UFMG - PRJ078 - Prof. André Penido
| PFLEX ABRIR PARA DENTRO | CASAS NO JARDIM CANADÁ
CONJUNTO ALBERTA Ariane Medeiros Moreira
RUA TORONTO
S
S
A proposta do Conjunto Alberta, localizado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), visa conciliar a ocupação residencial com as necessidades da vida urbana no contexto em que se insere. O terreno utilizado pelo conjunto abrange duas quadras do loteamento original do bairro, compreendendo uma área atualmente ocupada por indústrias e galpões e rodeada por casas fechadas em si e pela BR 040. Assim, considerando a carência de equipamentos urbanos no bairro e a subutilização do tecido urbano da região, propõe-se uma reestruturação das quadras com a inserção de praças e infraestrutura pública de lazer para uso da população.
A segunda praça, inserida na extremidade esquerda do conjunto, próxima a BR 040, propõe um espaço voltado, principalmente, para as crianças e adolescentes da região, estando ao lado de um colégio pré-existente adjacente à área estudada. Dessa maneira, o local conta com uma pequena pista de skate, uma área de escalada e um parquinho cercado, além de equipamentos para permanência e contemplação e muita arborização.
S
S
S
S S
S S
S S
S S S
S
S
RUA PATOMY
S
S
S S
S
S
S
S
S
S S
S S
S
S
S
RUA YURI
S
S
S S
S
S S
S S
S
S
S S
O conjunto se abre ao bairro através de duas ruas mistas e uma praça central direcionadas à Rua Toronto, constituindo uma área de permanência e fruição homogeneamente pavimentada e arborizada, conciliando o trânsito de veículos com o uso dos pedestres. Esse primeiro programa conta com uma academia a céu aberto e espaços vazios entre os locais de permanência, para um uso flexibilizado, podendo abrigar feiras e pequenos eventos.
S
S
S S
BIBLIOTECA
S 7
6
5
4
3
2
1
PARQUINHO INFANTIL 8
1
9
2
10
3
11
4 5 6 7 8 9 10 11
RAMPA DE SKATE ESCALADA RESIDÊNCIA COMÉRCIO RESIDENCIAL COMÉRCIO COMPLEMENTAR
IMPLANTAÇÃO GSEducationalVersion
VIA MISTA PRAÇA E CALÇADA PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL DE CONCRETO POROSO
1:500
Assim, para reviver o espaço, propõe-se equipamentos capazes de gerar fluxos de pessoas. Além das áreas de permanência e lazer ao ar livre, outro equipamento proposto é a biblioteca pública localizada na quadra central, próxima à rodovia e à segunda praça. Esse projeto pode abranger, além da área para disposição dos livros, espaços de administração e recepção, salas de estudo, banheiros e salas de trabalho. Além desse programa de atividades, tem-se a presença de comércios, instalados junto às residências, com possibilidade de serem alugados, e junto às praças. Ademais, para minimizar a ambiência áspera da rodovia, propõe-se uma barreira sonora no limite inferior. Além da barreira sonora - com dimensões de 1,0 m de largura por 6,0 m de altura -, previu-se a presença de massa arbórea nas proximidades, devido às suas propriedades de absorção acústica.