Por Arnaldo Machado Correia
Coca-Cola
A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.
A fórmula original era uma mistura de folhas de coca, extrato de noz de cola, óleo de noz moscada, óleo de limão, óleos de lima, coentro e muito açúcar, além de alguns outros óleos essenciais, compondo os ingredientes que depois ficaram conhecidos como sabor 7X.
O vício da morfina era um dos maiores obstáculos enfrentados por Pemberton e, por conta disso, ele veio a falecer dois anos após ter criado a Coca-Cola, sem ter a chance de ver o sucesso de sua receita.
Entretanto, a Coca-cola nem sempre foi tão famosa, na verdade, em um primeiro momento, eram vendidos cerca de nove copos da bebida por dia e suas vendas chegaram inclusive a causar prejuízo, ao invés de ser uma ideia de negócio lucrativo.
O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas. Esta contém alcalóides estimulantes, do tipo da cafeína. Com o sucesso inicial da Coca-Cola, qualquer outra bebida do tipo começava anunciando conter COLA.
Missão
Satisfazer com excelência a nossos consumidores de bebidas.
Visão
Ser líder total de bebidas, gerando valor econômico, social e ambiental sustentável, gerenciando modelos de negócio inovadores e ganhadores, com os melhores colaboradores do mundo.
Valores
São a chave para guiar nosso conduta. Eles expressam quem somos e no que acreditamos.
Manual de identidade visual
Presença digital
A coca cola atualmente possuí contas no youtube com 4,35 milhões de inscritos, no instagram com 3 milhões na sua conta original e 1,5 milhões de seguidores no perfil brasileiro, e possui uma conta no twitter com seu perfil original 3,3 milhões de seguidores e no perfil brasileiro com menos 686 mil seguidores, alem de possuir um site proprio
https://www.coca-cola.com.br/
diferencial
Desde o seu início em 1886, a Coca-Cola adotou uma abordagem agressiva em relação ao marketing, investindo pesadamente em publicidade para criar uma forte consciência da marca. Eles foram pioneiros em técnicas de marketing como a criação de anúncios atraentes e campanhas publicitárias em massa, e foram os primeiros a usar celebridades em seus anúncios.
Outra razão para o sucesso da Coca-Cola é a qualidade do seu produto. A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para garantir que seu refrigerante seja sempre de alta qualidade e que atenda às expectativas dos consumidores. Além disso, a Coca-Cola também é conhecida por sua inovação. A empresa lançou novos produtos ao longo dos anos, como a Diet Coke e a Coca-Cola Zero, além de inovar na embalagem e em estratégias de distribuição, como as famosas garrafas de vidro e as máquinas de venda automática.
Coca-cola x Pepsi
O confronto interminavel
Os oponentes são Coca-Cola e Pepsi. Essa disputa não é doce como os refrigerantes. Ela amarga mais de 100 anos de rivalidade. Nesse século de propagandas provocativas e troca de “farpas” entre as duas marcas, podemos entender ainda mais sobre como as estratégias de marketing são relevantes para colocar alcançar o topo do mercado.
A marca Coca-Cola é conhecida pelo apelo sentimental e familiar em suas campanhas, sempre com um toque criativo e de apego, o conhecido Marketing de Experiência, que desperta emoções nos consumidores, com o objetivo de conquista-los ou engajá-los na marca. Quem nunca ficou choroso em alguma campanha natalina da Coca-Cola? E esse é o objetivo!
A Pepsi, por outro lado, é uma marca que busca engajar o público da forma tradicional: Marketing de Participação. Ela opta por desenvolver campanhas que façam o público interagir, seja por meio de competições, hashtags, enquetes...e por aí vai.
Além disso, a Pepsi conseguiu se consolidar como uma marca contemporânea no mercado, com uma “pegada” jovem, diferente do lado tradicional da Coca-Cola. Mas, qual é a melhor estratégia?
Aquela que conquista o seu público. Entender como a concorrência trabalha é essencial. Assim, você entende quais são as melhores estratégias para que a sua marca apresente todos os fatores que tornam o produto melhor que o da concorrência. Da mesma forma que ao pensar em McDonald’s você lembra do Burger King, a Coca-Cola sempre vem acompanhada da Pepsi na mente do consumidor. Mesmo com estratégias diferentes, a rivalidade entre as duas é igualmente vantajosa e está longe de acabar...
O maior fracasso da coca-cola
As circunstâncias que levaram ao maior fracasso da Coca-Cola, a New Coke – o refrigerante com a nova fórmula – levaram cerca de 15 anos até explodir em 1985.
Se em 1945 a Coca dominava a indústria de refrigerantes, em 1983 a participação de mercado da empresa era de 24%, ou seja, nesse hiato a gigante dos refrigerantes perdeu quase 40% da participação de mercado.
E o que levou a isso?
Há muitos fatores envolvidos e um deles é que a Pepsi estava vendendo mais que a Coca nos Supermercados.
Além disso, a sociedade estava envelhecendo e, consequentemente, a preocupação com a saúde e peso aumentava.
Isso fazia a população americana optar por refrigerantes diet, de forma que o mercado de colas acabou entrando em decadência.
Os Especialistas em Marketing da Coca-Cola avaliaram toda a situação e chegaram à conclusão de que o consumo da bebida devia vir das gerações mais jovens que, na época, davam preferência à Pepsi pelo sabor mais doce.
Esse cenário levou o CEO da Coca-Cola na época, Roberto Goizueta, a inflamar toda a empresa sobre a necessidade modernizar a fórmula centenária do refrigerante.
A corporação organizou um teste com cerca de 200 mil americanos a fim de testar a nova fórmula.
Os resultados foram favoráveis, as pessoas confirmaram que a New Coke tinha realmente um sabor melhor que a fórmula original.
O que ninguém esperava é que o apego emocional que os consumidores tinham à Coca-Cola original levaria a rejeição em massa da New Coke, mesmo que ela tivesse um sabor melhor.
A New Coke foi anunciada como a substituta da Coca original em abril de 1985, fato que deixou os americanos alvoroçados.
A empresa recebeu mais de 40 mil ligações e cartas de reclamação durante os 79 dias que a campanha ficou no ar.
Pessoas protestavam e faziam estoque da Coca-Cola original, já que ela seria descontinuada e sumiria para sempre dos supermercados. Goizueta chegou até receber uma carta pedindo seu autógrafo, pois a assinatura de “um dos executivos mais idiotas da história dos negócios nos EUA” poderia valer uma fortuna no futuro.
O que o maior fracasso da Coca-Cola em 1985 nos ensina sobre Copywriting - Meme de um rapaz tentando conter a risada tampando a boca com uma das mãos.
É claro que a Pepsi não perdeu a oportunidade de lucrar com o fracasso da rival.
Muitos anúncios zombando da New Coke foram veiculados na televisão, em um deles um cliente experimentava a Pepsi pela primeira vez e exclamava: “Agora eu sei porque a Coca fez isso!”.
Em maio de 1985, a Pepsi registrou um aumento de 14% nas vendas em relação ao mesmo ano do mês anterior. Simplesmente o maior crescimento de venda na história da empresa.