Panificação 07

Page 44

Panificação no Caminho das Indias

jás da Índia Antiga - com temperos e especiarias mais nobres da cozinha indiana; pratos feitos preparados no forno indiano Tandoor; cardápio vegetariano; além dos “curries”, conhecidos pelo sabor acentuado. O cardápio é dividido em quatro especialidades - Tandoori, Encanto dos Marajás, Curry Specials e Índia Vegetariana. Do tandoor, forno milenar indiano de barro em forma de vaso, saem carnes, aves, peixes, vegetais, com destaque para receitas típicas como a Govinda Especial (perna de cabrito marinada em iogurte temperado e assada no forno ao modo real indiano). Quem é adpeto de pratos mais forte pode optar pelos curries, como o Roghan Gosth(pedaços de carneiro marinados no iogurte e especiarias indianas com molho curry e arroz pilão). Os pratos vegetarianos são ressaltados pelas especiarias, que inclui preciosidades como o Palak Paneer, um mix de cubos de queijo caseiro cozidos em purê de espinafre fresco e temperos, típico do norte da Índia. O pão típico, o “naan”, também vem do Tandoor com deliciosas combinações de molho como o de tamarindo, manga, alho, gengibre, hortelã e especiarias. Destaque para o exótico Aloo Paratha, com recheio de purê de batata, cebola e coentro e o delicado Rumali Roti, assado sobre o forno, entre muitos outros. Entre as sobremesas, não há como deixar de experimentar a Sahi Gulab Jamon, as famosas bolinhas de leite reduzido, recheadas com pistache e castanha de caju frita, embebidas em calda de açúcar e cardamono. O couvert colorido e saboroso do restaurante indiano instiga olhos e paladares.

Os pães típicos – nans - e sete tipos de chutneys provocam o paladar pelo sabor exótico e compõem o couvert do restaurante indiano Govinda. A samosa, típico pastelzinho, vem com duas opções de recheio: carne e ovo de codorna. Servido em delicados potinhos, chegam à mesa os molhos de hortelã com coentro, gengibre, maçã, manga, berinjela, coco com banana e pimenta vermelha que acompanham com perfeição a maciez do pão mais famoso da Índia. O cozimento do pão não poderia deixar de ser no tandoor, um forno de barro vertical com um formato de um grande vaso, aquecido com carvão. A técnica milenar, chamada de tandoori pode ser vista pelos clientes enquanto o nan está sendo assado. A entrada que deveria ser apenas mais um item no cardápio, se torna um elemento instigante e revelador para as especiarias servidas nos pratos principais. 44 Panificação Brasileira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.