RTI - Outubro - 2021

Page 16

ESPECIAL

16 – RTI – OUT 2021

Eficiência energética em data centers Fábio Laudonio e Sandra Mogami, da Redação da RTI

O

Além da pandemia, que pressiona a digitalização dos serviços de infraestrutura, o aumento dos custos de energia e o receio de um apagão podem acelerar o movimento das empresas para estruturas mais resilientes e elevados níveis de disponibilidade. As principais empresas de colocation estão conduzindo importantes planos de expansão na região e estão preparadas para enfrentar a crise de energia no país.

aumento dos custos de energia, com a criação da bandeira de escassez hídrica, anunciada recentemente pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, e os riscos de apagão no país têm impacto direto nas operações dos data centers, que precisam de alimentação contínua para garantir a disponibilidade e segurança do processamento de informações. Com a transformação digital e aumento do tráfego de dados ocorrido nos últimos meses, os desafios se tornam ainda maiores. As mudanças na matriz energética dependem de políticas governamentais e de longo prazo, mas algumas medidas de eficiência podem ser aplicadas nas instalações com reduzido investimento e rápido retorno, em especial nos sistemas de climatização, que correspondem a 40% dos custos de energia de um data center. “O PUE médio no Brasil, métrica que mede a eficiência energética nas instalações, é de 1,7 a 2,4 diz Rogerio Fujimoto, vicepresidente de operações da green4T, empresa sediada em São Paulo com mais de 950 data centers implantados no Brasil e em 12 países da América Latina.

Além de soluções de tecnologia e implementação de data centers, a empresa realiza serviços de operação e manutenção a mais de 390 clientes, o que possibilita a criação de uma expertise focada em redução de perdas e ganhos rápidos. “Temos uma jornada de eficiência energética que pode resultar em economia de até 60% no consumo de energia da instalação”, diz. Entre os exemplos estão o confinamento de corredores de ar frio/quente e a localização de áreas com grande dissipação de calor, baseados em programas de simulação computacional, e a transferência de servidores para racks menos densos. Do lado do processamento, as medidas incluem a atualização de servidores por modelos com processamento mais eficiente e a virtualização, com a consolidação de servidores. Entre as novidades da green4T está o uso de óleo de grafeno para eliminar o atrito entre o motor e compressor, reduzindo o gasto de energia e aumentando a vida útil dos equipamentos. “A bomba e o compressor têm um movimento de pressão constante para empurrar o ar quente ou


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.