Revista PALAVRAR - Ler e escrever é resistir - Edição 1 - Agosto 2021

Page 8

PER FICTA, RESISTERE MÃOS D’OURO E LÍNGUAS DE PRATA ALEXANDRA DUARTE

H

ouve um tempo em que todos fomos reis e escrevemos a nossa própria história. Coube-nos, então, imortalizar no Livro Eterno a nossa passagem por esta terra que é de todos. Sempre assim o fez cada família, ciente da efemeridade de cada instante vivido. «Perdoem-me a intrusão, mas penso haver lugar, desde já, a uma pequena explicação: o Livro - o mais precioso bem encontrado em qualquer lar – é portador da história de cada linhagem, de gerações passadas e vindouras, marcadas em páginas que nunca têm fim. Tratase de um livro eterno, que reclama para si toda e qualquer narrativa digna de registo, por parte de cada família sua proprietária. Obrigado.» Naquele tempo de reis e rainhas existiram, também, Perpetuadores — Mãos d’Ouro e Línguas de Prata — e, ainda, alguns Inquisidores que, demos graças, rareavam. Tal como um sacerdote, responsável pela sua paróquia, também os Perpetuadores estavam atribuídos a várias famílias, sendo chamados sempre que havia algo a registar no Livro. Só eles o podiam fazer.

8

«O Livro - o mais precioso bem encontrado em qualquer lar – é portador da história de cada linhagem, de gerações passadas e vindouras, marcadas em páginas que nunca têm fim.»

«Permitam-me, novamente, intrometer-me, mas julgo necessário dizer que não se sabe como se nasce Mão d’Ouro ou Língua de Prata. Sabe-se que não é traço de família e que existem desde que o tempo é tempo e assim continuará a ser. Será, talvez, dom concedido por deuses a algumas poucas almas tidas por merecedoras. Ao recém-nascido nota-se-lhe um brilho na mão pequenina ou na minúscula língua, que grita a sua chegada ao mundo. Assim se reconhece um futuro Perpetuador. Depois, só mesmo após a morte — a língua, de facto, torna-se prata ou uma das mãos transformase em ouro. Atrevo-me, ainda, a dizer que entre ouros e pratas há, por vezes, alguma competição; mas não passa, contudo, de uma rivalidade salutar, pois ambos sabem que laboram por um bem maior. Adiante.»


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.