BRILHO DO SOL - ABRIL 2011

Page 15

4-Cobre-se a zona interior da tampa com o papel de aluminio e cola-se . 5-Coloca-se um pau de cana de cada lado da caixa, por fora, segurando-os à tampa para que esta possa inclinar conforme a direcção da radiação. 6-Depois de se pôr dentro do forno o recipiente com os alimentos a cozinhar deverá isolar-se a parte de cima da caixa com papel celofane ( ou com vidro à medida).

Fornos solares realizados pelos 3 grupos de formandos

7-Havendo mais cartão, dever-se-á colocar mais abas laterais coladas à boca do forno, aumento a áera de recepção e encaminhamento de radiação para o foco.

Forno solar construido por um dos grupos

No final do dia houve um lanche onde saboreamos as pizza, maçãs e peras cozidas nos nossos fornos solares . Observação da temperatura da água - Resultados da experiencia: Temperatura da água: Branca 1: 34,3ºC: Preta 2 :56,8 ºC; Preta tapada: 60,3 ºC; Preta em cartão: 45,7 ºC

Os vencedores, com a realização do forno mais eficiente, foram: Ana Carlos , Paula Carvalho, Cristiano Lima e a Engenheira Custódia Gonçalves.

Confecções Quinhamar, Lda. Lugar de Fraião - T. S. Veríssimo • 4750 BARCELOS

Super Talho de São Marcos Braga

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.