Espaco Jovem 8

Page 1

ESPAร O JOVEM Maio 2009

Nยบ 8

Concurso SuperTmatiK VENCEDORES :::::::::::::::::::::::::::A MINHA REVISTA:::::::::::::::::::::::::::::::::::


Dia da mãe Mãe, palavra simples, Que detém grande Pessoa em si. O que faria sem ti? Grandiosa super mulher, És poderosa E maravilhosa! Na tua vida fogosa. O teu ser é radiante, Em todos os segundos eufórico E brilhante. Desejo ser, ver e ter-te SEMPRE! Todos os dias serás, verás e terás… Super mulher, continua em frente…


Mãe Mãe, que palavra tão bonita que trago Todos os dias no meu coração. Sei que contigo nunca tenho uma desilusão. Sabes sempre quando estou em perigo E dás-me sempre o teu ombro amigo. Por mais que o tempo passe Não te vou esquecer. Por mais que o mundo possa mudar, Tu és sempre aquela pessoa que eu vou guardar. Nos momentos mais importantes Da minha vida, eras tu que lá estavas, com essa tua carinha meiga que me fazia sorrir e ao mundo me fez vir. Por mais que tente explicar o meu amor Por ti, nunca irei conseguir, pois É tanto que nem te posso mentir. Mãe, desculpa por vezes, Te fazer sofrer, mas nunca duvides Destas coisas que te acabei de dizer. Mãe: o meu coração já não sabe Mais que escrever, mas acho Que um obrigado fica sempre Bem dizer. Por isso, OBRIGADA, do fundo do meu coração. És a melhor mãe de todo o universo. Esta não rimou, mas para quê rimar, Se temos uma pessoa como tu a nos ajudar. Um grande beijinho!

DIA DA MÃE No mundo surge a vida, A partir de uma criança. No ventre de uma mãe, cresce Um sonho, uma luz, uma esperança… Preocupas-te connosco A fim de nos proteger. E muitas vezes, nós, imaturos, Não sabemos o teu valor reconhecer!!!

Alegria, alegria, Neste querido dia! Minha mãe querida: És o amor da minha vida! Minha querida mãe Vou-te dar um presente O melhor deles todos: É um beijo inocente! É um dia especial. Tens que estar contente Como um passarinho sorridente. Acordei de manhãzinha Com o coração contente Dei os bons dias a minha mãe E ofereci-lhe um presente. Minha mãe dos olhos doces Quero-te dizer uma coisa Gosto muito de ti!! (Mesmo que sejas resmungona…)


Dia da mãe Da minha mãe eu gosto muito: é com ela que posso contar! Irei dar-te um beijo grande para tudo te agradecer, Ando sempre ao pé dela, porque junto dela sou feliz. Dia da mãe é no dia 3 de Maio: é dia de celebrar! A minha mãe é a rainha do Mundo. Minha mãe tem flores nos olhos. Adoro-te do fundo do coração. És o meu orgulho, a minha força de viver!!

AMO-TE DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO


No dia 22 de Abril realizou-se, na escola, a final deste concurso. Foram vencedores: - 5º Ano – Daniel Silva - 6º Ano – Luís Mota - 7º Ano – Rui Oliveira - 8º Ano – Manuel Mota - 9º Ano – Rui Costa


O Concurso chegou ao fim! E a prestação dos finalistas foi Excelente, pois fizeram uma leitura atentíssima da obra seleccionada. A Prova final, ao contrário das anteriores, foi realizada na plataforma Moodle e foram muitas as respostas certas dadas à 1ª! Vamos então conhecer os vencedores do 5º e do 6º ano.

5ºano

6ºano

“ Uma visita à corte do rei D. Dinis”

“ Mataram o rei”

1º lugar

Rita Carvalho – Turma A

Ana Andrade – Turma C Inês Amorim – Turma D Patrícia Sendas - Turma D

2º lugar

Ana Maia – Turma B Sara Silva – Turma D

Raquel Santos - Turma A Ana Silva- Turma A

3º lugar

Ana Moreira – Turma B

Ana Faria - Turma A Inês Outor - Turma B

Porque ler faz crescer, todos os participantes no Concurso, e principalmente os vencedores, que leram “mais e melhor”, estão mais crescidos e “sabichões”! Parabéns a todos! Continuem a ver os Livros como uma excelente companhia!


AQUITAINE... Júlio César deu o nome à região. Foi ele o primeiro a escrever sobre a “Aquitainii” durante a Guerra Gaulesa. No passado, Aquitaine era um pouco maior do que a região hoje definida com esse nome. Hoje em dia, com uma área total de do tamanho da Bélgica ou da Holanda (41.308 Km2), é uma das maiores regiões da Europa. Região do Sudoeste francês, compreende desde a península de Pointe de Grave até a cadeia dos Pirenéus, do Atlântico ao sopé das montanhas Massisso Central. A região inclui 5 departamentos: Gironde, Landes e Dordogne são os três maiores departamentos da França. Os departamentos Pirinéus-Atlânticos (Béarn-País Basco) e Lot-et-Garonne completam o quadro. Praticamente metade da população e das actividades da região esta concentrada em Gironde, que é onde se situa a capital regional, Bordeaux. A diversidade tem sido, desde sempre, uma das marcas principais da Aquitaine, contribuindo consideravelmente para a sua riqueza. Esta é visível ao nível étnico e cultural mas também na variedade das suas paisagens. As encostas dos vinhedos de Bordéus, as planícies arenosas da costa do País Basco, os planaltos do Perigord, etc. As estradas atravessam as vilas, com a sua grande riqueza arquitectónica e onde a gastronomia, perfumada pela trufa, atrai todos os seus sentidos. As grutas de Lascaux são o testemunho da época em que a arte se exprimia pelas pinturas rupestres. Os amantes do surf e dos grandes passeios apaixonam-se pelas praias sem fim. Na bacia de Arcachon, as ostras combinam com os deliciosos vinhos brancos, enquanto que o Bordeaux encanta os apreciadores de vinhos. O Sudoeste da França é considerada a região da França onde se come o melhor. Aqui, diz-se, as filhas nascem com uma colher na mão. A cozinha é à base de produtos da terra: “foie gras”, “confits”, “cous farcis”...Os produtos do mar não ficam de lado: ostras de Arcachon, sardinhas de Saint-Jean-deLuz, peixe da Gironde... Ao fim da refeição, “les cabicous” (queijo de cabra) e a “Tome de brebis” dos Pirinéus (aqui acompanhados com geleia de cerejas negras ou com geleia de marmelo) estão em todas as mesas.


Bordeaux é a sétima maior cidade francesa. Fica situada numa planície vinhateira chamada de Bacia de Aquitaine, nas margens do Rio Gironde que desagua no Golfo de Biscaia. O porto de Bordéus é um dos mais importantes portos franceses. O centro antigo da cidade, mais a sul, tem ruas estreitas e sinuosas com numerosas casas do século XV com estrutura de madeira. Mais para norte, as avenidas largas e praças grandiosas coexistem com imponentes edifícios do século XVIII. Esta capital regional alia o respeito pelo passado com a confiança na actualidade. Mundialmente famosa pelos seus vinhos de denominação “ Bordeaux” mas também pela sua Universidade, fundada em 1441. A cidade foi classificada em 2007 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO que reconheceu o excepcional conjunto urbano que representa. Bayonne está cercada de diversão! O seu Château Vieux e a sua catedral, classificada como património mundial da Humanidade pela Unesco, estão cercados de belos imóveis e de vielas medievais onde se pode admirar as casas de madeira vermelhas e verdes no mais puro estilo basco. É aqui que se encontram a maioria dos monumentos antigos e boutiques. Do outro lado do Nive, a Pequena Bayonne mostra seu encanto: belas fachadas com típicas janelas, o memorável museu Bonnat, que abriga a colecção deste pintor da III República, restaurantes e bares acolhedores próximo a Pont Pannecau. As ruas da velha cidade que conservaram nomes "saborosos" e que lembram a história da cidade.


Biarritz, a rainha das praias e as praias dos reis, lançada pela imperatriz Eugénie no século XIX que chamou até este pequeno vilarejo de pescadores toda a corte europeia. O Palácio imperial foi transformado num hotel luxuoso (l ´Hôtel du Palais) e a cidade oferece, actualmente, toda uma gama de hospedagem. Além da praia e do surf, tornou-se num ponto de encontro dos amantes da arte graças aos festivais (dança, música, cinema) e às grandes exposições realizadas ao longo de todo o ano.

Saint Jean de Luz sabe-se que foi na igreja Saint Jean Baptiste que o jovem Luis XIV se casou com a infanta da Espanha, Maria-Teresa de Habsbourg. Sempre voltada para o mar, é o primeiro porto de pesca de atum na França, a antiga cidade Corsário encantadora pelas suas casas simples com muros brancos de cal e persianas pintadas de vermelho “sangue de boi” ou de verde. O porto pitoresco está instalado no coração da cidade e a praia, protegida das correntes marinhas, fez a alegria das famílias e das crianças.


3

8

1

11

10

7

6

5

4

Um quadrado mágico é um quadrado com números que adicionados em linha, em coluna ou em diagonal dão sempre o mesmo resultado. Completa o quadrado mágico em cima.


Lexus RX 450h Aston Martin V12 Vantage

Opel Zafir CNG Turbo

Volvo XC60 2WD Ford Focus RS

Porsche Cayenne Híbrido

Volvo V70

Mazda RX-8 Facelift

Renault Megane Sport Volvo XC70 D5

Mercedes Classe E Coupé

Toyota Urban Cruiser

Volkswagen Golf GTi


O cálice de ouro

Quando o carteiro chegou à esquadra, pousou a mochila em cima do balcão e retirou toda a correspondência. O guarda de serviço procedeu à separação dos vários envelopes e embrulhos. Rapidamente os fez chegar aos seus destinatários. Para o Inspector Martins entregou dois embrulhos e um envelope. Sem dar grande importância às encomendas que acabara de receber, continuou a ler os depoimentos das testemunhas do seu último caso: o roubo do cálice de ouro. Assim que regressou do almoço, o inspector decidiu verificar os embrulhos que recebera de manhã, deixando para o fim o envelope. Nos embrulhos não se encontrava nada de especial. No entanto, assim que pegou no envelope, reparou em algo estranho: não tinha remetente. Este facto, embora não o perturbasse, não deixou de o intrigar. Quem lhe havia enviado o envelope pretendia permanecer anónimo. Cuidadosamente analisou o envelope de ambos os lados, tomou-lhe o peso, tentou descortinar o seu conteúdo através da luz do candeeiro mas … nada. Resolveu então pegar na tesoura e, cuidadosamente, cortou a parte superior do envelope. Assim que retirou o seu conteúdo ficou ainda mais surpreso. Apenas uma fotografia. E, estranho, embora lhe parecesse familiar, não conseguia lembrar-se quem aquelas pessoas eram nem que sala era aquela. Até que se fez luz. Aquela era a sala onde o cálice tinha sido roubado. Alguém tinha tirado a fotografia e achava que poderia ajudar o inspector a descobrir a autoria do crime. Permaneceu durante cerca de uma hora a olhar para a fotografia mas não havia maneira de perceber a importância que o seu autor lhe atribuía. Resolveu guardá-la e analisá-la melhor em casa, com calma e num ambiente mais tranquilo.


Após jantar pegou numa caneta, num bloco de papel e na fotografia. Começou então a apontar todos os pormenores: na grande sala encontravam-se vários convidados e uma das duas empregadas vestidas de branco com avental preto; a sala estava maravilhosamente decorada, repleta de quadros de pintores famosos pendurados nas paredes, belos tapetes no chão de mármore, mesas repletas de fruta e aperitivos. O cálice de ouro lá estava, resplandecente por baixo de um foco de luz. Por mais que olhasse não conseguia descobrir que interesse poderia a fotografia ter para deslindar este caso. Resolveu guardá-la e foi-se deitar. No dia seguinte o inspector Martins continuava a pensar no envelope que recebera quando chegou o carteiro. Mais uma vez tinha um envelope para lhe entregar e...sem remetente. Rapidamente abriu o envelope e retirou mais uma fotografia. O seu longo percurso de inspector e as suas brincadeiras de infância a encontrar as diferenças entre duas imagens logo lhe fizeram ver que algo se passara entre as duas fotografias. A sala mantinha-se idêntica, tal como os convidados, e a outra das empregadas estava agora a servir as bebidas. Era possível ver que o cálice já não tinha o brilho anterior pois o foco de luz estava apagado. Mesmo assim, não era possível deslindar nada. Mas era provável que recebesse mais alguma fotografia que o ajudasse a resolver o mistério. Tal como previra, no dia seguinte recebeu mais um envelope e mais uma fotografia. Ansiosamente retirou-a do envelope e comparou-a com as duas anteriores. Tal como era de esperar o cálice havia desaparecido embora o foco de luz estivesse aceso. Os convidados continuavam animadamente as suas conversas embora tivessem os seus copos vazios. O inspector chamou a sua equipa e todos saíram apressadamente para recuperar o cálice e prender os culpados. Afinal, como soube o inspector quem roubou o cálice de ouro?


Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

Quem sou eu?


Da esquerda para a direita: Eddie Murphy, Russel Crowe, Charlie Chaplin, Adolf Hitler, Jack Nicholson, Al Pacino Solução do mistério «O atropelamento» Apesar das grandes coincidências que se lhe deparavam, não foi com muita dificuldade que o Inspector Martins descobriu qual o veículo culpado do atropelamento. Só uma versão antiga, sem ABS, poderia provocar a derrapagem dos pneus que tinham ficado marcadas no asfalto. Voilá!

Solução do Problema do Mês de Abril

Número de cadeiras em cada sector: 50 + 47 + 44 + 41 + 38 + 35 + 32 + 29 + 26 + 23 = 365 Número de cadeiras nos seis sectores: 6 x 365 = 2190 A tenda tem 2190 lugares.

Ficha técnica

Responsável editorial: Prof. António Monteiro

Endereço de correio electrónico para envio de artigos: ejalvarelhos@gmail.com Maio 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.