ABAU 2017 | 01

Page 13

Casa do SERTANEJO

Um tipo de arquitetura colonial mais simples é a chamada Casa do Sertanejo. Eram casas de homens livres, espécies de colonos, que cultivavam uma propriedade, dividindo a produção como o senhor de engenho. Sua casa pode ser feita toda de palha(palhoça) na qual a estrutura é feira de paus roliços revestidos com palha, geralmente de buriti ou carnaúba. As paredes podem ser de pau-a-pique, sendo então também chamadas tapona ou sopapo. Estas casas tinham apenas um compartimento interno. Uma esteira grosseira de ramagens, estendidas nas extremidades são as camas de toda a família. A cozinha era o canto deste compartimento único, com um forno e fogão de lenha, quando não um puxado do telhado ou um alpendre, que podia ser aberto ou fechado, ou ainda podia-se utilizar o quintal para cozinhar. Não havia, obviamente, banheiro ou latrina. Indispensável, porém era o alpendre ou varanda frontal, o verdadeiro ambiente de estar. A entrada da varanda está sempre interceptada, para torna-la íntima e proteger da entrada de animais. O rancho era também equipamento obrigatório. Colocado para além e junto da cerca, consistia e um pequeno abrigo para servir de pouso ao viajante ou tropeiro. Uma maneira de bem receber o visitante sem permitir o contato com a intimidade da casa.

CASA Grande

A Casa Grande era a sede das fazendas, que abrigava o senhor de engenho, sua família seus agregados e hóspedes. Diferentemente dos outros tipos construtivos, a casa grande podia variar muito quanto à forma. ‘’[...]Estas casas eram de apenas um pavimento de habitação, levantado do solo. A parte de baixo é ocupada por armazéns e pessoal de serviço. A técnica construtiva é a melhor disponível, podendo ser de alvenaria de pedra ou taipa de pilão, dependendo da região. Telhados de madeira e telhas de barro.[...]’’ ANDRADE, Maria do Carmo. Elemento indispensável nas casas-grandes de fazenda é a varanda, grande e larga, ocupando na maioria das vezes toda a frente como é o caso da Fazenda do Viegas ou então contornando toda a edificação. Neste item, um exemplo dos mais curiosos é o da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, em que temos uma varanda periférica externa e outra interna, separadas pelos compartimentos das salas e quartos da casa.

IMAGEM 3

IMAGEM 4

Senzala

Consistia, quase invariavelmente em um comprido telheiro, feito de alvenaria de tijolos ou pau-a-pique, com celas medindo aproximadamente 3 m de comprimento e largura, cobertas também com telhas, as terças apoiando-se diretamente nas paredes. As portas eram de tábuas de madeira. O piso de terra batida e sem forro ou outra abertura.

IMAGEM 5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ABAU 2017 | 01 by REVISTAS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC - Issuu