Juventudes e Territórios de Favelas: Narrativas, Experiências e Aprendizagens

Page 136

aplicação da metodologia, inicia-se o processo de atendimento individualizado de jovens com agendamento prévio para a construção do Plano de Autonomia do Jovem (PAJ). A construção do PAJ se dá em encontros individuais (com conselheiro/a ou tutor/a) ou em grupo (somente com conselheiro/a) quando houver viabilidade e abertura por parte dos/as jovens para tanto. Desta forma, o programa de Atenção Integral ao/à Jovem tem como proposta trabalhar questões individuais, mas também a interação dos/as jovens em grupo, promovendo não somente o mapeamento de oportunidades através do fortalecimento de trajetórias formativas, mas também fortalecendo as redes de interação social do/a jovem, de sorte a potencializar as relações de solidariedade e comunitarismo entre eles/as.

notas 1 Cada UGT é composta por 22 profissionais, possuindo: 1 diretor; 1 assistente administrativo; 4 conselheiros; 3 tutores; 6 articuladores; e 7 estagiários.

2 O programa de Atenção Integral ao/à Jovem é constituído por um regime de aconselhamento inicial ou periódico, prestado por profissionais conselheiros/as e tutores/as. O contato inicial será realizado por meio de conversas orientadas. Cabe

136 a estratÉGia de intervenÇÃo territorial do CaMinHo MelHor JoveM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.