Especial
28
FotoVolt - Agosto - 2021
Análise de investimentos em usinas fotovoltaicas Eduardo Tobias Ruiz*
O
Este artigo apresenta uma metodologia que abrange cada fase relevante do processo de análise e decisão de investimento em usinas solares fotovoltaicas. Composta por 16 etapas, compreende a caracterização do projeto, recomendação de escopo para análise de viabilidade técnica, estratégias de comercialização de energia, alternativas de financiamento, viabilidade econômica, análise de riscos, entre outras.
Caracterização do projeto 1º desenvolvimento de projetos greenfield de geração centralizaRecurso solar 2º da solar fotovoltaica tem cresciLocalização e margem de escoamento 3º do ano a ano no Brasil. Esta tendência Regulação setorial e autorizações 4º se intensificou a partir da publicação da MP nº 998 em setembro de 2020, CAPEX e cronograma 5º posteriormente convertida na Lei nº Custos e despesas operacionais 6º 14.120/21 [1], a qual prevê que projetos que solicitarem outorga de auImpactos socioambientais e licenciamento 7º torização de geração à Aneel após 28 Incentivos fiscais e tributação 8º de fevereiro de 2022 não terão mais Estratégia mercadológica e competitividade 9º direito à redução de 50% da TUST/D. Como referência, em julho de 2021, Gestão e governança 10º havia 3343 projetos fotovoltaicos com Estratégia de financiamento 11º DRO – Despacho de registro de requerimento de outorga [2], totalizanViabilidade econômico-financeira 12º do 146,6 GWac. Destes, 588 projetos Análise de riscos 13º (23,9 GWac) tiveram a outorga publiPrincipais contratos 14º cada. Porém, apenas 68 (2,7 GWac) estavam em construção [3]. Seguros, garantias e derivativos 15º Do ponto de vista da demanda, Decisão de investimento 16º apesar da retomada dos leilões no Ambiente de Contratação Regulada Fig. 1 – Metodologia de análise de investimento em projeto (ACR) em 2021, o volume de novas de usina fotovoltaica [6] contratações segue tímido. Por outro lado, muitos contratos de longo prazo projetos e ativos operacionais de ouestão sendo firmados no Ambiente de tras fontes. Contratação Livre (ACL) e parcerias Nesta desafiadora conjuntura de soconsumadas para projetos de autoprobreoferta de projetos, livre concorrência entre fontes, mudanças regulatórias dução, viabilizando muitos projetos. e tributárias e arranjos contratuais inoEntretanto, fora do ACR, a fonte solar vadores, mais do que nunca, é primorfotovoltaica concorre diretamente com
dial que a avaliação do investimento em projetos fotovoltaicos seja criteriosa, isenta e com rigor técnico. Para isso, é imprescindível entender e considerar as particularidades e riscos inerentes à fonte e aplicadas à realidade brasileira. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia de análise de investimento customizada para projetos de usinas fotovoltaicas no Brasil.
Metodologia de análise de investimento A proposta de metodologia foi concebida buscando abranger cada etapa relevante do processo de análise e decisão de investimento. A figura 1 consolida, de forma sintética, cada etapa e a sequência da análise. * Diretor geral
da Watt Capital, empresa de assessoria financeira para investimentos, financiamentos, compra e venda de projetos e ativos de geração de energias renováveis no Brasil.