Issuu on Google+

Ficha Surpresa: 

Que tipos de proposições existem? Existem quatro tipos de proposições: tipo A (universais afirmativas), tipo E (universais negativas), tipo I (particulares afirmativas) e tipo O (particulares negativas).

A premissa “Todos os Homens são vegetarias.” A que tipo de proposição pertence? Classifica-a quanto ao valor de verdade, justifica. A premissa pertence às proposições do tipo A e quanto ao valor de verdade é falsa, uma vez que existem humanos que não só se alimentam de vegetais/plantas.

Quando um raciocínio pode ser considerado dedutivo? Um raciocínio é considerado dedutivo quando este é universal e passa a particular ou continua universal.

Que tipo de frase podem ser consideradas proposições? Somente as frases do tipo declarativo são proposições, uma vez que frases do tipo interrogativo indicam-nos uma questão, do tipo imperativo indicam-nos ordens/pedidos e do tipo exclamativo indicam-nos opiniões de alguém acerca de algo.

Qual é a diferença entre um raciocínio simples e complexo? Um raciocínio simples é composto por duas premissas e um raciocínio complexo, ou silogismo, é composto por três premissas, das quais duas são antecedentes e uma é conclusão.

Qual é a função do S, P e M? O S desempenha a função de sujeito e é o termo menor, o P é o predicado e o termo maior, ambos repetem-se nas premissas e na conclusão. O M é o intermediário e o termo médio e somente se repete nas premissas, mas nunca parece na conclusão.

O que é o modo do silogismo? O modo do silogismo é o tipo de proposições, ou seja, se é dado “Nenhum A é B”, “B é verde”, “A não é verde”; o modo do silogismo é EAE.

O que é a figura do silogismo? A figura do silogismo é o lugar que o M ocupa nas proposições. Seguindo o exemplo dado na resposta anterior, a figura do silogismo é a 4ª, porque na primeira premissa o M ocupa o lugar de predicado e na segunda o lugar de sujeito.

Que tipo de proposições são contrárias e subcontrárias? As proposições do tipo A e E são contrárias e as do tipo I e O são subcontrárias, porque indicam-nos algo que é contrário uma à outra. Por exemplo: “Todo A é B” – tipo A; “Nenhum A é B” – tipo B.

Que tipo de proposições são contraditórias? A proposição A é contraditória à da O e vice-versa, e a proposição E é contraditória à da I e vice-versa. Por exemplo: “Todo A é B” – tipo A e “Algum A não é B” – tipo O; porque se todo A é B, então isso indica-nos que não existem exceções, mas a proposição O indica-nos que algum A não é B, ou seja, as proposições contradizem-se.


Ficha Surpresa