Issuu on Google+

DG Marel Manual de Identidade Visual

2011


Apresentação Este manual de identidade tem como função a apresentação de normas e técnicas visuais que serão adotadas pela empresa “DG Marel”. Com estes dados, esclarecemos qualquer dúvida sobre a aplicação gráfica do logotipo, incluindo sua utilização em materiais diversos. A fim de facilitar o entendimento e o uso da marca, serão especificadas medidas, proporções e escalas, cada qual com sua seção. Para a correta aplicação da marca, este manual deve ser rígidamente seguido. Qualquer alteração dos padrões estabelecidos não são recomendados.

2


Comparativo de Logotipos

O novo logotipo tem como principal diferença a disposição. Enquanto antes as letras DG estavam sobre Marel, agora elas formam uma só linha. Além deste fator ajudar na legibilidade, podemos observar que, com o DG vazado, as linhas formadas lembram uma coifa, uma proteção, que é o principal produto da empresa. A cor vermelho sugere ação, paixão, força e fogo. Para uma empresa que trabalha com máquinas de alta temperatura, é a cor ideal. O conjunto de forma e cor assemelha-se à agilidade e rapidez, com o DG vazado. A inclinação foi retirada e as letras não estão mais em caixa alta, o que dá fluidez e harmonia ao logotipo.

Acima observamos dois logotipos, um impresso nas caixas de entrega da empresa e outro disposto no novo site. O primeiro tem simplicidade e objetividade. Por outro lado, não carrega nenhuma característica única da empresa, somente as letras em caixa alta. A inclinação é desfavorável à legibilidade, e a cor azul, uma cor fria que sugere calma e frio, não relaciona-se com a área de atuação da empresa. O segundo, por sua vez, continua com as letras em caixa alta e em sua simplicidade, tendo agora um efeito de relevo. A inclinação continua, mesmo sendo pequena, portanto ainda fere a legibilidade da marca. A cor dourada sugere riqueza, mas se mantém fora da área de atuação da empresa. 3


Grade Construtiva A grade abaixo demonstra a utilização do logotipo em suas proporções. Com ela a marca poderá ser aplicada em qualquer superfície sem sofrer deformações.

11x34

5x

x x

28x

4


Escala de Cores A cor utilizada primariamente é o Vermelho Rubi. Neste manual nós sugerimos a utilização da cor dourada como cor auxiliar. Todas elas estão demonstradas abaixo, com sua classificação CMYK e RGB.

Vermelho Rubi C=25 M=100 R=142 G=24

Y=100 B=26

K=31

5

Dourado C=33 M=90 Y=40 K=0

R=181 G=149 B=67

Dourado C=33 M=90 Y=40 K=0

R=181 G=149 B=67

Branco C=0 M=0 Y=0 K=0

R=255 G=255 B=255


Aplicação Negativo e P&B Como verificado abaixo, o logo funciona perfeitamente em preto e branco e negativo, tanto em fundo branco como em fundo preto.

6


Aplicação em fundos coloridos As aplicações em fundos coloridos são destinadas à correta visualização do comportamento do logotipo frente a eles. Como visto abaixo, o vermelho, azul e magenta não são apropriados para uso. Já outros fundos, como o preto, o amarelo e o verde, são totalmente compatíveis com a marca.

Evitar

Evitar

Evitar

7


Aplicação em fundos coloridos Neste exemplo são utilizados os logotipos brancos. Como observado, eles funcionam em todas as cores, exceto as muito claras, como o amarelo. Neste caso, opte pelo logotipo preto.

Evitar

Evitar

8


Aplicação em fundos coloridos Agora, com o logotipo preto, todas as cores são aceitas. Somente lembramos que a aplicação desta cor não é recomendada em fundos muito escuros. Neste caso, opte pelo logotipo branco.

9


Aplicação em fundos complexos A marca pode ser aplicada em fundos complexos, mas com cautela. Deve-se observar se o logotipo não vai mesclar-se com o fundo. Como visto abaixo, o exemplo preto se comporta bem em todos os fundos demonstrados, enquanto o branco se confunde. A cor padrão, vermelho-rubi, também não é indicada.

Evitar

Evitar

Evitar

10

Evitar


Escala de assinaturas O tamanho mínimo da assinatura é de 1,5cm de largura. O tamanho máximo não é especificado, desde que se mantenham as proporções. As medidas relacionadas abaixo são de largura, tendo a altura proporcional, conforme a grade já demonstrada. 1,5 cm 3 cm 5 cm

10 cm

20 cm

11


Tipografia No logotipo é utilizada a fonte Frutiger 95 Ultrablack, modificada nas letras DG, para o efeito desejado. A família tipográfica usada neste manual é a Geogia, que será utilizada também pela empresa. Abaixo pode-se observar o alfabeto em cada fonte.

Frutiger 95 Ultrablack

Georgia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 ! @ # $ % ¨ & * ( ) ? { } [ ] < > / , . ; : + =

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w x y 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ! @ # $ % ¨ & * ( ) ? { } [ ] < > / , . ; : +

Z z 0 =

Tamanho mínimo para massas de textos: 12 pt. Em outros tipos de escrita (como legendas ou créditos de fotos) 7 pt.

12


Papelaria Cartão de Visita: Nas cores já exemplificadas. Uma sugestão é que, na face frente (a do logotipo), seja utilizada a impressão de verniz de reserva na cor vermelha. Não é aconselhada a utilização desta técnica na face verso pois é uma aplicação imprecisa.

Patrícia T. Del Giudice patricia.giudice@dgmarel.com.br Tel:1124899990 Fax:1124899999

Rua Eduardo Froner,264 - Bomsucesso - Guarulhos - CEP:07243-590

13


Papelaria Papel de Carta: Tamanho padrão A4 Marel Indústria e Comércio do Brasil Ltda. Rua Eduardo Froner,264 Bomsucesso - Guarulhos - CEP:07243-590

14


Papelaria Envelope: Envelope Ofício (229mm x 114mm)

Marel Indústria e Comércio do Brasil Ltda. Rua Eduardo Froner,264 Bomsucesso - Guarulhos - CEP:07243-590

15


Aplicações diversas Camisetas e CDs:

Marel Indústria e Comércio do Brasil Ltda. Rua Eduardo Froner,264 Bomsucesso - Guarulhos - CEP:07243-590

16


Aplicaçþes diversas Carros: Como exemplo, utilizamos o Fiat Fiorino.

www.dgmarel.com.br

17


Aplicaçþes diversas Carros: Um segundo exemplo com o Honda Civic

www.dgmarel.com.br

18


Fachada Para o propósito deste manual ser atingido, é necessária a aplicação do logotipo na fachada da empresa. Como visto na fotomontagem abaixo, este seria o resultado ideal.

19


Sinalização interna Abaixo estão sugeridas placas de sinalização interna.

Vendas

Sala de Reuniões

Fábrica

Estoque 20


Site Abaixo está o site da empresa com o novo logotipo aplicado. Como observado, poucas alterações deverão ser feitas na página. Neste exemplo, substituimos apenas a marca.

21


Segurança no Trabalho Um modo de melhorar a segurança do local de trabalho da empresa é adotar pôsteres explicativos. Ao lado, um exemplo de pôster em tamanho reduzido

Capacete Óculos de Proteção Protetor de Ouvidos

Luvas Máscara

Botas

22


DG Marel