1 minute read

Nelas assegura rede de táxi para entrega de refeições ao domicílio

Nelas assegura rede de transporte de táxi para entrega de refeições ao domicílio

No âmbito do acordo celebrado entre a Câmara Municipal de Nelas, os diversos taxistas a operar no Concelho e os restaurantes aderentes, nos fins-de-semana de 21 e 22 de Novembro, 26 e 27 de Dezembro e 1, 2 e 3 de Janeiro, dada a situação de confinamento no Concelho, a autarquia assegurou uma rede transporte em viaturas táxi para proceder à entrega de refeições ao domicílio, ao abrigo do programa "Take Away Táxi".

Advertisement

Segundo dados recolhidos pela autarquia, só no fim-de-semana de 26 e 27 de Dezembro, foram mais de 120 as viagens realizadas para entrega das refeições, tendo estas gerado um volume de negócios aos cerca de 20 restaurantes aderentes de mais de 3.000 euros, resultando daí uma receita não inferior a 800 euros para os mais de 10 taxistas aderentes.

As despesas inerentes ao transporte das refeições são integralmente suportadas pela autarquia.

Programa Apoiar com reforço de 150 milhões de euros

APortaria n.º 271-A/2020, de 24 de Novembro, aprovou o Regulamento do Programa Apoiar, o qual consiste num apoio a fundo perdido destinado a micro e pequenas empresas dos sectores mais afectados pela crise, como é o caso do sector dos táxis, comércio, cultura, alojamento e actividades turísticas e restauração, abrangendo as que tiveram quebras de facturação superiores a 25% nos primeiros nove meses de 2020.

O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, afirmou que o Governo vai alargar a dotação do programa Apoiar em 150 milhões de euros para apoiar as empresas com perdas na facturação relativas ao quarto trimestre de 2020.

O objectivo é "poder acorrer ao maior número de empresas" como tem sido feito na primeira fase do programa Apoiar, disse o Secretário de Estado em declarações à agência Lusa, acrescentando que a dotação do programa pode vir a ser ajustada "em função das circunstâncias".

O programa começou com 750 milhões de euros para apoios até ao final de Setembro, valor entretanto reforçado para 900 milhões de euros.