Edição 756

Page 1

Curitiba conquistou, na última quarta-feira (9/11), em Foz do Iguaçu, o selo de Cidade Empreen dedora Classe Ouro, pre miação concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em presas (Sebrae/PR), em reconhecimento aos muni cípios que investem em políticas públicas de apoio aos micro e pequenos ne gócios. Também foram premiados os nove Espa ços Empreendedor da ci dade, que já realizaram 134 mil atendimentos pre senciais este ano, de janei ro a novembro.

Curitiba recebe o maior prêmio do Sebrae-PR por apoio à micro e pequena empresa
756 - Região Metropolitana de Curitiba - 11 de novembro de 2022 Tolardo assina contrato de R$ 20 milhões para obras de infraestrutura urbana em Quatro Barras Páginas 03 Rodoviária prevê 23 mil embarques no feriado, 43% a mais que no ano passado Página 05 MATÉRIA DA SEMANA Estado vai investir R$ 1,9 milhão nas reformas de pontes e viadutos na Grande Curitiba Página 06 Frente Parlamentar divulga documento que pede a suspensão das novas concessões Página 06 Página 04 Cadastro Online para vagas em creche de Curitiba fica suspenso temporariamente Página 05 Página 08 Novembro Azul: câncer de próstata afeta 1 a cada 6 homens A SEMANA Acesse e fique bem informado www.asemananews.com.br
Edição

Arqueólogos descobrem mosteiro cristão nos Emirados Árabes anterior ao Islã

A descoberta feita por arqueólogos de um antigo mosteiro cristão na Ilha Siniyah, Emirados Árabes Unidos, pode auxiliar na descoberta da história da fé cristã na região, antes do surgimento do Islã. Esse é o segundo mosteiro descoberto nos Emirados que pode ter até 1.400 anos de idade Desta forma, na última quinta-feira, o local foi visitado pelo Ministro da Cultura e Juventude dos EAU, Noura bint Mohammed al-Kaabi, o Sheikh Ma jid bin Saud Al Mualla e o Presidente do Departamento de Turismo e Arqueo logia de Umm al-Quwain, Sheikh Majid bin Saud Al Mualla. De acordo com The Christian Post, o Ministério da Cultura dos Emirados Árabes Unidos está patrocinando a escavação em andamento. A amostra de datação por carbono do mosteiro data entre 534 e 656 d.C. O profeta islâmi co Muhammad nasceu em 570 d.C. e acredita-se que tenha morrido em 632 d.C.

Nesse sentido, a planta do mosteiro sugere cristãos cultuavam em uma igreja de corredor único. Um segundo edifício próximo à estrutura contendo quatro cômodos pode ter abrigado um líder da igreja. Outras salas dentro do mosteiro possuem locais de batismo e um forno para assar pão de comu nhão ou hóstias.

Além disso, outra seção do edifício, conhecida como nave, provavelmen te abrigava um altar e um lugar para o vinho da comunhão.

Anteriormente, no início dos anos 90, os arqueólogos descobriram o pri meiro mosteiro cristão nos EAU, na Ilha Sir Bani Yas. A estrutura data do mesmo período de tempo que o recém-descoberto mosteiro de Umm al-Qu wain.

Sendo assim, Timothy Power, professor associado de arqueologia da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, que ajudou a investigar o mostei ro de Umm al-Quwain, descreveu os EAU atuais como um “caldeirão de na ções”.

“O fato de que algo semelhante estava acontecendo aqui há 1.000 anos é realmente notável e esta é uma história que merece ser contada”, disse. Fonte: noticias.gospelmais.com.br/

VERSÍCULO DO DIA

O “não” é um bom medidor de intenções

Ele é um bom juiz em mui tas questões.

O “não” prova muitos cami nhos, traz à tona sentimentos escondidos, mostra também verdadeiros sentidos.

Muitas vezes é uma porta fe chada, que com a chave correta poderá ser aberta. Outros casos, é também um muro sem brecha, uma parede sem fresta, resistente a toda e qualquer oponente seta.

É inflexível e direto, sensato e seleto. É o que é no momento presente, e talvez no futuro também um eterno vivente.

Quem garantirá que existe ali uma porta a se abrir? Se não houver uma empreiteira forte para quebrar um espaço e formar uma porta ali?

Ele não deixa rastro, justificativa plausível ou opção que gere esperança e confiança. É irredutível e firme, não houve nele sombra de vacilância. Na ex pectativa torcida por seu oponente, o “SIM” traz em si a decepção, o frustran te sabor de amargor com um tom de perca com dor.

Com todo o peso negativo que carrega, quando o “não” vem de Deus, nos traz proteção, traz o cuidado de um pai zelando e estimando pela integridade de cada um de nós. Ele carrega chaves de bençãos que a seu tempo serão abertas para entrarmos e desfrutarmos tudo o que o seu “SIM” nos espera.

Talvez você esteja passando por uma fase em que os “NÃOS” tem te cerca do. E eles doem bastante, nos fazem desfalecer, e é nesse momento em que você deve olhar para o alto, e entender que todas as coisas têm cooperado para o seu bem, a Bíblia diz isso.

Todas as coisas trabalham juntas para aqueles que amam a Deus, aqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 diz que todas as coisas, inclusive os “nãos” que você vem enfrentando, estão trabalhando jun tas para o seu bem.

Por mais que seja difícil, creia e descanse o seu coração, seu Pai tem cui dado de você.

“Humilhai-vos, portanto sob a poderosa mão de Deus, para que Ele em tempo oportuno, boa exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

PIADA

Na escola, o garotinho está chorando e a professora diz: - Não chore, Joãozinho! Quando gente pequena chora muito acaba crescendo e ficando feia. - Então professora quando a senhora era pequena deveria ser uma grande chorona, hein!

CURIOSIDADE

Quem inventou o aparelho dentário?

O primeiro aparelho mecânico para corrigir o alinhamento dos dentes foi desenvolvido pelo cientista francês Pierre Fauchard, em 1728. O aparelho do século XVIII servia para corrigir dentes proeminentes. No entanto, os fundamentos da ortodontia moderna foram criados pelo norte-americano Edward Angle, que idealizou aparelhos fixos feitos de ouro no início do século XX.

PREVISÃO DO TEMPO

Nesta sexta-feira, a instabilidade atmosférica se intensifica sobre o Paraná, devido à condição de tempo abafado. Com isso, áreas de instabilidade se formam, provocando pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de descargas elétricas em diversas regiões paranaenses no decorrer do dia. As temperaturas máximas apresentam um declínio em relação aos últimos dias,

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx.20ºC Mín. 15ºC

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx. 24ºC Mín. 15ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx. 25ºC Mín. 17ºC Máx. 22C Mín. 18ºC

WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 11 de novembro de 2022
E X P E D I E N T E
(41) 99162-6192
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30)
COLUNA BÍBLICA

Curitiba recebe o maior prêmio do Sebrae-PR por apoio à micro e pequena empresa

Curitiba conquis tou, na última quartafeira (9/11), em Foz do Iguaçu, o selo de Cidade Empreendedora Classe Ouro, premiação con cedida pelo Serviço Bra sileiro de Apoio às Mi cro e Pequenas Empre sas (Sebrae/PR), em re conhecimento aos mu nicípios que investem em políticas públicas de apoio aos micro e pe quenos negócios.

Também foram pre miados os nove Espaços Empreendedor da cida de, que já realizaram 134 mil atendimentos presenciais este ano, de janeiro a novembro.

Oito unidadesBairro Novo, Boquei rão, Fazendinha/Por tão, Santa Felicidade, Boa Vista, CIC, Pinheiri nho e Tatuquara - rece beram o Selo Ouro de Atendimento Sebrae/ PR 2022 e a unidade Ca juru recebeu o Selo Pra ta, em reconhecimento ao desempenho e quali dade do atendimento prestado ao Microem preendedores Indivi duais (MEIs).

A premiação foi rea lizada na manhã desta quarta-feira (9/11), du rante o Encontro Esta dual dos Comitês dos Pequenos Negócios, promovido pelo Se brae-PR com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Em presa (Fopeme), reu nindo cerca de 700 pes soas de todo o estado.

Cris Alessi, presi dente da Agência Curi tiba, órgão ligado ao município e responsá vel pelos Espaços Em preendedor, parabeni za as equipes das uni dades pelo reconheci mento.

“O resultado mos tra que Curitiba segue avançando para um atendimento de exce lência a quem começa a empreender. Além do apoio documental, de gestão e contabilidade, nossos Espaços Em preendedor promovem capacitações, para que os novos negócios pros

perem”, destaca Cris Alessi.

Desde o início da gestão Rafael Greca, em 2017, as unidades vêm sendo moderniza das dentro do conceito do Vale do Pinhão, mo vimento da Prefeitura e do ecossistema para estimular a inovação na cidade. Para a premia ção, foram aplicados os critérios de gestão, so luções para clientes, es

trutura física, cliente oculto, resultados de atendimento, capacita ção da equipe, comuni dades digitais e planeja mento.

“Curitiba se destaca por ter descentralizado o atendimento aos mi cro e pequenos em preendedores em vá rios pontos da cidade. Contar com nove Espa ços Empreendedor nas Ruas da Cidadania leva

ram o movimento para perto da população, fa cilitando o acesso de quem precisa de infor mações e serviços”, destaca o diretor jurídi co da Agência Curitiba, Fred Lacerda, que este ve em Foz para receber os prêmios.

CIDADE

EMPREENDEDORA

O Selo Ouro do Se brae-PR de Cidade Em preendedora endossa

outros reconhecimen tos do trabalho realiza do por Curitiba em fa vor dos micro e peque nos negócios. Este ano, capital paranaense também foi reconheci da pelo Sebrae Nacio nal como segunda me lhor cidade para em preender no Brasil, di vulgado no Índice Se brae de Desenvolvi mento Econômico Local (Isdel).

A classificação para a premiação estadual é realizada conforme a evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M), que contempla os crité rios: políticas públicas; acesso a mercados; acesso a crédito; simpli ficação e desburocrati zação; liderança e go vernança; associativis mo e inovação.

Ao todo, 135 muni cípios participantes do programa Cidade Em preendedora no Paraná foram avaliados para a premiação. Curitiba es tá entre as 30 que con quistaram a classifica ção máxima, Ouro, 44

obtiveram Prata e 19 conseguiram Bronze.

ESPAÇOS EMPREENDEDOR

Atualmente, Curiti ba conta com mais de 186 mil MEIs, um siste ma simplificado de for malização de empresa em que é possível ter CNPJ, emitir nota fiscal e ter benefícios previ denciários.

Os Espaços Em preendedor são a porta de entrada para quem quer formalizar um ne gócio em Curitiba e se tornar um microem preendedor individual (MEI). Para os que já são empreendedores na cidade, os nove Es paços Empreendedor disponibilizados pela Prefeitura contam com diversos serviços, gra tuitos.

As linhas de apoio aos pequenos negócios incluem: Orientação e forma lização do negócio Cursos de Capacita ção Empresarial Consultoria e Asses soria Empresarial Intermediação de Microcrédito Produtivo

A SEMANA 03 11 de novembro de 2022 DESTAQUE
Foto: Luiz Costa/SMCS Curitiba e seus Espaço Empreendedor recebem do Sebrae/PR o maior prêmio de apoio à micro e pequena empresa.

Ônibus entre Fazenda Rio Grande e Curitiba têm operação diferenciada por causa de feriado de 15 de novembro

Tolardo assina contrato de R$ 20 milhões para obras de infraestrutura urbana em Quatro Barras

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo To lardo, assinou na manhã desta terça-feira (08) o con trato de financiamento de R$ 20 milhões para investimen tos em infraestrutura urbana, incluindo projetos de pavi mentação pela cidade. Os recursos, via Finisa, devem ser aplicados nos anos de 2023 e 2024, em obras es truturais e melhorias viárias.

Por causa do feriado de 15 de novembro, Proclama ção da República, que neste ano de 2022, é numa terçafeira, os ônibus entre Fazenda Rio Grande, Curitiba e ci dades vizinhas (Leblon Transporte) e dentro da cidade de Fazenda Rio Grande (Viação Nobel), operam em escala especial.

Apesar de segunda-feira (14) ser “emenda de feria do” para muita gente, várias pessoas também vão traba lhar. Por isso, será praticada escala de dia útil normal, com possibilidade de ajustes.

Já na terça-feira (15), que será o feriado mesmo, aí as operações serão com tabelas semelhantes aos do mingos.

De acordo com as empresas de ônibus, a determina ção é da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e elas cumprem as escalas estabelecidas pelo órgão gestor dos transportes do Governo do Paraná.

A assinatura no gabi nete foi acompanhada pelo superintendente regional da Caixa Econômica Fede ral, Adriano Borges Resen de; pelo superintendente de governo de Curitiba, Marques Calixto; pelo su perintendente executivo, Gilberto Bortolan; pelo ge rente geral, Alexandre Mo reira dos Santos; pelo

Os recursos, via Finisa, devem ser aplicados nos anos de 2023 e 2024, em obras estruturais e melhorias viárias.

coordenador de Filial, Leo nardo Sobreira; pelo técni co bancário Paulo Longo; e pela representante Caixa, Fernanda Tissot.

Além do vulto expres sivo de investimentos, o contrato também é singu lar: é a última contratação de crédito realizada pela

Caixa Econômica Federal no Brasil em 2022. A con solidação do investimento é fruto do bom relaciona mento e de um trabalho que já dura cerca de quatro meses, com atuação do prefeito Tolardo e das se cretarias municipais de Ad ministração, Finanças e

Planejamento; e de Obras; com atuação da secretária da SMAFP, Viviane Saut ner Bernardi; da contadora Márcia Sartor; e do secre tário de Obras, Levi Ca margo, que também estive ram presentes na solenida de de assinatura.

Tolardo disse que os investimentos darão novo impulso para realização de obras estruturais nas áreas de infraestrutura urbana, pavimentação, revitaliza ção de calçadas, recapea mento, em estruturas es portivas e obras diversas. “Serão recursos importan tes para melhorar a in fraestrutura da cidade e vi da dos quatro-barrenses. Quatro Barras terá um am plo cronograma de obras”, enfatizou o prefeito.

Prefeitura de Pinhais lança campanha de doação de brinquedos

Na manhã do último dia 4, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Mu nicipal de Assistência So cial (Semas), lançou a Campanha Natal Solidário que vai arrecadar brinque dos novos e usados para crianças atendidas pelos serviços e programas de senvolvidos pelas Semas e entidades cadastradas.

O lançamento aconte

ceu na sede da prefeitura e estiveram presentes a prefei ta Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Ro sangela Batista, servidores e representantes de empresas que apoiam a iniciativa.

A campanha faz parte da programação do Natal En cantado de Pinhais que será lançado nas próximas sema nas e tem duração de 30 dias para pessoas e empresas fazerem suas doações em qualquer um dos mais de 130 pontos distribuídos pela cida de: prédios públicos, empre sas, parceiros, escolas, cmeis, entre outros locais.

A importância dos par ceiros na campanha foi enaltecida pela secretária de Assistência Social, Ro sangela Batista, que falou que serão 30 dias para ar

recadar muitos brinquedos para fazer a alegria da criançada. “Quero fazer um agradecimento especial aos parceiros porque eles parti cipam do lançamento, doam e depois estarão presentes na distribuição para todas as crianças que temos ca dastradas nos Cras. Serão cerca de mil famílias que vamos atender e saiba que a sua doação fará uma criança sorrir. Esse é o nos so retorno e gratidão com essa ação que envolve as famílias”, disse a secretária.

A prefeita Rosa Maria parabenizou a todos pelo en volvimento e incentivou que as pessoas contribuam fa zendo suas doações. “Esse lançamento da campanha de brinquedos faz parte da gran de campanha de natal da ci

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

dade, o Natal Encantado de Pinhais. Agradeço aos servi dores e parceiros envolvidos nesta ação. São muitos pon tos para doação e assim sa bemos que teremos brinque dos suficientes para distribuir mos às crianças, sobretudo para aquelas que mais preci sam. O papel da Assistência Social tem sido cuidar das pessoas. O brinquedo tem uma simbologia grande de infância, do brincar e ser feliz. Que bom que podemos fazer com que o brinquedo chegue até as crianças, porque elas merecem e despertamos aquele lindo sorriso nelas. Que o espírito do Natal inva da os nossos corações, es palhando amor, generosida de e vamos doar para fazer mos as crianças sorrirem”, disse a prefeita.

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa DOBETON INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA., CNPJ: 05.377.929/000158. Torna público que requereu ao Instituto Água e Terra, Renovação da Licença de Operação nº 150792-R1 válida até: 22/11/2022. Para serviços de Indústria e comércio de Artefatos de Concreto, situado na Av. Pedro Câmbio Cortiano, 1277, Centro Industrial (Timbu), Quatro Barras – Paraná.

A SEMANA 11 de novembro de 2022
SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO A empresa DOBETON INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA., CNPJ: 05.377.929/000158. Torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, Renovação de Licença de Operação, válida até: 22/11/2022. Para serviços de Indústria e comércio de Artefatos de Concreto, situado na Av. Pedro Câmbio Cortiano, 1277, Centro Industrial (Timbu), Quatro Barras – Paraná.
04 RMC
Ação faz parte da Campanha Outubro Rosa Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Cadastro Online para vagas em creche de Curitiba fica suspenso temporariamente

O Cadastro OnLine para solicitação de vagas para crianças de 0 a 3 anos na rede pública fecha no próximo dia 15 e reabre em 15 de fevereiro de 2023. O fechamento temporário é necessário para distribui ção das crianças já cadas tradas.

“Como ocorre todos os anos desde sua criação, em 2019, fazemos esse procedimento para o fluxo de distribuição das crian ças já cadastradas nos Centros Municipais de Educação Infantil ou Cen tros de Educação Infantil contratados”, explica a di retora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino.

A solicitação é total mente digital e não mais nas unidades, como ocor ria até 2019.

Ao preencher os da dos, as famílias podem in dicar cinco opções de CMEIs de sua preferência, perto de casa ou do traba

lho.

A ferramenta traz mais eficiência para gestão do sistema, permitindo definir com mais precisão os crité rios técnicos para distribui ção das vagas (como situa ção de vulnerabilidade e menor renda, por exem plo).

Crianças de 0 a 3 anos que já fazem parte da rede pública não precisam fazer o preenchimento.

CPF E MATRÍCULA

Outro ponto importan te: as crianças devem ter o

CPF, documento que nor malmente é expedido quando ela sai da materni dade. De qualquer forma, caso não haja CPF, é pre ciso obtê-lo.

O documento evita du plicidade nos pedidos de vaga. O preenchimento do cadastro não significa a efetivação da matrícula, processo que será concluí do posteriormente pela Se cretaria Municipal da Edu cação, com confirmação do pai ou responsável na própria unidade de ensino.

Ao ser disponibilizada uma vaga, a família será comunicada por e-mail e deverá comparecer à uni dade indicada para realiza ção da matrícula em seis dias corridos. As questões assinaladas no cadastro deverão ser comprovadas.

CRIANÇAS COM MAIS DE 4 ANOS

Para crianças de 4 anos ou mais, não é preci so utilizar o cadastro. O atendimento é universal e a vaga pode ser solicitada em uma unidade da rede ou via Núcleo Regional de Educação.

COMO FAZER?

Para preencher basta acessar o endereço cadas tro-online.curitiba.pr.gov.br ou utilizar o aplicativo Curi tiba App. Quem não tiver computador ou smartpho ne pode ir a um CMEI ou ao Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Ci dadania, onde haverá equipamento e orientações disponíveis.

Rodoviária prevê 23 mil embarques no feriado, 43% a mais que no ano passado

O movimento de em barques na Rodoviária de Curitiba neste feriado pro longado de Proclamação da República deve crescer 43% em relação ao do ano passado.

Em 2021, quando o fe riado caiu numa segundafeira e teve três dias, 16 mil passageiros deixaram a ca pital. Neste ano, são espe rados 23 mil embarques nos quatro dias de feriadão.

O movimento deve se intensificar nesta sexta-feira (11/11), com projeção de 13,5 mil embarques. Outros 9,5 mil devem deixar a capi tal no sábado (12/11). A operação envolve 760 ôni bus – 440 na sexta-feira e 320 no sábado.

"Em relação aos dias normais, o número de em barques deve mais que do brar. Por dia, são 5,4 mil embarques no terminal", diz Élcio dos Anjos, admi nistrador da Rodoviária.

Já o número de em barques e desembarques neste feriado deve ser de

38 mil, o que representa um acréscimo de 15% na comparação com o ano an terior.

DESTINOS

O Interior do Paraná é o principal destino, com 40% dos embarques, segui do por Santa Catarina, com 20%; Litoral do Paraná,

com 18%; São Paulo, com 14%; Rio Grande do Sul, com 3%; Rio de Janeiro, com 2%; e outros, com 3%.

Segundo Élcio dos An jos, a tendência, para a re ta final do ano, é que o flu xo de passageiros continue em alta em relação ao ano passado, com destaque para o mês de dezembro, com as férias, celebrações e a série de programações do Natal de Curitiba, que incluirá feiras, autos, co rais, concertos, óperas, ba lés, circuitos de carro, den tre outros, durante 31 dias.

A operação do Feriado da Proclamação da Repú blica na Rodoviária vai con tar com o apoio da Setran e da Guarda Municipal.

Família Folhas leva lições de educação ambiental a estudantes da rede municipal

Foto: Divulgação

Lixo que não é lixo não vai pro lixo. Essa e outras li ções de sustentabilidade foram o tema das atividades rea lizadas nas escolas municipais Nansyr Cecato (regional Portão) e Leonel Brizola (Tatuquara), esta semana, com a Família Folhas.

As crianças aprenderam educação ambiental com Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo, adotado numa feira da Rede de Proteção na cidade). Os personagens da campa nha famosa na década de 1990 voltaram em março deste ano, para as comemorações do aniversário da cidade.

“Estes personagens vão visitar as escolas e os CMEIs até que todos tenham na ponta da língua e no coração a ideia de que precisamos de um mundo limpo e sustentá vel”, explica o prefeito Rafael Greca.

A Escola Municipal Dona Lulu, no Bairro Novo, será a próxima unidade educacional curitibana a receber a visita da Família Folhas, na próxima quarta-feira (16/11).

E, no dia 21/11, é a vez dos estudantes da Escola Prof. Kó Yamawaki, Boa Vista.

Por que separar os resíduos?

A campanha que embala os programas de sustenta bilidade tem como missão recuperar o orgulho dos curiti banos e curitibanas e ampliar a participação de todos, in centivando a população separar mais e melhor o que for efetivamente reciclável.

Curitiba é considerada uma cidade de vanguarda na área do Meio Ambiente e desenvolve uma série de ações e programas de grande impacto – como é o caso da Pirâ mide (usina) Solar do Caximba e da ampliação da instala ção de painéis fotovoltaicos pelo município, do desafio de plantio de árvores, da nova diretriz para ônibus elétricos no transporte coletivo, entre outras ações.

A reciclagem faz parte desse conjunto importante de medidas, tendo impacto significativo na redução de resí duos encaminhados aos aterros sanitários.

A capital do Paraná encaminha creca de 52 mil tone ladas por mês de resíduos domiciliares e da limpeza urba na para o aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, que recebe os resíduos também dos outros 23 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Conresol).

11 de novembro de 2022 05 A SEMANA CURITIBA
O fechamento temporário é necessário para distribuição das crianças já cadastradas.

Estado vai investir R$ 1,9 milhão nas reformas de pontes e viadutos na Grande Curitiba

O Departamento de Es tradas de Rodagem do Para ná (DER/PR) publicou a clas sificação final da licitação pa ra reformar nove obras de ar te especiais (pontes e viadu tos) em rodovias da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abrangendo 11 muni cípios. A empresa CH Enge nharia Civil Ltda. foi a vence dora, com proposta de preço de R$ 1.931.301,71, a mais vantajosa apresentada, e por ter toda sua documentação de habilitação aprovada.

Com a publicação, dis ponível em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, tem início período de cinco dias úteis para interposição de recursos quanto ao re sultado, seguido por perío do igual para contrarrazões. Caso algum documento se ja protocolado, serão anali sados pelo DER/PR, que tomará uma decisão final.

A próxima etapa da lici tação é a homologação do resultado e adjudicação do objeto à vencedora, que é

uma garantia que o contrato da obra será assinado com a empresa. Na sequência ela deve entregar ao DER/ PR sua documentação para assinatura de contrato.

Cada obra de arte es pecial foi analisada pelo DER/PR e receberá servi ços específicos de manu tenção, que incluem limpe za com jateamento de água sob pressão, roçada da ve getação próxima e poda de árvores que atrapalham a visibilidade, melhorias nas estruturas de concreto, lim

peza e recomposição do sistema de drenagem, re forço e substituição da sina lização, entre outros.

Os locais exatos de ca da ponte e viaduto podem ser consultados neste ma pa, na opção CP 49/2022, referente à identificação da licitação no portal Compras Paraná, e à modalidade uti lizada, Concorrência Públi ca. Após contratação e emissão de ordem de servi ço, o prazo de execução das reformas será de 150 dias corridos (cinco meses),

com previsão de início das atividades pelos dois viadutos em Curitiba. Confira as estruturas inclusas na licitação:

- Ponte Rio Piedade (PR-092) no limite entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul

- Viaduto R. Francis co Kruger (PR-418) em Almirante Tamandaré

- Ponte Rio Verde (PR-423) no limite entre Araucária e Campo Largo

- Ponte Rio Curralzi nho (PR-506) no limite entre Piraquara e Quatro Barras

- Viaduto Ferrovia PR-510) em Balsa Nova - Viaduto R. Newton Laporte (PR-418) em Curitiba

- Viaduto R. Pedro Teixeira Alves (PR-509) em Almirante Tamandaré

- Viaduto R. Brasílio Cuman (PR-418) em Curitiba

- Pontilhão Rio Canguiri (PR-802) no limite entre Co lombo e Quatro Barras.

PCPR orienta como registrar Boletim de Ocorrência online por extravio ou perda de documentos

A Polícia Civil do Para ná (PCPR) possibilita que os cidadãos registrem Bole tim de Ocorrência (BO) onli ne para casos de extravio ou perda de documentos. Entre janeiro e outubro de 2022 foram contabilizadas mais de 122,9 mil ocorrên cias dessa natureza no Pa raná, por isso a instituição visa facilitar o acesso da população a este serviço.

A principal orientação é que o BO seja feito o mais rápido possível, as sim que a falta do docu mento seja notada. “É im portante registrar o Boletim

de Ocorrência para que a polícia tenha esta informa ção e, caso haja o uso in devido do documento, a PCPR estará ciente”, alerta o delegado e diretor do Ins tituto de Identificação, Mar cus Vinicius Michelotto.

Para registrar o BO onli ne, o cidadão deve acessar o site da PCPR (www.poli ciacivil.pr.gov.br/bo) e clicar na opção “Extravio ou Perda de Documento”. Será neces sário fornecer dados pes soais, relatar quais foram os documentos extraviados e fazer uma descrição do fato ocorrido.

Caso não seja possível o registro online, o cidadão pode ir a uma delegacia da PCPR. Os endereços po dem ser consultados no site da instituição.

2ª VIA DO RG

Com o BO em mãos, a pessoa poderá solicitar a segunda via dos documen tos extraviados ou perdi dos. No caso de Carteira de Identidade, a 2ª Via Fá cil pode ser pedida através do site da PCPR.

Para o cidadão que ti ver os dados digitalizados na PCPR ou no Detran, é possível fazer todo proces

so online e apenas será necessário ir ao posto de identificação para retirar a nova via do RG. No en tanto, se os dados da pessoa não estiverem disponíveis, é preciso agendar um horário em um posto de identificação para atendimento pre sencial.

Caso outros docu mentos tenham sido ex traviados ou perdidos, co mo passaporte ou CNH, eles deverão ser solicita dos diretamente nos ór gãos responsáveis por sua emissão.

Frente Parlamentar divulga documento que pede a suspensão das novas concessões

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná da Assembleia Legislativa do Paraná solicitou formalmente, nesta quarta-feira (09), a suspensão imediata dos processos licitatórios para a concessão de rodovias no Estado (Lotes 1 e 2). O pedido foi feito por meio de ofício encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao Mi nistério da Infraestrutura e a Comissão de Transição do Go verno Federal.

Em uma manifestação unânime, os deputados estaduais ressaltam as recomendações e inconsistências mostradas em relatórios e documentos produzidos pela área técnica e pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), além de apontamentos feitos pelo Instituto Tecnológico de Transpor tes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que assessora a Frente Parlamentar.

O texto do documento destaca a necessidade da “dis cussão de novos parâmetros pela sociedade paranaense, que atenda o interesse público”. “E represente tarifas justas, aliadas às manutenções necessárias, investimentos e obras fundamentais ao crescimento do Estado, especialmente a urgência de duplicação de certos trechos, e para com a fis calização segura e garantia de participação efetiva dos usuários e dos municípios impactados”.

“A posição anterior dessa Frente Parlamentar sobre o Pe dágio em rechaçar o modelo híbrido ou com aporte, degrau tarifário e ausência de garantias, ainda se mantém, em vista de que não foram levados em consideração pela ANTT na elaboração da proposta apresentada ao TCU”, traz o ofício.

RISCO DE PREJUÍZO

O coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT), explica que as determinações e recomendações feitas pelo TCU para ANTT devem ser publicizadas em uma nova audiência pública oficial.

REVISÃO

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforça a po sição da Frente da necessidade de revisão do projeto e da retirada de amarras que reduzem a competitividade da licita ção e, por consequência, geram tarifas mais altas.

“São amarras que beneficiam apenas às empresas co mo um degrau tarifário de 40% sem justificativa técnica, do aporte financeiro que limita os descontos, das tarifas onera das pela garantia cambial e do risco de abuso das receitas estimadas”, enumera Romanelli.

“Buscamos uma concessão que traga um pedágio justo e a garantia de obras. Na nossa avaliação o modelo elaborado mo delo do Governo Federal vai onerar as economias locais, prejudi car a competitividade das empresas, além de isolar muitos muni cípios atingidos pelas praças de pedágio”, aponta o deputado.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o pedido da Frente Parlamentar é prudente, pois as tratativas devem ser realizadas com o novo Gover no. Segundo ele, por mais que os dois lotes já autorizados para licitação tenham seus editais publicados, não haverá tempo hábil para finalizar o processo licitatório ainda na ges tão do atual presidente.

A SEMANA 06 11 de novembro de 2022
São nove estruturas contempladas com obras de melhorias, com prazo de execução de cinco meses. Foto: DER
PARANÁ

Terapias Integrativas (Parte 2)

Em artigo passado abordamos, generica mente, sobre as terapias integrativas (https:// asemananews.com. br/2022/10/26/tera pias-integrativas-e-com plementares-em-sau de/), hoje desenvolvere mos, especificamente, três delas:

Texto desenvolvido pela Terapeuta Valéria Cristina Cordeiro (ht tps://www.instagram. com/vc.terapeuta/)

1) FLORAIS DE BACH

- Desenvolvido por Dr. Edward Bach, na década de 30, médico que pes quisou tratamentos na turais para patologias emocionais. Buscando métodos mais puros e simples de cura, desco briu que tratando a per sonalidade e os senti mentos de seus pacien tes, ocorria uma grande melhora à medida que o potencial curativo pró prio dos corpos fosse potencializado.

O Dr. Bach encon trou na homeopatia o tratamento que era foca do no paciente e não na doença. Onde os remé dios eram prescritos em relação à personalidade do paciente. Passou a as sociar seus princípios com a homeopatia e, a partir deles, desenvolveu nosódios (preparações de materiais orgânicos naturais) que indicava aos pacientes. Cada no sódio era corresponden te aos problemas emo cionais, obtendo bons resultados.

Começou a pesqui sar flores e numa cami nhada pela natureza no tou que o sol agia nas gotas de orvalho sobre as pétalas, extraindo das flores sua energia cura tiva (princípios ativos). Coletava esse orvalho, antes que evaporasse das flores, passou a ex perimentar em si mes mo, descobrindo todo

potencial de cura que tinham. A partir daí, substituiu os nosódios por flores, diluindo e di namizando pelo sistema homeopático.

As essências florais são “remédios para a al ma”, que possuem prin cípios ativos que atuam na mente e nas emo ções. Harmonizando os estados de ânimo nega tivos da personalidade que prejudicam o de senvolvimento mental, emocional e espiritual e que, muitas vezes, con tribuem no surgimento de doenças.

Bach conseguiu identificar e reconhecer 38 condições geradoras de doenças na mente. Catalogou os remédios com o nome das flores, onde está todo poten cial curativo, em sete grupos:

Medo;

Insegurança; Falta de interesse pelas circunstâncias atuais;

Solidão; Sensibilidade exces siva à opinião alheia; Desalento ou deses pero;

Preocupação exces siva com os outros.

Desde 1976 os Florais de Bach são re conhecidos e recomen dados pela OMS – Orga nização Mundial de Saú de, podendo ser utiliza dos na superação de: medo, traumas, depres são, pânico, ansiedade,

agressividade, insônia, timidez, sentimento de inferioridade, angústia, mágoas, culpa, impa ciência, dificuldade de aprendizagem, preocu pação, stress, cansaço físico e mental.

2) TERAPIA DE INTE GRAÇÃO PSICOESPIRI TUAL - REGRESSÃO DE MEMÓRIAS E VIDAS PASSADAS - Esta aborda gem terapêutica busca localizar e curar experiên cias passadas que ficaram mal resolvidas, quer elas se encontrem na infân cia, no nascimento, na vi da intrauterina, em “vi das passadas”.

É uma abordagem segura e eficiente que auxilia no tratamento de distúrbios físicos, mentais, emocionais e espirituais. Contempla a superação de traumas, bloqueios, crenças limi tantes, comportamen tos negativos e muitas dificuldades que criam sofrimentos e limita ções: timidez, ansieda de, depressão, pânico, insegurança, mediuni dade desequilibrada, problemas nos relacio namentos, na vida pro fissional, na prosperida de e, algumas vezes, até aos problemas físicos.

A personalidade é constituída por um con junto de crenças que fa zem parte da mente e que estabelece uma ma neira particular de inter pretar a nós mesmos, outras pessoas, eventos

e a vida em geral. Este conjunto de crenças que constitui a personalida de é formado a partir de todas as experiências passadas.

Todos passamos por diferentes experiências e no momento vivencia mos reações com dife rentes emoções ou sen timentos. A combinação de uma determinada ex periência com a emoção ou sentimento, vivencia do no momento, forma ta uma crença dentro de nossa mente. Estas cren ças formam filtros que nos impedem de ver a realidade atual como ela realmente é. Isso nos condiciona a reagir às ex periências atuais e futu ras da mesma maneira que reagimos anterior mente. A personalidade cria a realidade externa através das crenças e pa drões de reações emo cionais condicionados pelas experiências pas sadas e reforça a ilusão anterior a cada novo mo mento.

Vivemos no piloto automático, abrimos mão do nosso poder pessoal diante da vida e do nosso destino e eter nizamos o passado no futuro, perpetuando as mesmas dores, sofri mentos, desconfortos e limitações. Acostuma mo-nos a ser usados pe la nossa mente e não temos consciência dis so. Mas podemos deixar de sermos escravos da

nossa mente quando a conhecemos e tomamos consciência do progra ma que se encontra ar mazenado nela.

À medida que va mos tomando consciên cia de nossas crenças e dos nossos papéis de ví tima e de responsável diante da vida e das ou tras pessoas, nos damos conta de toda a ilusão que se encontra nestes papéis, então, podemos assumir responsabilida de por todas dificulda des, problemas, sofri mentos e limitações que criamos em nossa vida e em nossos relaciona mentos. Assim, criamos uma nova realidade on de a nossa felicidade e nosso bem-estar não dependem de nada ou de ninguém.

É o processo de des pertar, viver cada vez menos os pesadelos da ilusão da mente e nos apropriarmos do poder sobre nossas atitudes e decisões: a nossa vida, o nosso futuro e nosso destino.

3) MEDITAÇÃOTécnica muito antiga, com origem nas tradi ções orientais, estando especialmente relacio nada às filosofias do yo ga e do budismo. É uma prática de autorregula ção do corpo e da men te por meio da concen tração e da atenção.

Estudos científicos já comprovam que levam à diminuição do pensa

mento repetitivo e à reo rientação cognitiva, de senvolvendo habilidades para lidar com os pensa mentos automáticos. Na meditação, os conteúdos que emergem para a consciência não devem ser confrontados ou ela borados intencional mente, apenas “obser vados”, de forma que a prática meditativa se transforme em um aprendizado de como não deixar influenciar-se pelos mesmos e com preendê-los como fluxos mentais. Deixar os pen samentos passarem co mo um filme, sem se apegar. Como resultado, os pensamentos repetiti vos reduzem e as habili dades para lidar com os pensamentos automáti cos melhoram.

A prática constante da meditação tem como benefício na diminuição do estresse e da ansie dade, alcançar tranquili dade e concentração, além de provocar rela xamento muscular e mental. Também possui efeito na saúde física, atuando na regulação do sangue, pressão arte rial e frequência cardía ca, redução do consumo de oxigênio, da elimina ção de gás carbônico e da taxa respiratória.

A técnica em si é ca paz de gerar uma série de respostas físicas e psicológicas que podem auxiliar na prevenção de inúmeras condições prejudiciais, no manejo de problemas de saúde já estabelecidos e na promoção da saúde mental. Dessa forma, a meditação é uma ativi dade que pode ser utili zada em um contexto terapêutico, desde que as condições e as pecu liaridades da situação que está sendo tratada sejam respeitadas.

AFINAL... A SAÚDE É O

MAIS IMPORTANTE!

FAÇA A COISA CERTA! Contatos >> https://www.instagram. com/sergioqualifis https://www.facebook. com/QualiFisPersonal/

A SEMANA 07 11 de novembro de 2022
SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Novembro Azul: câncer de próstata afeta 1 a cada 6 homens

O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os ho mens, ficando atrás ape nas do câncer de pele. A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda em fa se inicial, isto é, restrito aos limites da próstata, a pro babilidade de cura fica aci ma de 90%. Por isso, o mês de novembro é dedi cado a relembrar os ho mens sobre a importância do exame de rotina.

De acordo com o uro logista do Hcor, Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto, a ida de ideal para iniciar o check-up pode ter uma pe quena variação. “Em geral, o recomendado é que ho mens comecem a realizar os exames a partir dos 50 anos. No entanto, caso ha ja histórico da doença na família, recomendamos an tecipar para 40-45 anos. Da mesma forma, indiví duos da raça negra devem se preocupar mais preco

cemente também”, orienta. Para verificar a saúde da próstata, o médico pode solicitar três exames: dosa gem do PSA no sangue (um biomarcador de câncer), exame de toque prostático e, eventualmente, ressonân cia da próstata. “Habitual mente, a neoplasia de prós tata não apresenta sinais em uma fase inicial. Por is so, sempre explicamos para os homens que a ausência de sintomas não exclui a

possibilidade de ser portador dessa doença. Apenas com os exames é que podere mos avaliar adequadamen te”, alerta o Dr. Neto.

Havendo suspeita da doença a partir do check-up realizado, o médico solicita a biópsia da próstata, para ve rificar se há malignidade e avaliar a melhor conduta pa ra combater o câncer. “Atual mente, existem excelentes opções de tratamento para todos os estágios da doen

ça. O avanço tecnológico e o melhor conhecimento da anatomia prostática resulta ram em cirurgias menos mórbidas, com menores complicações e ótimos re sultados oncológicos-funcio nais. A radioterapia também passou por uma grande evo lução e apresenta bons re sultados com poucas com plicações. Hoje, também contamos com uma grande variedade de medicamentos eficientes, principalmente para doenças mais avança das”, explica o especialista.

IMPACTO DA PANDEMIA

Durante a crise sanitá ria da Covid-19, houve uma grande redução na realização de exames de rotina, entre eles o de do sagem de PSA no sangue. Na comparação com janei ro a setembro de 2019, o Hcor registrou uma redu ção de quase 30% em 2020 e de mais de 7% em 2021. Apenas neste ano é que a instituição apresen

tou um crescimento de cer ca de 5%, comparado ao mesmo período de 2019.

“Ao postergar a reali zação do check-up, au menta-se a chance de diagnosticar o câncer já em estágio mais avançado. O ideal é que os exames se jam realizados todos os anos, a partir da idade re comendada pelo médico. A coleta do sangue para a dosagem de PSA, por exemplo, pode ser realiza da até mesmo na própria residência do paciente”, ressalta o Dr. Neto.

ALERTA VERMELHO

Ainda que o câncer de próstata não apresente sin tomas em estágios iniciais, devido ao atraso na reali zação de exames ocasio nado pela pandemia de Covid-19 e ao constrangi mento dos homens em rea lizar o exame de toque prostático, podem ser per cebidas algumas altera ções, como:

- Ardência ou dor ao urinar;

- Micção frequente;

- Gotejamento de urina após micção;

- Fluxo urinário fraco ou interrompido;

- Vontade de urinar fre quentemente à noite (Nic túria);

- Sangue na urina ou no sêmen;

Disfunção erétil;

- Dor no quadril, cos tas, coxas, ombros ou ou tros ossos;

- Fraqueza ou dormên cia nas pernas ou pés.

“Ao notar qualquer mu dança é necessário procu rar um médico para realizar os exames adequados e descobrir a causa. Quanto antes o problema for diag nosticado, maiores serão as chances de cura e me nores serão os impactos na qualidade de vida”, fina liza o urologista do Hcor, Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto.

A SEMANA 08 GERAL 11 de novembro de 2022
MATÉRIA DA SEMANA
Devido à alta incidência da doença, é fundamental a realização de check-up anual para diagnóstico precoce e maior chance de cura.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.