CIDADE COM CRIANÇAS
EMEI Delfim Moreira - Centro de Belo Horizonte
Ariane Medeiros
Bárbara Antunes
Prof. Samy Lansky
PERMEABILIDADE DA ESCOLA COM A RUA.......09
PARQUE MUNICIPAL AMÉRICO RENNÉ...........16
MAPEAMENTO DO ENTORNO DA ESCOLA........11
PRAÇA ALBERTO DEODATO E RUA GOIÁS......12
PRAÇA AFONSO ARINOS E AV. ÁL. CABRAL....14
PRAÇA AFONSO ARINOS..............................36 REFERÊNCIAS...............................................37
INTRODUÇÃO................................................02 METODOLOGIA.............................................03 A EMEI DELFIM MOREIRA...............................04 PERFIL DOS ALUNOS...................................06 PROJETOS INTERNOS E EXTERNOS...............07
SUMÁRIO
PROPOSTA DE INERVENÇÃO...........................17 INTERVENÇÕES EM PLANTA........................18 INSPIRAÇÕES.............................................20 RUA ESPÍRITO SANTO..................................26 RUA GOIÁS................................................31
Figura 01: Localização da EMEI Delfim Moreira na Regional Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).
Apresenta-se um estudo e projeto urbano realizado para a disciplina "PFLEX: Cidade com Crianças na escala da vizinhança: bairro e espaço público",
ministrada pelo professor Samy Lansky do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais no primeiro semestre de 2022.
O estudo se baseia na análise dos elementos do espaço urbano e da vivência das crianças no mesmo, com o objetivo de pensar soluções para uma cidade atraente e segura para o público infantil. Dessa forma, este trabalho propõe intervenções urbanísticas nos arredores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Delfim Moreira, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).
EMEI Delfim Moreira
Escola de Arquitetura e Design da UFMG
Fonte: Base de dados BH Map , adaptado pelas autoras, 2022.
02 LEGENDA MunicipalParque Av.DoContorno Av.do Contorno Av. Do Contorno Av.Amazonas Av. Afonso Pena
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
Inicialmente, fez-se o estudo dos percursos e atividades dos alunos de diversas escolas do ensino infantil da regional Centro-Sul de Belo Horizonte nos horários de entra e saída da instituição, a partir da observação à distância das crianças. Com isso, selecionou-se a EMEI Delfim Moreira para dar continuidade à pesquisa.
Assim, produziu-se um mapeamento dos principais pontos de interesse à infância nos arredores da escola, em um raio de 300 metros, como praças, parques, museus e atividades em locais públicos, além de um estudo da estrutura da escola e seus projetos de lazer com os alunos, buscando mapear a permeabilidade e interação da instituição com a cidade . Avaliou-se, também, as ruas, praças, calçadas
calçadas, e demais espaços públicos na região. Para isso, utilizou-se de dados urbanísticos georreferenciados da Prefeitura e Belo Horizonte (BH Map), análises de imagens de satélite e do Street View do Google Earth, uma entrevista com a coordenadora da escola e, principalmente, através da observação de percursos realizados pelas ruas analisadas, juntamente com duas crianças, de 3 e 9 anos de idade, estimulando a execução do percurso com autonomia, focando nos pontos de maior interação das crianças e nos de entraves à sua autonomia. A partir dessa pesquisa, buscou-se propor intervenções urbanísticas nas ruas, calçadas e algumas praças de maior interesse para os alunos da EMEI Delfim Moreira, a fim de propiciar ambientes convidativos e seguros para a apropriação das crianças da cidade.
03
A EMEI DELFIM MOREIRA
A escola infantil Delfim Moreira, localizada na Rua Espírito Santo, nº 890, Centro, foi fundada em 03 de novembro de 1908 e tornou-se Escola Municipal de Educação Infantil em 2011, sendo, atualmente, uma referência na área. A escola conta com nove turmas pela manhã e dez turmas à tarde, recebendo 268 crianças com idade entre 1 e 6 anos. As crianças assistidas são aquelas que os responsáveis têm residência ou trabalho localizados a um raio de cerca de 1,5km de distância da escola.
Sua estrutura interna conta com dez salas de aula, uma cozinha e refeitório, uma biblioteca em conjunto com um pequeno auditório, uma área administrativa e dois pátios para as brincadeiras e esportes das crianças.
04
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
SALAS DE AULA
LEGENDA
Edificação tombadaadministração e auditório Anexos construídos10 salas de aula
Pátios abertos para recreação
SALAS DE AULA
Pátio central
Pátio da entrada
Pátio coberto
05
ADMINISTRAÇÃO AUDITÓRIO ENTRADA
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
Fonte: Arquivo pessoal, 2022
Fonte: Arquivo pessoal, 2022
Fonte: Google Earth, adaptado.
PROJETOS INTERNOS E EXTERNOS
A coordenação e os professores da escola buscam levar as crianças aos locais de cultura e lazer em Belo Horizonte, principalmente na região Centro-Sul, tendo parceiras e projetos com o Sesc Palladium, o Palácio das Artes, o Museu Inimá de Paula, o Museu de Arte Popular, o Museu de Artes e Ofícios, o Parque Municipal e a Praça da Liberdade, entre outros. Esses passeios são realizados a pé quando os locais visitados são nos arredores da escola, acompanhados da Guarda Municipal, e de ônibus quando são em locais mais distantes da cidade.
Além disso, são realizadas passeatas nas ruas do quarteirão da escola em datas importantes, como na semana das crianças, também com supervisão da Guarda Municipal. projetos
Ademais, alguns professores realizam projetos e atividades que se relacionam, de certa forma, com a cidade, como o "Projeto Identidades" que incentiva os alunos a falarem sobre as suas famílias, os seus trajetos entre a escola e a casa e sobre onde eles moram; o projeto "O olhar na luz", em que os alunos foram à Pampulha e fotografaram as paisagens dos locais visitados; e o projeto "Cuidar do verde", de 2016, em que 60 crianças de 5 anos, orientadas por profissionais da escola, plantaram mudas de plantas na Praça Professor Alberto Deodato, na Rua Goiás com Rua da Bahia, com o propósito de chamar a atenção da população quanto à importância de conservação das áreas verdes públicas.
07
08
Figuras 10 e 11: Projeto "Cuidar do Verde" na Praça Professor Alberto Deodato.
Fonte: Karoline Martins - Prefeitura de Belo horizonte - flickr, 2016
PERMEABILIDADE ENTRE O A ESCOLA E A RUA
A fachada da escola é cercada por um muro de meia parede e gradil, com portões de grades, o que possibilita uma permeabilidade visual da rua para o pátio de entrada. Contudo, o gradil está em uma altura maior que a das crianças, impossibilitando a visão delas para a rua.
Apesar disso, há uma busca pela integração com a rua na exposição de trabalhos artísticos dos alunos no muro e na entrada da escola, o que demonstra a participação das crianças na composição visual a instituição.
09
Figura 12: Exposição de artes dos alunos na fachada.
Fonte: BH em Pauta - Prefeitura de Belo Horizonte
Por sua vez, a rua Espírito Santo apresenta um grande trânsito de carros em uma via de mão única, com seus cruzamentos de semáforos e faixas de pedestre simples nos dois limites dos quarteirão, o que limita a mobilidade dos pedestres para acessar a escola.
A calçada é composta de pedras portuguesas, como é o padrão da região central de Belo Horizonte, e encontra-se danificada, com buracos e relevos.
F o 10
EMEI
Delfim
Moreira Rua Esp ír i to Santo
Fonte: Arquivo pessoal, 2022
MAPEAMENTO DO ENTORNO D
LOCAIS DE INTERESSE PARA USO INFANTIL
EMEI Delfim Moreira
Parque Municipal Américo Renné
Praça Professor Alberto Deodato
Praça Afonso Arinos
Santuário São José
Museu da Moda
Museu Inimá de Paula
Sesc Palladium
Shopping Cidade
Percursos entre a EMEI e os locais
Lanchonetes e restaurantes
Raio de abrangência 300m da EMEI
Fonte:GoogleEarth,adaptadopelasautoras.
11
1 1 1 2 3 2 4 3
OIAR ED A B R A N G ÊNC I A DE 600M DAEMEI
1 1 1 2 3 2 4 3 Figura15:MapeamentodoentornodaEMEI
.
PRAÇA PROFESSOR ALBERTO DEODATO E RUA GOIÁS
A Praça Professor Alberto Deodato, localizada no cruzamento da Rua da Bahia com a Rua Goiás, é pouco utilizada como local de lazer p principalmente pelas crianças, tendo apenas a presença de alguns adultos d área e funcionários de comércios e serv no local. Em sua configuração, a praça a árvores e reduzido mobiliário urban poucos bancos. Há, além, uma grande gramado, mas que está necessitando de Por sua vez, a Rua Goiás é uma via de p com trânsito esporádico, sendo muit estacionamento, enquanto a Rua da Bahia apresenta trânsito intenso.
Alberto Deodato e Rua Goiás.
PRAÇA
EMEI 12
Figura 16: Praça Professor
Fonte: Arquivo pessoal, 2022
13 or
A
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
PRAÇA AFONSO ARINOS E AV. ÁLVARES CABRAL
A Praça Afonso Arinos, localizada na Avenida Álvares
Cabral, também é pouco utilizada como local de lazer, havendo a presença principalmente de alguns adultos de passagem pela área e funcionários de comércios e serviços
descansando no local. A praça é bem arborizada e apresenta alguns bancos como mobiliário urbano.
As ruas ao redor consolidam grand trânsito e cruzam a área da praça, o que se torna um empecilho para a utilização do local.
EMEI 14
PRAÇA
Figura 20: Praça Afonso Arinos .
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
Figuras 21 e 22: Praça Afonso Arinos.
Fonte: Arquivo pessoal, 2022.
Criança de uniforme de escola pública com sua responsável esperando o Uber
15
PARQUE MUNICIPAL AMÉRICO RENNÉ
O Parque Municipal Américo Renné é um local de grande destaque para o uso das crianças na região CentroSul, estando em uma localização favorável para o proveito dos alunos da EMEI Delfim Moreira. Dessa forma, entende-se o parque como um ponto de interesse para o projeto, assim como o percurso da escola até o mesmo. O local conta com brinquedos simples gratuitos e brinquedos elétricos, pagos, quadras esportivas e muitas áreas de lazer ao ar livre.
EMEI 16
PARQUE
Figura 23: Vista aérea do Parque Municipal.
Fonte: Dicas do noso Brasil
LAGO
DAS
LAGO LAGO
BRINQUEDOS FUTEBOL TÊNIS TEATRO PALÁCIO
ARTES
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Como projeto de intervenção, propõe-se a requalificação das calçadas que compõe o percurso da escola até as praças Professor Alberto Deodato
(1) e Afonso Arinos (2) e o Parque Municipal, com mudanças maiores e específicas no trecho da Rua Espírito Santo em frente à escola e na Rua Goiás entre as duas praças selecionadas. A proposta engloba a inserção de travessias com faixas de pedestres elevadas, pinturas no piso das calçadas e vias, mudanças na circulação das duas ruas selecionadas e requalificação de algumas calçadas e das praças com inserção de mobiliário urbano propício ao uso das crianças.
17
EMEI PARQUEMUNICIPAL AV .AFONSOPENA
RUA ESPÍRITO SANTO
Figura 24: Delimitação dos locais para intervenção.
RUAGOIÁS
PRAÇA 1 PRAÇA 2
Fonte: Google Satélite , adaptado pelas autoras.
INTERVENÇÕES EM PLANTA
Figura 25: Proposta de intervenção no entorno da EMEI Delfim Moreira.
EMEI Delfim Moreira
Requalificação das praças:
Praça Professor Alberto Deodato
Praça Afonso Arinos
Pavimentação elevada, ao nível da calçada.
Faixa de pedestre
Pintura artística e interativa na rua
Inserção de mobiliário urbano e equipamentos voltados para as crianças - rota segura e atrativa às crianças
Intervenções na Rua Espírito Santo
Internveções na Rua Goiás
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras
1 2
18
1 2 1 2 1 2 RUAGOIÁS RUA ESPÍRITO SANTO PARQUEMUNICIPAL
O projeto propõe mudanças na estrutura viária da região, com inserção de travessias e ruas de pavimentação elevada e a mudança nas áreas de estacionamento e embarque e carga das ruas Goiás e Espírito Santo.
EMEI Delfim Moreira
Requalificação das praças:
Praça Professor Alberto Deodato
Praça Afonso Arinos
Pavimentação elevada
Faixa de pedestre
Pintura artística e interativa na rua
Inserção de mobiliário urbano e equipamentos para as crianças
Área de Estacionamento
Área de embarque e carga
Figuras 26 e 27: Proposta de intervenção e planta original do entorno.
19 1 2 1 2
PLANTA ORIGINAL PLANTA PROPOSTA
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
1 2
INSPIRAÇÕES
PINTURAS NAS CALÇADAS E RUAS
Figura 28: Projeto "Zona 30" no bairro Confisco, em Belo Horizonte (MG).
Figura 29: Projeto "Lake to lake - Rayobello em Baltimore, Estados Unidos.
20
Fonte: Metrics Mobilidade, 2021.
Fonte: Graham Projects, 2021
INSPIRAÇÕES CALÇADAS INTERATIVAS
Fonte: Folha de São Paulo, 2018.
Figura 30: Calçada interativa para o "Territórios Educadores" na zona sul de São Pa
21
Fonte: Caos Planejado, 2021.
INSPIRAÇÕES PINTURAS EM TRAVESSIAS
Figura 32: Projeto "Zona 30" no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG).
Figura 33: Pintura em faixa de pedestre do projeto "Passagens Divertidas" de Christo Guelov, em Madri, Espanha.
Fonte: Revista Encontro, 2021.
Fonte: Razões para acreditar, 2017.
22
INSPIRAÇÕES
Figuras
REQUALIFICAÇÃO URBANA
23
Fonte: Caos Planejado, 2021.
34 e 35: Requalificação de rua em Fortaleza pelo projeto "Caminhos da Escola"
INSPIRAÇÕES MOBILIÁRIO URBANO
Figuras 36 a 39: Mobiliários infantis na
Fonte: Flicker, fotografias de Clement Guillaume, 2009
24
praça da
INSPIRAÇÕES MOBILIÁRIO URBANO
F
Fonte: ArchDaily, fotografias de Del Rio Ba
RUA ESPÍRITO SANTO
A intervenção na Rua Espírito Santo conta com a travessia elevada no seu cruzamento com a rua dos Goitacazes; o alargamento da calçada esquerda, em frente à EMEI e redução da calçada oposta; a mudança da faixa de desembarque descarga do lado direito para o esquerdo; criação de uma estrutura na calçada com mobiliário voltado para a apropriação das crianças; e travessia elevada e pintura na rua no cruzamento com a rua Tupis.
Essas alterações visão facilitar a chegada e saída das crianças na escola, reduzindo a velocidade do trânsito no local e inserindo um local para os responsáveis desembarcarem as crianças. Além disso, busca-se possibilitar a apropriação da calçada pelas crianças com inserção de pinturas no piso e mobiliários interativos, além de buscar a segurança nas travessias entre as ruas.
26
Figura 42: Intervenções na Rua Espírito Santo.
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
Figuras 43 e 44: Intervenções na Rua Espírito Santo e planta original.
EMEI Delfim Moreira
Pavimentação elevada
Faixa de pedestre
Pintura artística e interativa na rua Área para inserção de mobiliário
interativo e pintura na calçada
Área de embarque e carga
27 PLANTA ORIGINAL PLANTA PROPOSTA
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
Figura
Fonte: Produzido pelas autoras no Streetmix, 2022.
Os cortes ilustrativos apresentam a representação das mudanças propostas para as medidas das calçadas da rua Espírito Santo, a fim de beneficiar a circulação na calçada da EMEI Delfim Moreira.
28 CALÇADA 2,30M VIADEDIREÇÃO 11,00M FAIXADE DESEMBARQUE 1,60M CALÇADA 4,80M CALÇADACOM MOBILIÁRIO 5,80M VIADEDIREÇÃO 11,00M CALÇADA 3,00M CALÇADA 3,00M VIADEDIREÇÃO 11,00M FAIXADE DESEMBARQUE 1,60M CALÇADA 3,30M CORTE ORIGINAL PROPOSTA INÍCIO DA VIA PROPOSTA FINAL DA VIA
45 a 47: Cortes representativos da Rua Espírito Santo originalmente e com a proposta.
29
Fonte: Google Eatrh, adaptado pelas autoras.
Figura 48: Rua Espírito Santo em frente à EMEI originalmente.
Figura 49: Foto intervenção de mobiliário proposto na em frente à EMEI.
Fonte: Google Eatrh.
Fonte: Google Eatrh.
Figura 50: Cruzamento da Rua Espírito Santo com Rua dos Goitacazes originalmente.
Figura 51: Foto intervenção de cruzamento elevado da da Rua Espírito Santo com Rua dos Goitacazes.
30
Fonte: Google Eatrh, adaptado pelas autoras.
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
Figura 52: Intervenções na Rua Goiás.
Figuras 53 e 54 Intervenções na Rua Espírito Santo e planta original.
PLANTA ORIGINAL PLANTA PROPOSTA
Deodato
Pavimentação elevada
Faixa de pedestre
Área de Estacionamento
Área de embarque e carga
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
Praça Professor Alberto
Figura 55 e 56: Cortes representativos da Rua Goiás originalmente e com a proposta.
Os cortes ilustrativos apresentam a representação das mudanças propostas para as medidas da Ru Goiás, a fim de beneficiar a circulação e o lazer dos pedestres.
CORTE ORIGINAL
Fonte: Produzido pelas autoras no Streetmix, 2022
33 VIA DE DIREÇÃO 4,00 M FAIXA DE ESTACIONAMENTO 5,50 M VIA DE DIREÇÃO ELEVADA E RESTRITA 11,50 M
PROPOSTA
FAIXA DE ESTACIONAMENTO 4,50 M FAIXA DE ESTACIONAMENTO 2,50 M
34
Figura 57: Rua Goiás, esquina com a Rua da Bahia, originalmente.
Figura 58: Retirada de uma pista de estacionamento rotativo para alargamento da Calçada com instalação de mobiliário.
Fonte: Google Eatrh, adaptado pelas autoras.
Fonte: Google Eatrh.
35
Figura 59: Rua Goiás, cruzamento com as ruas Alvares Cabral e Augusto de Lima.
Figura 60: Retirada de uma pista de estacionamento rotativo para alargamento da Calçada com instalação de mobiliário.
Fonte: Google Eatrh, adaptado pelas autoras.
Fonte: Google Eatrh.
PRAÇA AFONSO ARINOS
Para a Praça Afonso Arinos, propõe-se a requalificação do mobiliário e piso do local e a ligação das praças com travessia elevada, interligando a área com a Rua Goiás e com a rua que se direciona ao Parque Municipal.
PLANTA ORIGINAL PLANTA PROPOSTA
Praça Professor Alberto
Deodato
Pavimentação elevada
Faixa de pedestre
36
Fonte: Base de dados Prodabel , adaptado pelas autoras.
Figuras 61 e 62: Proposta de intervenção e planta original da Praça Afonso Arinos.
REFERÊNCIAS
BASE de dados Prodabel. BH Map. Disponível em: <https://bhmap.pbh.gov.br/v2/>. Acesso em: 23 mai. 2022.
DIVULGAÇÃO PBH. BH em Pauta: Escola municipal expõe pinturas de alunos. Prefeitura de Belo Horizonte, 29 set. 2017. Disponível em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/bh-em-pauta-escola-municipal-expoe-pinturas-de-alunos>. Acesso em: 02 mai. 2022.
EMEI Delfim Moreira. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/emei_delfimmoreira>. Acesso em: 02 mai. 2022.
GUILLAUME, Clement. Guldberg Skole, JJW Architects, 2009. Nørrebro, Copenhague. Flickr, jan. 2012. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/clementguillaume/6922949354/in/album-72157629217939792/>. Acesso em: 23 mai. 2022.
LAKE 2 lake: Rayobello. Graham Projects, nov. 2021. Disponível em: <https://grahamprojects.com/projects/lake2lake-rayobello/>.
Acesso em: 23 mai. 2022.
MOBILIDADE urbana e primeira infância: a transformação das cidades. Caos Planejado, 25 out. 2021. Disponível em: <https://caosplanejado.com/mobilidade-urbana-e-primeira-infancia/>.Acesso em: 23 mai. 2022.
NUNES, Brunella. Com faixas de pedestres coloridas, artista deixa as ruas de Madri mais seguras. Razões para acreditar, 13 abr. 2017. Disponível em: <https://razoesparaacreditar.com/faixas-de-pedestres-coloridas-madri/>. Acesso em: 23 mai. 2022.
PRAÇA da Escola La Pau / Leku Studio [Plaza Escuela La Pau / Leku Studio]. ArchDaily Brasil, 01 jun. 2021. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/962547/praca-da-escola-la-pau-leku-studio>. Acesso em: 23 mai. 2022.
37
REFERÊNCIAS
PROJETO de Covas cria calçada lúdica em rota de escola, mas sem meta de expansão. Folha de São Paulo, 09 nov. 2018. Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/projeto-de-covas-cria-calcada-ludica-em-rota-de-escola-mas-sem-meta-deexpansao.shtml>. Acesso em: 23 mai. 2022.
PROJETO Zona 30, da BHTrans, chega ao bairro Santa Tereza. Revista Encontro, 18 mai. 2021. Disponível em:
<https://www.revistaencontro.com.br/canal/cidade/2021/05/projeto-zona-30-da-bhtrans-chega-ao-bairro-santa-tereza.html>. Acesso em: 23 mai. 2022.
STREETMIX. Disponível em: <https://streetmix.net/>. Acesso em: 23 mai. 2022.
UMEI Delfim Moreira. Escol.as. Disponível em: <https://www.escol.as/272345-umei-delfim-moreira>. Acesso em: 02 mai. 2022.
ZONA 30 Confisco. Metrics Mobilidade, 01 jul. 2021. Disponível em: <https://www.metricsm.com/post/zona-30-confisco>. Acesso em: 23 mai. 2022.
38