Carta da Ancord

Page 1

Ano 03 – Nº 18

Novembro/Dezembro de 2013

Mensagem do Presidente Neste ano, o destaque foi o Congresso Internacional da Indústria de Intermediação, que promovemos no Guarujá, contando com figuras proeminentes dos Mercados Financeiro e de Capitais, do País e do Exterior. O objetivo: discutir o futuro da indústria da intermediação no Brasil, diante dos desafios e dificuldades que nosso setor tem enfrentado, e falar de soluções, em um debate qualificado, com palestrantes que entendem nossos problemas e estimulam o pensamento estratégico. Foram analisadas formas de posicionamento da indústria e como é possível reverter resultados negativos de modo a: 1) Encontrar uma especialização; oferecer produtos diferenciados; escolher o que distribuir e da melhor forma possível; 2) Corretoras menores: fazer algum tipo de outsourcing de back-office para reduzir despesas; foco no front e na especialização; 3) Casos de sucesso nos EUA entre as corretoras atacadistas e varejistas e formas de atuação e distribuição de produtos. Desempenho O Mercado de Capitais apresentou em 2013 crescimento em termos de ofertas primárias e secundárias de ações registradas na CVM. Ocorreram registros de ofertas dos diversos ativos, incluídos certificados, letras, debêntures, quotas de fundos imobiliários, etc. A BM&FBovespa enfrentou grande volatilidade este ano, com o Índice Bovespa oscilando na faixa de 52 a 54 mil pontos, desempenho inferior aos 57 mil pontos de 2012 e 2011. Em termos de mercado acionário, vale destacar o novo Ibovespa. As alterações que serão adotadas gradualmente a partir do 1º quadrimestre/2014 beneficiará a evolução do mercado, já que o critério de liquidez passará a considerar tanto o numero de negócios quanto o volume financeiro negociado. Outra medida positiva é o programa da Bolsa de incentivos para atrair pessoas-físicas e estimular corretoras. Acredito que 2014 deva ser um ano melhor se o governo tomar medidas de incentivo ao Mercado de Capitais. Exemplos positivos foram a decisão de zerar o IOF sobre operações de Renda Fixa, para atrair capital externo, e o apoio ao projeto de incentivo para as pequenas e médias empresas ingressarem na Bolsa.

Ancord, ações e perspectivas No âmbito do mercado de valores mobiliários e de seus intermediários destacou-se o papel da Ancord, como credenciadora dos Agentes Autônomos de Investimento. Com a atribuição também de Autorreguladora dos Agentes Autonomos de Investimento, a Ancord deu mais agilidade e transparência aos processos e conseguiu: 1) reduzir o prazo para análise de solicitações de credenciamento, suspensão, cancelamento etc.; 2) dar maior transparência para o investidor, onde: a) através de consulta pública informa os Agentes Autônomos vinculados às instituições contratantes, e os que estão atuando no mercado; b) as instituições financeiras tem acesso a informações sobre Agentes Autonomos não-vinculados. Dentre os serviços prestados, informa números sobre credenciamento, cancelamento, suspensão e atendimentos. Os exames de certificação tiveram 1.700 agentes autonômos inscritos e 602 habilitados. Vale ressaltar o trabalho dos nossos Comitês Setoriais de Assuntos Estratégicos – Projetos Fortalecimento e Parcerias; de Back Office – Administração Geral; de Produtos, Operações e Educacional; e o do Comitê de Assessoramento para o setor de Intermediação, este coordenado pela BM&FBovespa e do qual a Ancord faz parte. Num esforço de interação e estruturação, temas importantes para o fortalecimento do Mercado de Capitais e do Setor de Intermediação foram debatidos com Leonardo Pereira, presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, e com Pedro Parente, presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa. Nesta ocasião, solicitamos inclusive a viabilização da inclusão de representantes das Corretoras de Valores na composição do Conselho de Administração da BM&FBovespa. Creio que conseguimos despertar nas corretoras um olhar sobre como efetivamente reverter o cenário neste novo ano de 2014. É com otimismo que enviamos nossos votos de bons negócios e desejamos a todos muita Prosperidade, Saúde, Energia e Paz!

Joaquim da Silva Ferreira Presidente


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.