Manual de Primeiros Socorros da Escola Nacional de Bombeiros

Page 53

c) Garrote O garrote, devido às lesões que provoca, é colocado somente quando todas as outras técnicas de controlo de hemorragias falharam ou quando se está perante a destruição de um membro. Este deve ser de tecido não elástico e largo. Quando se recorre ao garrote, deve registar-se a hora da sua aplicação (fig. 34).

3. Fig. 34 Garrote.

• Aplicação de frio – A aplicação de frio vai fazer com que os vasos se contraiam reduzindo a hemorragia. No entanto, a sua aplicação requer cuidados. Por isso deve proceder-se da seguinte forma: – Quando se utilizar gelo, envolvê-lo num pano limpo ou em compressas e depois colocá-lo sobre a lesão; – Fazer aplicações por períodos de tempo não superiores a 10 minutos. • Elevação do membro – Este método consiste em utilizar a força da gravidade para reduzir a pressão de sangue na zona da lesão (fig. 35). Para a sua aplicação verificar se não existem outras lesões que possam ser agravadas.

Fig. 35 Compressão manual com elevação do membro.

Controlo de hemorragias

Para se obter resultados mais rápidos podem associar-se às técnicas referidas anteriormente os seguintes procedimentos:

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.