Casa Queira Deus

Page 1

Paulo Raposo Andrade et al. Leonor de Lencastre (ed.)

«

Prefácio: Álvaro Siza

P

Casa Queira Deus

ois o presente […] é um presente sempre em expansão, para trás e para adiante. Tanto evoca quanto profetiza. […] O homem nunca está apenas no presente. Se apenas se liga ao passado, torna-se arcaico. Se apenas procura viver no futuro, torna-se utópico. A solução para as relações do Homem com o tempo parece estar no reconhecimento do tempo como uma realidade tríbia; e como o homem vive imerso no tempo, ele próprio é um ser –um estar sendo, diria talvez Gasset– Tríbio.» —Gilberto Freyre, Futurologia (1966).

T

« 2a edição

he alliance of the regional with the language born of a period has been fruitful in every age›, escreveu há pouco Sigfried Giedion num dos seus grandes livros. É também o critério de Lewis Mumford. O de Mukerjee, na Índia. Foi, em dias já remotos, o empenho dos Regionalistas ao mesmo tempo tradicionalistas e modernistas do Recife. Empenho que os levou a [...] conciliarem em arte o modernismo com o tradicionalismo.» —Gilberto Freyre (em 1951), comentando o Manifesto Regionalista 25 anos depois de sua primeira publicação. Hoje, passados quase noventa anos, a idéia continua válida e motivou a arquitetura de ‹Queira Deus›

Biblioteca Submersa

Casa Queira Deus Invenção & Tradição em Arquitetura


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.