PI - Julho - 2021

Page 34

ANÁLISE

34 – PLÁSTICO INDUSTRIAL – JUL. 2021

Superfícies plásticas estruturadas inibem a adesão de microrganismos Os biofilmes são conglomerados de germes altamente resistentes que se formam sobre superfícies de materiais e que muitas vezes se tornam um problema, especialmente em aplicações médico-hospitalares. Portanto, a redução da adesão primária dos germes, bem como a medição e avaliação da formação do biofilme em superfícies plásticas, é um problema crucial. S. Reinemann, M. Gladitz, J. Bauer e S. Griesheim

U

m exemplo atual de aplicação na área médica é a incorporação de agentes medicamentosos como antibióticos ou prata à matriz do material de equipamentos ou, alternativamente, à camada externa de cateteres de longa permanência, visando inibir a formação de biofilmes durante sua utilização e evitar a ocorrência de infecções (1,2) . Os cateteres também são revestidos com agentes anticoagulantes como heparinas para que não ocorra trombose, por exemplo.

Stefan Reinemann (reinemann@titk.de) é chefe da Divisão de Pesquisa sobre Plásticos no Instituto Turingiano para Pesquisa em Produtos Têxtis e Plásticos (Thüringische Institut für Textil-und Kunststoff-Forschung e.V.– TITK), na Alemanha. Michael Gladitz é pesquisador-assistente e líder de projeto, Janine Bauer é pesquisadora-assistente e líder em pesquisa biológica e Stefanie Griesheim é pesquisadora-assistente, todos atuantes na mesma instituição. Esse artigo foi publicado originalmente na edição de abril de 2020 da revista alemã Kunststoffe. Copyright by Carl Hanser Verlag. Direitos para o por tuguês adquiridos por Plástico Industrial . Tradução e adaptação de Antonio Augusto Gorni.

Gotas de água sobre silicone. À esquerda: sem estruturação (hidrofóbico); à direita: com estruturação superficial periódica (super-repelente) (TITK)

No entanto, infecções e, frequentemente, tromboses associadas ao biofilme ocorrem de forma recorrente nessas aplicações. Uma solução para superar este problema poderia estar na estruturação específica das superfícies do material de itens desse tipo (3). O instituto alemão Turingiano para Pesquisa em Produtos Têxtis e Plásticos (TITK) testou uma tecnologia no âmbito de um

projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Energia (Bundesministerium für Wirtschaft und Energie – BMWi), a qual possibilitou a confecção de diferentes estruturas superficiais periódicas durante a moldagem por injeção de silicones líquidos bicomponentes. Esta classe de polímeros frequentemente desempenha papel importante nas aplicações e implantes médicos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.