
2 minute read
Sua Moto em Detalhes
PISTÃO: SAIBA COMO FUNCIONAM E COMO AFETAM O DESEMPENHO DA SUA MOTO
Os pistões são de fundamental importância para o funcionamento da moto, são responsáveis pela absorção e transferência de energia para a biela, onde chega o virabrequim. É a peça de maior atividade e ação dentro do motor e ainda resistir ao calor, atrito e inércia. Deve também suportar as vibrações causadas pelo virabrequim e pelo comando de válvula. O pistão fica dentro do cilindro do motor, e trabalha em conjunto com outras peças e une todas as partes do motor da motocicleta. Dentro do cilindro, onde fica o pistão, desce e abre espaço para a mistura de ar e combustível entrar, subindo logo em seguida e pressionando essa mistura. Esse movimento faz com que o motor tenha força suficiente para funcionar e fazer a moto andar.
O pistão funciona à base de pressão. A vela de ignição que funciona junto do pistão gera uma faísca aumentando a temperatura, fazendo com que aconteça a explosão, empurrando o pistão para baixo, forçando as demais peças a se movimentarem. Quando a mistura ar-combustível é inflamada pela vela, o motor gera uma onda de chamas que se propaga em altas velocidades, provocando a combustão do motor. O aumento brusco da temperatura e a combustão no motor é controlado, então, por um sistema de arrefecimento, seja com óleo ou com ar.
Geralmente os pistões costumam ser fabricados com alumínio e/ou vá
rias ligas à base de níquel, garantindo a dureza e a força para cumprir sua missão.
Para que o pistão tenha um bom funcionamentoprecisa sempre estar acompanhado dos anéis. Os anéis de pistão são fundamentais para o bom funcionamento do conjunto, pois eles vedam a câmara de combustão enquanto suportam o calor extremo e a fricção do pistão no interior do cilindro. Os anéis são responsáveis ainda pela compressão e raspagem de óleo, ajudando a criar uma película de lubrificação evitando assim o desgaste do motor. O pistão é uma peça vital para o motor desua moto, compre sempre peças com boa procedência e qualidade.
E se nessa quarentena sua moto está parada na garagem, não se esqueça de alguns cuidados são fundamentais, deixe a motocicleta longe da umidade, mantenha os pneus calibrados de acordo com a orientação dos fabricantes. Deixe a moto estacionada usando o cavalete central, evitando assim deformidades nos pneus. É recomendado também que a moto fique com o tanque cheio, assim a evaporação do combustível será menor e evitará a oxidação do fluido e a corrosão interna do componente. Mantenha a corrente lubrificada e outras peças que necessitem também com os lubrificantes adequados para cada uma. Todo cuidado com a bateria é necessário, pois com a moto parada, certamente ela vai descarregar. Portanto se puder e for seguro dê uma volta no quarteirão com toda proteção necessária para recarregá-la, mas com toda proteção necessária para você e para os outros. Deixe a moto com uma capa de proteção para evitar a poeira e sujeira.
Colaborou: Controlflex – Controlflex.com.br
