12 jÁ jornal de condeixa jun16

Page 29

:: Na biblioteca acontece

7 Dias com os Media A 4.ª edição desta operação promovida anualmente pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, é uma iniciativa em que as bibliotecas escolares também participam, e que pretende sensibilizar os cidadãos e a sociedade em geral para pensar e discutir o papel e lugar que os media, tradicionais ou de nova geração, ocupam no seu quotidiano. No dia 12 de maio os alunos do 10ºC, acompanhados pela professora de filosofia Graça Gonçalves, foram até à biblioteca escolar Fernando Namora para ouvirem uma apresentação preparada pela professora bibliotecária Ana Rita Amorim, tendo sido convidados a refletirem um pouco mais sobre este assunto.

Estas foram algumas das suas considerações... -Morria! -Para mim não era muito complicado, mas ao mesmo tempo era, porque eu gosto de ver notícias na internet, é o médium que mais uso, mas acho que conseguia sobreviver. -Eu acho que seria um dia muito aborrecido porque os seres humanos (a maioria) não estão habituados a estar sem eles. -Podemos não nos aperceber, mas quase tudo o que fazemos está de alguma forma relacionado com os media. Se estes não existissem, o nosso estilo de vida seria bem diferente e principalmente os adolescentes, que não estão habituados a uma vida social sem os media, cairiam num grande tédio e em alguns casos extremos eu acho, que poderia levar a uma depressão. No meu caso eu ficaria bem aborrecido, já que utilizo muito os meios de comunicação e acho que levaria um tempo para me habituar. -Acho que o meu dia seria normal sem os media, poderia até ser difícil de superar mas com um pouco de imaginação tudo correria bem, apesar de ter mais dificuldade em escolher as atividades pois estaria/ estou/estarei sempre influenciado mesmo que seja por pouco tempo. -Iria ser uma seca, aborrecida e chata. Era mais difícil termos alguém a tempo inteiro para conversar. Também seria muito complicado termos acesso às notícias, saber a atualidade, propriamente. -Eu acho que sem os media iríamos estar muito menos informados e como é óbvio isso é algo mau. Por outro lado, como hoje em dia os adolescentes são tão “agarrados” aos media, iriam ter muito mais tempo para comunicar, estudar, etc… mas, sinceramente, não sei se conseguiriam pois faço parte da população adolescente “agarrada” aos média. -Para mim um “dia” normal é a usar tecnologia, pois a minha vida

tirando a parte que estou com os meus amigos resume-se aos media, pois como seria a minha vida? Uma verdadeira seca. Como seria a minha vida sem jogar jogos. Ver jogos de futebol enquanto falo com os meus amigos e namorada? Iria estar em casa, a olhar para o teto a contar os minutos que faltava para poder voltar a estar com eles, portanto para mim não me vejo sem media e digo mais foi a melhor coisa que inventaram. -Penso que o maior problema para a sociedade em geral seria a mudança. Todos nós no fundo não temos medo de viver sem os media, mas sim medo de mudar a nossa rotina a 100%. Para mim esse dia seria muito melhor e inesquecível. Ajudava ainda mais a minha mãe, podia-me dedicar mais ao estudo sem interrupções e o fundamental, podia estar mais com os meus amigos e desfrutar mais do momento. Desta forma, por um dia podia dar descanso ao meu cérebro e por consequência não me sentir tão cansada. Assim, as minhas memórias ficavam no coração e na memória e não numa foto, computador ou rede social. -Creio que por um lado, a minha vida seria morta, seria como se me faltasse algo, uma vez que já me habituei a ter os MEDIA presentes no meu dia a dia. Por outro lado, acho que seria mais feliz, aproveitaria mais a vida e o momento, sem estar dependente de algo como a dependência atual dos media. -Seria um dia melhor pois, iria aproveitar mais a vida. -Diferente! Seria um dia diferente, complicado, mas teria de arranjar algo para ocupar um “vazio” que provavelmente nunca iria ser ocupado tal como os apaixonados comem ou afogam as mágoas para colocar a dor de lado. -Seria um apagão de uma de uma parte da minha vida. Seria um dia com 40 horas, um dia de escuridão social sem a informação, interatividade e entretenimento a que estamos habituados. -Julgo que teríamos mais estima e confiança em nós mesmos pois os media focam-se em transmitir notícias catastróficas. Teríamos mais capacidade de retórica pois interagíamos com mais pessoas. Seria um dia de pura realidade, em que as pessoas tinham olhos para outras coisas, um dia em que era necessário esforço para obter informação. -Iria ser um dia “à moda antiga”.

Uma sessão muito interessante e que nos fez pensar na evolução da tecnologia, nos meios de comunicação e no nosso dia-a-dia! Ana Rita Amorim, professora bibliotecária

Junho de 2016 - JÁ - O Jornal do Agrupamento de Escolas de Condeixa 29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.