Revista "O Hospital" | Nº 30

Page 9

9 Já realizámos um inquérito junto das associações de doentes para identificação das áreas que necessitam de um maior acompanhamento, de modo a priorizarmos as mesmas e avançarmos também nesta cooperação tao importante e crucial para o sucesso da investigação clínica : a cooperação com os doentes Neste período que estamos a viver (pós-pandemia) quais os desafios que se colocam aos investigadores em Portugal? E de que forma a AICIB pode ser a alavanca para a inovação? O início de atividade da AICIB ficou, inevitavelmente, marcado pela necessidade de responder de forma eficaz e urgente às inúmeras solicitações decorrentes de uma mobilização ágil e imediata da comunidade nacional, Europeia e global no contexto da pandemia, tendo em conta o surto do novo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19. Assim a AICIB e a FCT colaboraram no lançamento de um concurso para apoio especial a projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento que respondessem às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta a esta e a futuras pandemias num horizonte temporal muito curto, e que se traduziu pelo lançamento do concurso a projectos de investigação nesta área, o - “Research4 COVID-19”. No global, foram financiados 121 projetos de investigação, com um investimento de 3,815M. Foi ainda lançado o concurso a bolsas de doutoramento “DOCTORATES 4 COVID”, a criação do Portal “SCIENCE4COVID”, e acompanhámos a ação a nível da resposta científica coordenada pela União Europeia. Em concreto, e a pedido do Ministério da Saúde e do INFARMED, I.P., em abril de 2020 AICIB participou na implementação em Portugal de dois ensaios clínicos para investigação de tratamentos da doença COVID-19. Estes ensaios clínicos são os ensaios Solidarity e Discovery, promovidos, respetivamente, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM), tendo a AICIB sido constituída como copromotor e entidade coordenadora nacional para a realização do ensaio Solidarity e entidade facilitadora junto dos investigadores coordenadores do ensaio clínico Discovery em Portugal. O ensaio Solidarity recrutou mais de 12 000 participantes em 500 hospitais em mais de 30 países, tendo até à data incluído 10 participantes em Portugal.

O ensaio Discovery recrutou até ao momento 1305 participantes em 5 países europeus dos quais 36 participantes foram incluídos em Portugal. Pensando agora no pós pandemia e sendo a AICIB responsável pela representação nacional nas estruturas de governação da área da Saúde do programa Europeu de Investigação e Inovação – Horizonte Europa, estamos a desenvolver várias ações com o objetivo de levar a um maior envolvimento dos investigadores nacionais em redes europeias. Nos próximos 7 anos (2021-2027) serão alocados de forma competitiva 8.3 mil milhões de euros para projetos colaborativos em Saúde, abarcando áreas tão importantes como a Saúde ao Longo da Vida, os Determinantes da Saúde, as Doenças Crónicas e Infeciosas, a Transformação Digital dos Cuidados de Saúde e, inevitavelmente, a Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias. Esta será uma oportunidade para as instituições portuguesas integrarem novas redes de colaboração a nível europeu e global e de alavancarem a investigação de excelência que é realizada no país. A AICIB tem como uma das suas prioridades o apoio à comunidade científica no que respeita a todos os aspetos da participação nos concursos da Saúde do Horizonte Europa, estando disponível para trabalhar com hospitais, academia, empresas e associações de doentes, entre outros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.