Edição Especial da Revista Saber Amazônia em comemoração aos 21 anos da Uepa

Page 1

Edição Especial da Revista Saber Amazônia

Março/Abril - 2014

Edição 2 - Ano I

“Ser Uepa e construir histórias”


Mensagem do Reitor A maioridade civil era, há bem pouco tempo, celebrada aos 21 anos. Os códigos civil e penal mudaram para 18, mas em nosso imaginário ainda ficamos maduros para a vida aos 21. A UEPA chegou a esta idade. Foi fundada por lei em 1993, embora já funcionasse há mais tempo em suas faculdades de Saúde e Educação. A UEPA já nasceu grande. Os campi pioneiros de Altamira, Conceição do Araguaia, Marabá e Paragominas, por exemplo, já estavam em pleno funcionamento quando a Universidade foi criada.A juventude da UEPA é acompanhada pela coragem característica da idade. Um marco foi a interiorização dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, atendendo às demandas sociais e educacionais. Neste ano, demos início ao nosso primeiro doutorado e resolvemos ampliar a política afirmativa dos Processos Seletivos: 25% das vagas serão destinadas a egressos de escola pública. Vinte e um anos após sua criação, a UEPA tem uma presença marcante no estado: está em 16 municípios e em dez das doze regiões de integração. Anualmente, são diplomados 1.600 novos profissionais nos diversos cursos de graduação. Temos uma riqueza que nos ajuda a superar metas e vencer desafios com responsabilidade: nossa equipe de trabalho é envolvida e apaixonada. Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos trabalham abnegadamente para construir nossa UEPA cada vez melhor e maior. Nossa gratidão aos reitores que nos antecederam, que lutaram em seu contexto histórico e construíram uma parte da Universidade que conhecemos e amamos. Orgulho-me de ser parte da história da UEPA e de estar ao lado de uma comunidade tão empenhada e competente. Parabéns a todos que são UEPA e constroem sua história! Juarez Antônio Simões Quaresma Reitor da Universidade do Estado do Pará

Expediente Dirigentes da Gestão Superior Juarez Antônio Simões Quaresma Reitor

Ana da Conceição Oliveira Pró-Reitora de Graduação

Maria Marize Duarte Pró-Reitora de Extensão

Rubens Cardoso da Silva Vice-Reitor

Jofre Jacob da Silva Freitas Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Léony Luis Lopes Negrão Pró-Reitor de Gestão e Planejamento

ESTA PUBLICAÇÃO FOI PRODUZIDA PELA EQUIPE DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UEPA: Heleíze Roberta Oliveira Sena (DRT-PA 2021) Assessora de Comunicação Janine Bargas (DRT-PA 2212), MIGUEL ALVES e ana cláudia bastos (DRT-RR 348) Jornalistas Valéria Lima Estagiária de Jornalismo

Amalia Paes, Raphael Ferreira e Renata Carneiro Produtores JOSi MENDES Designer Thaís Gentile e EDILAINE ABREU Estagiárias de Publicidade e Propaganda

ANA PAULA SANTANA Web Designer BIANCA ALMEIDA Multimídia BIANCA ALMEIDA, Mácio ferreira, nailana thiely, Renan Viana e arquivo Fotografia

soundcloud.com/uepa-oficial

facebook.com/UepaOficial

youtube.com/user/ascomuepa

@uepa_pa

flickr.com/photos/biuepa

issu.com/ascom.uepa

www.uepa.br


A Uepa chega aos seus 21 anos e, nas próximas páginas, você confere os fatos mais marcantes em uma linha do tempo: sua criação, implantação de cursos e de campi pelo estado afora, seus projetos e ações com a comunidade. Conheça a história da Universidade do Estado do Pará!


A necessidade do fortalecimento da educação superior no Pará levou à Promulgação da Lei Estadual Nº 5.747, de 18 de maio de 1993, que criou a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A instituição é fruto da união das faculdades estaduais existentes à época. A partir de então, a Uepa funciona como uma autarquia do Governo do Estado, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial. No mesmo ano, a Universidade potencializou a interiorização do ensino superior, com a criação dos campi dos municípios de Conceição do Araguaia, Paragominas, Marabá e Altamira, sendo pioneira na implantação de cursos da área da saúde fora da capital paraense. A autorização de funcionamento veio em 1994, por meio do Decreto Presidencial de 04 de abril de 1994, com a oferta dos cursos de graduação: Licenciatura em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pedagogia, Educação Artística com Habilitação em Música, Licenciatura em Matemática e Formação de Professores para PréEscolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

Em novembro, foi instituído o Conselho Universitário, constituído por 17 membros. O primeiro presidente foi o professor Manuel Moutinho.

1994 1993

1995

O Curso de Bacharelado em Música foi autorizado pelo Ministério da Educação por meio de um convênio celebrado em parceria com a Fundação Carlos Gomes.


Uepa 21 anos - Ser Uepa e construir histórias 5

Desde 1997 a Uepa experimenta uma nova modalidade de seleção de seus alunos de graduação. O Programa de Ingresso Seriado (Prise) é realizado com uma avaliação aplicada aos alunos que ainda estão cursando o ensino médio, com três subprogramas, cada um relativo a uma série. Assim, o ingresso na Universidade se dá em função da soma das pontuações do candidato em cada ano, relacionada com a demanda e a média do curso escolhido. Hoje, os candidatos inscritos no Prise concorrem a 50% das vagas de cada curso oferecido pela Universidade. Esta modalidade de ingresso permite minimizar o impacto da passagem de Ensino Médio para o Ensino Superior.

1996

Em 27 de setembro foi aprovado o primeiro Regimento do Conselho Universitário, que estabelecia a composição de 25 membros incluindo a representação da comunidade externa.

1997


1998 O ano foi marcado por três grandes inaugurações: o Campus de São Miguel do Guamá, o de Santarém, e o Campus em Igarapé-Açu.

1999 O curso de Educação Física chegou ao município de Tucuruí no mesmo ano em que a Uepa inaugura esse campus na região sudeste do Pará.

2002 Implantação do curso de licenciatura em música em Vigia e Fisioterapia em Santarém.

2003 Inaugurado em 16 de agosto, o Campus de Redenção, no sudeste do Pará, com seis cursos distribuídos nas áreas Tecnológica e de Educação.


2001 Implantação do Campus de Vigia de Nazaré, com turmas do Curso de Formação de Professores, em sistema intervalar de ensino.

2000 Inauguração da sede própria em Marabá; início das atividades em Barcarena e Moju, em parceria com instituições de ensino locais.

2004 Oferta do curso de Enfermagem em Tucuruí.

2005 O município de Cametá ganha campus da Universidade. No mesmo ano, a Uepa implanta o Campus de Salvaterra, na região do Marajó, que iniciou suas atividades acadêmicas na Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA).


8 Uepa 21 anos - Ser Uepa e construir histórias

Com o propósito de expandir as possibilidades de adquirir conhecimento científico, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) implantou, em 2010, a Educação à Distância (EAD), modalidade educacional que possibilita unir tecnologia, metodologia e uma boa dose de espírito desbravador. Feita para alunos que não tem condições de frequentar a sala de aula todos os dias, a Educação à Distância da Uepa está presente em mais de 10 municípios do Pará e oferece quatro cursos de graduação: Licenciatura em Letras, Matemática e Ciências Naturais, e em Pedagogia. Mesmo separados fisicamente ou temporalmente, alunos e professores não deixam de trocar informações, experiências, vivências e todo conhecimento necessário para o fortalecimento dos cursos oferecidos e da formação dos futuros profissionais.

2006

Interiorização do Curso de Medicina, após uma ampla construção e reestruturação do Campus XII, em Santarém.

2007

A Universidade implantou o regime unificado de seleção, no qual todos são submetidos à mesma avaliação, independentemente da área escolhida. A prova passa a ser composta por questões objetivas e por uma redação.

2008


Após mais de dez anos de solicitações da comunidade acadêmica, a Uepa inaugurou o seu primeiro Restaurante Universitário. Com a capacidade de receber uma demanda de 600 refeições por dia, o RU, como é conhecido pelos acadêmicos, fica localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, em Belém. Para Bruno Henrique, aluno do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física, o Restaurante é fundamental para a concretização das atividades diárias, principalmente pela qualidade do serviço e pelo valor das refeições, que varia entre R$ 1,50, para alunos, e R$ 2,50 para professores e servidores. “Os valores são bem acessíveis, e isso facilita para todo mundo, já que os alunos ainda não possuem estrutura econômica. Além de ajudar também na questão do tempo, por não precisarmos sair da Universidade para almoçar”, ressalta. O Restaurante obedece a normas da Vigilância Sanitária, quanto ao padrão de higiene e tratamento de resíduos, e as refeições tem o acompanhamento do valor nutricional balanceado por uma nutricionista.

2009

Os coordenadores dos campi, antes indicados pelo reitor, passaram a ser escolhidos por meio do voto direto.

2010

2011

A oportunidade de estudar em outro país e estreitar laços com instituições de ensino internacionais veio com a criação da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI).


10 Uepa 21 anos

A Uepa formou a primeira turma da graduação em Medicina no Oeste do Pará. Hoje, já são mais de 35 novos médicos formados pelo Campus de Santarém. Implantado há oito anos na região do Tapajós, este foi o primeiro Curso de Medicina a ser interiorizado no Pará. Diferentemente da metodologia aplicada na capital, em Santarém os alunos vivenciam a sala de aula, por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning), a construção do conhecimento por meio da problematização, tendo em vista que a proposta da Uepa é formar um profissional que vivencie as diferentes especialidades da área. Para isso, em Santarém, a formação acontece na grande escola, que é o SUS, e conta com parcerias com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, com a Unidade de Ensino e Assistência em Saúde do Baixo Amazonas (Ueasba), gerenciada pela própria Universidade, além das Unidades Básicas de Saúde e do Pronto Socorro Municipal.

2012 2012

Integração do Centro de Ciências ao Planetário “Sebastião Sodré da Gama”.


Ser Uepa e construir histórias 11

A Universidade do Estado do Pará é, hoje, a instituição de ensino superior mais interiorizada do estado e a segunda do país, com 5 campi em Belém e em mais 15 municípios paraenses. A Instituição abriga mais de 16 mil alunos distribuídos em 25 cursos de graduação, 32 cursos de pós-graduação lato sensu, 13 programas de residência médica e multiprofissional e 9 cursos de pós-graduação stricto sensu, com destaque para a aprovação do mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental, o primeiro na área na região Norte, e do doutorado em Biologia Parasitária, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2014. Sustentada pelo tripé ensino-pesquisaextensão, a Uepa desenvolve suas ações científicas na área da educação, saúde e tecnologia e se articula com todos os setores da sociedade, contemplando as demandas das mais distintas realidades do Pará no conteúdo de suas pesquisas, cursos e projetos, voltados ao desenvolvimento sustentável. Tudo isso com a preocupação com a produção e a difusão do conhecimento de qualidade e com a formação de profissionais éticos e com responsabilidade social, visando potencializar-se como referência científico-cultural do Brasil.

2013

Foi lançado o projeto Mídia in Door de divulgação de notícias. Houve, ainda, a implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

2014


12 Uepa 21 anos

O aniversário de 21 anos da Uepa foi comemorado com uma ação social no Ginásio de Educação Física, localizado no bairro do Marco, em Belém. Na mesma ação, o Curso de Educação Física da Universidade também comemorou os seus 44 anos de história. Simone de Lima, é moradora do bairro do Marco e fez questão de participar das atividades e serviços oferecidos e acompanhar a apresentação de sua filha, que participa há cinco anos das turmas e dança e natação oferecidas pela Universidade. “Com esse tipo de ação a comunidade interage. Tudo isso beneficia a comunidade. E eu não deixaria de ver minha filha na dança. Todas as atividades que ela faz aqui só contribuem para a sua educação”. O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, acompanhou a programação e falou sobre a importância da Instituição. “Nossa universidade completa 21 anos a partir da união das Escolas de Enfermagem, Educação Física e Medicina. União de experiências que ganhou reforço com a constituição da Universidade como a conhecemos hoje. E queremos expandir cada vez mais e aperfeiçoar nosso papel social que é formar profissionais éticos que contribuam para o desenvolvimento da nossa região”. Dentro da programação foram oferecidos serviços de atendimento médico, avaliação física, esportes, dança e música, brincadeiras e jogos, além de atividades dos projetos de extensão universitária, como o Planetário Móvel e a exposição do Herbário Profa. Dra. Marlene Freitas da Silva.

2014


Ser Uepa e construir histórias 13

Em comemoração aos 21 anos da Uepa, o projeto de extensão Uepa nas Comunidades proporcionou aos feirantes e visitantes da maior feira livre da América Latina, Ver-o-Peso diversas atividades voltadas para saúde, educação, lazer e cidadania. Serviços de saúde, entre eles verificação de pressão, 100 testes de glicemia, imunização contra a gripe e agendamento de consultas foram oferecidos. Educação sexual, distribuição de preservativos e apresentações artísticas com o projeto Pará Leitura Vai-Quem-Quer também fizeram parte das atividades, além de muita diversão, por meio da Brinquedoteca Joana D’arc. A feirante Maria Barroso, parabenizou a iniciativa da Universidade. “Muito bom receber esses serviços aqui no nosso local de trabalho, pois nós quase não temos tempo de saber como está a nossa saúde”, afirmou a feirante. “Cuidar da saúde é fundamental, temos que ficar sempre alerta com a nossa pressão, taxa de glicemia e também se imunizar contra a gripe”, acrescentou o pescador Daniel Monteiro. Alunos dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Enfermagem, Pedagogia e Música estiveram envolvidos na ação de cidadania.

2014


CURSOS GRADUAÇÃO Saúde

Tecnologia

Licenciatura em Educação Física Medicina Terapia Ocupacional Enfermagem Fisioterapia Biomedicina

Bacharelado em Design Tecnologia de Alimentos Engenharia Ambiental Engenharia de Produção Enganharia Florestal Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Educação

Núcleo de Educação Indígena

Licenciatura Plena em: Pedagogia Ciências da Religião Ciências Naturais - Química, Física e Biologia Letras - Língua Portuguesa Letras - Língua Inglesa Letras - Língua Brasileira de Sinais (Libras) Matemática Geografia Filosofia História Música

Licenciatura Intercultural Indígena

Cursos de Graduação a Distância Universidade Aberta do Brasil (UAB) Planejamento Territorial Participativo (PTP) Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor)

Bacharelado em: Secretariado Executivo Trilíngue *Música (a partir de 2014 ofertado pela Fundação Carlos Gomes)

PÓS-GRADUAÇÃO

Mestrado em parceria com a UFPA Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia

Mestrados Acadêmicos Ciências da Religião Educação Biologia Parasitária na Amazônia Enfermagem Ensino em Saúde na Amazônia Ciências Ambientais

Doutorado Biologia Parasitária na Amazônia


UEPA EM NÚMEROS ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO

25

RESIDÊNCIAS MEDICAS

13

CURSOS DE MESTRADO

7

CURSOS DE DOUTORADO

1

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

28

VAGAS EM MESTRADO

92

ALUNOS DE MESTRADO-DOUTORADO

278

MATRÍCULAS GRADUAÇÃO CAPITAL

5.380

INTERIORIZAÇÃO

6.494

CONVÊNIOS

2.693

TOTAL

14.667

SERVIDORES TOTAL DE SERVIDORES (TODOS OS VÍNCULOS)

2.440

TÉCNICOS EFETIVOS

850

DOCENTES EFETIVOS

876

PROFESSORES DOUTORES

230

PROFS. COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

114 PÓS-GRADUAÇÃO

BOLSAS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

CAPITAL

104

INTERIOR

216

TOTAL

320

BOLSAS PARA DISCENTES

1717

ALUNOS EM INTERCÂMBIO

57

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO ATENDIMENTOS ANUAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

PROGRAMA DE ÁREA (ÁREA PÓS-GRADUAÇÃO – Stricto Sensu DE AVALIAÇÃO)

M

MESTRADO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS (CIÊNCIAS BIOLÓGICASIII )

4

DOUTORADO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS (CIÊNCIAS BIOLÓGICASIII )

4

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS ( INTERDISCIPLINAR )

3

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

TEOLOGIA ( FILOSOFIA / TEOLOGIA: Subcomissão TEOLOGIA )

3

CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL

CIRURGIA EXPERIMENTAL ( MEDICINA III )

3

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO ( EDUCAÇÃO )

3

ENFERMAGEM - UEPA – UFAM

ENFERMAGEM ( ENFERMAGEM )

3

ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA

ENSINO ( ENSINO )

3

108 576.149

NOTA


Assista o vĂ­deo comemorativo dos 21 anos da Uepa.

Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.