2 minute read

TransporteaPedidoportáxinaMealhadavaitermaisrotasehorários

Transporte a Pedido por táxi na Mealhada vai ter mais rotas e horários

Oprograma "Sit Flexi –Transporte a pedido" vai ser alargado, quer em número de rotas, quer em área geográfica. Além do destino Mealhada, foi criado também o destino Pampilhosa para facilitar o acesso à unidade de Saúde desta vila. Este programa permite aos munícipes a requisição de táxis a preços extremamente acessíveis.

Advertisement

Concluída que foi a fase de testes no último semestre do projecto "Sit Flexi – Transporte a pedido", a Câmara Municipal da Mealhada decidiu alargá-lo a 6 rotas, servindo 27 localidades do concelho da Mealhada, três dias por semana: segundas, quartas e sextas-feiras. Também os horários serão alargados, passando a existir dois horários de chegada ao destino - 8h30 e 14h00 – e dois de regresso - 12h30 e 18h00.

Com uma simples chamada telefónica feita na véspera da viagem pretendida, os utilizadores podem requisitar o táxi para a sua deslocação à Mealhada ou à Pampilhosa, às segundas, quarta e sextas-feiras, podendo optar pelo período da manhã ou da tarde. "Julgamos que este aumento de rotas permitirá dar uma cobertura a todo o município. Ao acrescentarmos a Pampilhosa como destino acreditamos que daremos resposta a quem precisa, por exemplo, de se deslocar à Unidade de Saúde. E com o aumento dos dias e dos horários, será possível aferir a medida em que este serviço é necessário à população", explica António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Transporte a pedido por táxi faz sucesso em Baião

Oserviço de transporte a pedido da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, denominado "Liga", assegurado por viaturas táxi, tem-se revelado uma enorme mais valia também no município de Baião, sobretudo por estar inserido numa região extremamente montanhosa com aldeias pouco povoadas e, por vezes, até de difícil acesso.

Segundo o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, o objectivo do projecto "Liga", que arrancou no último Verão, "é o de garantir a melhoria da mobilidade da população que reside em zonas do concelho em que a oferta de transporte público regular está muito dependente do transporte escolar. Com esta nova oferta, a ideia é que o transporte seja adequado às necessidades do dia a dia dos cidadãos, como por exemplo o acesso ao comércio, aos serviços públicos e a estabelecimentos de saúde”.

O autarca salienta também que “este novo serviço é disponibilizado para fazer chegar o transporte aos locais onde ele não existe ou é deficitário, não se sobrepondo à oferta existente, apenas a complementando. O serviço de Transporte a Pedido tem permitido às pessoas deslocarem-se de forma mais confortável, mais económica e mais segura".

This article is from: