castro, que acompa nharam a premiação.

O iCities é responsá vel pela organização do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do evento de Barcelona. A edição 2023 está programa para a capital paranaense nos dias 22, 23 e 24 de março e já está com venda prévia de ingressos.

Todas as edições do Smart City Expo Curitiba têm apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pi nhão.

Rua da Cidadania do Tatuquara faz sete anos e amplia atendimentos à população

Servidores e líderes comunitários se reuniram na tar de desta quarta-feira (16/11), na Rua da Cidadania do Ta tuquara, para comemorar os sete anos de serviços presta dos no local. A festa contou com a animação da Banda Lyra Curitibana e teve distribuição de bolo de aniversário.

O posto avançado de serviço da Prefeitura de Curi tiba é coordenado pela Secretaria de Governo Munici pal (SGM) e oferta serviços de infraestrutura urbana, ambiental, econômica e de caráter social.

ATENDIMENTOS CRESCERAM

Formada pelos bairros Tatuquara, Campo do San tana e Caximba, esta é a mais nova administração re gional de Curitiba. Vivem lá 124.759 habitantes, segun do estimativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) de 2020.

“Nós crescemos em número de atendimentos em re lação ao ano passado. Tivemos o acréscimo importante da implantação do Terminal Tatuquara, que possibilita ao cidadão fazer a integração temporal para usar os serviços da rua sem ter que pagar mais uma passagem por isso”, comemorou o administrador regional Marcelo Ferraz.

INTEGRAÇÃO TEMPORAL

Com a entrada em funcionamento do terminal, os passageiros passaram a contar com o benefício da in tegração temporal via cartão-transporte da Urbs, permi tindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.

Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para passar novamente o cartão no valida dor da Rua da Cidadania e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.

Ferraz acredita que a tendência é que o atendi mento seja cada vez mais ampliado. “Nós estamos vi vendo um momento de crescimento. Temos a implanta ção do Bairro Novo do Caximba e a perspectiva da vinda do Restaurante Popular, que será construído ao lado da Rua Cidadania. Estamos preparados para in corporar este aumento da demanda”, comentou.

SOLICITAÇÕES EM ALTA

No período de janeiro a outubro deste ano, a Rua da Cidadania contabilizou 148.566 atendimentos. Des ses, 53.897 foram solicitações de informação sobre os serviços existentes no prédio, seguidos por demanda aos escritórios dos núcleos da Urbs (15.908), da Secre taria Municipal de Finanças (15.182), Sanepar (13.759) e Secretaria Municipal da Educação (12.172).

Além dessa procura direta, tem um volume grande de solicitações que chegam pela Central 156 e através do Fala Curitiba.

VÁRIOS SERVIÇOS

Além dos serviços já citados, as amplas instala ções da Rua da Cidadania abrigam ainda núcleos das secretarias de Saúde, Segurança Alimentar, Esporte, Lazer e Juventude e Defesa Social e Trânsito. Também estão instalados lá núcleos da Fundação de Ação So cial (FAS) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

18 de novembro de 2022 05 A SEMANA CURITIBA
Foto: Divulgação Greca é uma das seis referências mundiais em iniciativas de cidades inteligentes.

Paraná ultrapassa Rio Grande do Sul e vira quarta maior economia do Brasil

O Produto Interno Bru to (PIB) do Paraná totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020 e o Estado alcançou o pata mar de quarta maior econo mia do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul. É ape nas a segunda vez na histó ria que o Paraná chega a esse posto (a última foi em 2013). Os dados são do Sistema de Contas Regio nais (SCR) e foram divulga dos nesta quarta- feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IB GE).

O Paraná também re gistrou em 2020 a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%. Foram produzidos R$ 487.930.593.783 no Es tado de um total de R$ 7.609.597.000.001 da soma de todos os demais e do Distrito Federal. O recorde anterior tinha sido em 2016 (6,409%). Em 2019 esse indicador ficou em 6,312%.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior res saltou que o resultado é marcante do ponto de vista histórico e mostra que a economia paranaense su portou a crise provocada pela pandemia, que chegou ao País em março daquele ano. “Alcançamos esse pa tamar no segundo ano da gestão, após algumas refor mas já implementadas, e em um período muito difícil para todos os segmentos da sociedade. Enfrentamos juntos a batalha da pande mia e mostramos que a po lítica que alia investimentos públicos, atração de novas indústrias e gestão fiscal sé ria é eficiente e dá resulta do”, afirmou.

Em 2020, o Paraná foi superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Mi nas Gerais, unidades da Federação cujas dimen sões populacionais são bem maiores. Rio Grande do Sul (5°), Santa Catarina (6°) e Bahia (7°) fecham a lista das melhores coloca das no ranking. Os estados

que estão no fim da lista são Roraima, Acre e Ama pá.

Segundo o IBGE, as sim como em outras 23 Uni dades da Federação, o PIB do Paraná recuou 2% em 2020, bem menos do que a economia brasileira, que apresentou retração da or dem de 3,3%. O Rio Gran de do Sul teve queda de 7,2%, variação mais baixa do Brasil. Santa Catarina registrou perdas de 2,9%. São Paulo e Minas Gerais tiveram recuos de 3,5% e 3%, respectivamente.

A agropecuária foi a ati vidades econômica do Para ná que apresentou os melho res resultados e que, conse quentemente, suavizou os impactos negativos da crise da Covid-19. Em 2020, o Va lor Adicionado Bruto (VAB) do setor, variável que difere do PIB apenas pela não im putação dos impostos, cres ceu 20,4%, refletindo princi palmente a ampliação da produção de soja.

Já o setor secundário do Estado foi prejudicado pela crise hídrica de 2020, o que afetou a produção de energia elétrica, atividade com grande peso na estru tura econômica paranaen se. Ou seja, em condições climáticas mais favoráveis, a retração do ramo poderia ter sido menor, assim como a diferença em relação ao PIB nacional poderia ter si do ainda maior.

Segundo o Instituto Pa ranaense de Desenvolvi mento Econômico e Social

(Ipardes), o resultado de monstra a maior resiliência paranaense diante dos limi tes impostos a determina das atividades produtivas ao longo de 2020. "O mer cado de trabalho e a diversi dade econômica do Paraná foram fundamentais nesse resultado, mostrando poder de transformação. O Esta do cresceu em participação nacional, enquanto o Rio Grande do Sul perdeu 0,3 ponto percentual no cenário nacional", disse Marcelo Curado, diretor- presidente do Instituto.

2020 Outros resultados rele vantes de 2020 foram regis trados no comércio e na in dústria, apesar das perdas no PIB desses dois setores. No primeiro, a receita bruta de revenda de mercadorias atingiu R$ 373,7 bilhões em 2020, de acordo com dados da Pesquisa Anual de Co mércio (PAC), também do IBGE, maior valor entre os estados da Região Sul e terceiro do ranking nacio nal, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são maiores em termos po pulacionais. Também foi o maior valor da série históri ca, iniciada em 2007.

E segundo dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA), outro indicador do IB GE, o Estado do Paraná respondeu por 9,2% do em prego da indústria de trans formação do País em 2020, com 641.269 pessoas ocu padas no setor. Esse per centual foi o maior da série

histórica iniciada em 2007, quando o peso es tadual era de 8,1%.

CENÁRIO DE 2022

Com o ritmo de cres cimento da economia pa ranaense em 2021 e 2022, a expectativa é de manutenção desse status ao longo dos próximos anos. Segundo o Ipardes, na pesquisa trimestral, que é sempre mais recen te, o PIB paranaense cresceu 2,94% no segun do trimestre de 2022 em relação ao trimestre ime diatamente anterior. Os dados mostram que o Es tado está acima do índice pré-pandemia (primeiro trimestre de 2020), uma recuperação de 2,32% na economia.

Outros dados conjun turais animam essa proje ção. O Valor Bruto da Produção (VBP) agrope cuária do Paraná atingiu, em 2021, o maior pata mar de sua história, totali zando R$ 180,6 bilhões. Com um avanço médio de 5% ao ano desde 2012, o crescimento da produção agropecuária paranaense deu um salto ainda maior entre 2018 e 2021, che gando a um crescimento médio de 9% no período.

No mercado de tra balho, o Paraná chegou a esse ano com um esto que de 2,9 milhões de empregos formais. Esse valor é o recorde da série histórica do Novo Caged (Cadastro Geral de Em pregados e Desemprega dos). Em janeiro de 2020, período em que a nova metodologia passou a ser utilizada, o saldo era de 2,6 milhões de postos for mais. Apenas neste ano já foram gerados 136.816 novos postos de trabalho formais.

O Paraná também chegou em outubro de 2022 ao menor tempo de abertura de empresas da história, o que evidencia os avanços na desburo cratização, com apenas 14 horas, melhor registro do Sul. Em outubro de 2019, o empresário para naense levava 2 dias e 20 horas para abrir uma em presa, ou seja, houve di minuição de 54 horas. No mesmo mês de 2020, eram 3 dias e 8 horas. Em 2021, 1 dia e 13 horas.

Assembleia apresenta práticas inovadoras na administração durante o evento Governo 5.0Desenvolve

Paraná

Um panorama das principais ações administrativas, legisla tivas e de comunicação desenvolvidas pelo Poder Legislativo do Estado ao longo dos últimos quatro anos. Assim se deu o workshop realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta quinta-feira (17), durante o evento Governo 5.0Desenvolve Paraná, que está sendo realizado em Foz do Igua çu, com o tema “Sustentabilidade a Serviço da População”.

No encontro, que contou com a participação de prefeitos, vereadores e agentes públicos, o primeiro secretário da Assem bleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) (foto), e o diretor Legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, falaram sobre as práticas inovadoras na administração do Legislativo Paranaense, e so bre as novas perspectivas sobre as competências legislativas de estados, municípios e União.

Primeiro a falar, Romanelli sustentou sua apresentação por meio de quatro pilares: transparência, agilidade, sustentabilidade e economia. Durante sua participação, o parlamentar destacou que Assembleia Legislativa, nos últimos anos, devolveu um total de R$ 1,1 bilhão ao Tesouro Estadual. Estes recursos, segundo os dados apresentados, foram destinados no Programa Paraná Mais Cidades; ao combate à pandemia; à recuperação e manu tenção de rodovias estaduais; e no subsídio ao programa Tarifa Rural Noturna e ao transporte coletivo metropolitano.

“Nós temos promovido na Assembleia uma gestão respon sável e cada vez mais buscando economizar recursos públicos. O dinheiro da Casa é aplicado de maneira muito responsável pelos 54 deputados e deputadas. Temos um processo interno de fiscalização e de cobrança, no qual há uma participação perma nente de todos. O resultado foi que nós conseguimos repassar esses valores ao Tesouro. Provavelmente, vamos devolver mais ainda esse ano”, afirmou o primeiro secretário da Assembleia.

PANDEMIA

Em relação à pandemia de Covid-19, Romanelli ressaltou que Assembleia Legislativa do Paraná foi a primeira do país dis ponibilizar um aplicativo para que os deputados estaduais pudes sem realizar as votações dos projetos também de forma remota.

De acordo com o primeiro secretário da Casa isso só se deu graças à adaptação ao aplicativo Zoom, que possibilitou a realização das sessões de maneira remota; ao SEI, que via bilizou a elaboração de projetos, emendas, pareceres, reque rimentos com assinatura eletrônica dos parlamentares; e ao LegiX, ferramenta para que as votações ocorressem pelos smartphones dos deputados.

“Em três dias estávamos todos preparados para fazer a primeira sessão virtual da Casa. Importante, pois não tivemos que interromper os trabalhos legislativos durante um período em que o Estado precisava da Casa. Hoje somos 100% digitais. As crises nos trazem oportunidades”, reforçou Romanelli.

“A pandemia acelerou os planos de elaboração de um sis tema eletrônico exclusivo para atender as demandas do pro cesso legislativo. Em agosto de 2021, implantamos o Sistema Informatizado Legislativo – SILEGS. Juntos, SILEGIS e SEI geraram uma economia de mais de R$ 500 mil com a redução do uso de papel”, apontou. “É um legado. Temos um sistema inteiramente eletrônico e seguro”, disse.

A SEMANA 06 18 de novembro de 2022
O Paraná registrou em 2020 a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%.
Foto: AEN
Foto: Dálie Felberg/Alep
PARANÁ (41) 99162-6192

Novembro Azul e Saúde do Homem

Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resisten tes do que as mulheres. E esse chamamento ao pú blico masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, tra ta do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fi ca atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata, a cada ano, entre 2020 e 2022. Ou seja, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil. O tumor mata cerca de 20% dos pa cientes. Em 2021, 16.055 homens morreram devido à doença, o que corresponde a cerca de 40 mortes por dia.

Idade, raça, heredita riedade, mutações genéti cas – quanto a isso nada podemos fazer - e estilo de vida – e isso só depende de cada um - são fatores de risco. Homens com mais de 55 anos, com ex cesso de peso, de cor pre ta e obesidade, estão mais propensos ao câncer de próstata. Embora seja uma doença já bastante conhecida, por medo, pre conceito ou por desconhe cimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. A primei ra campanha relacionada ao câncer de próstata foi realizada pelo Instituto La do a Lado pela Vida (LAL) e batizada de “Um Toque, Um Drible”, em 2008. Em 2011, o LAL lançou o No

vembro Azul no país, ten do como inspiração o mo vimento australiano “Mo vember” (Moustache/No vember, em livre tradução Bigode/Novembro). De acordo com o LAL, milha res de homens ainda dei xam de realizar os exames preventivos por preconcei to, por falta de informação ou pela correria do dia a dia. Segundo o instituto, a participação e o apoio da mulher são muito relevan tes porque é ela quem in centiva seu companheiro, seu pai, seu familiar ou seu amigo a fazerem seus exames preventivos. Mu lheres, vocês são funda

mentais, também, nesse processo!

Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio pú blico e passou a ser incor porada por outras ONGs, empresas privadas e pelo setor público, engajando milhões de pessoas. Atual mente, é a maior campa nha de combate ao câncer de próstata do Brasil. O Novembro Azul é um movi mento que visa atingir a população de modo geral, mostrando como é impor tante cuidar da saúde de modo integral, não apenas em novembro, mas o ano todo.

A boa notícia é que os homens que fazem exa mes e descobrem a doen ça precocemente terão chances de cura muito maiores. O câncer de prós tata é um dos cânceres mais curáveis que existem. O principal fator para man ter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamen to.

Um dos grandes desa fios dos médicos que cui dam da saúde masculina é enfrentar a desinformação, o medo e o preconceito. Felizmente a consulta ao urologista já tem sido muito mais frequente. A desinfor

mação já está deixando de ser o maior problema. Con tudo, quando o preconceito é também superado ainda existe o medo de receber um diagnóstico desfavorá vel: por incrível que pare ça, esse fator é muito pre sente no homem brasileiro. A explicação dos especia listas (urologistas) para es se receio é que o homem teme em descobrir que es tá doente e ter que deixar de ser o provedor da famí lia. É preciso alertar que a maioria não terá a doença. Estatisticamente são ape nas 14% de diagnósticos; mas é importante descobri -los com maior brevidade possível, para a doença ainda estar localizada ape nas na próstata e aumentar as chances de cura, em um tratamento muito mais sim ples, seguro e menos des gastante.

E a melhor forma de vencer esse medo é difun dir informações – como a indicação dos exames de rastreamento, para avaliar a saúde sem esperar ter sintomas. Homens a partir de 50 anos – ou 45 anos, se tiver fatores de risco (histórico familiar da doen ça: pai, irmão, tio; raça ne gra e obesidade mórbida) – devem fazer os exames de toque retal e PSA. O PSA é um exame sanguí neo e não substitui o toque retal. Existem casos de PSA normal e com toque retal alterado, e a partir dis so é necessário realizar uma biópsia e os tratamen tos, se necessários.

Nem todo câncer de próstata exige medidas imediatas. Sabe-se que mais ou menos um terço dos pacientes com diag nóstico de doença precoce não precisam de tratamen to imediato. O seguimento, chamado vigilância ativa, é uma das condutas mais re

comendadas: através de exames regulares se moni tora a doença. Se o câncer não desenvolver ao longo de anos, nada precisará ser feito. Caso sim, os tra tamentos, como cirurgia e radioterapia, serão reco mendados.

Como toda doença, a melhor opção é a preven ção. Por isso o ideal é o homem ir ao médico des de cedo, para ter um acompanhamento comple to de sua saúde. Outras medidas muito bem vindas nesse processo de pre venção são: evitar dietas com excesso de gordura e de carboidrato; dar prefe rência a uma alimentação baseada em frutas, legu mes, vegetais e carnes magras; descascar mais e desembrulhar menos; pra ticar alguma modalidade de atividade física ou exercício físico, evitar o excesso de bebidas alcoó licas e o tabagismo e ain da combater a obesidade. Esses fatores todos po dem controlar.

Durante todo o mês de novembro o Instituto Ven cer o Câncer realizará ações de divulgação de in formações de prevenção, cuidados e tratamentos do câncer de próstata. Acom panhe no site https://ven cerocancer.org.br/ Saiba mais sobre esse tema:

https://asemananews. com.br/2020/11/06/novem bro-azul/

https://asemananews. com.br/2020/11/13/novem bro-azul-atividade-fisica-ecancer-de-prostata/

AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE! FAÇA A COISA CERTA!

Contatos >> https://www.instagram. com/sergioqualifis https://www.facebook. com/QualiFisPersonal/

A SEMANA 07 18 de novembro de 2022
SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

MATÉRIA DA SEMANA

Dengue: confira dicas para evitar a proliferação da doença em sua região

O Brasil vive um no vo surto de dengue. Le vantamento divulgado pelo Ministério da Saú de aponta que o núme ro de casos da doença no Brasil subiu quase 185% entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mes mo intervalo de tempo do ano passado, alcan çando a marca de 1,3 milhão de notificações. Neste período, foram registradas 909 mortes.

Segundo Natalia Verza Ferreira, cientis ta, doutora em Genéti ca e Biologia Molecular e diretora da Oxitec do Brasil, esse cenário de corre do fato de que o Aedes aegypti tem se adaptado e descoberto novas formas de se re produzir, inclusive em água suja, o que não ocorria há alguns anos. Com a proximidade do período de chuvas, a especialista diz que é preciso redobrar a atenção e os cuidados para evitar a formação de criadouros do mos quito, que também transmite zika, chikun gunya e febre amarela urbana. Algumas dicas que podem fazer muita diferença no combate ao mosquito:

- Colocar tela e veri ficar se a caixa d’água está bem tampada;

- Deixar as lixeiras sempre bem tampadas;

- Colocar areia nos pratos usados em vasos de plantas;

- Recolher e acondi cionar o lixo do quintal;

- Deixar calhas sem pre limpas;

- Cobrir piscinas; Limpar e tampar os ralos;

- Deixar as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas;

- Limpar a bandeja externa da geladeira;

- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

- Limpar a bandeja coletora de água do arcondicionado;

- Cobrir cisternas e poços, assim como ou tros reservatórios de água;

- Evitar acúmulo de água em objetos peque nos, como tampas de garrafa e bordas de bal des e bacias;

- Colocar telas nas janelas.

Natalia diz, tam bém, que é preciso atualizar os protocolos

de controle do Aedes aegypti descritos no Programa Nacional de Combate à Dengue (PN CD), incorporando solu ções sustentáveis que já foram, inclusive, aprovadas para uso no Brasil, como o Aedes do Bem™ -- inseto com ge nes autolimitantes que auxilia no controle do mosquito Aedes Aegyp ti de forma segura e ambientalmente sus tentável. Segundo ela, esse é um esforço cole tivo, que deve reunir a população, empresas e o poder público.

Mitos e verdades sobre o Aedes aegypti

Entre janeiro e outubro desde ano, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos da doença no Brasil su biu quase 185% na comparação com o mesmo in tervalo de tempo do ano passado, alcançando a marca de 1,3 milhão de notificações. Neste perío do, foram registradas 909 mortes.

Segundo Natalia Verza Ferreira, cientista, doutora em Genética e Biologia Molecular e dire tora da Oxitec do Brasil, esse cenário decorre do fato de que o Aedes aegypti tem se adaptado e descoberto novas formas de se reproduzir, inclu sive em água suja, o que não ocorria há alguns anos. A especialista elenca alguns mitos e verda des sobre o mosquito:

MITO

O mosquito não circula no inverno: as baixas temperaturas não impedem o nascimento e cir culação do Aedes aegypti no meio ambiente. Os ovos podem, inclusive, resistir por cerca de um ano até eclodirem.

VERDADE

Somente as fêmeas do Aedes aegypti picam o ser humano: os machos não se alimentam de san gue, somente as fêmeas, que sugam o sangue pa ra produzir e botar ovos.

MITO

Uso de inseticidas é suficiente para evitar a circulação do mosquito: além dos inseticidas, é necessário evitar água parada em depósitos que podem se tornar criadouros. Além disso, existem soluções como o Aedes do Bem, que promovem controle da população de mosquitos no meio am biente por meio de mosquitos machos genetica mente modificados (com característica autolimi tante), que cruzam com as fêmeas e, da prole, só sobrevivem machos.

VERDADE

O combate ao mosquito Aedes aegypti é a melhor forma de prevenção da dengue: embora já exista uma vacina contra a doença, a melhor forma de prevenção é a eliminação dos criadou ros, controle ambiental da população de mosqui tos, uso de repelentes e telas em caixas d’água e janelas.

A SEMANA 08 GERAL 18 de novembro de 2022
A principal orientação é eliminar água parada em locais que podem se tornar criadouros; especialista diz que é mito que o mosquito transmissor da doença se reproduza apenas em água limpa.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.