Edição 737

Page 1

www.asemananews.com.br MATÉRIA DA CuritibaSEMANAseconsolida entre as capitais que mais geram empregos Curitiba gerou 20.307 empregos com carteira assinada de janeiro a maio de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última terça-feira (28/6) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os números consolidam a recuperação do mercado de trabalho, que começou há mais de um ano e vem se sustentando mês a mês. Edição 737 - Região Metropolitana de Curitiba - 30 de junho de 2022 Com as funcionaráescolares,fériasLinhaTurismotodososdiasemjulho Página 06 Pinhais promove evento de adoção de cães e gatos no sábado Página 05 Passa de 10% número de crianças de até 5 anos acima do peso ideal Página 09 Página 03 RomanelliDeputadopropõeinclusãodeesportesparalímpicosnasescolasdaredepública Página 07 Obras desviam linha de ônibus em Fazenda Rio Grande até 08 de julho Página 05 Brasil registra saldo de 277 mil novas trabalho,formaisvagasdesegundoCaged Página 08 Página 11 A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés A SEMANA

O Manoelzinho chega para o pai e pediu: - Papai, deixa eu ir na rua para ver o eclipse? O português coçou o bigode, olhou bem para o filho e, com um ar autoritário, disse: - Está bem, mas não chegue muito perto...

30 de junho de 2022

Qual é a origem da expressão “nem que a vaca tussa”? A frase completa é “nem que a vaca tussa e o boi espirre”, e significa que algo não será feito nem que algo de extraordinário aconteça. Segundo o veterinário Zé de Oliveira Pinto, da Universidade Federal de Viçosa, o provérbio não tem fundo de verdade, já que uma vaca tossir e um boi espirrar não é algo tão difícil de acontecer. “Como os homens, os bovinos tossem toda a vez que a traquéia passa por algum processo irritativo. Isso acontece por várias razões, como a presença de secreções e de larvas de parasita ou a compressão do órgão”. O mesmo vale para o espirro. “Se entendermos o espirro como uma descarga nasal, o boi espirra sempre que houver uma sobrecarga de suas vias”. Mas, então, como surgiu a expressão? Zé de Oliveira acredita que ela se baseia no fato de que os homens espirram com muito mais freqüência que os bovinos. “Nossas vias nasais são menores e, por isso, tem mais chance de entupir. Além disso, estamos mais suscetíveis a pegar doenças respiratórias que os animais, principalmente durante o inverno”.

VERSÍCULO DO DIA

Pesquisadores apontam evidências de “gigantes bíblicos” em Israel

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75 WhatsApp: (41) 99162-6192 - jornal@asemananews.com.br Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

“A Bíblia descreve os Nephilim em vários lugares”, disse Landa. “O principal co mentário dos Nephilim acontece em Gênesis capítulo seis. A maioria das pessoas cruza essa passagem. Os Nephilim eram descendentes de seres celestiais que fo ram colocados no reino espiritual para vigiar a terra naqueles dias. Eles eram princi pados no reino celestial.”

No capítulo 6 de Gênesis temos o relato de que “os filhos de Deus coabitaram com as filhas dos homens”, afirmando que os descendentes dessas uniões foram chamados Nephilim, que era uma raça de gigantes que viviam na Terra. “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama”, descreve Gênesis 6:4.

Embora eles tenham realizado pesquisas em diversos países, como Egito, Peru e Estados Unidos, a busca acaba sendo mais significativa em Israel, mais precisa mente nas Colinas de Golã. “Faz sentido começar em Israel, onde a história dos Nephilim começou”, enfatizou Landa. A busca de Landa pela verdade também o levou a Gilgal Refaim (Roda dos Gi gantes), uma enigmática formação rochosa no Golã. Do chão, parece pilhas aleató rias de rochas. Mas de cima é bastante impressionante, revelando-se cinco anéis concêntricos com o anel externo medindo mais de 500 pés de largura. Além disso, segundo o Jerusalém Post, no centro há um monte de pedras soltas com mais de 20 metros de diâmetro e mais de 4,5 metros de altura, cobrindo uma câmara central esculpida em rocha sólida. Os arqueólogos geralmente colocam o início da construção já em 3500 a.C. O propósito de Gilgal Refaim ainda é um misté rio e foco de debate acadêmico. “Esse arranjo duplo, círculos de pedras perto de um monte serpentino, aparece em vários lugares do mundo onde era conhecido por ser usado como necrópole para essa forma de enterro”, explicou Landa. Um desses montes serpentinos pré-históri cos é “Serpent Mound” em Ohio. Fonte: www.gospelprime.com.br "Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam". (Isaías 40:29-31)

SEXTA SÁBADO DOMINGO Máx. 22ºC Mín. 11ºC Máx. 23ºC Mín. 10ºC Máx. 24ºC Mín.claroCéu12ºCnuvensMuitas claroCéu

www.asemananews.com.br

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

ETNEIDEPXE

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Uma série documental produzida pela The Inspiration Networks, uma rede de entretenimento familiar baseada na fé, apresentará uma pesquisa de um dos tópicos bíblicos mais polêmicos, que é a existência dos chamados nephilins (gigantes). Em “Anjos e Gigantes, Os Vigilantes e Nephilim”, os pesquisadores apresentam quatro segmentos de uma hora que são uma investigação séria sobre as teorias por trás dos gigantes bíblicos.

“Apresentamos as evidências e convidamos as pessoas a pesquisar para chegar às suas próprias conclusões”, disse Landa. “Não somos dogmáticos e não esconde mos nada. Trazemos as fontes e incentivamos o espectador a fazer perguntas, a continuar estudando e fazer suas próprias pesquisas.”

O objetivo de Landa era evitar que o assunto apelasse para o sensacionalismo, então ele convidou o autor Douglas Van Dorn, que acabara de escrever um livro sobre o assunto, para orientar o projeto.

A SEMANA02 GERAL

Quinta-feira de tempo estável sobre o Paraná. A incursão de um ar mais frio favorece um amanhecer gelado em todo o Estado. Menores valores previstos para as regiões sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC, com temperaturas abaixo dos 5°C em várias cidades (inclusive com geadas). PREVISÃO DO TEMPO

ETNEIDEPXE

QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO Mín.Máx.22ºC11ºCCéuclaro

CURIOSIDADEPIADA Reflexão

COLUNA BÍBLICA

Rudy Landa, produtor e diretor sênior da The Inspiration Networks, decidiu fazer o filme há três anos, seu entusiasmo pelo assunto alimentado por seu amor pela Bíblia.

A série documental traz as fontes bíblicas, mas deve ser interessante para es pectadores não religiosos”, disse Landa. “Buscamos provas reais, os vestígios e pistas que existem no mundo, e não apenas as alegações baseadas na fé. Porque há tantas evidências arqueológicas que precisam ser exploradas.”

Três mulheres discutiam sobre suas mãos. Cada qual achava que a sua mão era a mais bonita. Uma senhora idosa de aspecto pobre pediu ajuda, mas as três mulheres se recusaram. Outra jovem mulher, simples, ouvindo o pedido da mulher, deu a ela uma esmola. Então a mulher idosa disse: “A mão mais bonita não é a que é lavada nas águas puras de um riacho, nem a que é pintada de vermelho pelos frutos que colhe e nem a que é enfeitada e perfumada com flores, mas a mão mais bonita é a mão que ajuda os necessitados.” À medida que falava, suas rugas desapareceram, se desfez a bengala e transformou-se em um anjo. Isso é uma lenda, mas quer transmitir algo muito profundo, bonito e verdadeiro. As mais belas mãos são as mãos que ajudam e auxiliam em nome de Cristo. As nossas mãos são expressivas! Podem trabalhar, sentir e amar. Podem unir-se em oração para agradecer e louvar a Deus. Como são as nossas mãos? Mãos que ajudam ou ignoram? Mãos que derrubam ou levantam? Mãos que machucam ou consolam? Mãos que se fecham mostrando egoísmo ou mãos que se abrem em favor da vida? Enfim, o que nossas mãos estão transmitindo?Oimportante não são as mãos bonitas, mas as limpas e prestativas. Podem até estar cheias de calos e de rugas, porque as mãos mais bonitas são as mãos que ajudam.

Mãos que ajudam

Curitiba se consolida entre as capitais que mais geram empregos

A SEMANA 0330 de junho de 2022 DESTAQUE

Curitiba gerou 20.307 empregos com carteira as sinada de janeiro a maio de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empre gados e Desempregados (Caged) divulgados na últi ma terça-feira (28/6) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os números consolidam a recuperação do mercado de trabalho, que começou há mais de um ano e vem se susten tando mês a mês. A cidade se manteve entre as quatro capitais que mais criam empregos no País, atrás apenas de São Paulo (93.364), Rio de Janeiro (38.655) e Brasília (24.580). A capital, lidera o ranking na Região Sul e no Estado. Sozinha, respon deu, por 27% das novas vagas do Paraná (75.990) no período.Aaceleração do mer cado de trabalho vem sen do sustentada graças ao esforço do poder público e da iniciativa privada em fa zer a economia voltar a gi rar, diz o prefeito Rafael Greca.“Viramos a chave da crise e agora estamos crescendo acima da média brasileira. Mas ainda há muito que fazer, queremos que todos os curitibanos tenham oportunidade de empregos e renda”, acres centou Greca. O saldo de 20.307 va gas de janeiro a maio re presenta a diferença entre admissões (225.576) e de missões (205.262). O esto que de empregos acumula do na cidade fechou o pe ríodo em Todos740.303.ossetores tive ram saldos positivos na ci dade. O setor de serviços criou 17.240 vagas; a construção civil, 1.449; o comércio, 824; a indústria, 742; e a agropecuária, 52. MAIO Somente em maio, fo ram gerados 3.663 empre gos formais na cidade, que também garantiram a quarta posição no ranking das capitais, atrás de São Paulo (25.028), Rio de Ja neiro (7.262), Brasília (4.420). Os destaques fo ram serviços, com 2.154 novas vagas, construção civil (796) e agropecuária (16).“A Prefeitura tem pro movido ações em diversas frentes para estimular a ge ração de empregos e a ca pacitação de trabalhadores e empreendedores. Parte do resultado que vemos no crescimento do emprego formal é reflexo disso”, diz Greca. APOIO DO MUNICÍPIO O município criou um fundo de aval, de R$ 10 mi lhões, com potencial para alavancar até R$ 100 mi lhões em investimentos por parte das empresas curiti banas.Para reduzir a burocra cia na abertura de negó cios, o número de ativida des incluídas na lei de li berdade econômica foi ampliado para 606. A lei prevê a dispensa de alguns alvarás para atividades de baixo risco, facilitando o processo.Omunicípio também prorrogou o prazo de paga mento de impostos e pro moveu um programa de refinanciamento, o ReficCovid-19, que permitiu o parcelamento de débitos em até 36 meses. A Prefeitura também vem dando apoio ao setor de eventos, com um proje to de lei enviado para a Câ mara Municipal de Curitiba (CMC) que facilita a emis são de alvarás e desonera taxas.

CAPACITAÇÃO A Prefeitura investe ainda em capacitação para trabalhadores e empreen dedores.OsLiceus de Ofícios, da Fundação de Ação So cial (FAS) promovem cur sos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualifica ção. Além disso, os Espa ços Empreendedor da Agência Curitiba dão su porte a microempresários e microempreendedores in dividuais. O Programa 1º Empregotech 2022, por sua vez, oferece qualifica ção na área de tecnologia com aulas e oficinas. O Fab Lab Cajuru, la boratório de fabricação por prototipagem, por sua vez, gera novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimen tos e colocar em prática ideias inovadoras.

Com 20,3 mil vagas criadas em cinco meses, Curitiba se consolida como quarta capital que mais gera empregos no País.

Nada será como antes Os movimentos da natureza são cíclicos, mas não se repetem. Nada volta ao que era an tes. No entanto, os ciclos guardam semelhan ças. E essas semelhanças têm um padrão. E esse padrão tem uma regularidade, que é possível interpretar como uma gramática. Um bom co meço é estudar os pontos de inflexão.

Quanto tempo te resta? Ao caminhar pela cidade é per ceptível o quanto as pessoas andam de forma monó tona, presas ao tédio e à rotina. Mas será que a vida se resume a isso? O que todos procuram afinal? Muitos nem sa bem o que seus corações an seiam.Às vezes nos esquecemos do que nos move e dos nossos so nhos futuros, isso porque muita coisa ao redor está aqui para roubar propósitos, roubar nosso tempo e nos fazer desistir de muita coisa. Talvez o que te pare seja o seu trabalho, o dinheiro ou até mesmo sua série favorita. Não é difícil perceber o quanto de tempo se esvai enquanto as pessoas rolam o seu feed do instagram. So nhos e objetivos aos poucos vão se desvanecendo como areia entre os dedos, e diante disso há pessoas escravas em busca de recompensas vãs e efêmeras. O que eu quero de fato dizer é que sonhos estão sendo jogados no lixo, desperdiçados e esquecidos en quanto o nosso tempo está sendo usado em prol de coi sas momentâneas e que não levam a lugar nenhum. Agora, se você busca mudar isso, eu tenho uma boa notícia: Jesus não se importa com o tanto de tempo que você perdeu buscando por coisas inúteis, mas está dis posto a transformar totalmente a sua vida, reavivar os seus sonhos e te ajudar a alcançá-los. Como alguém que ama e que se importa com os seus sentimentos, Ele quer te guiar ao seu propósito eterno. Não permita que a sua vida passe diante dos seus olhos, você ainda pode viver o melhor de seus dias. Ape nas permita que Cristo te mostre o caminho e te ajude a chegar até lá! Por Margo R.S. Por: Prof. GraçaCésar lado por duas safras com proble mas no Brasil e uma nos Estados Unidos. Os estoques mundiais estavam bem apertados. O crescimento econômico da China e da Índia aumentou o po der aquisitivo de parte significa tiva da população da Terra. E ela começou co mer melhor. Só que o aumento da produção ainda não conseguiu acompanhar esse aumen to da demanda de alimentos. A guerra na Ucrâ nia foi só um estopim. É só uma questão de tempo para uma grande crise mundial de falta de alimentos explodir. Nesta crise o Brasil vai ficar no centro. A sua capacidade de aumentar rapidamente a sua produção de alimentos é muito grande. O mundo inteiro sabe disso. E está de olhos bem abertos.Essa visão das transformações de cada país em ciclos de trinta anos facilita a compreensão das transformações históricas. Cada nação tem uma característica dominante em cada ciclo. Eles são facilmente destacados, quando se pro cura os pontos de inflexão. O primeiro ciclo, 1914 a 1945, é bem caracterizado pelas duas guerras mundiais. O segundo ciclo, 1945 a 1989, é identificado pelo término da 2ª Guerra Mundial e a Queda do Muro de Berlim que, por sua vez, levou à Queda da União Soviética. O terceiro ciclo, 1989 a 2022 é identificado pela Queda do Muro de Berlim e a Invasão da Ucrâ nia pela Rússia. A visão que estamos vivendo um ponto de inflexão ajuda muito a compreender a veloci dade das transformações. Num ponto de infle xão tudo se transforma rapidamente. Estrutu ras morrem, outras nascem. As nações se transformam. O Brasil vai entrar num período de grande crescimento. A sua influência no contexto das outras nações vai aumentar bas tante. Mas não será a única coisa que vai acon tecer. A Guerra Rússia x Ucrânia foi um dispara dor de eventos, da mesma forma de a Queda do Muro de Berlin foi em 1989.

COLUNISTAS

Ainda vivemos num ciclo de organização so cial montado após a 2ª Guerra Mundial. As na ções que ganharam a guerra montaram a atual estrutura de sociedade. Só que o mundo mudou muito nesse tempo. É preciso montar uma nova estrutura social que reflita melhor a situação atual das nações no mundo. Estamos vivendo um momento de transição da velha estrutura para a nova. A velha está agonizando, tem difi culdade de morrer. E a nova está nascendo, en gatinhando, dando os primeiros passos, mas ainda não está bem formada. Ou seja, um novo ponto de inflexão. Para termos uma ideia das transformações que vamos passar é só comparar a estrutura do mundo antes da 1ª Guerra Mundial, com a cons truída após a 2ª Guerra. Foram duas guerras em 30 anos. O mesmo tempo entre a Queda do Mu ro de Berlin (1989) e o momento atual. Parece que a unidade de 30 anos é uma boa unidade de medida para as estruturas sociais. Ou seja, entre dois pontos de inflexão. O ciclo, que se inicia agora, deve durar mais ou menos 30 anos. Nele o Brasil terá um gran de destaque. A sua importância deve aumen tar bastante devido a produção de alimentos em grandes quantidades. Muitos países vão depender muito do Brasil para a sua sobrevi vência.Logo essa realidade vai ficar evidente. As ex portações de comida do Brasil para o mundo vão aumentar bastante. A gota d’água foi a Guerra Rússia x Ucrânia. Dois países que eram grandes exportadores de alimentos, mas que le varão um bom tempo para se recuperarem. O golpe foi súbito. Pegou todo o mundo des prevenido. Os preços do trigo, milho e soja dis pararam no mercado mundial, que já vinha aba

A SEMANA04 30 de junho de 2022

Idosos do Projeto Viva+ de Fazenda Rio Grande participam de festa junina

Será concluído o rebaixamento da travessia de água fluvial próximo ao cruzamento da Rua Rio Madeira (41) 99162-6192

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes bus serão desviados pela Av. Rio Amazonas, Ruas Rio Pequeno, Rio Arraial e Rio Palmital, retornando ao trajeto original pela Rua Rio Madeira.Asintervenções são feitas pela Secretaria de Obras de Fazenda Rio Grande.

A linha de ônibus F12 – Iguaçu I, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, operada pela Viação Nobel, está sendo desvia da até o dia 08 de julho. O motivo são as obras de rebaixamento da travessia de água flu vial próximo ao cruza mento da Rua Rio Madei ra com Rua Rio Orinoco. Nesta região, os ôni

Um grupo de aproxi madamente 100 idosos participou na última sema na, de uma festa junina voltada para os integrantes do Projeto handebol6x6,dossextas-feirasliou.sico,promovendoumaassimrarcommelhormoçãomoverpalPereira,doraSegundoViva+.acoordenadoProjeto,Rosimara“oobjetivoprincidoProjetoViva+éproaprevençãoeprodesaúdeparaumaqualidadedevida,opropósitodemelhoasatividadesdiárias,contribuindoparavidamaissaudávelbemestarfísocialemental”,avaTodasasquartasesãorealizaostreinosdevoleibolvoleibolàsescuras,porzona,bas

A SEMANA 0530 de junho de 2022

quete relógio, peteca, tênis de mesa e jogos de tabulei ro. Também são ministra das aulas de ginástica às terças e quintas, das 8h30 às 9h30, no Centro de Con vivência Amigos da Melhor Idade. JOGOS A equipe esportiva do Projeto participará no dia 26/08, em Guaratuba, dos JIIDOS (Jogos Da Integra ção Do Idoso). O município vai sediar os jogos com a participação de mais de 40 cidades paranaenses.

Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal, ação acontece no Bosque Municipal de Pinhais.

Obras desviam linha de ônibus em Fazenda Rio Grande até 08 de julho

Ribas/SMCSPedroFoto:

Pinhais promove evento de adoção de cães e gatos no sábado Na próxima tarde de sábado, dia 2 de julho, acontece no Bosque Muni cipal de Pinhais, o evento de Adoção de Animais que é organizado pela Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Am biente.As pessoas que que rem ter um novo animal zinho de estimação po dem visitar o local no ho rário das 13h30 às 17h30. Na ocasião, haverá cães e gatos para adoção, sendo que todos estão castrados e vacinados. As equipes da Semma darão todas as informa ções sobre a guarda res ponsável e orientações aos novos tutores. Já as pessoas interes sadas em doar algum ani malzinho, devem se ins crever previamente com a organização do evento. A orientação é entrar em contato com a Divisão de Bem-Estar Animal pelo te lefone (41) 99206-3814. Em Pinhais, os even tos de adoção acontecem mensalmente, e o municí pio também tem o site Ado ção Virtuau que tem uma relação de cachorros e ga tos que podem ser adota dos. A página oferece infor mações e fotos dos bichi nhos e o contato do tutor para o interessado entrar em contato diretamente.

SERVIÇO A edição deste mês de julho, do evento de Adoção de Animais de Pinhais é no próximo sábado, dia 2, no Bosque Municipal de Pi nhais, no período da tarde (13h30 às 17h30). Os interessados em obter informações e deta lhes do evento podem ligar para a Divisão de Bem Es tar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, no tele fone (41) 99206-3814.

Todas as quartas e sextas-feiras são realizados os treinos de voleibol 6x6, voleibol às escuras, handebol por zona, basquete relógio, peteca, tênis de mesa e jogos de tabuleiro.

RMC

Curitiba terá fábrica inovadora de vacinas e medicamentos da Fiocruz

30 de junho de 202206 A SEMANA

Governo Estadual e Prefeitura de Curitiba, através do Prefeito Rafael Greca anunciam instalação de fábrica de medicamentos da Fiocruz em Curitiba.

CURITIBA NA LINHA TURISMO O passeio na Linha Turismo é feito em um ônibus de dois andares (double deck) e passa por 26 pontos turís ticos, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá. São 48 quilômetros percorridos em cerca de três horas em locais onde é possível apreciar a arquitetura, história, memória, arte e a natureza da capital paranaense. O roteiro começa na Rua 24 Horas, no centro da Cidade, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. O bilhete dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua primei ra utilização de embarque. O pagamento, de R$ 50, pode ser feito com cartão de crédito, débito ou em dinheiro. São aceitas as bandei ras Visa, Mastercard e Elo.

BIOTECNOLOGIA Além de fabricar e distri buir vacinas de vetor viral – a Fiocruz responde por parte do montante de imunizante da AstraZeneca contra a co vid-19 –, a fundação quer ampliar a produção de insu mos com as mais novas téc nicas no campo da Imunolo gia, área que o país ainda é carente, mas avança. A sede da Fiocruz em Curitiba, por exemplo, tornou -se a maior produtora nacio nal de testes para covid-19. Durante a pandemia, foram produzidos dez milhões de testes do tipo RT-PCR e 37,5 milhões de teste de antígeno, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Pa raná (IBMP).

A previsão da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia a linha turística, é que o movimento de passa geiros no mês de julho dobre em relação a junho. Além disso, com o avanço da vacinação e o fim das restrições da pandemia, a expectativa é que o número de passageiros em julho fique próximo ao do mesmo mês de 2019, antes da chegada da covid-19. Em julho de 2019, antes da pandemia, a Linha Turismo chegou a transportar 81.410 turistas, contra 42.282 em junho de 2019.

Linha funcionaráTurismotodos os dias em julho Com as férias escolares, a Linha Turismo, que normal mente não opera às segundas-feiras, vai funcionar todos os dias no mês de julho. O objetivo é que mais pessoas possam passear e aproveitar a temporada de inverno na cidade.

A capital conta com uma série de atrações dentro da programação Inverno Curitiba 2022, nas áreas de gastrono mia, cultura, artesanato, arte, esporte e lazer e formação étni ca. Um destaques é a Oficina de Música, que começa nesta quinta-feira (30/6) e acontece pela primeira vez fora do verão.

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber fábricas de vacinas de tec nologia de vetor viral e de medicamentos para trata mento de doenças autoimu nes, como o câncer. O in vestimento total na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na CIC, é da or dem de R$ 200 milhões ao longo de dois anos. O prefeito Rafael Greca acompanhou o anúncio fei to governador Carlos Mas sa Ratinho Junior, na última terça-feira (28/6), no Palá cio Iguaçu. As obras estão previstas para começar ain da no segundo semestre deste ano, o que vai impac tar, de imediato, na geração de emprego e renda. “A inovação só vale quando se torna um pro cesso social”, conceituou o prefeito, que conheceu o projeto há dois meses, em uma reunião com a equipe da Fiocruz.Segundo Greca, é quando os governos se unem para facilitar o aces so da população à inova ção que ela acontece, re forçando o compromisso de Curitiba de ser uma ci dade cada vez mais inteli gente e Ratinhohumana.Junior desta cou a parceria estratégica no Parque Tecnológico da Saúde. Para ele, um polo de produção de vacinas em Curitiba torna o estado mais seguro do ponto de vistaAsanitário.fábrica da Fiocruz será instalada em sua sede junto ao Instituto de Tecno logia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, local projetado para receber as novas plantas. Fiocruz e Tecpar são parceiros no investi mento. CIDADE INTELIGENTE A intenção é instalar duas plantas da área de biotecnologia na CIC. A primeira unidade é destinada ao desenvolvi mento e produção de vaci nas e insumos para terapias avançadas a partir de tera pia gênica (que utiliza veto res, como moléculas de DNA do agente infeccioso para dentro da célula huma na, para criar anticorpos). A outra unidade será montada até 2023 para de senvolvimento e produção de novos medicamentos para doenças autoimunes a partir de proteínas terapêuticas. A proposta se alinha a iniciativas da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação do Vale do Pi nhão para tornar a cidade mais inteligente. A biotecno logia é um dos setores con templados pelo Tecnopar que, programa municipal re lançado por Greca em 2018 para atrair empresas de ba se tecnológica à cidade, com incentivo fiscal e inte gração ao Vale do Pinhão.

CURITIBA

SMCSCastellanoDanielFoto:

“A inclusão social no ambiente escolar traz a equi paração de oportunidades, a mútua interação de pes soas com e sem deficiência e o pleno acesso aos re cursos da sociedade”, justifica o deputado no requeri mento.“Com essa ação estaremos criando o ambiente pa ra que o Paraná seja o Estado pioneiro de inclusão so cial esportiva dentro do ambiente escolar”, acrescenta. SEM CUSTOS Romanelli reforça que a secretaria da Educação e o Paraná Esporte já possuem um convênio com o Co mitê Paralímpico Brasileiro para ofertar, de modo gra tuito, cursos no formato EAD para educadores físicos e demais profissionais que atuam junto à inclusão escolar de alunos com deficiência. “Não haverá nenhum impacto financeiro aos cofres do Estado já que os cursos serão ofertados gratuita mente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”.

Detran-PR passa a aceitar PIX em todas as guias de pagamento

Agência do Trabalhador Itinerante encaminha quase 500 pessoas para empregos na RMC Na segunda metade de junho, o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante passou por seis cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), incluindo a Capital, encaminhando 469 trabalhadores para vagas de emprego – foram, no total, de 650 atendimentos. A ação faz parte do programa Emprega Mais Paraná, do Governo do Estado, coordenado pela Se cretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). O trajeto iniciou no dia 13 de junho em Almirante Ta mandaré e encerrou na sex ta-feira (24) em Campo do Tenente, com passagem por Colombo, Rio Branco do Sul e Lapa, além de ter participa do do mutirão exclusivo para egressos do serviço militar, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, no 5º Ba talhão de Suprimentos locali zado no bairro Rebouças, em Curitiba.Deacordo com a chefe do Departamento do Traba lho da Sejuf, Suelen Glinski, o Emprega Mais Paraná impacta diretamente nos in dicadores de geração de empregos por cidade. “Por onde o ônibus percorre, o número de pessoas que efetivamente conseguem emprego, via intermediação de mão de obra realizada pelo nosso ônibus ou pela agência, se eleva. O Para ná é modelo, sendo o Esta do que mais gera emprego através da intermediação de mão de obra”, disse.

PARANÁ

A SEMANA 0730 de junho de 2022 Deputado Romanelli propõe inclusão de paralímpicosesportes nas escolas da públicarede

PRÓXIMAS AÇÕES O ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante reto mou o trajeto na última terçafeira (28) em Japurá, no No roeste do Paraná, com 62 va gas de emprego nas áreas de indústria, logística, serviços e vagas exclusivas para pes soas com deficiência (PCDs). O veículo ficará estacionado das 9h às 17h no Terminal Rodoviário de Japurá, locali zado na Rua dos Sutis, no bairro Jardim Primavera. “Além dos serviços da Agência do Trabalhador, se rá a oportunidade para as pessoas atualizaremos seus cadastros, o currículo, e faci litar o seu acesso às vagas disponíveis de emprego no nosso município e na nossa região”, ressaltou a prefeita de Japurá, Adriana Polizer. Veículo percorreu seis municípios na segunda quinzena de junho, com início do trajeto em Almirante Tamandaré e término em Campo do Tenente.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) solicitou, no último dia 21, a inclusão de esportes paralímpicos na disciplina de educação física em toda a rede estadual pública de ensino. O requerimento é endereçado aos secretários Renato Feder (Educação e Esporte) e João Carlos Ortega (Casa Civil). Romanelli explica que o tema trabalhado no am biente escolar vai oferecer conhecimento sobre as prá ticas esportivas para pessoas com deficiência e desper tar o senso de empatia nos estudantes. Segundo ele, a proposta surgiu de uma solicitação do vereador Cristia no Leite Ribeiro (PSD), o Todão, de Cornélio Procópio.

SEJUFFoto:

HABILITAÇÃO – pri meira habilitação; emissão de CNH definitiva; renova ção de CNH; segunda via da CNH; alteração de cate goria; alteração de catego ria do exterior; reabilitação de permissionário; reabilita ção de condutor; registro de CNH; registro de processo de outra UF; histórico do condutor; psicopedagógico; registro de estrangeiro; PID; autorizar processos; cursos de capacitação; e segunda via do laudo especial. INFRAÇÕES – guias de infrações geradas den tro do Extrato de Veículos no portal do Detran, ou se ja, somente as multas im postas e obrigatórias vin culadas ao licenciamento de veículos e que impedem o veículo de ser licenciado, caso não sejam pagas.

Felberg/AlepDálieFoto:

A partir da última terçafeira (28), o Departamento de Trânsito do Paraná (De tran-PR) passou a disponibi lizar a opção de pagamento de todas as guias relaciona das a veículos, habilitação e infrações pelo PIX. Esta mo dalidade de pagamento ini ciou a fase de testes no dia 13 deste mês e já estava disponível também nas guias do licenciamento e dos serviços de veículos. Agora, com todas as guias disponíveis, o proces so torna-se mais rápido e fácil para a população, pois possibilita o pagamento via celular, que pode ser realiza do a qualquer momento, de qualquer banco, por meio do QR Code ou do código nu mérico. A adequação do pa gamento por PIX foi desen volvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunica ção do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil. Veja abaixo todas as guias que estão disponí veis para esse tipo de pa gamento: VEÍCULOS – primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de muni cípio; 2ª via do CRV; altera ção de dados; mudança de município; baixa do veículo; registro de outro estado; reativação de veículo; certi dão de registro do veículo; concessão da placa de ex periência; renovação da placa de experiência; certi dões; autorização para alte ração de características; autorização para remarca ção de chassi; vistoria; li cença de para-brisa; libera ção de veículo; autorização pala confecção de placa; cópia de documento exis tente em processo; autori zação para gravação de chassi; solicitação para confecção de plaqueta; bai xa da placa de experiência; cancelamento da comuni cação de venda; gravação de motor; autorização pré via para CSV; autorização para transporte escolar; e cadastramento de veículo.

Cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição (EBC) Cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição, em suas diversas formas, e se riam evitáveis na maioria dos casos, informou a Agência Europeia do Ambiente (AEA). "A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos quí micos e a outros poluentes está na origem de mais de 10% dos cânceres na região", acrescentou a organização em comunicado.Paraainstituição, o número pode, contudo, diminuir de forma drástica se as políticas existentes forem objeto de atualização rigorosa, especialmente a luta contra a po luição."Todos os riscos cancerígenos ambientais e profis sionais podem ser reduzidos", afirmou Gerardo San chez, um perito da AEA, sobre o documento, o primeiro da agência sobre a relação entre câncer e meio ambien te. "Os cânceres determinados pelo ambiente e devidos a radiações ou a carcinogéneos químicos podem ser re duzidos a nível quase negligenciável", declarou Sanchez em entrevista coletiva. Segundo os dados da AEA, a poluição do ar é res ponsável por 1% dos casos e 2% por cento das mortes, índice que sobe para 9% no caso do câncer de pulmão. Estudos recentes detectaram também "correlação entre a exposição a longo prazo às partículas, um poluen te atmosférico importante, e a leucemia entre adultos e crianças", informou a agência. O radão - gás radioativo natural suscetível de ser ina lado, nomeadamente em habitações pouco arejadas - é considerado responsável por 2% dos casos de câncer no VelhoSegundoContinente.aAEA, os ultravioletas - de origem princi palmente solar, mas também artificial - são responsá veis por cerca de 4% de todos os casos da doença, par ticularmente do melanoma, uma forma grave de câncer de pele que aumentou fortemente na Europa nas últimas décadas.Algumas substâncias químicas utilizadas nos locais de trabalho e liberadas no ambiente são também cancerí genos.Chumbo, arsênico, crômio, pesticidas, bisfenol A e as substâncias perfluoroalquílicas (PFAS, na sigla em In glês), usadas entre outras aplicações na alimentação, estão entre as mais perigosas para a saúde dos euro peus, tal como o amianto, proibido na União Europeia (UE), mas ainda presente em diversos edifícios. Na UE, todos os anos 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, das quais 1,3 milhão mor rem. A Europa, que representa cerca de 10% da popula ção mundial, tem 23% dos novos casos e 20% das mor tes.

Brasil registra saldo de 277 mil novas vagas formais de trabalho, segundo Caged (EBC) Em maio deste ano, o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais. Segun do os dados do Novo Ca ged (Cadastro Geral de Empregados e Desempre gados), que o Ministério do Trabalho e Previdência di vulgou na última terça-feira (28), no mês passado fo ram registradas 1.960.960 contratações com carteiras assinadas e 1.683.942 desligamentos.Jáototalde trabalha dores celetistas – ou seja, com vínculo formal de tra balho e direitos e deveres regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – aumentou 0,67% em re lação ao resultado de abril deste ano, passando de 41.448.948 para 41.729.858.Namédia nacional, os salários iniciais pagos a quem foi admitido em um novo emprego em maio foi de R$ 1.898,02 – valor R$ 18,05 menor que a média de R$ 1.906,54 calculada em abril.Noacumulado do ano, foi registrado saldo de 1.051.503 empregos, de corrente de 9.693.109 ad missões e de 8.641.606 desligamentos (com ajus tes até maio de 2022). Os cinco grandes gru pamentos de atividades econômicas avaliados re gistraram saldos positivos em termos de criação de empregos formais. Tal co mo em abril deste ano, o setor de serviços voltou a ser destaque, com um sal do de 120.294 postos cele tistas. Em seguida vêm as atividades ligadas ao co mércio (+47.557 postos); indústria (+46.975 postos); construção (+35.445 pos tos) e, por fim, agricultura, pecuária, produção flores tal, pesca e aquicultura (+26.747Todaspostos).ascinco regiões brasileiras também tiveram saldo positivo, com desta que para o Centro-Oeste, cujo índice variou 0,94%, com um saldo de 33.978 vagas de emprego formais. Em seguida vêm o Norte (+0,82%, +16.091 postos, respectivamente); Nordes te (+0,73%, +48.847 pos tos); Sudeste (+0,69%, +147.846 postos) e Sul (+0,33%, +25.585 postos). Em termos absolutos, as unidades federativas com maior saldo mensal, em maio, foram São Paulo, com um resultado positivo de 85.659 postos (variação positiva de 0,67% em com paração a abril); Minas Ge rais (+29.970 postos ou +0,68%) e Rio de Janeiro (+20.226 postos, +0,61%). Ainda em termos absolu tos, Sergipe: (+855 postos, +0,30%); Roraima (+494 postos, +0,75%) e o Ama pá (+334 postos, +0,46%) foram os estados com me nor saldo.Nomês, houve 24.094 admissões e 18.284 desli gamentos na modalidade de trabalho intermitente, deixando um saldo de 5.810 empregos. Duzentos e oi tenta e seis trabalhadores assinaram mais de um con trato na condição de traba lhador intermitente. Do pon to de vista das atividades econômicas, o saldo de emprego na modalidade de trabalho intermitente distri buiu-se por Serviços (+4.505 postos), Indústria geral (+1.117 postos), Construção (+436 postos), Agropecuária (+303 postos) e Comércio (-551 postos). Também foram regis tradas 19.530 admissões em regime de tempo parcial e 16.251 desligamentos, gerando saldo de 3.279 em pregos, envolvendo 8.904 estabelecimentos contra tantes. Cinquenta e nove empregados celebraram mais de um contrato em re gime de tempo parcial. EMPREGO FORMAL Ao abrir a coletiva de imprensa que o Ministério do Trabalho e Previdência realiza todos os meses pa ra detalhar os resultados do Caged, o ministro José Carlos Oliveira comemorou os números de maio. Se gundo ele, o total de 41,72 milhões de trabalhadores celetistas é um recorde na história do país em termos de emprego formal. “Só este ano, já são cerca de 1,5 milhão de no vos empregos criados. Du zentos e setenta e sete mil apenas no mês de maio”, destacou o ministro. “No início de 2022, tínhamos uma projeção de que, até o fim deste ano, chegaría mos a 1,5 milhão [novos postos de trabalho]. E co mo eu já tinha falado an tes, levando em conta ape nas o resultado destes pri meiros cinco meses, já po demos sonhar com um nú mero muito maior”.

BrasilCruz/AgênciaJoséFoto: O Paraná se isolou como o quarto estado com maior geração de emprego do País em 2022.

A SEMANA08 30 de junho de 2022BRASIL/MUNDO

PARANÁ Com 13.894 vagas com carteira assinada preenchidas em maio, o Paraná se isolou como o quarto estado com maior geração de emprego do País em 2022. São 75.990 postos formais criados ao longo desses cinco meses, o melhor desempenho da Região Sul. Apenas São Paulo (304.328 vagas), Mi nas Gerais (108.747) e Rio de Janeiro (77.648) contra taram mais pessoas no pe ríodo. Santa Catarina, com 74.674 admissões, e Rio Grande do Sul, com 66.738, aparecem logo na sequência, atrás do Para ná. Dos 399 municípios paranaenses, 264 fecha ram maio com saldo positi vo na abertura de vagas, o que corresponde a 66% do total. Em 13 deles, o núme ro de contratações e de demissões foi o mesmo, com um saldo igual a 0. As outras 122 cidades (30,5%) tiveram saldo negativo no período.Os municípios com o maior saldo de contrata ções foram Curitiba (3.663), Londrina (911), Maringá (683), Cascavel (613), Toledo (491), Umua rama (463), Colombo (409), São José dos Pi nhais (374), Campo Mou rão (257), Foz do Iguaçu (224) e Francisco Beltrão (224).

O treinamento resisti do com pesos ou popu larmente chamado de musculação pode ser uma modalidade das mais importantes e indi cadas para a grande maioria da população. São exercícios que con sistem em movimentos controlados, com a utili zação de pesos livres ou através de Qualquermáquinas.pessoa po de fazer musculação, a prática quase não tem contraindicações, basta selecionar os exercícios apropriados, adequar a carga, número e ordem dos exercícios, a quanti dade de séries e repeti ções e os intervalos para descanso. Essas combi nações possibilitam dife rentes modelos de progra mas, sequência de exercí cios e de sistemas de trei namento, aliado à uma vantagem inerente à sua principal característica, a individualização do pro grama de exercícios físi cos, esta modalidade con segue abraçar caracterís ticas populacionais das mais diversas. Desta ma neira, praticantes com di ferentes necessidades e objetivos, conseguem de senvolver com maior se gurança e eficácia o que procuram com a atividade. Desde quem procura ape nas o estético até a popu lação dos grupos de risco, daqueles que procuram melhorar a performance em determinada modali dade esportiva até quem quer aprimorar a saúde, desde crianças com o de senvolvimento motor ain da em amadurecimento até o idoso com suas limita ções, do inativo fisicamente ao atleta de alto rendimen to, de quem busca apenas como lazer até quem está em algum processo de rea bilitação terapêutica. É lógi co que estamos pontuando a musculação orientada, normalmente desenvolvida em uma Academia, Condo mínios ou Clube onde um profissional de Educação Física capacitado atue ou que o programa de exercí cios físicos seja conduzido, de alguma forma, por ele. Não adianta fugir dessa verdade: A musculação é uma modalidade única, de combinações de exercícios físicos, muito segura e efi ciente se praticada em um ambiente apropriado e com orientação e que deveria ser praticado por todos, sempre. O exercício resisti do vem aliado a diversos benefícios que contribuem como um todo para a saúde e a qualidade de vida. Ao contrário do que ainda pen sa uma quantidade de pes soas, musculação não é apenas para ficar “sarado”; seus benefícios para o cor po e para mente vão muito além desse acessório refle xo complementar. Ficar com um corpo visualmente mais equilibrado e belo é um “plus” ou bônus da ativi dade.Podemos enumerar uma “pequena” lista dos benefícios gerados pelos estímulos adequados pro porcionados pelo treina mento na musculação: - Melhora a flacidez; - Proporciona ganho de massa muscular; - Proporcionalidade entre as musculaturas, me lhorando a estética; - Aumenta a força; - Aumenta o gasto ca lórico diário total; - Melhora o equilíbrio; - Diminui percentual de gordura;-Aumenta densida de óssea;-Diminui níveis de glicose;-Favorece o equilí brio -hormonal;Melhora qualidade do sono;-Corrige a postura; - Ajuda no emagreci mento;-Fortalece tendões, ligamentos e articula ções;- Aumenta a longevi dade;- Diminui a taxa de mortalidade;-Regula o metabo lismo;- Diminui processo inflamatório;-Aumenta testoste rona;- Deixa o coração mais saudável; - Aprimora o sensaçãoproporcionacessomória;merdetração;tresse;elevada;dadevascular/circulatório;sistema-Melhoraamobilieflexibilidade;-Autoestimamais-Reduzníveldees-Mentemaisalerta;-Menoransiedade;-Melhoraaconcen-Menorpossibilidadedepressão;-CombateoAlzheieParkinson;-Desenvolveame-Aperfeiçoaoprodeaprendizado;-Socialização;-Melhoraohumor,felicidadeedebem-estar. A SAÚDE É O MAIS com/QualiFisPersonal/https://www.facebook.https://www.instagram.FAÇAIMPORTANTE!ACOISACERTA!Contatos>>com/sergioqualifis

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A SEMANA09 30 de junho de 2022SAUDE Por que musculação?

Primeira infância - nas cimento até 3 anos Após o nascimento, o aleitamento materno exclu sivo é o tipo de alimenta ção mais recomendado até os 6 meses da criança, sem necessidade de ne nhum alimento comple mentar. Após esse perío do, recomenda-se o pro cesso de introdução ali mentar, importante marco fisiológico na vida do bebê, capaz de fornecer quanti dade e qualidade nutricio nal suficientes para garan tir o crescimento e o de senvolvimento saudável. A Organização Mun dial de Saúde indica iniciar o processo de introdução alimentar com purês à ba se de verduras, legumes e frutas e aumentar gradual mente a consistência até o menor completar 12 meses de idade. Desta forma, res peitam-se os movimentos mastigatórios e a habilida de de deglutição. “Após esse período, recomenda -se a inclusão de outros alimentos com consistên cia mais firme, como ce reais integrais, aveia, em forma de mingaus e smoo thies, até a criança estar apta a mastigar alimentos mais sólidos. O ideal é evi tar até os 2 anos de idade o contato da criança com ali mentos ricos em açúcares e farinhas brancas”, com plementa a Próximosnutricionista.anos:segun da infância (3 a 6 anos), ter ceira infância (6 a 12 anos) e adolescência (12 a 20 anos) A alimentação com posta por alimentos natu rais, integrais, ricos em fi bras, vitaminas, minerais, fitoativos, carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis (mono e poli-insaturadas) deve ser a base da rotina infantil diária, sendo essencial es se controle por parte dos pais, uma vez que esses hábitos são seguidos com o estímulo da família. COMO AUMENTAR O REPERTÓRIO ALIMEN TAR DA CRIANÇA Uma das principais orientações da comunidade médica é ofertar todos os alimentos durante a introdu ção alimentar garantindo, assim, o estímulo do pala dar para diversos sabores e texturas. Uma dica interes sante é decorar os pratos das crianças com as cores dos alimentos, fazendo com que aumente a atenção do menor pela comida. A influência familiar na construção do hábito alimen tar é imprescindível. “Tudo que a criança for comer, a adesão dela será ainda maior se os pais acompa nharem e consumirem os mesmos alimentos na refei ção. É uma forma de mostrar para a criança que aquilo é saudável e fará bem para sua saúde”, explica Adriana. “Além da variedade ali mentar para estimular o pa ladar, é importante lembrar que os alimentos precisam ser saborosos e convidati vos, especialmente para a criança. Saúde e sabor pre cisam andar lado a lado.

Passa de 10% número de crianças de até 5 anos acima do peso ideal Alerta para a comunida de médica e famílias brasilei ras: o excesso de peso na infância já é uma realidade no Brasil. Em pesquisa divul gada pelo Ministério da Saú de em 2021, estima-se que 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso e 3,1 mi lhões já evoluíram para obe sidade. E a curva só tende a subir: pesquisas da Organi zação Mundial de Saúde mais recentes corroboram com o cenário alarmante de obesidade infantil, estiman do que em 2025 o número de crianças obesas no pla neta chegará a 75 milhões. Em homenagem ao Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infan til, celebrado dia 3 de junho, especialistas da Jasmine Alimentos destacam a im portância da educação nu tricional de crianças, desde o momento da introdução alimentar até a fase adulta. Alimentação saudável começa na concepção A formação de uma saúde plena na criança co meça no momento da pré -concepção. A nutrição for necida pela placenta é um determinante fundamental para o crescimento fetal. A Associação Brasileira de Nu trologia (Asbran) confirma a importância da nutrição ma terna na saúde das futuras gerações, confirmando que fatores nutricionais podem afetar as células germinati vas masculinas e femininas antes da concepção, modifi cando o desenvolvimento do embrião.Em razão disso, a pro gramação metabólica intrau terina é de suma importân cia, uma vez que os estudos epidemiológicos apontam o risco de desenvolvimento da obesidade, síndrome meta bólica e diabetes tipo 2 até oito vezes maior entre os bebês expostos a um am biente intra-útero nutricional mente desequilibrado. Cabe lembrar, ainda, que o aleita mento materno após o nas cimento é fundamental na nutrição integral da criança, sendo essencial para preve nir e reduzir o risco de obesi dade.Nutrição em diferentes fases da Estágiovida pré-natalconcepção até nascimento Os 1.000 dias entre a gestação e a primeira in fância da criança é consi derado o período crucial para crescimento e desen volvimento infantil, no qual é possível adotar hábitos e atitudes que irão influen ciar na saúde futura. No ambiente intrauterino e nos primeiros anos de vida, a criança tem grande influên cia no seu desenvolvimen to neuropsicomotor.Aadoçãodeuma ali mentação balanceada nos períodos de pré-concepção, gestação e amamentação, engloba alimentos ricos em fitoativos, vitaminas e mine rais. Em todos os períodos de vida, o consumo de frutas, legumes, grãos integrais, le guminosas e sementes é es sencial para fornecer diver sas substâncias benéficas à saúde. “A aveia, a linhaça, as goji berries, o arroz integral, as frutas liofilizadas - que são aquelas sequinhas e crocan tes - são ideais para incluir no cardápio, tanto na gestação como na lactação”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Dra. AdrianaAinda,Zanardo.asemente de chia e linhaça são duas fon tes de ômega-3, nutriente indispensável na alimenta ção de gestantes e lactan tes, já que atua no neurode senvolvimento infantil e tem propriedades anti-inflama tórias. Desta forma, sua in clusão no cardápio é consi derada fator protetor no ris co de obesidade infantil.

AFINAL...

AGENDA CULTURAL Circuito Off vai movimentar bares e restaurantes de Curitiba com 46 shows Em sua primeira edi ção presencial após o co meço da pandemia da co vid-19, a Oficina de Música de Curitiba volta a oferecer o Circuito Off de Bares e Restaurantes, de 30 de ju nho e 10 de julho. A progra mação também compõe o InvernoTodasCuritiba.asnoites e nas tardes de fim de semana, verdadeiros minifestivais ocorrem em espaços varia dos, passando pelo Centro, CIC, Mossunguê, e che gando até a Região Metro politana, em Araucária. Até o momento, são 46 shows em 19 bares e restaurantes, número que ainda deve crescer ao lon go da Oficina de Música. Entre os destaques, está uma atração interna cional, uma violinista da Venezuela, mas de nome muito familiar no Brasil: Ma ria Betania se apresenta em Araucária no dia 8 de julho.Outro destaque é a apresentação de Julião Boêmio, no dia 2 de julho, com o lançamento de seu CD. Já no dia 6 de julho, o Gabo Vinhos recebe uma apresentação com dois professores da Oficina, em parceria com um artista lo cal deOsguitarra.locais podem co brar couvert artístico para as apresentações e a agenda é sujeita a altera ção sem aviso prévio. Orienta-se que os interes sados confirmem pelo tele fone dos locais de shows a possibilidade de cobrança. APERTE O PLAY O Circuito Off, além de promover o acesso à cultu ra, também representa uma retomada para músicos e proprietários de bares e res taurantes.Orestaurante A Caiçara já marcou presença em ou tras edições do evento, e em 2022 está de volta ao circuito. Para Fredy Ferreira, dono do local, a música funciona co mo um agregador de movi mento e cultura. O baixista Glauco Söl ter, coordenador do circuito, acredita que a programação valoriza os artistas e restau rantes, já que gera divulga ção e público novo. “Quando se tem músi ca ao vivo as pessoas ficam mais relaxadas e descon traídas. O público está sen sível, se emocionando e nós artistas também nos emocionamos com essa in teração. É uma troca mútua neste momento de retoma da”, diz o curador do Circui to Off. DE NOTA EM NOTA O processo de seleção dos artistas, bares e restau rantes começa alguns me ses antes dos shows. A curadoria acontece também baseada na Oficina de Músi ca, já que muitos dos artistas do Circuito Off também parti cipam dos cursos. Os gêneros musicais também circulam em torno da Oficina: em geral, são músicas instrumentais, bra sileiras e curitibanas. Os ar tistas se misturam entre lo cais e de fora da cidade, com a promoção do inter câmbio com outros polos. Os músicos alcançaram um nível maior por conta desses intercâmbio, troca de vivência e informação com os artistas locais e os profes sores”, explica Glauco. Além disso, a descen tralização do Circuito para outros bairros representa um marco importante para o evento. “A importância é poder compartilhar essa cultura com o máximo de participantes da comunida de. Eu fico feliz desse pro cesso acontecer, porque espalha a arte. Isso atinge uma comunidade que não vai ao show do teatro, mas vai ao barzinho”, afirma o coordenador.

Ingredientes: A versão da conserva com o alho picado facilita muito na hora de temperar os alimentos. E o melhor: é muito fácil e rápido de fazer! Você vai precisar apenas de alho e azeite. O primeiro passo é deixar as cabeças de alho de molho em um pote com água por 2 horas. Após esse tempo, retire-os da água e descasque-os. Aí é só bater o alho no liquidificador ou em um processador. Bata de acordo com o seu gosto, se preferir mais pastoso, o processo deve demorar mais tempo, já se optar por

PARCERIAS A 39ª Oficina de Músi ca de Curitiba é uma reali zação da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultu ral de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Bra sil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacio nal de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extre mo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do TambémBrasil. apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunida de Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná –Campus Curitiba I da Uni versidade Estadual do Pa raná (Unespar), Teatro Regina Casillo e LamusaUFPR e Rádio Educativa 91.7 ProgramaçãoFM. comple ta: ws/64383-restaurantes-com-46-shovai-movimentar-bares-egov.br/noticias/circuito-off-https://www.curitiba.pr. pedacinhos de alho, bata os ingredientes por menos tempo.Coloque o conteúdo dentro de um pote de vidro e, em seguida, despeje azeite até cobrir o alho. Pronto! Leve-o à geladeira e utilize em suas receitas.

A SEMANA10 DIVERSÃO 30 de junho de 2022

RECEITA DA DANI Alho triturado DATAS E FATOS QUE MARCARAM 30/06/1974 - O bailarino russo Mikhail Baryshnikov pediu asilo no Canadá durante uma turnê da companhia Bolshoi. 01/07/1979 - A Sony lançou o walkman, primeiro toca-fitas portátil da história. O modelo pesava 390 gramas. 02/07/1823 - Os baianos derrotaram as forças da Coroa portuguesa e proclamam o Dia da Independência do Brasil da Bahia. 03/07/1971 - Jim Morrison, líder da banda The Doors, foi encontrado morto na banheira de um apartamento alugado em Paris. Ele tinha 27 anos. 04/07/1980 - O presidente João Figueiredo desapropriou uma área entre Iguape e Peruíbe, em São Paulo, para a instalação de duas usinas nucleares. 05/07/1937 - Foi lançada no mercado a Spam, marca de carne pré-cozida e enlatada, que depois se tornaria um termo para e-mails indesejados. 06/07/1885 - O cientista francês Louis Pasteur testou com sucesso sua vacina antirrábica em um rapaz chamado Joseph Meister, que tinha sido mordido por um cão com raiva. 07/07/1930 - Morreu, aos 71 anos, o escritor escocês Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes.

EXAMES O presidente da socie dade brasileira sustentou que a ida precoce a um es pecialista por pacientes com doenças crônicas evita a mutilação. Afiançou que, pa ra os médicos e suas equi pes, isso é demonstração de insucesso.

A SEMANA 11GERAL30 de junho de 2022 MATÉRIA DA SEMANA

ALERTA Para especialistas da Sociedade Brasileira de An giologia e de Cirurgia Vascu lar, o aumento no número de amputações, durante o pe ríodo da pandemia, é um alerta para as consequências da suspensão de tratamen tos clínicos. “Os níveis estão alarmantes, realmente”, ana lisou o angiologista e cirur gião vascular. Outros fatores de risco incluem hipertensão arterial, dislipidemia, idade avançada, insuficiência renal crônica, estados de hipercoa gubilidade e histórico familiar. De acordo com a pes quisa, em 2020, quando a crise epidemiológica se insta lou no Brasil, a média diária de amputações chegou a 75,64. Já em 2021, o número evoluiu para 79,19/dia. Entre 2020 e 2021, em torno de 56.513 brasileiros foram sub metidos ao processo de am putação ou desarticulação de membros inferiores, o que significa uma média mensal de procedimentos de 2.354, em plena crise sanitária. Por dia, esse valor corresponde à média de 77,4 cirurgias. Entre 2012 e 2021, o número de amputações su biu 56%. No ano passado, foi registrado o maior quanti tativo de procedimentos (28.906), contra 18.908, no início da série. Pelos cálcu los da SBACV, 2022 deverá mostrar elevação do total de amputações. O levantamen to aponta que, pelo menos, 82,44 pessoas foram ampu tadas diariamente entre ja neiro e março deste ano, com média mensal de 2.473 procedimentos.Porregiões, a sonda gem apurou que entre 2012 e 2021, a região Sudeste res pondeu por 42% de todas as amputações efetuadas no Brasil, somando 103.509 pessoas amputadas. Em se guida, aparecem o Nordeste, com 80.124; o Sul, com 35.222; o Centro-Oeste (13.514); e o Norte (13.442). “Os grandes centros têm maior demanda de pacientes e, talvez, unidades de saúde mais bem preparadas”, esti mou o presidente da SBACV. Destacou ainda que além do diabetes e do tabagismo, ou tra causa significativa de am putações de membros infe riores no Brasil são acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.

Por unidades da federa ção, a pesquisa revela que Alagoas foi o estado que mais apresentou alta no nú mero de amputações (173%,) na comparação entre o início e o fim da série histórica, pas sando de 182 para 497 pro cedimentos. Também tive ram crescimentos significati vos Roraima (160%), Ceará (146%) e Rondônia (116%). Em contrapartida, Amapá e Amazonas foram os únicos estados do país onde se ob servou queda no período, com reduções de 29% e 25%,Emrespectivamente.númerosabsolutos, os estados que mais executa ram procedimentos de ampu tações de membros inferiores no sistema público de saúde foram São Paulo (51.101), Mi nas Gerais (26.328), Rio de Janeiro (21.265), Bahia (21.069), Pernambuco (16.314) e Rio Grande do Sul (14.469). Já os estados com menor número de registros foram Amapá (315), Roraima (352), Acre (598), Tocantins (1.154) e Rondônia (1.383). O presidente da SBACV salien tou que a possibilidade de o paciente sofrer uma amputa ção de membros inferiores in depende da situação socioe conômica dele. “Se não tem aquela atenção em relação a seus pés, pode ser um pacien te amputado”. Disse que as amputações se dão mais ao nível dos pés e dedos, poden do cortar também todo o anti pé, a perna abaixo do joelho e a perna no nível da coxa. “E sempre que você faz uma amputação é na falência do tratamento clínico ou cirúr gico”. No caso de um tabagis ta inveterado, com entupi mento da veia femural, por exemplo, se ele vai precoce mente ao consultório com queixa de dor quando cami O diabetes é uma das principais causas da amputação de membro inferior. nha, o médico consegue vas cularizar a perna, leva san gue para o pé e resolve a si tuação do paciente. “O pro blema é quando esse pacien te não chega nessa fase e procura o hospital público com gangrena no pé. Aí, já não se tem mais o que fazer. Salva a vida dele fazendo a amputação do pé ou da per na”. Peclat de Oliveira sus tentou que tudo em medicina é prevenção. “Se você, ao menor sinal, faz a sua avalia ção com um especialista, po de ser, simplesmente, diabe tes descompensada de neu ropatia”.

PRÓTESES Peclat comentou que pacientes submetidos a am putações, inclusive no Siste ma Único de Saúde (SUS), conseguem ter sobrevida muito parecida com pacien tes normais, com qualidade de vida. O problema é que grande parte dos pacientes amputados são idosos e fu mantes, ou seja, não têm uma reserva cardiopulmonar boa e não conseguem prote tizar, isto é, se adaptar ao uso de próteses. “Esses pacien tes ficam acamados ou em uma cadeira de rodas para o resto da vida. Aí, sim, ele tem uma sobrevida menor e uma possibilidade de qualidade de vida péssima. É muito triste a realidade desses pacientes”. Acrescentou que a maior di ferença do paciente amputa do jovem para o crônico é que este não costuma se adaptar rapidamente a uma prótese.Além de representar um grave problema de saúde pú blica, o crescimento constan te no número de amputações no Brasil traz impactos nega tivos aos cofres públicos, consumindo parte das verbas em saúde destinadas aos es tados. Somente em 2021, fo ram gastos R$ 62.271.535,96 em procedimentos realizados em todo o país. Entre janeiro de 2012 e março de 2022, considerando a inflação de cada ano, as despesas so maram R$ 660.021.572,69, com média nacional de R$ 2.685,08 por procedimento. RECOMENDAÇÕES O cirurgião vascular titu lar da SBACV, Eliud Duarte Junior, coordenador nacional da Diretriz do Pé Diabético da Associação Médica Brasileira (AMB), afirmou que algumas medidas podem diminuir os riscos de complicações nos pés de pessoas diabéticas. Alimentar-se de forma equili brada, praticar atividade físi ca, manter controle da glice mia contribuem para a me lhora do sistema vascular co mo um todo. Duarte Junior recomendou algumas medi das simples que podem aju dar na prevenção do pé dia bético, quando incorporadas à rotina.Entre as medidas, estão: - não fazer compressas frias, mornas, quentes ou ge ladas nem escalda pés por que, devido à falta de sensibi lidade acarretada pela neuro patia, a pessoa pode não perceber lesões nos pés; - usar meias sem costu ras ou com as costuras para fora, para evitar o atrito da parte áspera do tecido com a pele;- não remover cutículas das unhas dos pés, porque qualquer machucado, por menor que seja, pode ser uma porta de entrada para infecções;não usar sandálias com tiras entre os dedos; - cortar as unhas retas e acertar os cantos com lixa de unha, mas com muito cui dado;-hidratar os pés, porque pele ressecada favorece o surgimento de rachaduras e ferimentos;-nunca andar descalço, porque pode não sentir que o chão está quente ou que cortou ou feriu o pé; - examinar sempre as plantas dos pés e tratar logo qualquer arranhão, rachadu ra ou ferimento, recorrendo, se preciso, à ajuda de um familiar ou amigo; - não usar sapatos aper tados ou de bico fino; tratar calosidades com profissio nais de saúde; olhar sempre o interior dos calçados antes de usá-los; e enxugar bem entre os dedos após o ba nho, piscina ou praia.

O levantamento inédito foi feito pela Sociedade Brasi leira de Angiologia e de Cirur gia Vascular (SBACV), com base em dados do Ministério da Saúde. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da sociedade, Julio Cesar Peclat de Oliveira, afirmou que “o problema é que, quan do a gente compara com os últimos anos, vemos que a situação vem piorando e, coincidentemente, com a pandemia de covid-19.” Pela análise dos núme ros, o médico interpretou que muitos pacientes perde ram a continuidade do trata mento de doenças crônicas como, por exemplo, o diabe tes, que é uma das princi pais causas de amputação de membros inferiores. “É uma doença crônica e o tratamento tem de ser crônico, ou seja, não pode ser descontinuado”. Ele ex plicou que, quando a pessoa é diabética e não faz trata mento adequado e usa me dicamentos, “ela descom pensa a doença e fica mais vulnerável aos riscos de, por exemplo, ter uma ferida no pé que vai infectar e gangre nar, evoluindo com perda dessePeclatmembro”.deOliveira afir mou que cerca de 70% das amputações são motivadas por uma pequena ferida ou calo no pé. Por isso, reco mendou que o paciente dia bético precisa ter disciplina rígida e fazer o autoexame diário, principalmente do cha mado pé neuropático, carac terizado pela perda progres siva da “Desensibilidade.maneirageral, o re cado é que devem fazer o autoexame dos pés, princi palmente o paciente diabéti co”. O médico recordou que muitos pacientes não sabem que são diabéticos. Muitos só vão se inteirar disso quando vão ao consultório tratar vari zes, marcam cirurgia e o mé dico constata que seus níveis glicêmicos estão nas alturas. “No mundo, uma em cada cinco pessoas não sa be que é portador dessa doença. A pandemia nos revelou isso. Muitos pacien tes que chegam ao consul tório ou aos serviços de ur gência com complicações do diabetes só descobrem que a têm após o atendi mento”, destacou. O diabetes é uma doen ça muito ligada ao sedenta rismo e à obesidade e vem aumentando, progressiva mente, em todo o mundo, segundo o médico. Durante a pandemia, iniciada em 2020, as pessoas tiveram menos acesso às unidades de saúde e as doenças crô nicas “foram maltratadas por conta disso”. Segundo ele, o tabagismo é outra grande causa de amputações de membros pelo entupimento de artérias.

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés (EBC) No período de 2012 a 2021, 245.811 brasi leiros sofreram amputação de membros inferiores, en volvendo pernas ou pés, uma média de 66 pacientes por dia, o que significa pelo menos três procedimentos realizados por hora.

BrasilRêgo/AgênciaTâniaFoto:

A SEMANA 1230 de junho de 2022 GERAL Orgulho de Ser Cidade Educadora. curitiba.pr.gov.br Com a participação de todos os profissionais de educação, a Prefeitura de Curitiba colocou em prática ideias inovadoras como a TV Escola e a entrega de kits alimentação. Assim, mesmo em casa, as crianças e estudantes tiveram acesso tanto às aulas quanto à alimentação durante a pandemia. O resultado? Evasão escolar zero, a menor do Brasil. Evasão escolar zero, mais um orgulho para Curitiba. R$ 1,5 bilhão ao ano investidos na educação 860 mil kits de alimentação em 2021

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.