Revista Integração - 1ª edição

Page 1



Palavra do Presidente Há quase 60 anos, meus pais, o Sr. Ma Shou Tao e D. Constância Ma, saíam da China rumo ao Brasil, dando o primeiro passo para escrever as primeiras páginas do que estamos consolidando hoje. A distância entre os países e as culturas não foram maiores do que a fé que os movia! Mais forte era a entrega aos desígnios de Deus e o princípio de que “fazendo juntos podemos fazer mais, e melhor”. E juntos construímos a base para o surgimento do Grupo ARAUNAH, e mais do que nunca, nos colocamos unidos e integrados. O que começou com apenas 2 pessoas, é hoje uma grande família, que está dando continuidade à esta história em seus diversos negócios. E para celebrar este importante momento, criamos a Revista Integração. Um meio para registrar e divulgar os acontecimentos importantes, as conquistas, informações relevantes de cada empresa, bem como notícias e tendências dos mercados em que atuam e assuntos úteis para nosso dia-a-dia. Nessa 1ª edição, trouxemos os principais momentos do Evento de Lançamento da Marca Corporativa Araunah e destaques da palestra do renomado Prof. Mário Sérgio Cortella. Vamos falar um pouco sobre o sucesso do Inovashow 2016, realizado na Agropecuária Boa Fé, os grandes eventos e feiras que a Penergetic participou, notícias da NHD Foods e conhecer o mais novo empreendimento que está trazendo soluções inovadoras para tratamento e utilização eficiente da água, a Water All. Esperamos que, com essa revista, consigamos dar mais um passo para uma integração cada vez maior de nosso time e nossos parceiros, unindo forças e compartilhando experiências. Desde já, meus agradecimentos em nome de todos os que colaboraram para esta edição e até a próxima!

Miguel Ma Presidente do Grupo Araunah

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

3


índice 03

Palavra do Presidente

05

Agropecuária Boa Fé otimiza produção agrícola por meio de agricultura de baixo impacto

08

Inovashow Ma Shou Tao reflete a confiança no setor agropecuário

12

V Convenção Nacional Penergetic® - Muita emoção na celebração dos 15 anos de Penergetic® no Brasil

15

Agenda Penergetic® 2016, marcando presença nos principais eventos do setor!

16

A Penergetic® esteve presente na Inovashow e presenciou o retorno do sucesso nos Dias de Campo da Boa Fé

20 22

Repensando a água com as soluções da Water All

Compost Barn beneficia-se com soluções de compostagem

24 30 32 34

Araunah Uma nova era na história da família Ma

Ponto de Vista com Mario Sergio Cortella

NHD Foods oferece opções saborosas para uma alimentação saudável

NHD Foods na APAS 2016

Expediente REVISTA INTEGRAÇÃO - Edição 01 • TIRAGEM: 1.000 exemplares FOTOGRAFIAS: Acervo Araunah JORNALISTA RESPONSÁVEL: Gustavo Ribeiro - Berrante Comunicação COLABORADORES: Equipe de Comunicação Corporativa Grupo Araunah.

4

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


Agropecuária Boa Fé otimiza produção agrícola por meio de agricultura de baixo impacto Ações visam otimizar áreas produtivas, aproveitar áreas ociosas, implantar florestas e tornar a propriedade mais produtiva, preservada e rentável a longo prazo Promover a agricultura de forma sustentável, inteligente e otimizar os recursos disponíveis são algumas das ações inovadoras realizadas pela Agropecuária Boa Fé, em Conquista (MG). Com isso, o grupo planeja tornar a propriedade mais produtiva, protegida, preservada e rentável em um prazo de cinco anos. De acordo com o diretor da Unisafe Consultoria, engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, que presta assessoria técnica à fazenda, as ações relacionadas à agricultura de baixo impacto têm por objetivo melhorar as condições de produção atual e aproveitar 100% da área ociosa (não produtiva). “A fazenda está implantando quatro projetos de forma progressiva e harmônica:

Agrossilviculura - que é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; florestas no perímetro da propriedade como quebra vento; sistemas agroflorestais com exploração econômica e adequação ambiental e um modelo de exploração econômica de reserva legal de forma sustentável, conforme a legislação vigente”, explicou. O diretor executivo da unidade Agropecuária do Grupo Araunah, Jônadan Ma, ressaltou que essas ações visam transformar e consolidar a

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

5


produção agropecuária num modelo caracterizado pelo menor uso de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos, além de um menor grau de dependência em relação ao uso de variedades transgênicas, sem perdas na produtividade. O resultado será uma produção equilibrada com o meio ambiente, de acordo com a demanda crescente do mercado por produtos agropecuários de menor impacto ambiental. “Praticamente todas as áreas de agricultura da fazenda são monitoradas por meio do Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD), com análise sistemática dos solos e das culturas. Temos um histórico de mais de 40 anos de produção, permitindo assim, atingir os resultados acima mencionados. Nas áreas de preservação, fazemos o manejo sustentável de espécies dentro da lei ambiental, e assim, estimulamos a vida dentro dessas áreas”, afirmou.

6

BAIXO IMPACTO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA A Agricultura de Baixo Impacto consiste em produzir de forma inteligente, técnica e sustentável, aproveitando os recursos disponíveis, levando em consideração a engenharia relacionada aos sistemas de produção agropecuária e o respeito ao meio ambiente. Pedro Francio Filho afirma que projetos com esse objetivo são mais equilibrados, uma vez que aliam ciência e prática, reduzem custos no médio e longo prazo e aumentam a produtividade. “Eles também diminuem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes, que na maioria das vezes são utilizados de forma indiscriminada ou com pouco conhecimento técnico, como as famosas receitas de bolo, que deveriam ser extintas do mercado”, afirmou. Pedro Francio ressaltou também que, de modo geral, ter consciência no ambiente de produção é fundamental, para seguir no caminho de produzir mais com menos. A população tem percebido a importância de produzir alimentos, madeira e biomassa, com menos impacto ao meio ambiente. “Todos os profissionais do campo, técnicos da área, pecuaristas e produtores rurais estão diretamente ligados e são responsáveis pela saúde humana, portanto, chegou a hora de escrevermos uma história diferente, na qual as futuras gerações agradecerão e terão orgulho dessas nossas ações”, ponderou.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA E FLORESTA Dentre as ações da agricultura de baixo impacto ambiental está a integração lavoura-pecuária-floresta, também conhecida como agrossilvicultura. Nesses modelos, a distribuição de mão de obra é mais uniforme durante o ano, e existe uma melhoria das condições de vida promovida pela diversidade de produção, o que reduz os riscos e incertezas do mercado. A integração lavoura-pecuária-floresta existe no País desde a década de 80 e está se difundindo amplamente. Fabiano Camargo, gerente geral da fazenda e responsável pela execução do projeto, explicou que as árvores no sistema funcionam como quebra-ventos, mantendo a umidade do solo, aumentando a fixação de nutrientes, restaurando as propriedades químicas, físicas e microbiológicas do solo, e melhorando a qualidade da cultura agrícola ou pasto.

Além da exploração racional dos recursos disponíveis, a agrossilvicultura aumenta a renda da fazenda, resultando em maior estabilidade econômica e segurança das futuras gerações para dar sucessão à atividade no campo”

“Além da exploração racional dos recursos disponíveis, a agrossilvicultura aumenta a renda da fazenda, resultando em maior estabilidade econômica e segurança das futuras gerações para dar sucessão à atividade no campo”, observou Fabiano, de 37 anos, que representa a terceira geração de sua família trabalhando dentro da Agropecuária Boa Fé.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

7


Inovashow Ma Shou Tao reflete a confiança no setor agropecuário

Vista aérea do evento - Agropecuária Boa Fé, Conquista/MG

8

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


Sucesso do evento é reflexo do interesse do produtor rural em tornar seu agronegócio mais competitivo e rentável Um evento que reflete a confiança de um Grupo e de produtores rurais no agronegócio brasileiro. O Inovashow Ma Shou Tao, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, reuniu, na sede da Agropecuária Boa Fé, mais de 2400 pessoas e 52 empresas para uma saudável discussão acerca de tecnologias e inovações aplicadas à agricultura e pecuária. Planejado para reunir todos os elos da cadeia produtiva, o Inovashow recebeu um público diversificado, formado por produtores e empresários rurais, profissionais liberais, pesquisadores, consultores e estudantes, que tiveram acesso a informações e técnicas práticas para melhorar a gestão e o desempenho de uma fazenda através de palestras com especialistas de cada atividade. Caravanas de diversas regiões, além de comitivas da Suíça, Zâmbia, África do Sul, Paraguai e Equador engrandeceram ainda mais o evento.

Da esquerda para direita: Enos Ma - Diretor Executivo da Penergetic® do Brasil, Romeu Borges - Presidente Sindicato Rural de Uberaba, João Cruz Reis Filho - Secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Jônadan Ma - Diretor Executivo Agropecuária Boa Fé, José Afonso Bicalho - Secretário da Fazenda do Estado de Minas Gerais

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

9


A Bioativação de solo foi um dos temas do Inovashow

MODELO DE TRABALHO O agropecuarista Heliton Devoz, de Sacramento (MG), produtor de soja e milho, além de explorar a pecuária leiteira, leva do evento novas ideias para o seu projeto. “Aqui nós tivemos acesso à informação e verificamos in loco os resultados da aplicação de tecnologias na fazenda”, acrescentando que a possibilidade de integrar lavoura, pecuária e floresta é o que mais lhe despertou o interesse no evento. “Vou entrar em contato com as empresas especializadas nesse tipo de atividade e também buscar mais informações com a Agropecuária Boa Fé para que possa levar essa atividade para o meu negócio”, conclui. O evento contou com um alto nível do público participante e das palestras, ministradas por 13 especialistas nas estações divididas para agricultura e pecuária. As visitas aconteceram no período da manhã, apresentando ao público novas possibilidades para

10

superar os desafios de produzir de maneira competitiva e permanecer na atividade com rentabilidade. Na parte da tarde, 52 empresas patrocinadoras do Inovashow apresentavam seus produtos e serviços e ofereciam condições comerciais diferenciadas. Ademir Callegari, especialista em plantio direto, plantas de cobertura e bioativação de solo, foi um dos palestrantes do evento. Callegari ressalta como o Inovashow consegue incentivar os participantes a praticarem uma agricultura mais inteligente, equilibrada, utilizando menos insumos. “É produzir mais com menos. Trouxemos vários exemplos de produtores de diversas regiões do País, com

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


A Agropecuária Boa Fé não é só um laboratório de pesquisa e aplicação de tecnologia, é também uma vitrine de demonstração de como elas funcionam na prática”.

dados e resultados de cada cultura, mostrando para o público o que o “vizinho” dele está fazendo, mostrando que as inovações estão totalmente ao alcance de produtores de todos os tamanhos”, pondera.

Henrique Vieira, gerente de produtos da Agener União, destaca o conteúdo técnico do evento. “A Agropecuária Boa Fé não é só um laboratório de pesquisa e aplicação de tecnologia, é também uma vitrine de demonstração de como elas funcionam na prática”. Para o coordenador técnico da Bio Soja, Maickon Balator, o Inovashow é uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos. “Durante os dois dias de evento, a empresa esteve em contato direto com os produtores, consultores, pesquisadores e formadores de opinião, possibilitando-nos estreitar relacionamentos e apresentar as novidades da nossa linha de produtos para 2016”, finaliza.

A PRÓXIMA EDIÇÃO O Inovashow coroa o retorno dos eventos da Agropecuária Boa Fé ao calendário anual de grandes feiras agropecuárias. O sucesso do evento é o reflexo do compromisso do Grupo em estar sempre na vanguarda das atividades em que atua, compartilhando conhecimento e experiências com produtores rurais de todas as regiões, contribuindo para que o setor do agronegócio seja mais competitivo e mais rentável. As apresentações do Inovashow, em total sintonia com o nome do evento, foram 100% focadas em inovações. A expectativa para 2017 é um evento ainda maior. “O que o público e as empresas podem esperar é um show de inovação, recheado de qualidade e excelência no atendimento aos visitantes, com a certeza de que causaremos impactos positivos no agronegócio regional e nacional”, pontua Jônadan Ma, idealizador do evento.

Vista aérea do Inovashow - Agropecuária Boa Fé, Conquista/MG

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

11


Muita emoção na celebração dos 15 anos ® de Penergetic no Brasil Na manhã do dia 18 de fevereiro, durante a V Convenção Nacional Penergetic®, celebramos os 15 anos de atuação da Penergetic® no Brasil. Já são quinze anos no Brasil, de intenso trabalho, dedicação e, acima de tudo, resultados da tecnologia destinada a pensar e fazer “uma agricultura + inteligente”. Desde 1999, os resultados e a equipe só vêm crescendo! Do início nos cerrados brasileiros para o mundo, a Penergetic® do Brasil vem despontando em suas atividades, trabalhos, projetos e pesquisas apoiadas por importantes instituições, com a contribuição intensa de grandes profissionais e pesquisadores renomados.

12

Da esquerda para a direita: Carlos Ernesto – Dir. de Tecnologia e Desenvolvimento, Carlos Bessa – Diretor de Finanças e Administrativo, Enos Ma - Dir. Executivo da Penergetic®, Miguel Ma – Presidente do Conselho Administrativo, Jônadan Ma – Dir. Executivo da Agropecuária Boa Fé, Solomon Ma – representante da TSI Trading, Ângela Ma - Diretora da NHD Foods e Rebeca Ma – membro do Conselho.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


FORTES EMOÇÕES! A Convenção teve início com as palavras de Jônadan Ma, precursor na utilização da tecnologia na Agropecuária Boa Fé, contando a todos como foi a origem da Penergetic® no Brasil. Complementando com outros fatos, o Sr. Carlos Ernesto Machado, um dos mais antigos integrantes da equipe e atual Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da Penergetic®, e apaixonado declarado pela tecnologia, tomou a palavra emocionado. O Diretor Executivo Enos Ma, que assumiu as atividades a partir de 2010, trouxe relatos sobre as dificuldades iniciais, mas também a energia e persistência de toda equipe, com a certeza de que os desafios seriam superados com resultados sólidos. Em uma apresentação repleta de imagens e marcos, a história foi sendo tecida, ano a ano, tendo como expectadores toda equipe comercial, de pesquisa e desenvolvimento e administrativa. Foi criado um selo comemorativo dos 15 anos em todo material de comunicação da empresa, que ambienta e acompanha o dia a dia da equipe. Penergetic® do Brasil – há 15 anos fazendo uma agricultura mais inteligente.

Da esquerda para a direita: Cedric Wilhelm e Ciril Wilhelm - Gestores da Penergetic® Internacional, Birgit Wilhelm - Diretora da PI e Enos Ma - Diretor Executivo da Penergetic® Brasil.

2001

2007

Comprovação da tecnologia Penergetic na Fazenda Boa Fé!

Crescimento da equipe

2014

O IBD chegou!

Brasil afora, a tecnologia vai ficando conhecida, promovendo resultados e conquistando mais apaixonados! O time já está BIOATIVADO!

Início dos testes em 1999, após 3 anos consecultivos de resultados positivos, inicia-se a comercialização no Brasil.

2004

Missão dada é missão cumprida! Os primeiros e excelentes resultados no mercado vieram da cultura da soja! Todos confiantes nos constantes e progressivos resultados.

A tecnologia Penergetic recebe, no Brasil, a certificação do IBD - Instituto Biodinâmico do Brasil.

2010

2016

Para captanear a Penergetic® no Brasil, Enos Ma assume a missão. Com arrojo, visão e muita determinação, ele consegue conduzir o negócio progressivamente, permitindo reinvestir e avançar!

E aqui estamos. Já são 15 anos de história. Completamos quase duas décadas, pensando, trabalhando e fazendo...

O novo inovou!

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

Chegamos!

13


V Convenção Nacional ® Penergetic Dois dias de intensas atividades, troca de conhecimento e experiências no encontro que reuniu as equipes do Comercial e P&D da Penergetic® TIME DE ESTRELAS! Durante os dias 18 e 19 de fevereiro, os participantes assistiram a palestras, apresentações técnicas e comerciais, e tiveram a oportunidade para trocar experiências vividas em suas respectivas regiões.

14

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

Mais de setenta pessoas participaram da Convenção, integrando o grande Time Penergetic® do Brasil. Destaque especial para área de P&D, que preparou conteúdo e materiais de altíssimo nível e disponibilizou aos participantes. O Dr. Ademir Calegari também marcou presença no evento.


Agenda cheia no início de 2016! SHOWTEC FOI SHOW!! A Penergetic® do Brasil esteve presente no maior evento do agronegócio no Mato Grosso do Sul. Realizado entre os dias 20 e 22 de janeiro desse ano, em Maracaju, na Fundação MS, a Penergetic® apresentou os resultados com uso da tecnologia, nos plots montados em seu stand. A Showtec também trouxe novidades de pesquisas de Biotecnologia para o controle de pragas.

MUITA PROSA PRODUTIVA DURANTE O BELA$AFRA. Nos dias 26 e 29 de fevereiro, o stand da Penergetic® na Bela$afra, evento em Cambé/PR, ficou lotado com os visitantes tendo a oportunidade de ter uma “Prosa Produtiva” com o Dr. Tarcísio Cobucci e o Dr. Ademir Calegari, convidados especiais da empresa. A Penergetic® montou um stand focado na interação, com salas reservadas para palestras, mesas redondas e uma recepção diferenciada aos participantes do evento.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

15


A Penergetic esteve presente na Inovashow e presenciou o retorno do sucesso dos Dias de Campo da Boa Fé

®

16

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


A Penergetic®, que desde 1999 aplica sua tecnologia na Agropecuária Boa Fé, apresentou no Inovashow os resultados revolucionários da bioativação de solos.

De acordo com o diretor técnico da Penergetic®, Carlos Ernesto Machado, a proposta do produto é única e inovadora, e o Inovashow, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, foi a plataforma perfeita para mostrar os resultados. “Apresentamos no Inovashow uma área que tem recebido a tecnologia por 18 anos. Desses, 13 anos ininterruptos sem a necessidade de aplicação de fertilizantes fosfatados, o que é inédito no mercado. As estruturas química, física e biológica do solo estão completamente equilibradas, gerando condições ideais para altas produtividades”, afirmou. Os participantes do evento presenciaram uma lavoura comercial de alto nível e baixo custo, com comentários e esclarecimentos feitos pelo renomado pesquisador, Dr. Tarcísio Cobucci, que comandou o plot da tecnologia.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

17


TECNOLOGIA DE BIOATIVAÇÃO DE SOLO NA EXPODIRETO A Penergetic® marcou presença na 17ª edição da Expodireto Cotrijal, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque (RS). A feira já está consolidada como o maior evento da região Sul. Diversos produtores da região já contam com a tecnologia Penergetic® e a feira foi mais uma oportunidade para os agricultores conhecerem mais sobre a tecnologia. Este foi o terceiro ano da atuação da Penergetic® no Rio Grande do Sul e primeira vez na feira. De acordo com os organizadores, mais de 70 países participaram da Expodireto.

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA CAFEICULTURA DE ALTA RENTABILIDADE NA FENICAFÉ A 21ª Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura), realizado em Araguari nos dias 08 a 10 de março, teve como tema “O futuro da cafeicultura irrigada em nossas mãos”. A feira contou com a participação da Penergetic® do Brasil, mostrando as soluções inovadoras para alcance de altas produtividades e alto padrão de qualidade de café por meio da bioativação do sistema solo/planta, e da Water All, empresa recém-chegada no mercado, oferecendo tecnologias de ponta para soluções em qualidade de água em sistemas de irrigação e manejo de dejetos. Este foi o quinto ano que a empresa participou da Fenicafé, recebendo em seu stand a visita de muitos produtores e consultores da região, além de visitantes das regiões Noroeste, Sul de Minas e do Espírito Santo. A participação na Fenicafé foi uma importante oportunidade de contatos, negócios e principalmente de divulgação de um trabalho de seis anos muito bem conduzido pela equipe técnica da ACA (Associação de Cafeicultores de Araguari). Essa edição do evento contou com palestras, workshops e debates. Além da feira, também foram realizados o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

18

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


Penergetic® na Parecis Super Agro Alto desempenho de produção e redução de custos Linha de produtos e resultados de campo foram apresentados de maneira inédita na feira De 10 a 13 de abril, aconteceu em Campo Novo do Parecis (MT), a 9a edição da Parecis Super Agro, uma das maiores feiras de agronegócio do País. Toda a programação do evento ocorreu no Parque de Exposições Odenir Ortolan. A inédita participação da Penergetic® do Brasil na feira contou com a apresentação de soluções customizadas para o campo, que tem mostrado o significado de poder produzir mais

com menos na prática. Especialmente na área da fertilidade, ao adotar manejos que integram equilíbrio químico e restauração da saúde biológica do solo, gerando assim uma otimização de investimentos em fertilizantes minerais. Centro de uma grande região, Campo Novo do Parecis conta com um eixo rodoviário que contém, apenas em um raio de 200Km, mais de 1,8 milhão de hectares de soja e aproximadamente 1 milhão de hectares em culturas de segunda safra, como milho, milho pipoca e girassol.

sua atividade muito mais acelerada, e o resultado é uma expressiva produção de metabólicos biológicos que reagem com a química no solo, e é capaz de mudar e reequilibrar os microrganismos. A BIOATIVAÇÃO Penergetic® é uma tecnologia de bioativação natural, única no mundo, desenvolvida e fabricada na Suíça pela empresa Penergetic® International AG. Os produtos desenvolvidos pela empresa empregam uma das mais altas tecnologias em física quântica na agricultura, que possibilitam a transferência de cargas eletromagnéticas em espectro quântico reduzido com propriedades altamente eficazes na ação em microrganismos e plantas, mundialmente estudado pela academia e com diversos resultados comprovados. Desse processo, resulta-se uma cadeia de reações no sistema vivo solo-planta, nos quais os bilhões de microrganismos presentes no solo passam a ter

Resultados disso: a maior disponibilidade natural de nutrientes no solo, maior resiliência do sistema aos fatores externos, menor incidência de doenças de solo e maior simbiose com as plantas, que aumenta sua capacidade de autoproteção, e consequente maior sanidade e capacidade fotossintética. É a partir da soma desses processos que essa tecnologia de ponta permite ao empresário rural chegar a esse grande benefício de poder produzir mais com menos. A tecnologia Penergetic® - através das linhas PNG Kompost® e PNG Pflanzen® - promove o aumento da atividade biológica dos solos e plantas, revitalizando os processos ecológicos perturbados (como nossa agricultura atual, uma monocultura intensiva), por tratar a causa e não a consequência de tais perturbações, trazendo os padrões de qualidade e equilíbrio biológico mais próximo da natureza. A essa ação promovida pelo Penergetic®, chamamos de BIOATIVAÇÃO.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

19


Repensando a água Water All Solutions: um novo conceito na busca do desenvolvimento sustentável Criada em dezembro de 2015, a Water All foi concebida para trazer soluções para o tratamento e utilização eficiente da água. Mesmo a Terra sendo o planeta “azul” – compreendendo 71% de sua totalidade em água, a cada dia milhões de litros de água são desperdiçados e contaminados pelo homem. Segundo João Suss, gerente de desenvolvimento de negócios da Water All e geólogo por formação, a Water All é uma empresa que segue a filosofia de atuação do Grupo Araunah, com conceitos que empregam ciência, tecnologia e inovação para produzir alimentos, energia, e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dessa maneira, o desenvolvimento de práticas sustentáveis, não somente no agronegócio, mas nas diversas atividades utilizadoras do recurso água, é fundamental para garantir o equilíbrio entre o aumento da produção e preservação dos recursos naturais.

20

PENSANDO A WATER ALL Um recurso tão importante quanto a água, em um cenário cada vez mais exigente sobre seu uso, fez com que os idealizadores da Water All pensassem em uma atuação de mercado abrangente. A preocupação com o desenvolvimento sustentável torna-se essencial quando se pensa em competitividade, qualidade e produtividade. Nesses três quesitos, a água é elemento fundamental. A Water All atende a cinco segmentos: Agricultura, Produção Animal, Indústria, Saneamento e Residencial, oferecendo soluções que integram tecnologia e inovação em irrigação, tratamento de efluentes, desinfecção, controle de algas e vitalização da água. Para tornar isso uma realidade, a Water All buscou em países como Israel, Suíça, Holanda, França e Canadá, soluções que demonstraram resultados concretos e as trouxe para o Brasil.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


INDÚSTRIA • Projetos de reuso; • Redução de amônia, nitratos e fosfatos; • Eutrofização; • Incrustações minerais em tubulações; • Redução de odores. SANEAMENTO • Projetos de reuso; • Redução de cargas orgânicas de efluentes; • Eutrofização; • Desinfecção de microrganismos e patógenos; • Redução de odores. RESIDENCIAL • Melhoria de qualidade da água potável; • Desinfecção de microrganismos e patógenos;

AGRICULTURA • Tratamento eletromagnético da água de irrigação; • Irrigação com água salobra;

• Desinfecção de piscinas; • Incrustações minerais em tubulações.

• Incrustações minerais nas linhas de irrigação; • Coletores de umidade; DIFERENCIAL COMPETITIVO DA WATER ALL

• Eutrofização PRODUÇÃO ANIMAL • Tratamento de dejetos de origem animal; • Projetos de reuso de água; • Tratamento eletromagnético da água; • Desinfecção de microrganismos e patógenos; • Controle de algas; • Redução de amônia no ambiente; • Redução de odores.

Por meio da tecnologia e inovação, a Water All levanta a bandeira da valorização e uso eficiente da água, principalmente no setor agroindustrial. A empresa oferece soluções inovadoras e multifuncionais para atividades que utilizam água como princípio, parte ou produto de seus processos. A Water All trabalha com a venda consultiva, aplicando diagnósticos personalizados e um pós-venda com um time de consultores especializados. Possui um modelo de negócio exclusivo e arrojado, com a viabilização de produtos importados e busca incessante por inovações que resolvam os problemas enfrentados no que tange a água e seus efluentes nas mais diversas aplicações e negócios.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

21


COMPOST BARN SE BENEFICIA COM SOLUÇÕES A Agropecuária Boa Fé recentemente investiu em um sistema produtivo conhecido como Compost Barn (estábulo com compostagem). O Compost Barn é um sistema de confinamento que visa melhorar o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente, trazer melhores índices de produtividade do rebanho. Na fazenda, o Compost Barn é composto basicamente por uma grande área de cama comum (área de descanso), formada por maravalha, separada do corredor de alimentação. O diferencial deste sistema é a compostagem que ocorre ao longo do tempo com o material da cama e a matéria orgânica dos dejetos dos animais. O processo de compostagem consiste em produzir dióxido de carbono (CO2), água e calor a partir da fermentação aeróbia da matéria orgânica. As fezes e urina das vacas fornecem os nutrientes essenciais (carbono, nitrogênio, água e microrganismos) para que ocorra o processo de compostagem. O oxigênio usado na compostagem é proveniente da aeração diária que ocorre na cama. O sucesso do processo é percebido através da aferição dos níveis de oxigênio, água, temperatura, quantidade de matéria orgânica e atividade dos microrganismos, que produzem calor suficiente para secar o material e reduzir a população de microrganismos patogênicos. Para que esse processo ocorra, o corpo operacional da Agropecuária Boa Fé garante a temperatura da cama com variação de 54 a 65˚C a 30 cm da superfície da cama. É aí que entra uma solução da Water All, o Penergetic G, através da aceleração da compostagem, visando a estabilização da temperatura ideal da cama e reduzindo o nível de amônia no ambiente.

22

Todo dejeto criado é direcionado para o tanque de efluentes e nesse tanque o Penergetic G faz a aceleração da fermentação anaeróbica, para homogeneizar o dejeto facilitando a separação de sólidos e líquidos. A parte sólida recebe um produto para bioativação do processo aeróbico do composto orgânico para formação ideal de compostagem. A parte líquida é utilizada nas lavouras através da fertirrigação. Para o veterinário e gerente de pecuária da Boa Fé, Rafael Ribeiro, a incorporação de novas e modernas tecnologias potencializa os resultados em sistemas de produção que buscam maior produção e produtividade por animal. Na atividade leiteira, assim como em toda atividade agropecuária, essa premissa é invariável. Em 2015, a Agropecuária Boa Fé iniciou o projeto de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e, nesse projeto, o Compost Barn, aliado às soluções da Water All, permitirá a expansão do projeto de leite, produzindo também o composto orgânico como fertilizante para adubação das culturas, fechando, assim, o ciclo de integração de Lavoura-Pecuária. “A partir do projeto de integração ILPF, percebemos a importância da solução da Water All dentro do sistema de produção, viabilizando a melhoria do processo de compostagem (qualidade e secagem da massa), diminuição do odor de amônia, desinfecção de patógenos presentes na água, bem-estar animal e redução do estresse hídrico metabólico dos animais, comprovando a qualidade do trabalho desenvolvido para um ambiente altamente produtivo”, ressaltou Rafael. Todos os dejetos provenientes do Compost Barn são separados e utilizados para diversos fins, que potencializam a produção, promove redução de custo e aumento na qualidade do leite. A gestão inteligente dos recursos naturais, o equilíbrio com o ambiente e a entrega de alimentos de qualidade superior para o consumidor torna as atividades altamente competitivas.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


A esquerda Rafael Ribeiro, médico veterinário - Gerente de Pecuária da Agropecuária Boa Fé e a direita Jônadan Ma - Diretor da Agropecuária Boa Fé - Ma Shou Tao

Sistema de resfriamento dos animais na pista de alimentação

Compost Barn - Agropecuária Boa Fé, capacidade para 220 animais

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

23


Araunah Uma nova era na história da família Ma

A diversificação das atividades e a incorporação de novas gerações promovem a modernização de uma tradicional marca

24

EDIÇÃO EDIÇÃONºNº0101• •JANEIRO JANEIRO -- MARÇO MARÇO • 2016


EDIÇÃO Nº01 01••JANEIRO JANEIRO - MARÇO • 2016 EDIÇÃO Nº - MARÇO • 2016

25


Da esquerda para a direita: Solomon Ma, Jônadan Ma, Constância Ma, Miguel Ma e Ezra Ma

Em noite solene na cidade de Uberaba, a família Ma deu início a uma nova etapa na sua vitoriosa trajetória de empreendedorismo e inovação no agronegócio. Com a presença de todos os membros da diretoria executiva e dos colaboradores que trabalham nas empresas do grupo, celebrou-se o lançamento oficial da nova marca corporativa do Grupo Araunah. O presidente do Conselho Administrativo, Miguel Ma, destaca que o momento é de integração. “O lançamento corporativo da Araunah marca a diversificação das nossas atividades, além da incorporação de mais uma geração da família nos negócios, por méritos profissionais e a vontade e direção divina”, pontua. O filósofo, escritor, professor e comentarista da rádio CBN, Mario Sergio Cortella, arrancou aplausos,

26

interação e risos da plateia. Exímio em seu discurso, Cortella causou emoção e entusiasmo ao provocar reflexões e levar cada participante a rever sua trajetória, suas escolhas e se propor a fazer mais, a ser melhor, a fazer pulsar a vida ao seu redor. “Toda vez que você tem uma comunidade que se junta para produzir vida, todos que estão em volta são beneficiados. É extremamente agradável participar e partilhar desse momento e, ao mesmo tempo, ver quantos homens em mulheres se dedicam a ganhar a vida ajudando a cuidar dela”, reflete. A mudança coroa uma nova era na história da família, reconhecida por atuar na vanguarda do agronegócio. A família Ma, há mais de quatro décadas, constrói uma trajetória de liderança e inovação no setor responsável por 1/3 do PIB nacional. Alicerçada em valores sólidos, tem como princípios

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

a fé, a dedicação, o trabalho e a valorização das pessoas. A constante busca por inovação, pesquisa e aplicação de tecnologias permitiu a diversificação das empresas da família Ma, tornando-se referências tanto no agronegócio como no mercado de alimentos saudáveis, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.


EVOLUÇÃO A Agropecuária Boa Fé foi a pedra fundamental de todo o processo evolutivo do Grupo. Hoje, a propriedade é modelo na produção de soja, milho, cana e sorgo, com altos índices de produtividade em solo 100% bioativado. Integrada à produção agrícola, a propriedade explora a pecuária leiteira e é centro de melhoramento genético da raça Girolando, além do recente cultivo de madeira, completando o ciclo de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A crescente demanda por alimentos, e a ascensão do modelo de agricultura sustentável, que visa a aumentar a produção em concomitância com a preservação dos recursos naturais, despertou o interesse de trabalhar com uma tecnologia revolucionária, importada da Suíça e com resultados extremamente positivos em diversos países. Em 2002, o Grupo importou a tecnologia Penergetic®, que hoje eleva os índices de produtividade em mais de um milhão de hectares cultivados no Brasil, levando soluções para produtores de todos os tamanhos. Buscando sempre tecnologias que aumentam a eficiência em diversos sistemas produtivos, foi criada a Water All, empresa especializada em soluções para água e efluentes, com atuação em cinco segmentos de mercado: Agricultura, Pecuária, Indústria, Saneamento e Residencial. É uma nova forma de pensar a água, que objetiva reduzir a utilização de produtos químicos na produção, além de valorizar e reutilizar a água nos sistemas produtivos.

A fé e a benevolência são valores enraizados no Grupo, atuando com responsabilidade social em conjunto com seus colaboradores e nas regiões onde atua

Chegando à ponta da cadeia produtiva, e guiados pelo sonho de levar alimentos até a mesa de todas as famílias, nasceu a GoodSoy. Com total domínio da cadeia da soja e garantindo a qualidade e rastreabilidade da matéria-prima, a GoodSoy desenvolve e produz alimentos funcionais à base de soja não transgênica, o que a alavanca como referência em produtos inovadores, saudáveis e gostosos.

Com o crescimento da empresa e a visão do enorme potencial do mercado de alimentos saudáveis, foi criada a NHD Foods, com atuação focada no segmento de saúde e bem-estar, produzindo alimentos nutritivos e saudáveis através das marcas GoodSoy e Belive. O filósofo, escritor, professor e comentarista da rádio CBN Mário Sérgio Cortella arrancou aplausos, interação e risos da plateia

A fé e a benevolência são valores enraizados no Grupo, atuando com responsabilidade social em conjunto com seus colaboradores e nas regiões onde atua. Um gesto nobre de respeito e amor ao próximo, que frutificou na criação do Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer. O instituto não mede esforços para suprir financeiramente, ao longo de todo o ano, os elevados custos financeiros operacionais que afetam pacientes do Hospital do Câncer de Uberaba Dr. Hélio Angotti.

EDIÇÃO EDIÇÃO Nº 01 Nº •01JANEIRO • JANEIRO - MARÇO - MARÇO • 2016 • 2016

27


Família Ma reunida durante o evento de lançamento da Marca Corporativa

28

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


ENERGIA RENOVADA Simultaneamente ao crescimento do grupo, as novas gerações da família Ma passaram a participar diretamente dos negócios, trazendo conhecimento, gestão moderna e conceitos atualizados de empresas multinacionais que podem somar dentro de uma empresa familiar. Motivados profissionalmente e com uma vocação para dar sequência aos valores cultivaO Araunah dos na família, eles seguirá têm o compromisso produzindo, com de fortalecer ainda responsabilidade, mais os empreendialimentos, energia mentos do Grupo. e tecnologias que

proporcionem maior qualidade de vida para as pessoas

O Grupo Araunah seguirá produzindo, com responsabilidade, alimentos, energia e tecnologias que proporcionem maior qualidade de vida para as pessoas. Continuará a impulsionar a economia das regiões onde atua, gerando emprego, renda e divisas. A chegada de uma nova geração, num processo natural de sucessão, dá longevidade aos valores familiares e aos negócios e permitem ao Grupo continuar ajudando homens e mulheres a construir suas vidas de maneira ética, responsável e íntegra.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

29


Ponto de Vista com

Mario Sergio Cortella Palestra especial realizada para todos os colaboradores durante o lançamento do Grupo Araunah O evento de lançamento da marca corporativa contou com a presença ilustre do Prof. Mario Sergio Cortella, que com muita didática e todo o bom humor que lhe é peculiar, levou todos a refletirem sobre a ética e a necessidade de mudança. “É necessário ter sucesso sempre com decência, com ética, com proteção da nossa saúde mental, ambiental e familiar. Por isso, tudo aquilo que torna saudável a nossa vida é feito com ética, e a competência permite isso”, ponderou Cortella.

30

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


“É necessário pensar: o que fazemos? por que fazemos? Sua vida está voltada para a decência da abundância, ou o seu lema é – fazemos qualquer negócio? Pois quando fazemos qualquer negócio, fazemos, inclusive, o que não era para ser feito”.

O tema Ética é uma especialidade do sociólogo, presente em várias de suas palestras, aulas e textos. Ética, segundo suas palavras, é o “conjunto de valores e princípios, que usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: Quero – Devo – Posso”. Questões que também estão presentes nos ambientes corporativos.

Citando a passagem do evangelho, João 10:10, “Quero que tenhais vida e vida em abundância”, Cortella deu início às suas colocações sobre a associação entre ética e a abundância. “Segundo Benjamin de Disraeli, a vida é muito curta para ser pequena. Quem leva uma vida que não se importa com a abundância, tem uma vida fútil, inútil, pequena, banal. Uma vida desperdiçada”, cita Cortella. O professor continuou ressaltando, que vida em abundância não é uma vida de desperdício, ou uma vida de descarte. Na visão da economia, é impossível as partes serem maior que o todo. Já na visão da Ética, a abundância é um princípio associado à ideia de partilha. Juntar as partes, para fazer um todo maior e melhor. Viver em abundância traz a ideia de realização com aquilo que deixa plena minha vida individual em meio aos outros. Afinal, a regra na vida não é cada um por si e Deus por todos, mas sim um por todos e todos por um. Correlacionando a questão ao universo corporativo, o Prof. Mario fala sobre a postura ética das empresas. “É necessário pensar: o que fazemos? por que fazemos? Sua vida está voltada para a decência da abundância, ou o seu lema é – fazemos qualquer negócio? Pois quando fazemos qualquer negócio, fazemos, inclusive, o que não era para ser feito”. No seu ponto de vista, uma empresa inteligente, com valores éticos, é aquela que jamais diz que faz qualquer negócio. Uma empresa ética é uma empresa decente. “Ética não é cosmético. Ou ela se insere na vida da empresa, ou a empresa desmorona” – falou o professor. Falando também sobre mudanças, Cortella fez menção à questão da crise, usando a etimologia da palavra. “A crise é algo que purifica. É quando você vê quem é realmente compe-

tente”. Para Cortella, na vida e no mundo corporativo, é preciso ter humildade para compreender que a ética e as mudanças são necessárias para fazer as coisas com mais capacidade, abundância e decência. Cortella ressalta que a mudança da nova marca corporativa do Grupo é um fator motivador, que agrega estímulo e energia a todos que integram as equipes envolvidas nas empresas do Grupo. Fechando sua palestra, o professor trouxe uma citação de Albert Schweitzer: “A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo”. Com esta colocação, levou todos a refletir sobre a importância do comprometimento, da energia e da vontade de realizar. No processo de mudança, é necessário “otimismo” – gente que vibra com a vida e supera os desafios. Incentivou a todos a fazer, realizar, e não apenas reclamar da situação, sem agir para modificá-la. “Na Regra 34 da Ordem Beneditina, diz: É proibido resmungar. O monge que desobedece esta regra é expulso da Ordem. Toda empresa deveria ter uma plaquinha com esta frase. Eu sempre desconfio daquela pessoa que faz barulho demais e vive resmungando. Provavelmente ela está trabalhando de menos”. Aplaudido de pé, Cortella concluiu sua palestra, deixando a mensagem clara dos princípios que norteiam uma vida plena e abundante de realizações, que enxerga as mudanças e os desafios com otimismo e energia, com ética e decência.

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

31


NHD Foods oferece propostas saborosas para uma alimentação saudável Empresa mostra como a alimentação saudável pode transformar vidas Idealizada a partir da visão e dedicação de uma família que possui suas raízes no campo, a NHD Foods leva até os consumidores alimentos nutritivos, saudáveis e deliciosos. Com produtos funcionais à base de soja, sob a marca GoodSoy, e a recente marca Belive, focada na linha Free From, ou seja, livres de glúten, lactose e outros alergênicos, a NHD Foods desenvolver produtos visando atender à uma demanda cada vez maior por parte dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor, apesar do período desafiador da economia brasileira, o mercado de alimentação saudável experimenta um momento de prosperidade nunca antes visto. As vendas deste tipo de produto praticamente dobraram (98%) no Brasil nos últimos cinco anos e cresceram acima da demanda por alimentos tradicionais (67%) no mesmo período. A indústria é resultado de um sonho antigo da família Ma de verticalizar a produção a partir da transformação da soja commodity em alimentos de maior valor agregado.

32

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016


“Aproximar a indústria de alimentos com o campo possibilita a criação de novos empregos, especialmente para as mulheres, gerando renda e oportunidades para as famílias que lá residem.” Angela Ma Segundo a diretora da NHD Foods, Angela Ma, todo o projeto foi criado com pilares de inovação, diferenciação, respeito ao meio ambiente e paixão em transformar vidas. “Aproximar a indústria de alimentos com o campo possibilita a criação de novos empregos, especialmente para as mulheres, gerando renda e oportunidades para as famílias que lá residem. É uma maneira de manter essa força de trabalho nas fazendas, evitando o êxodo rural e contribuindo para o equilíbrio do agronegócio com um todo”, ressalta.

PRODUTOS Tanto a Belive quanto a GoodSoy possuem uma grande variedade de produtos, contando com salgadinhos, biscoitos, pão de mel, cookies e brownies, sendo que a maioria é sem glúten e sem lactose. Os produtos da NHD Foods trazem em sua receita matéria-prima de alta qualidade, produzidos em lavouras monitoradas, com aplicação inteligente de insumos agrícolas, o que garante maior qualidade nutricional. Toda a soja, aveia e trigo sarraceno utilizado na fabricação são produzidos na própria fazenda. A proposta da NHD Foods é proporcionar ao seu público uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer. Os produtos são distribuídos em supermercados e pontos de vendas especializados em produtos naturais, lojas de conveniência, farmácias, dentre outros, em todo o Brasil. Visite os sites das marcas e conheça mais: NHD Foods (www.nhdfoods.com.br), GoodSoy (www.goodsoy.com.br) e Belive (www.belivebefree.com.br).

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016

33


NHD Foods na APAS 2016 Reconhecida mundialmente como a maior Feira supermercadista da atualidade, a APAS está em sua 32ª edição O evento reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior e é totalmente segmentado, contando com a participação de expositores de diversos países.

tendências deste mercado.

E a NHD Foods estará presente mais uma vez neste importante encontro para apresentar as novidades e lançamentos das suas marcas GoodSoy e Belive.

“A participação da NHD Foods na APAS no ano passado foi um grande sucesso, onde apresentamos pela primeira vez ao mercado a nova identidade da empresa e a nova marca Belive. Nossa participação nesse ano significa posicionar nossas marcas como referências no segmento de alimentação saudável e gerar excelentes negócios para ampliar nossa presença em todo o Brasil. Estamos muito entu-

O evento acontecerá nos dias 2 a 5 de maio, em São Paulo/SP. Além de ser um encontro de relacionamento e negócios, a Feira é uma grande oportunidade para conferir as novidades e

Oportunidade perfeita de aparecer junto aos maiores do mercado e ampliar as perspectivas de negócios.

siasmados e temos certeza que o mercado irá vibrar com os nossos lançamentos.” – cita Samuel Ma, diretor de marketing da empresa. A empresa acredita que estar na APAS é mais que uma grande vitrine. É um importante momento de estreitar as relações comerciais com parceiros do mercado varejista, distribuidores, representantes e fornecedores. A APAS é o maior e o mais importante evento dentre todos os que a NHD Foods participará em 2016. Um investimento que com certeza levará a empresa a novos patamares de resultado.

Na foto: David Ma, Diretor Executivo da NHD Foods, Angela Ma, Diretora da NHD Foods ao lado de Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo, em frente ao stand da NHD na APAS 2015

34

EDIÇÃO Nº 01 • JANEIRO - MARÇO • 2016




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.