NOTAS RETIRADA DE GUIA DE CONSULTA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIA Com a entrada em vigor da Instrução Normativa (IN) n.º 43, de 20/08/2010, que estabelece critérios para a assinatura dos beneficiários em guias do padrão obrigatório para Troca de Informações em Saúde Suplementar - TISS, a partir do mês de junho/2011 não haverá mais necessidade de emissão de guias para consultas dos associados da APAS. Para realizar uma consulta, o usuário deverá comparecer diretamente no consultório médico e apresentar seus cartões de identificação APAS / Unimed, juntamente com um documento de identidade. A secretária irá solicitar a autorização para atendimento através do autorizador on-line e o associado deverá assinar a chamada lista presencial. Essa medida visa, otimizar o processo de atendimento de nossos usuários, dispensando a necessidade dos mesmos terem que se deslocar até a Associação para retirar guia para realização de uma simples consulta médica. Informamos ainda que as autorizações de exames simples também passaram a ser feitas de forma eletrônica. Nos prestadores credenciados diretos da APAS, esta é feita através de nosso autorizador no momento da realização, naqueles credenciados através da Unimed Bauru, a liberação é feita em até 48 horas da solicitação, pois a mesma é enviada para aquela Cooperativa que repassa para a APAS deferir ou não, eletronicamente. Já nos recursos contratados através da Assistência Médico-Hospitalar São Lucas, Unimeds Lençóis Paulista e Lins, continuará sendo necessário a autorização na sede da APAS ou postos de atendimentos. Alertamos para a boa utilização do seu plano saúde, evitando a repetição desnecessária de exames e o rodízio entre profissionais buscando soluções. Leve sempre exames realizados recentemente, observe as datas de consulta, retorno e de exames; dê preferência aos contratos diretos que geram menor custo à Associação e consequentemente menor valor de co-participação aos associados. Em caso de dúvidas, ligue para a APAS nos telefones: 3214-5500 em Bauru ou 3522-7000 em Lins.
HOSPITAL DE OLHOS BENEFICIÊNCIA PORTUGUESA DE BAURU
Dr. André Hamada CRM 67638
Dra. Cássia Senger CRM 104182
Dr. Fabiano T. Alves Neves CRM 103205
Dr. Hélio Fernando Megale CRM 79987
Dr. Marcelo Crivellari Creppe CRM 82218
Dr. Marco Antônio F. Busch CRM 54845
Dra. Maria Virginia R. F. Myahara CRM 91101
Dr. Raul Gonçalves Paula CRM 58248
Dr. Riandro S. Reksodihardjo CRM 68997
Dr. Tomas T. Sacuma CRM 101775
Rua Rio Branco, 13-83 - Centro - Bauru - SP Fone: (14)
16
3366 - 5831
DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS Com a entrada em vigor da Instrução Normativa RFB nº 985, de 22/12/2009, as operadoras de planos privados de assistência à saúde passaram a ser obrigadas a apresentar anualmente à Receita Federal do Brasil a Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde), que deve conter informações dos pagamentos recebidos de seus usuários de maneira individualizada por titular e dependentes, constando-se inclusive o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos mesmos. Diante dessa nova obrigatoriedade, a APAS passou a exigir o CPF dos usuários dependentes do plano.
COBRANÇA ADICIONAL A ANS proíbe que médicos ou prestadores de serviços credenciados de OPS cobrem valores adicionais por consultas ou qualquer outro procedimento que seja de cobertura obrigatória pelo plano de saúde diretamente do usuário. A APAS orienta seus usuários que, ao se depararem com dificuldade ou demora no agendamento de consultas com médicos pertencentes à rede credenciada direta ou indireta da, Associação que não efetuem nenhum tipo de pagamento á estes e procurem o Serviço Social da Entidade, em Bauru ou Lins, para que seja oferecida outra alternativa de escolha para o atendimento.