Revista "O Hospital" | Nº 30

Page 8

8

ATUALIDADE

um país atrativo para a realização de investigação clínica e translacional e para a inovação biomédica a nível europeu, aumentando o valor criado para os doentes, para o sistema de saúde, para a academia e para a sociedade. A AICIB, pretende ser um agente ativo para a concretização destes objetivos. Salientamos que fazem parte da AICIB e desenvolvem aqui a sua atividade os pontos de contacto nacional (National Contact PointsNCPs) para os programas europeus, nomeadamente, para o Horizonte Europa, com foco na área da saúde.

Têm parceiros já definidos? A APDH é um dos vossos parceiros. Que objetivos estão já delineados com esta associação e em que áreas?

Que atividades têm em andamento para estimular os padrões de qualidade da investigação clínica e biomédica no país?

Com a APDH gostaríamos de desenvolver as áreas elencadas abaixo :

Entre as várias atividades realçamos o lançamento do prémio de incentivo à Capacitação dos Centros Investigação Clínica (CIC), o Prémio AICIB 2021, que contemplará até 15 projetos a nível nacional, bem como o projeto piloto a ser desenvolvido com 2 CICs para que estes centros se desenvolvam utilizando indicadores especificos de desempenho, de acordo com as normas de Boas Práticas Clínicas internacionais para a investigação clínca (ICH-GCP Guidelines). Hoje em dia, é necessário que existam centros de investigação clínica profissionalizados e de qualidade nos Hospitais, devendo abranger num futuro próximo os cuidados primários de saúde onde existem grandes potencialidades para o desenvolvimento de investigação clínica em ambiente de vida real. Um dos vossos objetivos passa, também, por estabelecer parcerias institucionais. O que pensa que a AICIB pode trazer de inovador nesse domínio? A grande inovação neste domínio e a cargo da AICIB será promover a articulação entre os ministérios da saúde e da ciência e tecnologia a vários níveis, de modo a tornar possivel a capacitação dos CICs, a estruturação de dados de saúde para investigação e prestação de cuidados, o lançamento de programas de investigação translacional e clínica, entre outras. Para o sucesso destas iniciativas é necessário que seja concedido tempo dedicado para a investigação clínica aos profissionais de saúde, sem prejuizo da atividade assistencial, como aliás é feito noutros países europeus. Com esta medida implementada, com a criação de uma cultura de investigação nas unidades de saúde, todas as restantes serão consequentes.

Trabalhamos em parceria com a FCT, ANI, DGS, APAH, PtCrin, EATRIS PT, INSA, entre outros. No fundo, parcerias com as instituiçoes já no terreno e a quem agora a AICIB se junta no sentido de alavancar e facilitar as atividades na área da investigação de translação e clínica e na inovação biomédica.

• Promover a cooperação entre as instituições hospitalares portuguesas e entre estas e as suas congéneres estrangeiras nomeadamente na área da investigação clínica. • Sendo a APDH a representante de Portugal na Federação Internacional dos Hospitais (IHF) e na Federação Europeia dos Hospitais (HOPE), ajudar a tornar Portugal mais atrativo na área da investigação clínica, mais especificamente na área dos ensaios clínicos nas suas diferentes fases . • Promover formação nas áreas da literacia e comunicação em saúde, focada nos ensaios clínicos académicos e/ou promovidos pela industria, trabalhando com as associações de doentes. • Promover a articulação entre os meios de comunicação das duas entidades, centrada nas atividades a que se pretenda dar visibilidade nesta área. As pessoas com doença e as respetivas associações são um dos vossos maiores focos. De que forma pretendem envolver as pessoas com patologias cronicas na dinamização da investigação clínica em Portugal? O desenvolvimento do trabalho junto das associações de doentes, com o objetivo de promover um aumento do conhecimento relativo à investigação clínica, é tambem um dos trabalhos que estamos a iniciar. Exemplo disso é o portal, Portugalclinicaltrials.pt, já em construção e que assenta em quatro pilares : • Associações de doentes / doentes • Investigadores / médicos / profissionais de saúde • Promotores • Centros de investigação clínica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.