Educação em Alerta

Page 51

51

‘(...) não temos tempo e nem damos prioridade para estarmos buscando saber e se informar junto ao sindicato. Não vou dizer que o sindicato esteja errado. Ele está fazendo o papel dele, reivindicando junto à categoria. Mas estou sentindo um certo distanciamento. Precisamos de uma aproximação maior. Irrita­me o fato de alguém fazer pela maioria. É preciso uma discussão maior e mais profunda com a comunidade escolar e com a sociedade. Agora, a pessoa chega ali numa sala e diz 'vai ter greve!' Ela não teria esse direito, visto que ainda haveria reuniões para se decidir isso. Quando o aluno e professor voltam, é aquele atropelo, até que se consiga organizar alguma coisa. Quando o professor consegue alguma coisa, ainda volta mais animado. Senão o desgate da comunidade é estressante.” (Anexo A, vii,p.78).

Outro fator que implica na greve, segundo os entrevistados, é a concepção que a comunidade, incluindo os pais, tem de férias escolar. Diante disto, a administração da escola diz que é muito complicado mexer no calendário. Por outro lado, a direção sente que precisa respeitar o coletivo dentro de uma gestão democrática, apesar de saber que quem decide a greve é ‘uma meia dúzia’. Ou

seja, um grupinho de Cuiabá e os representantes dos municípios’ (Anexo A, vii,p.78).

Essa argumentação confirma o posicionamento de Elaine Souza Rezende quando diz que os próprios trabalhadores vêem de modo negativo o movimento sindical. Parece que foi exatamente isso que aconteceu na última greve, encerrada no dia 24 de maio deste ano. Um pequeno grupo trabalhou com afinco, enquanto a grande maioria ficou alheia a todo o processo reivindicatório, iniciado no dia 10 de abril. Isso foi percebido em conversas informais que a pesquisadora teve com profissionais das escolas investigadas.

Todos concordam com as mobilizações, mas esperam maior empenho do sindicato. “As paralisações tem de acontecer desde que o Sintep­MT tenha certeza da força da classe. E aqui em nosso Estado, não se obtém muito êxito devido à desunião da categoria. Sabemos que só 25%


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.