Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 226

226

c) Unidades de Análise: para Oliveira, M. M. de (2007) as unidades de análise correspondem aos dados e informações obtidos com a aplicação dos instrumentais de pesquisa (entrevistas/questionários). Para a autora dizem respeito a fala dos atores sociais, a qual fornece os dados e informações que devem ser sistematizados para facilitar o processo de análise.

Para um melhor entendimento sobre a estrutura de classificação proposta por Oliveira, M. M. de (2007) para a classificação de dados em uma análise qualitativa, a autora propõe uma representação gráfica conforme demonstrado na figura 20:

Categorias Gerais

Categorias Empíricas

Unidades de Análise

Figura 20 – Classificação dos Dados Fonte: Oliveira, M. M. de (2007)

Para Laville e Dionne (1999) além do recorte dos conteúdos, a definição das categorias analíticas ou rubricas, anteriormente denominadas de categorias empíricas por Oliveira, M. M. de (2007), sob as quais virão a se organizar os elementos de conteúdo agrupados por parentesco de sentido, é uma tarefa que se reconhece primordial. Para os autores: A ordem desses dois momentos da análise de conteúdo pode variar: às vezes, o pesquisador define primeiro suas categorias, mas em outros casos sua determinação é precedida do recorte dos conteúdos, especialmente quando essas categorias são construídas de maneira indutiva, isto é, ao longo dos progressos da análise. (LAVILLE E DIONNE, 1999, p. 219)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.