Edição 743

Page 1

www.asemananews.com.br Economia de Curitiba cresce com investimentos, empregos e desburocratização Há mais de um ano Curitiba está no topo das cidades que mais criam empregos com carteira assinada no País. Somente em junho, o saldo foi de 6.295 vagas, número 83% superior ao do mesmo período de 2021, com 3.423, se gundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No primeiro semestre, a capital gerou 26.605 vagas e se manteve como a quarta cidade que mais criou empregos, atrás de São Paulo (128.884), Rio de Janeiro (55.283) e Brasília (29.072). Edição 743 - Região Metropolitana de Curitiba - 12 de agosto de 2022 emregistraDesempregoqueda22unidadesdafederação Páginas 03 Página 08 Em naPública,AudiênciaentidadescobrammelhoriassaúdedoParaná Página 07 Agosto Branco chama atenção para o câncer de pulmão Página 11 FAS serviçosreforçaeacolhequase1.300pessoasemsituaçãoderua Página 06 MATÉRIA DA SEMANA Guedes diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano Página 08 Agricultores de Quatro Barras serão beneficiados com parceria entre prefeitura e IDR, antiga Emater Página 05 Pinhais anuncia novas obras de melhoria em ruas do Vargem Grande Página 05 A SEMANA

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA Mín.Máx.15ºC10ºCMuitasnuvens

Aline Szewkies, uma guia turística brasileira que mantém o canal Israel com Aline no YouTube, gravou um vídeo em um mergulho nas águas do Mar Morto mos trando que a profecia já está se cumprindo. De acordo com informações do JM Notícia, Aline vive em Israel e gravou o vídeo ao lado do também guia turístico Shlomi Lobaton, mostrando árvores frutíferas e peixes que aos poucos se multiplicam nas águas do Mar Morto.

A SEMANA02 GERAL ETNEIDEPXE 12 de agosto de 2022 SEXTA SÁBADO DOMINGO Máx. 20ºC Mín. 10ºC Máx. 22ºC Mín. 10ºC Máx. 24ºC Mín.claroCéu13ºCnuvensMuitas claroCéu

ETNEIDEPXE

CURIOSIDADE - Mamãe, mamãe... na escola me chamaram de mentiroso. - Cale-se que você nem vai à escola ainda...

Na sexta-feira o vento predominante transporta bastante umidade do oceano, por isso no leste (RMC e litoral) o céu fica com muita nebulosidade e com previsão de chuviscos ocasionais. Nos Campos Gerais, centro-sul e no norte pioneiro presença de muitas nuvens, mas com o sol também aparecendo por alguns momentos. Temperaturas amenas no amanhecer. PREVISÃO DO TEMPO Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua. Ele queria a glória somente para si. Resolveu então escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade. Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde. Porém ele não havia se preparado para acampar e resolveu seguir a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia Lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Subindo por uma "parede", a apenas 100 metros do topo, ele escorregou e caiu... Caía a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na escuridão. Sentia apenas uma terrível sensação de estar sendo sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo e, nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade ... shack! Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura. Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar: - Oh, meu Deus! Me ajude! De repente uma voz grave e profunda respondeu: - O que você quer de Mim, meu filho - Me salve, meu Deus, por favor! - Você realmente acredita que Eu possa te salvar - Eu tenho certeza, meu Deus. - Então corte a corda que mantém você pendurado... Houve um momento de silêncio e reflexão. O alpinista se agarrou mais ainda a corda e pensou que se largasse a corda morreria... Conta o pessoal de resgate que no dia seguinte encontraram um alpinista congelado, morto, agarrado com as duas mãos a uma corda ... a não mais de dois metros do chão. E você... Está segurando a corda... A corda e a fé

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Profecia de Ezequiel sobre retorno de peixes ao Mar Morto está se cumprindo Uma brasileira que é guia turística em Israel publicou um vídeo em que mostra um mergulho no Mar Morto em que são vistos peixes, e lembrou que há uma profecia bíblica no livro do profeta Ezequiel sobre o retorno dos animais às águas excessiva mente salgadas do local. No capítulo 47 do livro de Ezequiel há uma profecia de que o Mar Morto voltará ter peixes, já que o excesso de sal na água impede a geração de vida na região, e o texto bíblico acrescenta que ao redor do mar crescerão árvores frutíferas.

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75 WhatsApp: (41) 99162-6192 - jornal@asemananews.com.br

www.asemananews.com.br

PIADA O que é glúten? O glúten é a parte proteica de cereais como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Sua origem vem da combinação de duas proteínas, a glutenina e a gliadina. A palavra "glúten" passou a fazer parte de nosso vocabulário graças ao aviso "Contém glúten" nas embalagens de pães e biscoitos. Na verdade, ele seve para alertar as pessoas que sofrem da doença celíaca, uma intolerância do organismo a essa combinação de proteínas. Quando o celíaco come alguma coisa com glúten, seu intestino delgado inflama e não consegue absorver os nutrientes do alimento.

VERSÍCULO DO DIA "E disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos; revelaste-nos o sonho do rei". (Daniel 2:20-23)

O vídeo, publicado no último domingo, 07 de agosto, tem quase 1 milhão de vi sualizações e mostra a emoção dos dois guias turísticos de ver a profecia bíblica se cumprindo diante dos olhos. Aline provou uma tâmara muito doce plantada às margens do mar, citando que a profecia diz que os frutos não perecerão e que há sementes de tâmaras milenares que foram encontradas em escavações ao longo dos últimos anos, que depois de terem sido plantadas, floresceram. Ao mergulhar, o guia Shlomi Lobaton glorifica a Deus ao mostrar os bolaines, crateras gigantescas que enchem de água, e explica que essas formações no terre no se multiplicam de forma sobrenatural apenas do lado de Israel, pois na parte da Jordânia o fenômeno não é comum. “Esse fenômeno começou só em 1980 e devagar se criaram aqui muitos bolai nes cheios de água e diferentes minerais”, explicou Laboton, acrescentando que dois novos bolines surgem a cada dia e já somam mais de 9 mil ao todo.

Fonte: noticias.gospelmais.com.br/

Reflexão

COLUNA BÍBLICA (41) 99162-6192

Menos burocracia e mais agilidade na aber tura de empresas, re corde de geração de empregos, boa situação fiscal, medidas de apoio para combater os efei tos da pandemia e in vestimentos estão fa zendo a economia de Curitiba voltar a crescer. Há mais de um ano Curitiba está no topo das cidades que mais criam empregos com carteira assinada no País. Somen te em junho, o saldo foi de 6.295 vagas, número 83% superior ao do mes mo período de 2021, com 3.423, segundo da dos do Cadastro Geral de Empregados e Desem pregados (Caged), divul gado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No primeiro semestre, a capital gerou 26.605 va gas e se manteve como a quarta cidade que mais criou empregos, atrás de São Paulo (128.884), Rio de Janeiro (55.283) e Brasília (29.072). O aumento dos em pregos pode ser medido também pela oferta de vagas no Sistema Nacio nal de Emprego (Sine), que cresceu 54% no pri meiro semestre. Foram abertas 5.212 vagas, contra 3.391 no mesmo período do ano passado. A aceleração do mercado de trabalho vem sendo sustentada graças ao esforço da Prefeitura e da iniciativa privada em fazer a eco nomia voltar a girar. Menos burocracia Em Curitiba, uma empresa é aberta, em média, em 11 horas, 72% mais rápido que a média brasileira, que é de 1 dia e 16 horas (40 horas), segundo o últi mo relatório Mapa das Empresas, relativo ao primeiro quadrimestre de 2022, divulgado pelo Ministério da Economia. Em três anos,o tem po de abertura de em presas foi reduzido em 90%. Em 2019, uma em presa levava em média quatro dias e 14 horas (110 horas) para obter o registro em Curitiba. Ho je são apenas 11 horas. Ampliação do nú mero de atividades en quadradas na lei de li berdade econômica –hoje são 606 - e simplifi cação de processos, tornando eletrônicas etapas que antes de mandavam a ida do em preendedor até a Pre feitura, são alguns dos fatores que contribuí ram para o resultado, segundo o prefeito. Pela lei de liberdade econô mica, atividades consi deradas de baixo risco ficam dispensadas de alvará de licença para localização, licença sani tária e ambiental.licenciamento RANKING Graças a esse esfor ço, Curitiba vem se des tacando em vários ran kings de competitivida de do País. É considerada a se gunda capital com o me lhor ambiente de negó cios do País, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), realizado pelo Ministé rio da Economia, que avaliou 450 eleitataçostriaversastimentosnovosvestimentos.mentarministrativasferramentasindicadores,eaçõesadparafoaatraçãodeinCuritibatematraídoprojetosdeinvesnasmaisdiáreas,daindúsaovarejo,dosserviàtecnologiadeponeinovação.Emjulho,Curitibafoiacidadecomme

O Plano Plurianual de 2022 a 2025 prevê in vestimentos de R$ 2,4 bilhões para uma série de grandes projetos e programas divididos em três grandes eixos: res ponsabilidade, solidarie dade e Comsustentabilidade.ascontasem dia e a criação de um fundo anticrise, batizado de Fundo de Recupera ção e Estabilização Fiscal (Funrec), Curitiba tam bém pôde fazer frente, nos últimos dois anos, à demanda gerada pela pandemia na saúde e também no setor produ tivo, com medidas como refinanciamento de dé bitos e prorrogação de prazo de pagamento de impostos. Foram desta cados R$ 12 milhões pa ra o Auxílio Alimentar, para que pessoas em si tuação de extrema po breza fizessem compras nos Armazéns da Famí lia, R$ 160 milhões para o pagamento de licen ças-prêmio, R$ 144 mi lhões para antecipação de 50% do décimo ter ceiro salário, além do pa gamento adiantado de precatórios, com R$ 76 milhões.

O planejamentonhão,taneadameiovidaprazoplanejamentoresponsabilidadeção,governançaalémcaçãodedadecadorespeou5.565consideroulevantamentodadosdemunicípiosemacercade280indiligadosàqualidevida,mercadotrabalho,saúde,eduepresençadigital,deinclusãosocialefiscal.SegundoapublicaCuritibasoubealiarfiscaledelongocomqualidadedeparapopulação,pordeinovação,capipeloValedoPiacessibilidadeeurbano.

lhor qualidade de vida e situação fiscal no País, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista IstoÉ em parceria com a consulto ria Austin Rating.

INVESTIMENTOS O plano de recupe ração fiscal, lançado em 2017, foi responsável por colocar as contas do município em ordem e abrir espaço para a reto mada de investimentos.

A aceleração do mercado de trabalho vem sendo sustentada graças ao esforço da Prefeitura e da iniciativa privada em fazer a economia voltar a girar.

A SEMANA 0312 de agosto de 2022 DESTAQUE

Marajó/SMCSRicardoFoto: Economia de Curitiba cresce com investimentos, empregos e desburocratização

A SEMANA04 12 de agosto de 2022COLUNISTAS

A maior pergunta feita pela humanidade. A resposta que nunca foi encontrada mesmo entre os maiores cientistas, filósofos, pesquisadores, arqueólogos, etc. Qual é o sentido da vida? Qual é o seu propósito? Talvez você queira se esquivar do assunto, visto que tenha um excelente trabalho, uma fa mília completa, ter completado os estudos, ou estar perto disso, etc. Isso tudo é ótimo, mas não é sinônimo de propósito. Você pode ter todo o sucesso do mundo, mas não ter vivido o seu real propósito em nenhum momento. Mas por que é tão difícil de compreender qual é o seu propósito? Porque mesmo em tantos anos, tantas pessoas busca ram e nada descobriram? A resposta é um tanto quanto simples. Porque estão procurando no lugarQuandoerrado.falamos sobre propósito no que você pensa? Sua felicidade, sua estabilidade, suas viagens, etc. Exato, tudo o que diz respeito a você mesmo. Acontece que quando falamos sobre propósito olhamos para nós mesmos e esse é o problema. O seu propósito não é seu. Convenhamos, antes de qualquer coisa é importante lembrarmos que se falamos sobre propósito de vida, também estamos falando sobre Deus. Afinal, sem ele a ideia de propósito não faz o menor sentido. Fato é o propósito ser para a sua vida, mas ele não pertence a você, não foi você quem determinou ele. Você pode até criar um propósito genérico, é o que chamamos de sucesso. Mas sabe muito bem o vazio que faz, se não viver o seu verdadeiro propósito. Então, para quem é o propósito? O seu propósito vem de Deus, muito antes de você nascer, e a única forma de você compreendê-lo será nele. Quer saber para que serve de terminada ferramenta? O ideal é perguntar para o inventor e se você não pode vê-lo, então, talvez encontre as orientações dentro de um ma nual.Não existe outro caminho, você pode até especular, mas apenas em Jesus você entenderá sua identidade, seu propósito, seu chamado... Apenas se conectando com Jesus a sua vida terá sentido, nele você encontrará o seu propósito. Propósito que vai muito além de suas von tades, muito além de suas conquistas, muito além de sua família, mas para o que Ele tem para a eternidade. Portanto, agora depende de você, se você quiser entender o seu propósito, precisa começar se conectando a Ele. E você pode fazer isso através de uma oração, o reconhecendo como Senhor e salvador. E se você deseja entender mais sobre o seu propósito, mas não sabe como fazer isso, o convidamos a entrar em contato conosco, através do What sApp: 4199542-7160. Estaremos aguardando ansiosamente por você, Deus abençoe. Por Reinaldo Borges

Qual é o meu propósito?

Por: Prof. César Graça

A Guerra da Propaganda Tudo virou propaganda. Os relatos da Guerra Rússia x Ucrânia têm pouco a ver com a realidade. São peças para jus tificar as ações dos líderes. O mesmo acontece com as pesquisas eleitorais no Brasil. Alguns institutos publicam pes quisas que simplesmente não refletem a realidade. Isso sempre foi assim. O diferente agora é que existem várias outras versões sobre os fatos. Muitas totalmente opostas. Não exis te mais uma unidade nas versões. Tu do é muito contraditório. Isso é uma evolução. O leitor, o ouvinte, o teles pectador vai precisar construir a sua versão. Vai deixar de ser participante passivo e vai ter que se tornar ativo. Escolher as versões que lhe são mais coerentes. Avaliar as fontes. Verificar qual é a taxa de acerto de cada fonte. Qual é o seu interesse em divulgar al gum fato, alguma ideia? Essa mudança vai mudar a compre ensão da nossa realidade. Os canais tradicionais de comunicação perderam muito da sua força de formação de opi nião. Agora, essa capacidade está bas tante dividida. Isso é muito bom. Cada canal tem a sua importância. E ela é muito dinâmica. A importância das re des sociais aumentou muito. A vitória do presidente Bolsonaro na sua primeira eleição já foi resulta do desse movimento. Na sua reelei ção, a importância das redes sociais deve aumentar ainda mais. Essa reali dade está transformando o Brasil. Os jovens estão participando mais da po lítica brasileira. Pois eles vivem nas re des sociais. Isso está forçando uma inclusão dos jovens à realidade políti ca doNapaís.primeira eleição de Bolsonaro para presidente do país, a chegada dos venezuelanos à fronteira do Brasil foi um choque. Fugiam só com a rou pa do corpo para poderem comerem. O nível de pobreza dos venezuelanos que chegavam assustava. Era evidente que essa miséria era produto de um sistema político de esquerda. Roraima tinha pouca estrutura para receber essesQuandoimigrantes.assumiu a presidência, Bolsonaro se recusou a fechar a fron teira e deu às Forças Armadas a mis são de acolher bem os imigrantes ve nezuelanos que chegavam. Isso de monstrou o quanto a sociedade civil estava despreparada. Os prefeitos, os governadores estavam despreparados para as crises sociais. Não conseguiam acolher bem os refugiados venezuela nos. Já o Exército Brasileiro cumpriu bem a missão. A diferença de eficiên cia ficou Agoraevidente.aesquerda brasileira e im prensa tradicional se recusam a comen tar a crise argentina. O presidente ar gentino e a vice-presidente brigam em público. O ministro da economia renun ciou por causa das interferências da vi ce-presidente nas suas ações. A saída do presidente da Argen tina foi nomear uma no va ministra de agrado da vice-presidente.Issodemonstra a fraqueza do sistema po lítico da Argentina. Hoje dominado por um partido de esquerda aliado ao Partido dos Trabalhadores do Brasil. O presidente da Argentina, quando era candidato, veio ao Brasil e pediu para libertar Lula, quando ele es tava na cadeia em Curitiba. Isso é um fato que a imprensa tradicional tenta ocultar. Mas isso está nas redes sociais. Toda dimensão da crise argentina só se encontra nas redes sociais. Os relatos dos argentinos fugindo da Ar gentina e emigrando para o Brasil só estão lá. Para a imprensa tradicional, a dura crise da Argentina é como se não existisse. Hoje, na Argentina mais de 50% da sua população vive abaixo da linha de pobreza. A inflação já che ga aos 80% ao ano. E a Argentina já foi um país muito rico. A quantidade de argentinos que migram para o Brasil está nas redes sociais. Mas esse movimento social não está na imprensa tradicional, que não quer mostrar mais um país socia lista em crise na América Latina. Notí cias negativas dos países socialistas da América Latina devem ser escondidas. Principalmente se elas forem dos nos sos vizinhos. Pois podem prejudicar a campanha eleitoral do Lula. Principalmente se o presidente atual da Argentina for lembrado que pediu a liberdade da prisão de Curiti ba do candidato Lula. Toda ligação do governo atual da Argentina com o Par tido dos Trabalhadores deve ser es quecida. Pois pode induzir o pensa mento que se o Partido dos Trabalha dores ganharem novamente a presi dência do Brasil podem provocar uma crise igual no Brasil. Essa omissão da imprensa tradi cional mancha a sua reputação. Fica evidente que ela não dá notícias que tratam das crises da esquerda nos nossos vizinhos. Que a imprensa tradi cional está trabalhando para a campa nha do Partido dos Trabalhadores. Es sa é a nossa dura realidade. Só que não adianta tapar o sol com uma peneira. Cedo ou tarde a re alidade aparece. Os argentinos vão chegar ao Brasil aos milhares. O presi dente Putin vai perder uma guerra que ele iniciou. São fatos que a im prensa tradicional brasileira tem difi culdades em lidar. O mais interessante é que esses fatos vão ocorrer agora durante o pe ríodo pré-eleições. Não dá para igno rar. A tentativa de ocultá-los só deu mais destaque. E as pessoas vão des cobrir isso logo. E verificar com os próprios olhos o envolvimento na campanha eleitoral da nossa impren sa tradicional.

Na noite da última terça-feira (9), a Prefeitu ra de Pinhais promoveu reunião com os morado res da Rua Maria Ziloa Dipp e da Travessa Sil veira Neto, do bairro Var gem Grande, para apre sentar as obras de me lhoria nestas vias. O encontro contou com a presença de aproxi madamente 20 pessoas, da prefeita Rosa Maria, dos secretário de Gover no, Ricardo Pinheiro, de Obras Públicas, Mário Stier, os vereadores Filho e Tomé, e do fiscal da obra e diretor do Departa mento de Infraestrutura Urbana, Márcio Diniz da Rocha.

Na reunião com a co munidade foram aborda das as melhorias que as vias receberão, sendo que os trabalhos serão execu tados pelas equipes da Secretaria de Obras Públi cas (Semop) e iniciadas nos próximos dias. As vias localizadas no Vargem Grande receberão a revi são da drenagem, novo asfalto, calçada e sinaliza ção viária, sendo que es tas já receberam ilumina ção em LED. Os moradores co nheceram as etapas dos trabalhos e tiveram a oportunidade de tirar dú vidas e obter orientações com a equipe técnica da Semop.

Agricultores de Quatro Barras serão beneficiados com parceria entre prefeitura e IDR, antiga Emater

MAPEAMENTOPROPRIEDADESDAS A primeira etapa do plano de trabalho já está em andamento. Prefeitura e IDR-PR estão realizando, de forma conjunta, o ma peamento das proprieda des e dos perfis de produ ção. “Este é o primeiro pas so para identificar as ativi dades e elaborar um diag nóstico do que é produzido no município. Desta forma, Trabalho integrado entre entidades vai reforçar assistência à agricultura familiar, estimulando a geração de renda e trabalho no campo.

A Leblon Transporte e a Viação Nobel, que atuam na região metropolitana de Curitiba, realizaram recen temente um treinamento de reciclagem para os moto ristas de ônibus. A atividade faz parte do programa anual de treina mentos, cursos e capacitações do Grupo Leblon. Ao todo, foram contemplados 84 motoristas, divi didos em diferentes turmas. A apresentação ficou por conta da psicóloga e es pecialista em trânsito, Vanessa Bernardes. Foram reforçados conceitos de direção defensiva e conscientização no trânsito, que resultam em me lhor atendimento ao passageiro e mais segurança pa ra a comunidade com um todo. Muito mais que palestras, o conteúdo foi repassa do aos profissionais do volante por meio de dinâmi cas, exemplos práticos e interação com os participan tes, para melhor absorção dos temas abordados. “Estes cursos não são para ensinar o motorista a fazer o que ele já sabe muito bem, mas é uma maneira de melhorar sua atuação como profissional e como cida dão. É benéfico para todos, tanto para o motorista em si como para toda a comunidade. O Grupo Leblon sempre está alerta para proporcionar um atendimento cada vez melhor para todos” – disse o coordenador de Recursos Humanos do Grupo Leblon, Celso Vieira Adolfato. Grupo Leblon Transporte

Pinhais anuncia novas obras de melhoria em ruas do Vargem Grande

O apoio a produtores da agricultura familiar em Quatro Barras terá um im portante reforço. Nesta quarta-feira (11), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo assinou o termo de coope ração técnica entre a Pre feitura e o Instituto de De senvolvimento Rural, o IDR-PR, que congrega os serviços prestados pela Emater.Oencontro reuniu o ge rente regional do IDR- PR, Orival Stolf; a engenheira agrônoma que é responsá vel pela unidade local do ins tituto em Quatro Barras (anti ga Emater), Karla Pierkarski; o secretário de Meio Am biente, Agricultura e Bem -Estar Animal, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto; o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Bar ras, José Cassiano Gomes dos Reis Neto; e a estagiária de agronomia da SMMAABEA, Laura Lovato. O termo formaliza a parceria entre as entidades para a prestação de assis tência técnica nas áreas de cultivo agrícola e florestal, envolvendo todas as eta pas, desde a preparação do solo até a colheita. SUSTENTABILIDADE Com o objetivo de for talecer o atendimento aos agricultores, Prefeitura e IDR-PR elaboraram um plano de trabalho contendo os principais eixos de atua ção das entidades. Ao bus car o desenvolvimento de culturas cada vez mais sustentáveis e harmônicas com o meio ambiente, o plano de trabalho prevê orientações técnicas ao produtor, implantação de novas metodologias – sim ples, mas eficazes – para estimular a produção, re duzindo processos de irri gação e utilização de de fensivos; além da demons tração de novos cultivos como o pinheiro enxertado, por exemplo, que vem sen do uma opção atrativa para quem busca diversificar a renda nas propriedades. O plano de trabalho também prevê oficinas pa ra ampliar conhecimentos nas áreas de tratamento de dejetos, de biofertilizantes e de cultivo de orgânicos, por exemplo, um dos seto res em crescente ascensão no meio rural local.

Lebon Transporte e Nobel

A SEMANA 0512 de agosto de 2022 RMC

motoristasreciclagemtreinamentorealizamdeparadeônibus

Projeto de Lei que cancela multas de trânsito em FRG deve ser votado nos próximos dias Será votado pela Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande nos próximos dias, o Projeto de Lei que determi na o cancelamento dos autos de infração de trânsito emiti dos entre 1º de junho de 2021 a 8 de dezembro de 2021. O Projeto, que é de autoria do Executivo, visa corrigir possíveis erros detectados nesse período de tempo. No total, serão anuladas (em caso de aprovação) as multas emitidas em 19 pontos do município e totalizam o registro de 71.736 autos infrações. O prefeito Marco Marcondes argumenta que “o projeto vai ao encontro do interesse público, haja vista, que muitos moradores foram prejudicados e injustiçados”, concluiu.

Ao todo, 84 profissionais participaram das atividades que reforçaram conceitos de direção defensiva e conscientização no trânsito Em reunião com os moradores foram apresentados os serviços que serão feitos na Rua Maria Ziloa Dipp e Travessa Silveira Neto. poderemos implantar políti cas públicas efetivas”, dis se a engenheira agrônoma, KarlaOPierkarski.secretário de Agricul tura, Cariovaldo Ferreira Neto, disse que a formaliza ção do convênio será mais um passo importante nas políticas já adotadas pela Prefeitura quanto à assis tência nas propriedades agrícolas. “Nossa intenção é dar o melhor suporte ao produtor, de forma que ele amplie e também diversifi que sua produção, gerando mais oportunidades de ren da. Temos realizado um trabalho bastante produtivo com a cooperativa e as ex pectativas de progresso pa ra o setor são as melhores”, avaliou Cariovaldo. O prefeito Loreno Tolar do destacou que o município vem desenvolvendo ações de fomento ao setor, por acreditar na importância do apoio ao pequeno produtor. “O convênio será mais um passo neste sentido. Esta mos implantando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e buscando novas medidas de suporte ao produtor, para que possa expandir seus ne gócios e fortalecer continua mente a atividade”, destacou Tolardo.

TECNOLÓGICOENXOVAL

O kit com equipamen tos que foi entregue ao CMAEE, no valor de R$145,8 mil, inclui note book, óculos de realidade virtual, headphone, teclado e mouse sem fio. “Esse investimento tem como finalidade enriquecer o trabalho realizado nos CMAEEs e atender as ne cessidades educacionais de crianças e estudantes”, disse a diretora do Departa mento de Profissional,DesenvolvimentoEstelaEndlich. A entrega simbólica foi realizada nesta quinta-feira (11/8), no CMAEE Maria Cândida Fankin Abrão, no bairro Capão Raso.

FAS reforça serviços e acolhe quase 1.300 pessoas em situação de rua Quase 1.300 pessoas em situação de rua foram acolhidas nas unidades da Fundação de Ação Social (FAS), desde a manhã desta quarta-feira (10/8), quan do o município reforçou os serviços de abordagem so cial e acolhimento à essa população. A medida foi ado tada em função da chuva e ventos fortes que atingiram Curitiba.Para garantir atendimento a todos que aceitaram seguir com as equipes de abordagem social, a FAS abriu 140 vagas emergenciais de acolhimento, nas Ca sas de Passagem Solidariedade e Iguaçu, nas regio nais Matriz e Cajuru. Ao todo, 1.287 pessoas foram atendidas, não ultrapassando as 1.452 vagas mantidas pelo município neste momento.

Os presidentes do Ins tituto de Pesquisa e Plane jamento Urbano de Curiti ba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e da Urbanização de Curitiba S/A, Ogeny Maia Neto, acompanhados de equipes técnicas, parti cipam, em São Paulo, do maior evento latino-ameri cano de mobilidade, com vistas a fortalecer a estra tégia de implantação de ônibus elétricos em ampla escala na capital para naense. Em setembro Curitiba irá testar ônibus elétricos em operação. A participação de técni cos de nossa cidade neste grande evento de mobilida de fortalece a nossa estraté gia de implantação da eletro mobilidade em larga escala no transporte público, am pliando o leque de possibili dades de modelos e fabri cantes”, observou Jamur. Na quarta (10/8) e quinta-feira (11/8), a dele gação curitibana cumpriu uma série de visitas técni cas e reuniões na 35ª edi ção do Seminário da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) que acontece em paralelo com a LatBus Transpúblico, feira latino-a mericana do transporte. O roteiro em São Paulo começou com uma visita à fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo, onde estiveram reunidos com representantes da em presa e conheceram as li nhas de produção dos mo tores e chassis e a platafor ma onde serão montados os veículos elétricos, como parte de uma parceria entre a Mercedes e a Eletra. Já na capital paulista, tiveram a oportunidade de acompanhar um test-drive dos veículos Mercedes/ Eletra e conheceram os modelos de ônibus elétri cos das empresas Marco polo, BYD, Caio, Iveco e o chassis elétrico da Volvo. No último dia em 25 de julho, o prefeito Rafael Gre ca Curitiba lançou edital de chamamento público para testes em larga escala de ônibus elétricos na Rede In tegrada de Transporte (RIT). No evento, estiveram repre sentantes de fabricantes e montadores de ônibus, entre eles da Volvo, Higer, Eletra, BYD e Mercedes Benz, to dos com participação no mercado nacional.

12 de agosto de 202206 A SEMANACURITIBA

Marajó/SMCSRicardoFoto: Greca entrega lousas digitais e equipamentos de informática no valor de R$ 1,6 milhão

ENCAMINHAMENTOS Até as 7 horas desta quinta-feira (11/8), as equipes de abordagem social da FAS encontraram nas ruas e encaminharam para acolhimento 178 pessoas, 98 de las durante a última noite. O número foi maior que nos dias normais de atendimento, quando os encaminha mentos chegam a 70, em média. Apesar da chuva e frio, 79 pessoas recusaram atendimento e preferiram ficarAdesabrigadas.FASagradece a ajuda da população para o tra balho. Durante todo o período, muitas pessoas entra ram em contato com a Central 156 pedindo atendimen to aos desprotegidos. Foram 264 solicitações, 145 de las apenas até as 19 horas, período em que a chuva foi maisEmintensa.68chamados, as equipes da FAS estiveram nos endereços indicados, mas já não havia ninguém no local. TRABALHO CONTINUA Com a continuidade do frio, a fundação vai manter ações intensificadas de abordagem e acolhimento a pessoas em situação de rua até pelo menos a próxima terça-feira (16/8), reforçando o trabalho que já é desen volvido 24 horas por dia e todos os dias da semana. Equipes de educadores sociais continuam nas ruas fazendo busca ativa, seguindo roteiros onde há maior concentração dessa população, além de faze rem atendimentos a solicitações que chegam à Cen tral 156.Otrabalho é desenvolvido pela Central de Encami nhamento Social 24h e tem o reforço ainda das equipes dos dez Centros de Referência Especializados de As sistência Social (Creas), localizados em todas as regio nais da cidade. ANIMAIS ACOLHIDOS Além da população de rua, a FAS também trans porta e acolhe os animais de estimação com seus tuto res. Para isso, mantém em suas Kombis para aborda gem social, caixas para animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento é feito na Praça Soli dariedade, complexo de atendimento à população de rua, que possui canis.

SUSTENTÁVELMOBILIDADE A implantação de ôni bus elétricos é base do Pro grama de Mobilidade Sus tentável de Curitiba, que tem como âncora os proje tos de evolução do trans porte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financia mentos externos do Banco Interamericano de Desen volvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.Ainserção da eletro mobilidade na RIT integra as iniciativas de Curitiba de zerar as emissões de CO2 até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustenta bilidade.

Curitiba estuda modelos de ônibus elétricos no maior evento latino-americano de mobilidade

O prefeito Rafael Gre ca começou a entregar 50 lousas interativas e equipa mentos tecnológicos para a rede municipal de ensino. A entrega simbólica foi rea lizada nesta quinta-feira (11/8), no CMAEE Maria Cândida Fankin Abrão, no bairro Capão Raso. Os equipamentos serão usados em reuniões e forma ções de professores nos Cen tros de Formação Profissional (CDPs) das regionais, na Es cola de Sustentabilidade, nos Núcleos Regionais da Educa ção e em Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). As lousas funcionam ao toque, com sistema An droid, como um tablet gran de que substitui o projetor e as caixas de som num úni co equipamento, com siste ma operacional próprio. “A inovação só vale co mo processo social. A tecno logia é importante, mas sem pre acreditem mais nas pes soas que têm o que ensinar do que nas máquinas”, disse Greca, ao lado do vice-pre feito Eduardo Pimentel. O investimento da Se cretaria Municipal de Edu cação nos equipamentos é de R$ 1,6 milhão. A secre tária municipal da Educa ção, Maria Sílvia Bacila, destacou que os investi mentos em tecnologia che gam a R$ 123 milhões. “Lutamos dia a dia para que nossas ações estejam sempre melhores, à altura do que queremos para os estudantes de Curitiba, po tencializando aprendizados. Esta entrega vem qualificar ainda mais o nosso traba lho”, comentou a secretária. Além dos kits tecnoló gicos e das lousas, este ano a Educação entregou 13 mil tablets para os pro fessores e 600 centrais multimídia para as escolas, CMEIS, CMAEEs, Núcleos Regionais da Educação e Departamentos da SME.

O plenarinho da Assem bleia Legislativa do Estado do Paraná recebeu nesta terça-feira (09) representan tes da área da saúde, educa ção e segurança pública do Estado em audiência pública que discutiu os problemas enfrentados pela saúde e de safios que serão encarados nos próximos anos. Com a participação de deputados estaduais, re presentantes sindicais, fun cionários do setor e repre sentantes da sociedade ci vil organizada, a audiência teve como principal tema a contratação de empresas privadas na área da saúde para o atendimento à popu lação. Segundo dados apresentados pelo Sindica to dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde) cerca de 46% dos investi mentos feitos pelo Governo na saúde é destinado para empresasAtualmenteterceirizadas.aSecretaria de Saúde do Paraná conta com 6.651 servidores con cursados, sendo que, se gundo o SindSaúde, seriam necessários pelo menos 11 mil servidores. “Estamos vendo que cada vez mais o Governo acaba com os tra balhadores concursados e contrata empresas terceiri zadas para suprir a deman da. O grande problema é que a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvi do por estas empresas é precário e está prejudicando o atendimento à população”, disse a coordenadora da en tidade, Olga Estefânia Duar te Gomes Pereira. A procuradora do Mi nistério Público do Traba lho, Valdenice Amália Fur tado acompanhou os deba tes e falou sobre o olhar atento sobre as mudanças realizadas na área da saú de. “Estamos constante mente fiscalizando a aplica ção das normas regulamen tadoras, e é importante destacar que percebemos um crescimento substancial no número de adoecimento mental dos servidores da saúde não só no Paraná, mas em todo Brasil. É preciso discutir esse as sunto e cuidar dos nossos trabalhadores”.Paraoassessor do Centro de Apoio Opera cional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública (CAOP), Carlos Eduardo Tosin, o debate de assuntos im portantes podem gerar avanços significativos paraOssociedade.principais pedidos realizados pelas entida des foram; a ampliação dos gastos em saúde, o retorno da gestão de hos pitais ao Estado, implan tação do piso nacional da enfermagem e valoriza ção dos servidores. Um relatório com to das as demandas levan tadas durante a audiência será encaminhado para a SESA (Secretaria de Saú de do Paraná) solicitando providências para solução dos problemas.

PARANÁ

Projeto dá destino aos prêmios não resgatados do programaParanáNota Foi protocolado, na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (8), o projeto de lei 377/2022 que destina os recursos dos prêmios do Nota Paraná não re clamados pelos cidadãos para áreas de interesse público. Pela proposta, serão revertidos os créditos que não forem resgatados pelos contemplados no prazo de 12 meses, nas seguintes proporções: 60% para investimentos em Segurança Pública, 20% para o incentivo da cultura regio nal e 20% para o estímulo ao turismo no Estado. A matéria altera o parágrafo 2º do artigo 5º da Lei nº 18.451/2015, que dispõe sobre a criação do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Paraná. A justi ficativa, da matéria diz que a legislação vigente possibilita a destinação de recursos quando não houver a devida identificação do consumidor, no documento fiscal, para entidades sem fins lucrativos e que atuem em determina das áreas de interesse social. Mas não há qualquer previ são em relação ao destino dos prêmios que não são recla mados, quando da realização de sorteios autorizados pe la referida lei. No entanto, o artigo 2º desta legislação dispõe sobre o cancelamento do crédito quando os prêmios não são reclamados ou utilizados no período de doze meses. A proposição busca conferir uma destinação mais transpa rente e de forma que atenda os interesses públicos de forma mais direta, ao invés dos valores retornarem ao erário, sem destino certo.

Em Audiência Pública, entidades

A SEMANA 0712 de agosto de 2022

cobram melhorias na saúde do Paraná

O maior recuo no tri mestre foi registrado no estado de Tocantins, com menos 3,8 pontos percen tuais. Pernambuco caiu 3,5 pontos percentual e Ala goas, Pará, Piauí e Acre também se destacaram, todos com quedas de cerca de 3 pontos. Apesar das quedas, o Nordeste perma nece com a maior taxa de desocupação entre as re giões, de 12,7%. Por estado, o maior ín dice de desemprego é o da Bahia (15,5%), seguido de Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). Os meno res índices estão em Santa Catarina (3,9%), no Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Re gistraram estabilidade na taxa o Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Gros so eARondônia.taxade desocupa ção no segundo trimestre de 2022 ficou em 9,3%. No trimestre anterior, o índice nacional estava em 11,1% e no mesmo trimestre do ano passado o desempre go era de 14,2%.

Aterros sanitários liberam altos níveis de gás mostrametano,estudo

A SEMANA08 12 de agosto de 2022BRASIL/MUNDO

(EBC) A decomposição de resíduos de alimentos em aterros sanitários em locais como Buenos Aires, Nova Dé lhi, Mumbai e Lahore está liberando milhares de tonela das de gás metano, um dos principais aquecedores do planeta, concluiu novo estudo.

INFORMALIDADE A taxa de informalidade ficou em 40% da população ocupada, com 39,3 milhões de pessoas. Houve aumen to em números absolutos na comparação trimestral (38,2 milhões) e na anual (35,7 milhões), mas estabili dade na análise percentual, devido à expansão da po pulação ocupada. Os trabalhadores por conta própria são 26,2% da população ocupada do país e a taxa composta de subutilização da força de trabalho foi de 21,2%. Entre as pessoas de socupadas, 42,5% estão procurando trabalho entre um mês a menos de um ano e 29,5% procuram por dois anos ou mais. O país tem 4,3 milhões de pes soas desalentadas, o que corresponde a 3,8% da for ça de trabalho. A formalidade no tri mestre atingiu 73,3% dos empregados do setor pri vado, queda em relação aos 74,1% do trimestre an terior e também na compa ração com os 75,2% do segundo trimestre de 2021. Por estado, a formalidade vai de 46,6% dos trabalha dores do Piauí a 87,4% dos de Santa sado.assinadatinhamdomésticas,EntreCatarina.astrabalhadorasapenas25,1%carteiradetrabalhonoperíodoanali

BrasilCamargo/AgênciaMarceloFoto:

Com cerca de 570 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa emitidos a cada ano em pro cessos industriais e naturais, a concentração de metano na atmosfera tem aumentado em ritmo recorde, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (EUA). Em alguns países, a principal fonte está na agrope cuária - principalmente no gado, mas também em outros rebanhos e aves. Nos EUA, o setor de petróleo e gás é o principal responsável. Mas há também outra grande fonte global: o lixo. Com dados de um detector equipado em satélite que mostra altos níveis de metano sobre cidades na Índia, no Paquistão e na Argentina, uma equipe de cientistas anali sou mais de perto para determinar as fontes de emissão. Imagens de satélite de alta resolução, obtidas em 2020, revelaram que o metano é procedente de aterros na capital argentina, Buenos Aires, nas cidades indianas de Nova Délhi e Mumbai, e na segunda maior cidade do Pa quistão, Lahore, de acordo com o estudo publicado nessa quarta-feira (10) na revista Science Advances. Um dos aterros em Mumbai, por exemplo, estava emitindo 9,8 toneladas de metano por hora, ou 85 mil to neladas por ano, de acordo com as conclusões do estudo. O aterro em Buenos Aires emite cerca de 250 mil tonela das anualmente, metade das emissões totais de metano na cidade.

Maior recuo foi registrado em Tocantins.

Desemprego registra queda em 22 unidades da federação (EBC) A taxa de de semprego caiu em 22 das 27 unidades da federação no 2º trimestre, na compa ração com os 3 primeiros meses do ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geo grafia e Estatística (IBGE).

RENDIMENTO O rendimento médio mensal recebido pelos tra balhadores foi estimado em R$ 2.652 no segundo trimestre do ano, o que re presenta estabilidade na comparação com o valor de R$ 2.625 registrado no trimestre anterior, segundo o IBGE.Ovalor é 5,1% menor do que o percebido no se gundo trimestre de 2021, quando o rendimento médio foi de R$ 2.794. Segundo Adriana Beringuy, o resulta do demonstra que as pes soas estão recebendo salá rios menores, bem como os rendimentos perdem valor diante da alta da inflação. O rendimento dos ho mens ficou em média em R$ 2.917 e o das mulheres em R$ 2.292, o que repre senta 78,6% do rendimen to dos homens. Entre as pessoas brancas, o rendi mento médio é de R$ 3.406, caindo para R$ 2.009 entre as pretas e R$ 2.021 entre as pessoas pardas. Ou seja, o rendi mento médio dos ocupa dos de cor preta represen ta 59% do rendimento mé dio dos ocupados de cor branca.Acompanhando a ex pansão do mercado de tra balho, a massa de rendi mento médio real de todos os trabalhos somou R$ 255,7 bilhões, crescimento em relação ao trimestre an terior (R$ 244,9 bilhões) e frente ao segundo trimes tre de 2021 (R$ 244 bi lhões).

Guedes diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano Atualmente em 9,3%, a taxa de desemprego po de cair para 8% antes do fim do ano com a recupera ção econômica, disse na última terça-feira (9) o mi nistro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou, nesta noite, da abertura do congresso da Associação Brasileira de Bares e Res taurantes (Abrasel), em Brasília “Antes de o ano aca bar nós estamos descendo [a taxa de desemprego] pa ra 8%. Vamos terminar o ano com o menor desem prego que já vimos nesses últimos 10, 15 anos”, de clarou o ministro. Na avaliação de Gue des, o Brasil está entrando num longo ciclo de investi mentos. Segundo ele, a economia brasileira está em situação melhor que a de países desenvolvidos, que estão entrando em reces são, e que a de outros paí ses latino-americanos, que estão “desmanchando”, nas palavras do nho,trimestredeEstatísticasBrasileiroSegundoministro.oInstitutodeGeografiae(IBGE),ataxadesempregoatingiu,noencerradoemjuomenornívelparao período em sete anos. Guedes atribuiu parte da recuperação do mercado de trabalho à melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocra cia. “O Brasil está em um longo ciclo de crescimento. Criamos um ambiente de negócios que já tem con tratos de R$ 890 bilhões. É 10 vezes o que um ministro investe”, ressaltou.

BrasilJr/AgênciaCasalMarceloFoto:

Sono (do latim som nu) é um processo natu ral, fisiológico e vital aos organismos vertebrados em que o estado ordiná rio (comum) de cons ciência ou estar desper to, necessita de um re pouso periódico e regu lar, caracterizado pela suspensão temporária da atividade perceptivo -sensorial e motora vo luntária. Sem ele, nosso organismo passaria a apresentar problemas graves, como prejuízos à capacidade de memori zação, cognição e de sempenho motor, além de irritabilidade, cansa ço, dores de cabeça, vi são turva e alterações no metabolismo. Esti ma-se que, a cada 24 ho ras sem dormir, uma pessoa diminua em 25% sua capacidade de reali zar trabalho mental. É o momento de limpeza do sistema neurológico e restaurador do fisiológi co, é quando o organis mo limpa os acúmulos da atividade celular, os radicais livres e reesta belece o equilíbrio (ho meostase) entre os dife rentes mecanismos e funçõesPassamosmetabólicas.cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas pa ra ficar bem acordado no dia seguinte e desenvol ver as atividades com vi gor, disposição, bom hu mor, concentração, pro dutividade, criatividade, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida, resta belecer o sistema imu nológico e até aumentar a longevidade. Nosso de sempenho físico e men tal está diretamente liga do a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coor denação motora é preju dicada e a capacidade de raciocínio fica compro metida, ou seja, sem o merecido descanso o or ganismo deixa de cum prir uma série de diahorasdormedores,Ehorasdescansadobradosdores,mamquenãoparahorasdávelxacadaçãodependendotemmundo.sonoquantidadeimportantíssimas.tarefasNãoexisteumadehorasdeidealparatodoCadaindivíduoasuanecessidadedacondidoestilodevidadeum.Emgeral,afaiconsideradamaissauvaideseteanovedesononoturnoumadulto.Masissoérígido.Existemooscientistaschadegrandesdormiqueacordamquesenãotiveremumasnoveouumpoucomais.háospequenosdormiumagentequesóumasseis,setepornoiteepassaointeirobem.Qualde éNovocê?serhumano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cer ca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono. Adotar hábitos sau dáveis é a melhor manei ra de regular o sono: ter um horário regular para dormir; não ir para a ca ma muitofazertarde;exercício físico regularmente (cui dado para não realizar exercícios de força antes de ir para a cama); ter uma alimen tação saudável;nãoficar com aparelhos luminosos na camaRiscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sono lência durante o dia, irri tabilidade, alterações re pentinas de humor, per da da memória de fatos recentes, comprometi mento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de crônicatrointestinaiscardiovascularesde,aimunológico,metimentotônusprecoce,físico,gopelaconcentração.Riscosprovocadosfaltadesonoalonprazo:faltadevigorenvelhecimentodiminuiçãodomuscular,comprodosistematendênciadesenvolverobesidadiabetes,doençasegaseperdadamemória. Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A SEMANA09 12 de agosto de 2022SAUDE

les

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA DE AMPLIAÇÃO A empresa JF CAMARGO TERRAPLENAGENS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA., CNPJ: 00.968.498/0001-80, Torna público irá requerer ao IAT, Licença Prévia de Ampliação. Para Fabricação de Cavacos de Madeira (picador). Situado na Rua 22 de Março, 189, Jardim Santa Rita, Campina Grande do Sul- PR. EDITAIS E PUBLICAÇÕES SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO A empresa PLAFORTE PLÁSTICOS REFORÇADOS DO PARANÁ LTDA., CNPJ: 75.104.844/0001-81, Torna público que recebeu da SMMA de Curitiba, Licença de Operação – LO 18000472, com validade até: 11/12/2022. Para Fabricação de Artefatos de Material Plástico para uso na Construção Civil. Instalada na Rua Senador Accioly Filho, 1547, Cidade Industrial, Curitiba, PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO A empresa CERÂMICA ITAIPULÂNDIA LTDA., CNPJ: 01.103.695/0001-08, Torna público que recebeu do IAT, Licença de Operação – LO 152309R-1, com validade até: 13/12/2022. Para Fabricação de Produtos Cerâmicos. Instalada na Estrada Itaipulândia a Santa Inês, Km 2, Área Industrial, Itaipulândia, PR.

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO A empresa CERÂMICA ITAIPULÂNDIA LTDA., CNPJ: 01.103.695/0001-08, Torna público que irá requerer ao IAT, Renovação da Licença de Operação – LO 152309R-1. Para Fabricação de Produtos Cerâmicos. Instalada na Estrada Itaipulândia a Santa Inês, Km 2, Área Industrial, Itaipulândia, PR. (41) 99162-6192

AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE! FAÇA A COISA CERTA! Contatos https://www.instagram.>>com/sergioqualifishttps://www.facebook.com/QualiFisPersonal/ Por

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO A empresa PLAFORTE PLÁSTICOS REFORÇADOS DO PARANÁ LTDA., CNPJ: 75.104.844/0001-81. Torna público que irá requerer a SMMA de Curitiba, Renovação da Licença de Operação – LO 18000472. Para Fabricação de Artefatos de Material Plástico para uso na Construção Civil. Instalada na Rua Senador Accioly Filho, 1547, Cidade Industrial, Curitiba, PR.

Sono: Um dos pilares para uma vida saudável

dodocebenta,comchocolate102,emromanosObjetivoartista

3/arc—cid—rat.5/lhama.8/curupira. Em uma vasilha, misture aos poucos o polvilho, o queijo, e a mistura do liquidificador. Adicione por último o fermento e mexa delicadamente por alguns segundos. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos.

O fim de semana do Dia dos Pais chegou e com ele diversas opções para se di vertir com a família. A progra mação da Fundação Cultural de Curitiba tem uma varieda de de atrações: sessões de cinema, exposições, roda de leitura, evento cultural, teatro. A programação é quase toda gratuita. Sexta-feira, 12/8 Na Casa da Leitura Hil da Hilst, às 15h, tem a roda de leitura Quando Manda vam As Mulheres. Para mar car o Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Casa da Leitura compartilha uma narrativa do autor Daniel Munduruku, filho do povo indígenaOutraMunduruku.opçãopara a sex ta-feira é a nova exposição do Solar do Barão, chamada Maria José Correia: a Baro nesa do Serro Azul, que con ta sobre a vida e os feitos da importante personalidade fe minina do final do século 19, mulher do barão do Serro Azul. O espaço pode ser visi tado de forma livre e gratuita, das 9h às 12h e 13h às 18h (sexta) e 12h às 18h (sábado e domingo). Sábado, 13/8 A programação de sá bado começa no Memorial Paranista, às 10h30, com a atividade Mosaico com Pa pel: Caquinhos que Contam Histórias - opção também para o fim de semana de Dia dos Pais. Na oficina, que é grátis e livre, as crianças se rão estimuladas a criar mo saicos usando o papel como suporte principal. As inscri ções devem ser feitas pelo Sympla.Mais tarde, às 14h, ca poeira e dança cigana agitam o Teatro da Vila na Caravana Étnico Cultural. A programa ção será aberta pelo Coral Negro de Curitiba, com uma apresentação de obras da tradição afrodescendente, seguidos da oficina de Ca poeira, e das atividades Brin cando Coco e Cacuriás, o Protagonismo Feminino, Al godão Doce, Ciganas - Dan ças e Cultura, a Capoeira Canta Zumbi. O evento é grátis e livre. Domingo, 14/8 O destaque de domingo é o cinema dos espaços da FCC. Às 15h, o Teatro da Vila segue a exibição grátis para todo o público. Desta vez, o filme é Minions 2: A Origem de Gru, às 15h. Os ingressos de vem ser retirados na bilheteria do cineteatro uma hora antes da sessão.Também no domingo, o Cineclube do Atalante movi menta a Cinemateca de Curiti ba com a Mostra Sganzerla 75. A homenagem ao diretor traz a exibição gratuita dos fil mes A Mulher de Todos, às 16h, e Sem essa, Aranha, às 19h. Ambos os filmes são pa ra maiores de 14 anos. PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO FIM DE SEMANA CaravanaETNIASÉtnico Cultural Dia 13 (sábado) - 14h Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 - Cidade Industrial de Curitiba) Grátis - Livre ARTES VISUAIS Tela Transeunte - Deni se Bandeira Dias 12, 13 e 14 (sexta a domingo) - 10h às 19h Museu Municipal de Arte - MUMA (Av. República Ar gentina, 3430, Terminal do PortãoGrátisPortão) Exposição Noite de Walpurgis Dias 12, 13 e 14 (sexta a domingo) - 10h às 19h Museu Municipal de Arte - MUMA (Av. República Ar gentina, 3430, Terminal do PortãoGrátisPortão)-Livre Exposição Bichos Vizinhos Dia 12 (sexta) - das 9h às 12h e das 14 às 18h; dias 13 e 14 (sábado e domingo) - das 12h às 18h Museu da Gravura Cida de de Curitiba - Solar do Ba rão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533) Grátis Mosaico com Papel: Caquinhos que históriascontam Dia 13 (sábado) - 10h30 Memorial Paranista (Rua Mateus Leme 47.00 - Parque São InscriçõesGrátis-Lourenço)Livre ILUSTRAÇÃO E CULTURA GEEK Circo Entre o Céu e a Terra: a história que nunca te conta ram entre o palhaço e a baila rina Dia 13 (sábado) - 16h Circo da Cidade - Lona Zé Priguiça (Rua Dr. Benedic to Siqueira Branco, s/n) Grátis - Livre TEATRO O Pequeno Príncipe Dias 13 e 14 (sábado e domingo) - às 11h e 16h Teatro Cleon Jacques - Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700 - Par que São Ingresso:GrátisLourenço)-LivreRetirar no lo cal, 1h antes de cada sessão O Pêndulo Dias 12, 13 e 14 (sexta a domingo) - 20h (sexta e sábado) e 18h (domingo) Portão Cultural - Audi tório Antônio Carlos Kraide (Av. República Argentina, 3430)R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)A partir de 14 anos TransformingDANÇA Movements Dia 13 (sábado) - 10h às 12hCasa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58São AGrátisFrancisco)partirde 16 anos CINEMA Experimentos Maldi tos - Zumbi - A legião de mortos Dia 12 (sexta) - 19h30 Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Ca valcanti, 1.174 – São Fran cisco)GrátisApartir de 14 anos Top Gun - Maverick Dia 13 (sábado) - 19h Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 - Cida de Industrial de Curitiba) IngressosGrátis retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão Minions 2: A Origem de Gru Dia 14 (domingo) - 15h Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 - Cida de Industrial de Curitiba) IngressosGrátis retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão Sonic 2 Dia 14 (domingo)17h30Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 - Cida de Industrial de Curitiba) IngressosGrátis retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão

AGENDA CULTURAL Agenda cultural oferece atrações para pais e filhos celebrarem juntos

A SEMANA10 DIVERSÃO 12 de agosto de 2022 Ingredientes: -3 ovos inteiros - 3 xícaras (chá) de polvilho -doce1xícara (chá) de leite - 1 xícara (chá) de óleo - 1 colher (café) de sal - 150 g de queijo parmesão -ralado1colher (sopa) de fermento em pó Modo de preparo: Preaqueça o forno em 180º C por 20 minutos e unte com óleo uma forma redonda com furo Batacentral.noliquidificador os ovos, o leite e o óleo. RECEITA DA DANI Bolo de pão de queijo PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 14 PZP ADESADATRO PSAGNLSO OSLOADAB SEROVIER CICIRAIPRUU FOTOSRAAT PAOCHLABO AAMAHJL ONBAAARTCU RSBEVASU AORHNSETS IMTASAGU AIOCIRIS OCSIDARAAC Apresen-tadordo"PowerCouple" comumLocal da prática ecoturismodoLaçoscomcen-tenasdemodelos conectadoautomotivoAparelhoasatélites Peça percutequeointeriordosino (?) tolugarmundo:domui-distante Ente protetor florestasdas(Folcl.) daClassifi-caçãomédicagripe Antiga signaçãode-dodiscodevinil emçãoIdentifica-visualpassa-portes O filme rodado deestudantepeloCinema Descerravas delicadosBrandos; Prefixo do nome estradasdefederais quedeMinérioferropossuiimpurezas urbanoRomancedeJosédeAlencar El medievalEspanhaherói(?),da "Um dia a casa(dito)(?)" Focos da atenção do praticante de dinâmicaleitura Flor nativa do México Voo recreativo de helicóptero ou dirigível Operação bancária oposta ao saqueviajarpercorridocomercialcaminhoAntigoporMarcoPoloaoparaaChina hospitalarRatazana,eminglêsDispensa Arco, Rumava;francêsemseguia Pão sanduícheingredien-(?):teprin-cipaldobeirute DivisãoGrandelequedocírculo dosRuminan-teandinoOmaiorpaíses Peixe sileirobra-de água doce, tem corpo redondo e achatado sanguíneo(abrevOpus.)Grupo (?)

A SEMANA 11GERAL12 de agosto de 2022

chama atenção para o câncer de pulmão (EBC) Instituído há cinco anos, o Agosto Branco chama a atenção para a importância da prevenção do tipo de câncer que mais causa mortes no mundo: o de pulmão. Foram 1,7 mi lhão de vítimas no mun do em 2020, mais de 30 mil mortes apenas no Brasil, segundo a Socie dade Brasileira de Onco logia Clínica (SBOC). Entre os principais fatores de risco para es se tipo de câncer estão o tabagismo, a poluição do ar, o contato com substâncias químicas como o asbesto (amian to) e derivados da quei ma de petróleo, e histó rico familiar de câncer. “O principal fator de risco é o tabagismo: 85% dos casos de cân cer de pulmão são rela cionados ao cigarro, ao fumo direto do tabaco. Há outros 15% dos pa cientes que nunca fu maram. E aí existem vá rios fatores de risco que podem estar associados no que a gente chama de população não taba gista, que são fatores genéticos; poluição am biental; exposição a de terminados gases e me tais pesados, principal mente no trabalho, co mo sílica; e os fumantes passivos, que são aque les que convivem com pessoas fumantes no mesmo ambiente”, des taca a oncologista Ak nar EntreCalabrich.os sintomas principais do câncer de pulmão estão tosse por mais de um mês, com presença de sangue ou com piora progressiva; dor torácica persistente não associada a trau mas; falta de ar e dificul dade para respirar; per da de peso inexplicada e não Ointencional.câncerde pulmão normalmente é silencio so e apenas diagnostica do em estágios avança dos. Os sintomas iniciais da doença não são mui to claros e aparecem tardiamente. Diante desse quadro, a oncolo gista alerta que a detec ção precoce é o ponto -chave para ampliar as chances de um trata mento efetivo. “A principal preven ção é parar de fumar. Isso reduz não só o cân cer de pulmão, mas o câncer de bexiga, cân cer de boca, câncer de pâncreas e outros tipos de câncer. E existem al terações de hábitos de vida que reduzem o ris co de câncer de uma forma geral, que são a prática de atividades fí sicas, o sono regular, o controle de peso, e prio rizar frutas e verduras”, ressalta.Para quem é fuman te ou fumou no passa do, a orientação é de manter consultas regu lares com médico pneu mologista e a realização de tomografias de ras treamento para aumen tar as chances de um diagnóstico toalémquenicotinavercapacidaderizadores,conhecidoscertrônicosdeaindaCalabrichprecoce.destacaquehásuspeitasqueoscigarroselecausemocândepulmão.Tambémcomovapoelespossuemdepromoadependênciadeaindamaiordeocigarrocomum,decausar,emcurprazo,danosrespira

Tabagismo está entre os principais fatores de risco. tórios e cardiovascula res. “Há uma tendência de diminuição do taba gismo mundialmente, mas na contramão está chegando o cigarro ele trônico. Nele existem substâncias que não só causam dependência, como a nicotina, mas também a combustão de outras substâncias que a gente não conhe ce, porque não são produtos regulariza dos. Existe a queima de produtos que a longo prazo tem dado não só problemas respirató rios, de queimaduras no pulmão, doenças como pneumonia lipoí dica, mas existe, sim, a suspeita do risco de de senvolvimento de cân cer de pulmão”, expli cou.Apesar de a maior incidência da doença em pessoas fumantes, o cirurgião torácico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universida de de São Paulo (USP), Pedro Nabuco, alerta que não é correto pen sar que quem nunca fu mou não precisa se preocupar com o câncer de pulmão.“Existe um estigma de que o câncer de pul mão ocorre somente em quem fuma ou já fu mou, e isso não é verda de. É importante regis trar que o câncer de pul mão pode ocorrer em pessoas que não têm qualquer relação com o cigarro, existindo, inclu sive, mutações genéti cas que podem aconte cer de forma indepen dente aos hábitos taba gistas”, destaca. “É comum que pa cientes não fumantes descubram o tumor ao investigar outras condi ções, como a covid-19, por exemplo. Durante a pandemia, foram diag nosticados muitos tu mores incidentalmente, por conta do aumento na quantidade de exa mes de imagem, como o raio-x e a tomografia, realizados em pacientes com suspeita de infec ção por covid-19”.

MATÉRIA

Mundial/ONUDivulgação/BancoFoto: DA AgostoSEMANABranco

A SEMANA 1212 de agosto de 2022 GERAL

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.