BRASIL HISPÁNICO: fontes para analise do territôrio, memoria e paisagem durante a União Ibérica

Page 1

BRASIL HISPÁNICO: fontes para analise do territôrio, da memoria, e da paisagem do periodo da União Ibérica. Hoyuela Jayo, José Antonio. (1) 1. TERYSOS do Brasil, Ltda / direccion@terysos.com RESUMO A proposta analisa o método e a documentação para construir história urbana e territorial do Brasil. Centrado durante o período da União Ibérica (1580-1640) verifica as suas influências sobre as cidades, sobre o território, e na cultura do país. Verifica aspetos como a legislação, fortificação, cartografia, administração, economia, aspetos sociais,... envolvendo fontes diversas, primarias e secundarias e metodologias inovadoras. Utilizando as novas metodologias e tecnologias geográficas (GIS, IDE, etc.) para a análise e difusão dos resultados. Aplicadas ao planejamento, essas tecnologias inovadoras são necessárias para transformar dados em conhecimento, e para difundi-los. Também vão nos permitir analisar e explorar novas dimensões dos arquivos documentais tão extensos. Temos analisado dados e informações em mapotecas, arquivos, bibliotecas,… de Espanha, Brasil, Portugal, Holanda, Ásia, e EEUU. A partir de uma metodologia de desconstrução do complexo conceito de urbanismo analisamos suas principais variáveis. Sociedade, economia, política, fortificação, missões, morfologia urbana, legislação, tipologias e morfologias das cidades, e dos seus principais elementos (mosteiros, parcelamento, quadras, igrejas, elementos de interesse paisagístico,...), são alguns dos temas que incorporamos a analise (Hoyuela Jayo, 2006). Outra pedra angular do projeto é a ideia da paisagem. Este debate aprofunda nos princípios ecológicos do urbanismo e da arquitetura, é na sustentabilidade dos modelos, lendo as cartografias históricas e o território conjuntamente, o lugar e o artificio. Essa dialética, também entre vernáculo e erudito, manifesta-se na legislação, na evangelização, na fortificação, nos assentamentos, e no território, de uma forma clara e explícita. Esta dicotomia é especialmente evidente no momento da escolha do local. Também é importante salientar que este debate une e divide ambas as culturas hispânicas (ibéricas), a Portuguesa e a Espanhola, a herança grega ou o legado romano, mais ou menos dominante em cada uma delas, nas suas diferentes etapas. Os cinco temas utilizados para estruturar o discurso são o território, morfologia urbana, administração, sociedade, economia e legislação, fortificação, e planejamento das missões e das estruturas religiosas nas cidades (conventos, igrejas, adros e outros espaços e edificações). O modelo de " Hispânica Urbs Brasiliarum" (2015 c; 2005) aparece assim definindo indicadores e imanentes que confirmam a tese de partida: a existência de um urbanismo hispânico, durante o período colonial, nos Brasis. Palavras-chave: Historia Colonial; Arquivos Digitais; Cidades Históricas; União Ibérica, Hispánico.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
BRASIL HISPÁNICO: fontes para analise do territôrio, memoria e paisagem durante a União Ibérica by José Antonio Hoyuela Jayo - Issuu