Entrevista @ Booklet: Woodskull por Daniel Ferrarezi - Katheriny Mendes

Page 1

WOOD SKULL

Nesta entrevista Katheriny Mendes conversa com DanielFerrarezi,criadorda marca Woodskull, que vem sedestacandocadavezmais no cenário nacional de mobiliárioautoral

1. Qual é a história por trás da Woodskull e como a marca foi fundada?

Amarcanasceudentrodeumamarcenariaconvencional.Poralguns anoseutiveumaempresademóveissobmedidaedepoisdeumtempo omodelodaempresasetornouumlimitadorpracoisasqueeuqueria criar. Foi um também um processo importante, uma escola mesmo, praentenderaimportânciadodistanciamentodo“comum”.Osanos demarcenariamemostraramqueocaminhoeraoutronomeucaso, eraapostaremprodutosautoraiscomacabamentosemateriaisdealta qualidade. Fugindo do que o mercado oferece como padrão. Por essência eu sou uma pessoa criativa e a marca é uma maneira de expressar essa criatividade. Nesse universo tive alguns mestres marceneiros que me ensinaram muita coisa e formaram a alma da WoodSkull.

Créditos de Imagem: Gustavo Zylbersztajn

2. A marca tem muitas peças que já são consideradas icônicas comooEspelhoLacrosseeaEscrivaninhaRolig,vocêpodecontar umpoucosobrecomoéprocessodecriaçãodamarca?

Doiscaminhosprincipaisnosconduzemeambossãoricos.Oprimeiro deleséodesignerpropondoprojetosqueamarcatenhainteresseem produzir. Temos um time muito afinado que está sempre mapeando oportunidades e necessidades do público. Mas existe um outro caminhoqueadoramos,queéobservaroqueomarceneirojáécapaz deexecutareapartirdissocriarumproduto,oulapidarumatécnicae transformaremproduto.Ariquezadeconhecimentoesoluçõesqueo marceneirocarregaconsigoéalgoquesempremeencantou.Terum olharderespeitoevalorizaçãopraesseprofissionalnospermitepor vezes“encaixar”ascoisas,lapidardeacordocomoqueacreditamose descobrir um produto que estava há anos ali escondido com esse profissional.

3.Quandofalamosemdesigndemobiliárioécomumlembrarmos dosclássicos,CarloHauner,Zalzupin,mascomovocêvêessacena decriadoreshoje?Existeummovimentodejovenstrazendoumar fresco para esse movimento ou ainda estamos muito presos ao passado?

Omobiliáriobrasileiroérespeitadonomundotodopelahistóriaque essesdesignersescreveram.Eunãovejoumcenárionacionalpresoao passado,maséimportanteentenderqueessepassadoprecisasimser valorizado.Éótimoprestarreverênciaàessesdesignersconsagrados. Muitosaindasãoatuaiseinfluenciamostrabalhosdosjovens,qualo problemanisso?Éindiscutívelqueabriramasportaspromobiliário nacionalserreferêncianomundotodoenaminhaopiniãoissocriou uma cena em eterna ebulição por aqui. Quando a gente compara o trabalho dos designers brasileiros de gerações mais recentes, percebemosquecontinuamosnavanguarda.

4.Quaissãoastendênciasatuaisnodesigndemóveisemmadeira maciça e como a Woodskull se mantém atualizada com essas tendências?

Esseéumassuntoquenãonosafligemuito.Usamosas“tendências” mais nítidas do mercado por vezes até como um referencial para remarpraoutrolado.Acreditamosquesemprevaiserdesejadauma peçafeitaprasercompradaumavezsó.Quemescleelegânciacomum arpitorescoequeacimadetudotenhapersonalidade.Equeinclusive tenhaessaapelodadurabilidadecomosustentabilidade:vocênãovai precisarcompraroutrorackpormuitosanos.

5. Quais são as dificuldades em empreender em um segmento nichadocomoodomobiliárioautoral?

Semvítimasaqui.Oempresárioéumcaraqueescolheuessecaminho etemdificuldadescomooutrosprofissionaistambémtêm.Aceitarisso éfundamentalnaminhaopinião.Poderiacitarlogística,variaçõesno cenário econômico, concorrência de grandes empresas que às vezes nem se pagam. Mas entendo que no nosso nicho o desafio maior é encontrar a resposta que separa a criação da fabricação com excelência. Com um trabalho excelente, toda a engrenagem gira de formamaisfluída.

6. EuperceboqueaWoodskullsecomunicamuitobemcomoseu público,comofoioprocessodeentenderqualeraessepúblicoque consomemóveiscomdesign,peçassoltaseentendeovalordoseu produto?

Estudo,suorenãotermedodeerrar.Umamarcaautoralnãoestálivre deaplicartécnicasdemensuraçãodedadoseinterpretaçãodissopara melhorar.Oprocessodeentenderepesquisaropúblicoédiárioevocê precisasecercarseprofissionaisquetragamessainteligênciaparaa empresa.Precisafazerpartedacultura.Masnaminhaopiniãoprecisa ter coragem de arriscar: e aqui mora a tentativa, erro e correção de rota. Uma empresa de menor porte precisa explorar a agilidade de mudararotaeseadaptar.Osgrandestêmmuitomaisdificuldadede fazerisso.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.