CICV: Reabilitação física e inclusão social

Page 1


JUNTOS, AO LADO

DA HUMANIDADE

COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA

‘‘ O que importa não são só os benefícios que o CICV traz, mas os males que ele previne.
– Nelson Mandela

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tem mais de 160 anos de experiência na ação humanitária, compartilhada com a história da humanidade mesmo em seus momentos mais difíceis. Com o apoio de nossos doadores, trabalhamos para aliviar o sofrimento das pessoas afetadas pelos conflitos armados e salvar vidas.

Nelson Mandela fez esta declaração para funcionários do CICV, que o visitaram diversas vezes durante os 27 anos que ele passou na prisão.
© Fundação Nelson Mandela/Matthew Willman

HÁ MAIS DE 160 ANOS, OS FUNDADORES

DA CRUZ VERMELHA IMAGINARAM UM MUNDO MELHOR

A visão de Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha, criou os alicerces da resposta humanitária moderna, que ainda hoje inspira as demais organizações. O CICV tem estado à frente da inovação humanitária há mais de 160 anos, criando suas novas abordagens para a entrega de ajuda de maneira impactante, centrada nas pessoas e focada no futuro Desde 1863, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha oferece proteção e assistência para as vítimas das guerras de maneira neutra, imparcial e independente. Nosso emblema é um símbolo universal de esperança para comunidades devastadas pelo conflito armado na Ucrânia, famílias que não têm o suficiente para comer na Etiópia, ou deslocados pela violência em Gaza e Israel - e em mais de 90 contextos onde estamos presente. Nossa neutralidade intercede pelo cessar-fogo e abre caminho para a ajuda humanitária que salva vidas ao redor do mundo.

‘‘ Ajudar sem olhar a quem!
– Henry

Dunant, fundador da Cruz Vermelha

Em Gaza, uma anestesista do CICV consola um paciente que está prestes a entrar em cirurgia.

Nossos desafios

Diante das constantes mudanças de nosso mundo, precisamos repensar nossa abordagem, encontrar e implementar novas ideias para responder a desafios urgentes. O financiamento governamental estacionou, apesar das necessidades terem aumentado.

Priorizamos quatro pilares que constituem a base de respostas melhores para as crises humanitárias atuais e futuras. Vamos nos concentrar em projetos que inovem para resolver problemas verticalmente, que tenham potencial para funcionar em escala no setor humanitário e que deixem um legado duradouro para as próximas gerações.

Apreciamos a oportunidade de trabalhar com filantropos, o setor privado e com outros parceiros que apoiem nossa missão primordial de proteger as pessoas vulneráveis em todo o mundo.

1

SALVAR MUITAS VIDAS E TRANSFORMAR O SISTEMA DE SAÚDE

Nossas atividades tradicionais de assistência médica, como a cirurgia de guerra, o atendimento daqueles que perderam membros e o cuidado de pessoas detidas continuam muito relevantes em nossos programas. Outras áreas também se tornaram uma prioridade urgente, como a saúde mental e o apoio psicossocial . Precisamos encontrar abordagens inovadoras para salvar mais vidas, conservar a saúde das pessoas e responder a perguntas importantes, como por exemplo:

• Como podemos usar a tecnologia para salvar vidas em lugares remotos onde não há muitos profissionais de saúde qualificados?

• Como podemos criar uma nova geração de profissionais de saúde mental cuja capacitação inclua conhecimentos obtidos diretamente na linha de frente de conflitos armados?

• Como podemos reduzir a disseminação de doenças infecciosas em países com um sistema de saúde frágil e em centros de detenção?

Na República Centro Africana, mãe abraça filho que estava perdido há dois dias. O reencontro foi possível com a ajuda do CICV.

2

APOIAR A RESILIENCIA HUMANA EM ZONAS DE GUERRAS

A violência extrema das guerras afeta a vida das pessoas de muitas formas. Para quem perde um braço ou uma perna em meio ao conflito, superar as dificuldades em meio ao conflito pode ser muito difícil. O CICV apoia pessoas com deficiência que vivem em regiões afetadas pelos conflitos armados, oferecendo serviços de reabilitação física, com uma tecnologia prostética própria e as ajudando a se integrarem plenamente na sociedade. Isso inclui facilitar a abertura de pequenos negócios, promover a capacitação profissional e promover o esporte como forma de superação dos desafios. Precisamos encontrar respostas para perguntas fundamentais, como as seguintes:

• Como podemos empoderar pessoas com deficiência e ajudá-las a superar desafios em regiões afetadas pelos conflitos armados

• Como podemos apoiar centros de reabilitação física e treinar profissionais de saúde para que pessoas com deficiência tenham acesso à serviços de fisioterapia a longo prazo?

3

AJUDAR AS PESSOAS A

SUPRIR SUAS NECESSIDADES BÁSICAS

Acreditamos que todas as pessoas devem poder suprir suas necessidades básicas, como alimentos, remédios e materiais escolares – hoje e no futuro. Mas os conflitos armados destroem a capacidade das comunidades de se sustentar e de suportar outros impactos, como os do aquecimento global. Pessoas são brutalmente deslocadas, obrigadas a abandonar suas casas. Para gerar mudanças duradouras, precisamos elaborar projetos inovadores que respondam a perguntas urgentes, como:

• Como podemos ajudar as pessoas a terem um futuro seguro financeiramente quando a guerra tomou tudo o que elas tinham?

• Como podemos garantir que fomentamos mercados locais prósperos e diversificados quando a guerra arrasou todas as lojas e a infraestrutura do lugar?

• Diante da destruição provocada pelo aquecimento global, como podemos garantir que as pessoas consigam se sustentar?

4

REUNIR FAMÍLIAS SEPARADAS PELOS CONFLITOS ARMADOS

A dor de não saber se seu filho está em segurança é o pior pesadelo de qualquer pai ou mãe. Reunir famílias que foram separadas pelas guerras é tão importante para nossa missão humanitária quanto fornecer alimentos, abrigo ou água. Trata-se de recuperar a dignidade das pessoas, o amor e as conexões pessoais que nos tornam humanos. Em um mundo em que o clima força o deslocamento e em que as conexões digitais evoluem, precisamos responder a perguntas como:

• Como as mais novas tecnologias podem nos ajudar a colocar em contato famílias que foram separadas pela guerra?

• Como podemos proteger pessoas vulneráveis durante deslocamentos?

• Como podemos ajudar pessoas que estão se deslocando a proteger sua identidade e seus documentos pessoais?

• Como podemos proteger os dados e a privacidade das pessoas de grupos que poderiam usar essas informações contra elas?

Na República Democrática do Congo, o CICV distribui alimento a 1.750 famílias afetadas pelo conflito armado na região.

VAMOS AONDE OUTROS NÃO CONSEGUEM IR

Por nossa magnitude, nosso perfil e nossa história, nós atuamos nos contextos mais complexos do planeta. Podemos conversar com todas as partes envolvidas em conflitos armados, e trabalhamos em parceria com governos, empresas, organizações e comunidades para oferecer ajuda humanitária a quem mais precisa. Muitas vezes, em regiões afetadas pelas guerras, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair

IMPACTO SOBRE AS VÍTIMAS DAS GUERRAS E DA VIOLÊNCIA

As pessoas que vivem em países devastados pela guerra e pela violência vivem uma batalha diária para dar a suas famílias comida e água suficientes, um lugar seguro para viver, e a chance de um futuro melhor. O impacto dos conflitos armados faz com que as sociedades se atrasem várias gerações. Crianças deixam de ir à escola, adultos e comunidades inteiras perdem a chance de construir suas vidas — sem falar das cicatrizes mentais invisíveis deixadas pelo conflito. O CICV apoia estas populações com atividades essenciais que trazem esperança e reconstroem futuros

A NATUREZA E O CENÁRIO DE OPERAÇÕES DAS GUERRAS ESTÃO MUDANDO

Atualmente, as guerras são mais longas, e seus efeitos já não se restringem aos países onde foram deflagradas. Cada vez mais elas são disputadas em zonas urbanas densamente povoadas, o que aumenta a quantidade de vítimas civis e a destruição de infraestruturas essenciais, como hospitais e escolas. Os devastadores impactos dos conflitos armados se agravam com o aquecimento global, cujos efeitos levam famílias e comunidades inteiras a fugir para um destino incerto e a viver décadas em campos de refugiados.

À medida que a guerra evolui, as necessidades das vítimas também mudam e precisamos encontrar soluções inovadoras para as suas necessidades de longo prazo: educação, infraestrutura e geração de renda. Como organização de referência no mundo humanitário, cabe ao CICV repensar esta história para nossa era e além

J. Schneider/CICV

Fornecemos ajuda médica e remédios a mais de 9.575.835 de pessoas

Fornecemos água limpa e serviços de saneamento a 53.352.238 de pessoas

Apoiamos 209.823 pessoas com deficiências com próteses e sessões de fisioterapia.

Forneceamos alimentos e sementes para plantio a 14.105.647 de pessoas

EM 2023, MAIS DE 20 MIL FUNCIONÁRIOS DO CICV AJUDARAM

62.351.950 PESSOAS EM MAIS DE 90 PAÍSES AO REDOR DO MUNDO.

Semana

CICV: Reabilitação física e inclusão social

Pessoas com deficiência enfrentam desafios adicionais durante conflitos armados e outras situações de violência. Elas enfrentam vários desafios, alguns mais óbvios e outros que não são tão aparentes. Elas passam por uma série de obstáculos psicológicos e emocionais, desde sentimentos de desamparo e autoestima diminuída até enfrentar discriminação, bullying e oportunidades desiguais em comparação com os outros.

Na prática, essas pessoas têm maior dificuldade para fugir do conflito e para lidar com as consequências deixadas pela violência extrema, como o terreno arrasado e a falta de centros de tratamento e reabilitação física.

Além das consequências e perigos imediatos que as guerras geram, muitas vezes elas deixam para trás também uma série de explosivos perigosos. Mesmo depois de os combates terem terminado e os acordos de paz terem sido assinados, as minas terrestres não detonadas, bombas de fragmentação e outros tipos de artefatos explosivos são abandonados. Até elas serem eliminadas ou destruídas, essas armas continuam matando e ferindo milhares de pessoas.

Por meio de seus centros de reabilitação fisica, o CICV fornece serviços de reabilitação física, cirurgias, tratamento, fisioterapia e dispositivos de assistência como cadeiras de rodas e próteses. Os centros oferecem também apoio à saúde mental e psicossocial aos pacientes, bem como subsídios para treinamento profissional ou para iniciar pequenos negócios

‘‘ Atendemos novos pacientes todos os dias nos centros ortopédicos, muitos dos quais sofreram amputações após ferimentos por bala. É um lembrete gritante de como o conflito altera irreversivelmente a vida de tantas pessoas

– James Reynolds, Vice-Diretor Regional do CICV para a África, sobre o conflito no Sudão do Sul ”

O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA DO CICV

O CICV reconhece que pessoas de todas as idades, gêneros e origens vivenciam os conflitos armados e outras formas de violência de maneiras distintas. A dinâmica social afeta o acesso à saúde, educação e informação. A discriminação, barreiras físicas e financeiras, e a falta de informação sobre a assistência disponível tornam a ajuda humanitária ainda mais urgente para pessoas com deficiência em zonas de guerra.

Os projetos apoiados pelo CICV oferecem os serviços de saúde necessários, desenvolvendo capacidades nacionais em reabilitação física e fornecendo diretamente serviços como fisioterapia e adaptação de próteses e órteses.

O nosso Programa de Reabilitação Física se esforça para atender rapidamente as necessidades de reabilitação física das pessoas com deficiência afetadas pela violência, além de facilitar a reintegração dessas pessoas nas suas comunidades por meio da educação, do incentivo a pequenos negócios e da prática de esportes.

Sabemos que as guerras também deixam feridas invisíveis que podem ser até mais difíceis de tratar. Algumas cicatrizes das vítimas de violência podem ser duradouras, quer seja pelos traumas físicos, como os psicológicos. Sem tratamento adequado, as consequencias desses traumas e experiência podem ser sentidas por anos, ou até mesmo pelo resto da vida. O CICV compreende profundamente a importância da saúde psicológica e psicosocial das vítimas e seus famíliares em sua nova trajetória perante os novos desafios advindos da reabilitação. É por essa razão que enfatizamos o fornecimento profissional e empático de serviços psicológicos para nossos beneficiarios e familiares.

Nossa

perspectiva para 2024 e além

• Gerenciamento de 265 projetos e centros de reabilitação física que oferecem serviços de fisioterapia e próteses para pessoas com deficiências.

• Apoio a serviços existentes de reabilitação física para torná-los mais acessíveis, subsidiando tratamentos e outros custos associados, por exemplo.

• Auxílio aos Ministérios de Saúde e outras autoridades relevantes para tornar os setores nacionais de reabilitação física mais sustentáveis e apoiar a formação de profissionais de reabilitação física em lugares afetados pela violência.

• Apoio a iniciativas de inclusão social e econômica, como aquelas que oferecem treinamento profissional, apoio à subsistência e oportunidades de participação em esportes para pessoas com deficiências físicas.

J. Nsalimbi/CICV

O CICV no Brasil

Nós levamos proteção e assistência não apenas às vítimas das guerras mundo afora. Também atuamos no Brasil para prevenir e mitigar os efeitos da violência armada na vida da população afetada, em especial nas pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, que, assim como nos 90 países em que atuamos, sofrem com desafios sociais diários da violência.

Em especial, desafios para as pessoas que precisam acessar os serviços públicos essenciais, para os profissionais que atuam nas unidades e também para as autoridades, que se deparam com uma série de dificuldades e barreiras para oferecer os serviços à população. No Rio de Janeiro, por exemplo, 74% das escolas da rede municipal de ensino foram afetadas por pelo menos um tiroteio em 2019, de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado.

É diante desse contexto que o programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS) do CICV, presente em oito munícipios brasileiros, busca reduzir as consequências da violência armada para os profissionais de saúde, educação e assistência social e para a população atendida. Para isso, trabalha no fortalecimento das capacidades das instituições públicas em matéria de análise de contexto relacionada à violência armada; gestão de riscos; gestão de crise e gestão de estresse.

Já são mais de 40 mil profissionais treinados e 1,5 mil unidades de escolas e centros de atendimento apoiados, com mais de 4 milhões de pessoas beneficiadas, além das capacitações em outros órgãos municipais.

No Brasil, o programa AMS trabalha para mitigar as consequências da violência armada para profissionais de serviços públicos essenciais e para a população atendida.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha ganhou três vezes o Prêmio Nobel da Paz (1917, 1944 e 1963). Nenhum outro premiado conseguiu esta façanha. Além disso, o primeiro Prêmio Nobel da Paz, concedido em 1901, foi dado a nosso fundador, Henry Dunant, por criar a Cruz Vermelha

Junte-se a nós

As equipes do CICV estão preparadas para tratar das questões mais importantes e com maior impacto na vida das vítimas da violência e dos conflitos armados no Brasil e no mundo.

Convidamos filantropos e o setor privado brasileiros a participarem das respostas que daremos a estas questões de vital importância para o futuro das pessoas que assistimos. Seu apoio financeiro, suas redes de contato e de assessoria especializada terão um impacto significativo sobre as vidas de milhares de famílias, cujo futuro foi comprometido pelos conflitos armados. Doando para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, você financia um trabalho inovador capaz de responder às questões humanitárias mais urgentes, além de reforçar nossa capacidade de resposta a emergências de complexidade e escala crescentes.

As doações ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha são todas voluntárias. Mantemos um compromisso inabalável com a prestação de contas e transparência no uso dos recursos que recebemos. Para garantir isso, realizamos auditorias internas e externas conduzidas por firmas internacionais, que são rotineiramente alternadas a cada quatro anos.

CICV: UM PARCEIRO ÚNICO PARA

A LONGO PRAZO

GERAR IMPACTO HUMANITÁRIO

O CICV oferece parcerias exclusivas e personalizadas para cada doador, proporcionando uma oportunidade única de fazer a diferença. Ao colaborar conosco, empresas podem fortalecer sua imagem como organizações socialmente responsáveis, demonstrando seu compromisso tangível com a responsabilidade social e alinhando-se às suas estratégias internas. Além disso, oferecemos oportunidades únicas para os doadores, incluindo acesso privilegiado a relatórios e insights do campo, interações diretas com nossos líderes e uma conexão significativa com as comunidades que atendemos.

Junte-se a nós e descubra como sua contribuição pode fazer a diferença real no mundo.

CICV

No Iraque, uma funcionária do CICV cuida de uma jovem paciente.

O mundo atual precisa de pessoas como você para se unirem a nós na nossa missão de construir a esperança de um futuro melhor para as crianças, famílias, comunidades, países, e para todos nós.

Conheça o nosso trabalho e as possibilidades de engajamento e benefícios mútuos.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai SHIS QI 15 Conjunto 05 Casa 23 CEP 71635-250, Brasília – Brasil www.cicv.org.br © CICV, maio de 2024

Bruno Nascimento de Paula Especialista em Filantropia bpaula@icrc.org (11) 97580-9879

Foto da capa: No Afeganistão, fisioterapeuta do CICV apoia seu pequeno paciente.

CICV
Foto da capa:
M. Dia/CICV

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.